Mostrando postagens com marcador Comunicação Interna. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Comunicação Interna. Mostrar todas as postagens

domingo, 2 de outubro de 2011

Funcionários de Salvador são homenageados por tempo de serviço


Na ultima sexta-feira (27/9), em Salvador, foram homenageados 13 empregados que completaram 35 e 40 anos de serviços prestados à CPRM e aniversariantes do 3º trimestre. Com as presenças do diretor-presidente da CPRM, Manoel Barretto, do subsecretario de Minas, Metalurgia e Transformação, Telton Correia, do superintendente de Salvador, Teobaldo Rodrigues, do presidente da Associação dos Empregados de Salvador, Cristovaldo Santos e demais colaboradores.

Após o ato solene de entrega dos diplomas e dos pins, foi degustado Caruru acompanhado de voz e violão da geóloga Karla Olindina e do geólogo Valter Sobrinho.

Confira as fotos: Homenagem aos funcionários de Salvador

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Superintendência Regional de Belém realiza campanha de vacinação



Foi realizada ontem (19/9) mais uma campanha de vacinação na Superintendência Regional de Belém (Sureg-BE), através de parceria entre Secretaria Municipal de Saúde, Serviço Social e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Sureg-BE. A campanha disponibilizou as vacinas DT (Difteria e Tétano), Tríplice Viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba) e Febre Amarela, para todos os colaboradores e colaboradoras da Unidade Regional.

A iniciativa teve como objetivo aumentar o número de imunizados, atualizar as carteiras de vacinação e orientar quanto à importância da vacina e preservação das carteiras. Nesse período foram encaminhados informes educativos, via email, para os colaboradores, mostrando a importância da vacinação na vida adulta.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Rio de Janeiro participa do Cine CPRM Sustentável

Ana Paula Petito faz a abertura do Cine CPRM Sustentável


A Comissão de Sustentabilidade da CPRM promoveu nesta quinta-feira (22/8), no escritório do Rio de Janeiro, mais uma edição do Cine CPRM Sustentável. Na ocasião foi apresentado o documentário “Terra: Um planeta fascinante”, que aborda a formação do planeta até seu aspecto atual, com imagens geradas por computador e cenas das paisagens atuais. A ideia do filme é aproximar o trabalho da instituição com os empregados, visando a consciência de prevenção do meio ambiente para evitar a destruição da natureza.

A técnica em geociências Ana Paula Petito que faz parte da comissão, disse que o objetivo do documentário é mostrar como o planeta nasceu e se desenvolveu através dos anos, mostrando que o homem está inserido nesse meio natural. “O filme mostra a geologia do planeta. Essa é uma oportunidade de entender melhor o que a nossa empresa faz”. Segunda ela, o longa-metragem explica a teoria do “Big-Bang” e outras ideias da origem da Terra, além dos eventos geológicos que alteraram a forma do planeta. “Eventos como: a Era Glacial; choques de meteoritos; separações dos continentes que formaram as placas tectônicas e vulcões com lava em erupção, são explicados de forma dinâmica e didática”, disse Ana Paula.

O analista em geociências, Neilson Brasil participa do evento
“O escritório do Rio de Janeiro tem um volume maior de funcionários administrativos entre as unidades regionais, e para eles é importante entender um pouco melhor da área da empresa”, é o que explica o analista em geociências, Neilson Brasil, que assistiu o documentário. "Tivemos a oportunidade de conhecer um pouco do assombroso espetáculo que foi a formação do nosso planeta, e descobrir a importância do conhecimento geológico para a exploração desses recursos minerais de forma controlada e planejada", avalia Neilson.


O Programa CPRM Sustentável da Diretoria de Administração e Finanças (DAF) tem a finalidade de conscientizar os colaboradores da empresa da importância de adotar ações e atitudes com base em princípios da sustentabilidade nas esferas social, econômica, cultural, ecológica e política, ajustados no desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as demandas das futuras gerações.

Funcionários do escritório do Rio de Janeiro












sábado, 16 de julho de 2011

Recife realiza campanha para ajudar moradores atingidos pela seca


A Comissão Regional de Sustentabilidade da Superintendência Regional do Recife (Sureg-RE), em parceria com a Associação dos Empregados da CPRM Recife (AECPRM-RE), realizou no mês de junho a Campanha “Solidariedade também é sustentabilidade”, com o intuito de ajudar os moradores das cidades atingidas pela seca. 

A ação buscou coletar, entre os empregados da Sureg-Re, alimentos não perecíveis, água mineral e ração animal para as populações atingidas pela seca, considerada uma das maiores dos últimos 50 anos. Além disso, arrecadou também doações em espécie para o pagamento de caminhões  pipa a serem enviados para os municípios mais necessitados. Ao todo, foram arrecadados cerca de 50 kg de alimento e um valor aproximado de R$1500 – o equivalente a cerca de 11 caminhões pipa, com oito mil litros cada.

O total arrecadado foi entregue ao grupo Ação Solidária no Sertão, que distribuiu os itens doados na cidade pernambucana de Manari, a 450 km do Recife. Atuando desde dezembro de 2012, a equipe voluntária coleta donativos em diversos pontos da Região Metropolitana do Recife (RMR) e organiza a entrega nos municípios necessitados. Conheça o grupo Ação Solidária no Sertão.

A Comissão Regional de Sustentabilidade da SUREG-RE e a Associação dos Empregados da CPRM Recife (AECPRM-RE) agradeceram a todos/as pelas doações recebidas. Veja o agradecimento do grupo Ação Solidária no Sertão aos funcionários da CPRM.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Palestra mostra a importância dos alimentos para a saúde dos trabalhadores

Andrezza Martins mostra as atitudes que devemos
adotar para uma boa alimentação
Na última palestra da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), ocorrida nesta quinta-feira, 04/6, a nutricionista Andrezza do Carmo Martins destacou a "Alimentação Saudável no Trabalho", com enfoque na importância dos alimentos e a função de cada grupo de alimentos para a saúde e qualidade de vida das pessoas. 

Martins distinguiu cada grupo e enumerou as suas propriedades e as quantidades de cada tipo de alimento o corpo humano necessita para ter uma vida saudável e produtiva.  Os grupos de alimentos são: carboidratos ou energéticos: pães e massas, tubérculos e raízes e cereais; reguladores: frutas e verduras; proteínas ou construtores: leites e derivados, leguminosas e carnes, feijão e ovos; e gorduras ou energéticos extras: óleos e gorduras, doces e açúcares. 

A nutricionista explicou que todos os alimentos são importantes, o que vai determinar se farão bem ou mal é a quantidade ingerida e a forma e horários que as pessoas se alimentam. Também mostrou a importância de hidratar o organismo durante o dia, tomando água sempre que possível em quantidades menores. Segundo ela, é errado quando uma pessoa toma litros de água de uma só vez. O correto é tomar um copo por vez durante todo o dia.


A Sipat transcorreu no período de 1 a 5 de julho, e foi promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH).

Coral dos empregados de Belo Horizonte encerra a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho


Coral da Sureg-BH encerra a Sipat com
uma bela apresentação
Com uma apresentação do Coral dos empregados da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH) para uma plateia que lotou o Centro de Informação Multimídia, terminou, nesta sexta-feira, 05/6, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat).

Alisson Amorim, presidente da Cipa, salientou que a Sipat este ano superou as expectativas com a presença maciça dos empregados da Sureg-BH e da Litoteca de Caeté. “Tivemos palestras que despertaram grande interesse e que possibilitaram aos funcionários conhecerem técnicas de prevenção fundamentais para as atividades executadas no dia a dia do trabalho”, afirmou Amorim.

Marcelo Araújo e Lindinalva Felippe abriram o evento
Discursando no encerramento da Sipat, o gerente de Relações Institucionais e Desenvolvimento (Geride), Marcelo Araújo, ressaltou a importância da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Sureg-BH. Segundo ele, o trabalho executado pela Cipa se traduz na diminuição do número de comunicações de acidentes de trabalho (CAT’s), acarretando em um bônus para a CPRM. Araújo agradeceu aos representantes da CIPA que encerraram o mandato e desejou sucesso aos novos membros. Também elogiou a brilhante apresentação do Coral.


Representando o superintendente da Sureg-BH, Marco Antônio Fonseca, a gerente de Administração e Finanças (Gerafi), Lindinalva Felippe, agradeceu a todos os membros da Cipa. “Durante o mandato da atual diretoria da Cipa, a Superintendência e a Gerafi atenderam a tempo hábil todos os pedidos da Cipa”, disse. Lindinalva Felippe também elogiou o trabalho desenvolvido pelos membros da Comissão e colocou a Gerafi à disposição da nova equipe que assumiu a diretoria da Cipa.

