![]() |
Ricardo Castro, Manoel Barretto, Maria das Graças Foster, Lourdes Bandeira, e Armando Tripodi |
“A CPRM quer promover a igualdade de oportunidades para todas e todos os empregados”, afirmou o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto, durante encontro pela pró-equidade de gênero e raça, ontem (29/11), no Rio de Janeiro. O evento, realizado em parceria entre CPRM e a Petrobras, aprofundou a discussão pública sobre a participação das mulheres nas esferas de produção da ciência e tecnologia. “Nossa instituição tem a preocupação de destacar a participação das mulheres como produtoras de conhecimento científico e tecnológico, e de dar visibilidade ao conjunto de profissionais ligadas a esse perfil de formação”, destacou o diretor-presidente.
Segundo Barretto, atualmente, o perfil de gênero do quadro efetivo da CPRM é de 35% de mulheres e 65% de homens, o que significa um aumento de 8% em relação ao ano de 2006, quando contava apenas com 27% de mulheres e 73% de homens. “Estamos avançando”, declarou, e aproveitou para anunciar que hoje as mulheres são maioria nos mapeamentos de áreas de risco geológico realizados pela empresa, trabalho cada vez mais crescente na instituição.
![]() |
Manoel Barretto em discurso durante o evento |
Os homens ainda são maioria no quantitativo de empregados da CPRM, devido, segundo Barretto, à base dela ser formada por engenheiros e geólogos, sendo um reflexo desta atividade. “Ao decorrer dos anos essa realidade tem sido mudada. Isso é facilmente percebido quando o universo analisado são os novos funcionários da empresa”, completou. “Reforçar o compromisso com a responsabilidade social, ética, diversidade e pluralidade também é nosso papel”.
A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, participou da abertura do evento, juntamente com Manoel Barretto; o reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Vieira Alves de Castro; a representante da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, Lourdes Bandeira; e o gerente executivo de Responsabilidade Social da Petrobras, Armando Ramos Trípodi.
![]() |
Publico assiste ao discurso do diretor-presidente |
Cerca de 160 pessoas participaram do encontro, que contou com palestras de integrantes de diversas instituições brasileiras, que apresentaram uma análise da participação feminina nos cursos de graduação, formação técnica e pesquisa; e da inserção no mercado de trabalho das áreas de ciência tecnologia, com diferentes abordagens, entre outros assuntos.
O Encontro Nacional Mulher, Ciência e Tecnologia foi uma das ações realizadas pelo Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da CPRM, coordenado por Sandra Schneider, em parceria com a Petrobras, através do programa homônimo, uma iniciativa do Governo Federal, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR).