quarta-feira, 31 de março de 2010

Programa de treinamento e desenvolvimento proporciona capacitação recorde em Recife

A Superintendência Regional de Recife (Sureg-Re) atingiu números recorde na capacitação de funcionários em 2011. Ao todo foram 96 profissionais, 76% do quadro, treinados. A participação em congressos e simpósios também superou os anos anteriores, foram apresentados 52 trabalhos técnico-científicos ao longo do ano. Os treinamentos foram disponibilizdos para todas as áreas da empresa.


Na Gerência de Relações Institucionais e Desenvolvimento (Geride), os profissionais atuantes na biblioteca participaram do Curso de Higienização e Restauro de Documentos, inédito na Sureg-Re. Nele, foram orientados quanto à necessidade de higienização dos livros e mapas como forma de proporcionar sobrevida maior aos produtos lançados pela CPRM.
Ainda foram oferecidos cursos voltados para a condução dos projetos técnicos da Gerência de Recursos Minerais (Geremi) e Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial (Gehite). Entre estes, cursos internos do software ArcGis, com dois módulos diferenciados, onde foram apresentados conceitos e funcionalidades da ferramenta GIS e sua utilização na construção de Geodatabase e dados SIG em terceira dimensão.

Na área da geologia marinha, o treinamento voltado para o software SonarWiz 5, ministrado pela Chesapeake Technology, habilitou pesquisadores da CPRM ligados aos projetos Plataforma Continental Rasa do Brasil e Projetos Mar Profundo a processar dados adquiridos com o sonar de varredura lateral e com a perfilagem sísmica.

No setor administrativo, foi apresentado treinamento sobre Adiantamento de Despesas, Indenização de Campo e RAD, que sanou dúvidas recorrentes relacionadas aos procedimentos da empresa.

terça-feira, 30 de março de 2010

Superintendência de Belém realiza encontro de planejamento


Começou nessa semana o Encontro Técnico Avanços e Dificuldades realizado pela Superintendência Regional de Belém (SUREG-BE). O encontro, que ocorre desde 2003, pretende fazer um balanço dos planos regionais executados durante o ano anterior e o levantamento das principais demandas para o próximo período.

Além disso, a iniciativa é vista pelos profissionais da Superintendência como uma prestação de contas interna que melhora o relacionamento entre a Área de Administração e Finanças e as demais áreas.
A abertura contou com a participação do superintendente regional, geólogo Manfredo Ximenes. Ainda contribuíram para a realização do evento a Gerência de Administração e Finanças (Gerafi), Gerência de Relações Institucionais e Desenvolvimento (Geride), Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial (Gehite), Gerência de Recursos Minerais (Geremi).

segunda-feira, 29 de março de 2010

Técnicos da CPRM de Belo Horizonte recebem orientação para a atuarem na identificação de áreas de risco em Minas Gerais



O coordenador da ação de risco do Departamento de Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), geólogo Jorge Pimentel, esteve na Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), nesta quarta-feira, 11/01, para apresentar o trabalho a ser desenvolvido e orientar a equipe de como proceder durante as atividades de campo da força tarefa criada pelo governo federal que irá atual em áreas de risco durante o período chuvoso em Minas Gerais.


Os técnicos da CPRM irão gerar informações para o Centro de Monitoramento e Operação de Belo Horizonte, um dos três centros que compõem a força tarefa nacional, com a meta de identificar áreas sujeitas a deslizamentos e inundações em Minas Gerais, Espírito Santo e no Rio de Janeiro.

“De imediato, estamos disponibilizando um total de 14 técnicos, sendo 12 geólogos, um engenheiro-hidrólogo e um geógrafo para atuarem junto à Defesa Civil nas vistorias em áreas de risco em Minas Gerais, atendendo à solicitação da presidente Dilma Rousseff”, disse a geóloga Sandra Silva, do Departamento de Gestão Territorial da Sureg-BH.