Novos membros da Cipa-Sureg-BH

Alisson Amorim apresenta os novos membros da Cipa

Os novos representantes da Cipa, eleitos pelos empregados da Sureg-BH foram anunciados durante a cerimônia de encerrado da Sipat. São eles:

Representando o empregador

Presidente: Alisson Santos Amorim (reconduzido ao cargo); e Roberto Correia Lima dos Santos.
Suplentes: Macdowell Batista Costa, e Márcio Ferreira Augusto.

Representando os empregados

Titulares: Adailso Bento Figueiredo e Roselane Jardim César.
Suplentes: Julio César Lombello e Denise Lemos Dias.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Litoteca de Caeté recebe palestras da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Empregados de Caeté observam os exemplares 
de serpentes

Como parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) ocorreram nesta quarta-feira, dia 03/07, duas palestras na Litoteca Regional de Caeté.

Na parte da amanhã, a pesquisadora da Fundação Ezequiel Dias, Thais Helena Saraiva falou sobre animais peçonhentos. Saraiva explicou os hábitos, o comportamento, as forma de defesa e os cuidados que devemos ter para evitar uma picada venenosa. Durante a palestra, Saraiva expôs várias espécies de serpentes venenosas e não-venenosas, aranhas e escorpiões, demonstrando aspectos, características e grau de periculosidade. A bióloga também demonstrou como se deve proceder aos primeiros socorros às vítimas de animais peçonhentos.

A segunda palestra, apresentada à tarde, tratou da “Prevenção e Combate a Incêndios”, apresentada pelo especialista Wilson Eugênio, que mostrou os vários riscos de surgimento de incêndios e os diversos tipos de materiais inflamáveis. Explicou a maneira correta de prevenção e demonstrou como se deve realizar o combate ao fogo.


A Sipat, realizada nas cidades de Belo Horizonte e Caeté, de 1º a 5 de julho, é uma promoção da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA) da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH).


Funcionários da LIR-Caeté aprendem técnicas 
de combate ao fogo

Wilson Eugênio explica a importância da prevenção 
e do combate aos incêndios

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Empregados do Rio de Janeiro fazem doação para Hospital Psiquiátrico


Vinicius Pontes representa a CPRM na entrega 
das doações
Empregados do escritório do Rio de Janeiro acabam de doar agasalhos para adultos e crianças do Hospital Pedro de Alcântara. A iniciativa é do Programa de Sustentabilidade da Diretoria de Administração e Finanças (DAF), que durante os dias 10 a 21/6 iniciou a campanha. O objetivo é a doação para germinar ações que envolvam a dupla sustentabilidade e solidariedade entre os seus colaboradores.

O técnico de segurança do trabalho, Vinicius Pontes, que faz parte do Programa de Sustentabilidade da CPRM representou a empresa durante a entrega dos agasalhos. Para Pontes, a sustentabilidade não é só a conscientização ambiental, mas também a social. “Estar mobilizando uma empresa em prol de ajudar quem está precisando é muito importante. Eu vejo essa iniciativa muito produtiva porque são instituições que realmente necessitam. Essa é a sustentabilidade social”, enfatizou.


O Hospital Pedro de Alcântara é localizado
no Rio Comprido, Zona Norte (RJ)
Em agradecimento, a supervisora do setor de captação de recursos e divulgação do Hospital, Bethânia Buckton, destacou que são essas ações que fornecem força e coragem para que eles continuem lutando à frente dessa obra. “É com muito carinho que agradecemos pela maravilhosa doação de roupas em nome das pacientes do Hospital Pedro de Alcântara. Desejamos paz, amor e muitas alegrias no ato de doação incondicional ao próximo”.

O Programa CPRM Sustentável tem a finalidade de conscientizar os colaboradores da empresa da importância de adotar ações e atitudes com base em princípios da sustentabilidade nas esferas social, econômica, cultural, ecológica e política, ajustados no desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as demandas das futuras gerações.


Fundado em 1945, o Hospital Pedro de Alcântara (HPA) tem a finalidade de dar assistência médico-hospitalar gratuita na área da Psiquiatria, exclusivamente a mulheres portadoras de transtornos mentais e comportamentais, bem como o atendimento médico-ambulatorial a ambos os sexos. Além disso, o hospital atende em seu ambulatório os serviços de Psicologia, Nutrição, Terapia Individual e Terapia em grupo.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Residência de Porto Velho comemora Semana do Meio Ambiente

Durante o evento, diversos produtos publicados 
pela CPRM foram expostos

A Residência de Porto Velho (Repo) participou durante os dias 3 a 7/6, da Semana do Meio Ambiente em parceria do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). O evento aconteceu no campus Vilhena da IFRO.

Os geólogos Cláudio Cajazeiras e Edgar Isa, ministraram palestras sobre águas subterrâneas e mineralogia do estado. Na oportunidade, foram expostas amostras de minerais e rochas de Rondônia, além de alguns dos produtos publicados pela CPRM. O evento contou com palestras e apresentações culturais e cientificas dos alunos da instituição.

A IFRO é uma instituição de educação superior, básica e profissional. O campus Vilhena iniciou suas atividades no segundo semestre de 2010 e hoje oferta cursos técnicos em Edificações, Eletromecânica e Informática; curso superior de Licenciatura em Matemática e uma pós-graduação em Gestão Ambiental.

Participantes do evento
Dia do Geólogo - em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (CREA/RO) a Repo ofereceu no Dia do Geólogo (30/5) um momento de lazer entre os colaboradores.

A realização do evento foi uma iniciativa da chefe da Residência, Helena Bezerra em parceria com a Associação dos Empregados da Repo. “Nosso objetivo era homenagear os nossos geólogos em um ambiente diferente, fora do local de trabalho”, destacou Bezerra. Durante a programação, os convidados receberam um delicioso almoço e tiveram a oportunidade de comemorar com suas famílias ao som de músicas e animação.

Para o Coordenador Executivo da Repo, Ruy Bahia, a festa dos geólogos fortaleceu os laços de amizade dos funcionários. “Relembramos grandes momentos e experiências que marcaram a nossa vida. Um dia de descontração”, comentou.


Residência de Porto Velho comemora o
Dia do Geólogo

















segunda-feira, 13 de junho de 2011

Recife substitui copos descartáveis e xícaras


Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 05 de junho, a Superintendência Regional do Recife (Sureg-RE) promoveu a substituição de todos os copos plásticos utilizados nas dependências. A ação fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente, realizada entre os dias 03 e 07 de junho, organizada pela Comissão Regional de Sustentabilidade da Sureg-RE.

A ação Plástico Zero, faz parte do Programa CPRM Sustentável e visa substituir os copos plásticos descartáveis, utilizados por funcionários e visitantes, dentro do local de trabalho. Na ocasião, foram distribuídas, entre os empregados, xícaras de café ecológicas, produzidas em fibra de coco, a exemplo das canecas para água, já utilizadas na Superintendência. Além disso, foram adquiridos copos de vidro e xícaras de porcelana para serem utilizados por visitantes e durante eventos. A estimativa da ação Plástico Zero é que, com a substituição dos copos descartáveis de água e café, a Sureg-RE deixe de utilizar cerca de 53 mil copos plásticos no período de um ano.

Além da ação, a programação da Semana do Meio Ambiente da Sureg-RE contou com atividades variadas. A abertura, realizada pela Comissão Regional de Sustentabilidade, apresentou as diretrizes do Programa CPRM Sustentável aos empregados. Em seguida, foi realizada a palestra “Impactos ambientais da exploração de areia em leito seco de rios intermitentes”, apresentada pelo professor Ricardo Braga, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Após a palestra os empregados participaram de um coffee break musical que apresentou o show do cantor Antônio Baudel e deu continuidade ao projeto Tardes Culturais, iniciado em 2012. 

domingo, 12 de junho de 2011

Superintendência Regional de São Paulo promove campanha contra gripe

Empregados e colaboradores aguardam
para ser vacinados

A Superintendência Regional de São Paulo iniciou nesta terça-feira (11/6) campanha de vacinação contra a gripe. A imunização será realizada durante todo o mês de junho pela empresa Vaciclin, que entregará um “vale vacina” para todos os participantes. O evento conta com a colaboração e orientação da equipe do Centro de Saúde Ocupacional do Departamento de Recursos Humanos (Derhu). Qualquer integrante da equipe administrativa e técnica da Sureg/SP podem participar da campanha.

A vacina contra a gripe é mundialmente considerada a maneira mais eficaz de se prevenir contra a doença e é reformulada anualmente, a partir das características dos vírus que estão circulando no mundo todo naquele momento, por isso a importância de repetir a dose anualmente.

Todos recebem um “vale vacina” após a imunização

terça-feira, 7 de junho de 2011

Superintendência de Belém realiza curso de Direção Defensiva


A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), com o apoio da Superintendência Regional de Belém (Sureg-BE), realizou nos dias 6 e 7 de junho, o Curso Teórico e Prático de Direção Defensiva.

O curso voltado para funcionários da Sureg-BE autorizados a conduzirem carros da CPRM teve 16 horas de aulas divididas em teoria e prática de ensino. O curso contou com 15 participantes que receberam orientações teóricas e práticas sobre o veículo, praticas de condução, prevenção de possíveis erros, via de trânsito, respeito ao meio ambiente e convívio social, infrações e penalidades, renovação da CNH, com treinamento pratico voltado para estradas de difícil acesso, realizado estrada Maracacuera, na Ilha do Outeiro em Belém, todo o curso foi orientado por instrutor habilitado.

O curso teve objetivo de capacitar condutores a dirigir no meio urbano e principalmente focando meio rural, pois as dificuldades de locomoção nessas áreas são maiores onde os condutores encontram várias situações adversas de trabalho. 

Belém organiza Workshop sobre projetos da CPRM e demandas em ordenamento territorial no Pará


A Superintendência Regional de Belém organizou workshop sobre os projetos da CPRM e demandas em ordenamento territorial no Pará. O evento, que aconteceu na última semana, contou com a presença de 22 técnicos, representando as seguintes instituições: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de Belém (INCRA-BE), Sistema de Proteção da Amazônia de Belém (SIPAM-BE), Superintendência do Patrimônio da União do Pará (SPU-PA) e Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM).

O Superintendente Regional de Belém, Manfredo Ximenes, fez a abertura do workshop enfatizando a importância do evento não só para as instituições representadas como também para o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental do País.


O Gerente de Hidrologia e Gestão Territorial de Belém, João Lima, iniciou os trabalhos apresentando de forma resumida os projetos em execução ligados à Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial e suas abrangências dentro do conjunto de programas do Governo Federal. Em seguida, o Superintendente do INCRA-BE, Elielson Silva, ressaltou suas expectativas com relação aos futuros trabalhos a serem desenvolvidos cooperativamente com a CPRM e qual as principais demandas daquele instituto, tendo por base a apresentação feita por João Lima.

Durante o workshop foi ainda apresentado o projeto RIMAS, pelo pesquisador em Geociências da CPRM, Homero Reis, fazendo uma relação dos objetivos do projeto com as demandas do INCRA. Com base nas informações prestadas por Homero Reis, um dos representantes do SIPAM-BE, Marcio Lopes, fez um apanhado das ações de sua instituição na Amazônia, colocando imagens de alta resolução adquiridas ou levantadas por eles, como também equipamentos de localização móveis, à disposição da CPRM e do INCRA, caso estes se adéquem ao objetivo dos trabalhos a serem desenvolvidos futuramente.

As pesquisadoras da CPRM, Dianne Fonseca e Iris Bandeira, representantes do projeto Riscos Geológicos e Hidrológicos na Amazônia, falaram sobre os assentamentos do INCRA em locais com riscos de deslizamentos e enxurradas. Fizeram também uma crítica às ações do SPU-PA, com relação à doação de títulos de posse em locais de riscos a enchentes e inundações. Os representantes do SPU-PA mostraram, através de suas bases cartográficas, que estão revendo essas ações e que no futuro, com o apoio da CPRM, deverão modificar o atual processo de doação de título de posse em terrenos da União.


No fim do workshop foi proposta a realização de um novo encontro, no dia 10/6, cujo tema será a metodologia de trabalho a ser desenvolvida no termo de cooperação técnica que envolverá as instituições representadas no evento.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Superintendência de Porto Alegre comemora o Dia do Geólogo

O geólogo Carlos Peixoto apresentou atividades
 na setorização de áreas de risco na Sureg/PA

No dia 29 de maio, a Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA) promoveu uma homenagem ao Dia do geólogo com a palestra "Ação Social do Serviço Geológico do Brasil na Prevenção de Desastres Naturais", proferida pelo geólogo Carlos Augusto Brasil Peixoto.

Peixoto, que integra a equipe de geólogos da CPRM que atuam nas atividades de setorização de riscos de enchentes e movimentos de massa por demanda do Governo Federal, apresentou a rotina do trabalho que está sendo executado na SUREG-PA. Segundo ele "é gratificante para os geólogos da CPRM relatar como se executa o trabalho em campo e mostrar para os colegas que, além das dificuldades, temos como resultado os benefícios que este projeto traz para a sociedade”.

Coffe break encerrou a comemoração do dia 
do geólogo

O Superintendente Regional, geólogo José Leonardo Silva Andriotti, fez a abertura do evento destacando o fato de que os geólogos são a categoria profissional de maior representação quantitativa da CPRM, e que a SUREG-PA tem feito vários eventos visando reunir os profissionais da várias áreas, como o Dia Internacional da Água, o dia do aniversário da CPRM entre outros, como dias das mães, dos pais, das secretárias e fim de ano.


Após a palestra, houve uma confraternização entre os presentes com um coffe break servido no refeitório da Superintendência.

sábado, 4 de junho de 2011

Começa campanha de vacinação contra a gripe no Escritório do Rio de Janeiro

Empregada aprova a campanha de vacinação
O Departamento de Recursos Humanos (DERHU) por meio do Centro de Saúde Ocupacional (CSO), informa que começou nesta terça-feira (4/6), no escritório do Rio de Janeiro, campanha de vacinação contra a gripe. Todos os empregados da CPRM lotados no escritório do Rio poderão receber a vacina Trivalente (H1N1 Pandêmico, H1N2 e B/Wisconsin/2010) até o dia 6 de junho, o horário de atendimento é das 9h às 12h.


No primeiro dia da campanha de vacinação, o Centro de Saúde Ocupacional recebeu a visita de dezenas de empregados, que não quiseram deixar para tomar a vacina na última hora.  A Dra. Isabel Gemelli, coordenadora  interina do CSO explica que, se por algum motivo o empregado não puder tomar a vacina durante a campanha, ele deve fornecer seu nome ao CSO, através do ramal 0404, que liberará sua vacinação entre os dias 10 e 14 de junho nas unidades da  Prevcenter da Barra da Tijuca ou Copacabana.  

domingo, 17 de abril de 2011

Superintendência de Goiânia realiza 1ª Feira Cultural

Superintendente Maria Abadia Camargo 
e coordenadores de cultura

A Superintendência Regional de Goiânia (Sureg-GO), por meio do Programa de Desenvolvimento Cultural, realizou a 1ª Feira Cultural, na semana passada. Artesãos e artistas da cidade, indicados pelos empregados da Sureg, participaram da atividade.

O SESC abrilhantou o evento com a apresentação de uma atriz e cantora que encenou poemas de Cecília Meireles, juntamente com um músico tocando violino. Ela cantou a música Cecília, de Chico Buarque. A Feira foi considerada um sucesso e terminou com um happy hour e apresentação do grupo Sarau Som & Prosa.

Atriz e músico do SESC
A Coordenação Regional de Cultura é composta pelos integrantes: coordenadora Gessy Cristina Brenner, Aldrei Marucci Veiga, Eulina Paula da Silva, Erotides Borges, Geralda Mariano Silva e Hérica Dóris Bomfim.


Projeto Plástico Zero distribui mais canecas

Caneca de fibra de coco

Preocupado mais uma vez com o meio ambiente, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) dá continuidade ao Programa CPRM Sustentável. Desta vez, a empresa vai distribuir canecas personalizadas, feitas da fibra do coco, aos estagiários, jovens aprendizes e prestadoras da creche. A atividade faz parte do Projeto Plástico Zero. E será amanhã (18/4), das 10 às 15 horas, no Salão Nobre, no Rio de Janeiro.

O objetivo da ação é diminuir o uso de copos plásticos, que demoram cerca de 50 anos para serem decompostos no meio ambiente. Além da distribuição das canecas, os participantes do evento assistirão a uma palestra sobre a importância da sustentabilidade e o futuro do nosso planeta.

domingo, 10 de abril de 2011

Estudantes visitam Superintendência de Porto Alegre


Estudantes Fernanda Souza, Lilian Ramos e Édmur 
Coelho, com a geóloga Andrea Sander

Estiveram na Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA), nos dias 4 e 5 de abril, estudantes do 9º semestre do curso de Engenharia Geológica da Universidade Federal de Pelotas. Eles estavam acompanhados pelo professor Luiz Henrique Ronchi.

O objetivo da visita foi complementar o trabalho de campo da disciplina de mapeamento geológico. Na ocasião, os estudantes realizaram ensaio de colorimetria em amostras graníticas. “Essa atividade desenvolvida na CPRM foi de vital importância para a compreensão da rotina do geólogo”, ressaltou a aluna Lilian Rockenbach Ramos.

Coordenada pelos geólogos João Henrique Castro e Andrea Sander, a atividade foi realizada no laboratório de sedimentologia da Sureg-PA.