terça-feira, 28 de setembro de 2010

Superintendência de Salvador realiza apresentações do projeto Talentos Internos


A Superintendência Regional de Salvador realizou na quinta-feira (27/09) o Projeto Talentos Internos. Criado pela Diretoria de Administração e Finanças, o projeto faz parte do Programa de Desenvolvimento Cultural da CPRM, e tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de manifestações artísticas na empresa.
Mais de 60 colaboradores prestigiaram o evento, realizado na área externa do refeitório. Para o superintendente regional de Salvador, Teobaldo Rodrigues Oliveira Júnior, esta ação estimula a integração e o bem estar dos empregados. “As pessoas que praticam arte são geralmente mais felizes, pois possuem maior sensibilidade e com isso apresentam facilidade em resolver questões do dia-a-dia. A arte é um catalisador límbico, que libera substâncias que aumentam à felicidade de quem as praticam”, afirmou.

No total, 18 pessoas se inscreveram para participar do projeto e mostrar seus talentos por meio de apresentações musicais, exposição de quadros, livros, bijuterias, fotografias, culinária, declamação de poesia e decoração de unhas.
Esta foi uma edição especial do Projeto Talentos Internos, pois contou com a participação de ex-empregados, que já estiveram em ações realizadas nos anos de 2008, 2009 e 2010.

O ex-empregado José Einá disse ter ficado bastante emocionado com a oportunidade de participar mais numa vez do evento e também de rever pessoas com as quais conviveu durante os 35 anos trabalhados na CPRM. O técnico em geociências Gilberto Barreto participou ativamente do projeto expondo quadros e livros de poesia, além de declamar poemas e de realizar apresentações musicais. Para ele, esta foi uma oportunidade de mostrar seus talentos e serviu como motivação para continuar desenvolvendo seu lado artístico. 


Segundo a assistente social, Rafaela Viana, o Projeto Talentos Internos contribui de forma efetiva para a promoção da qualidade de vida no trabalho, visto que proporciona um momento de integração e descontração no ambiente laboral: “Fiquei muito feliz em ver o nível de comprometimento de todos/as que colaboraram na organização e que participaram expondo os seus talentos. Ao final do evento, alguns funcionários/as manifestaram o seu desejo de que este Projeto fosse realizado novamente este ano”, finalizou Rafaela.

Residência de Porto Velho sugere iluminação Rosa em comemoração ao ‘outubro rosa’



Todos os anos é comemorado o ‘Outubro Rosa’, um movimento nacional que tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância do diagnóstico precoce e combate ao câncer de mama.

Para comemorar a data, a Residência da CPRM em Porto Velho, será iluminada na cor rosa, símbolo da luta contra a doença.  A chefe da Residência e Coordenadora Regional do Pró-Equidade de Gênero e Raça Helena Bezerra, Helena Bezerra, convida a todas as unidades regionais e comitês a aderirem esta ação, e explica que a ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. pode ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.  

São Paulo promove ação cultural aos colaboradores


A Superintendência Regional de São Paulo (Sureg-SP) promove nesta sexta-feira (28/09) mais uma ação do Projeto Meio-Dia Cultural, vinculado ao Programa de Desenvolvimento Cultural da Diretoria de Administração e Finanças (DAF). A banda “Trio três pontos.!” irá se apresentar aos colaboradores da unidade regional, durante o horário de almoço (de 12h às 13h), no espaço da Associação dos Empregados (Assesp-SP).

A atração convidada é formada pelos músicos Dô de Carvalho (sax), João Casimiro (bateria) e Sidney Filho (baixo). O trio irá apresentar um repertório autoral que passa por diversos estilos e sonoridades entre frevos, jazz, choros, rocks, sambas, com uma sonoridade diferente.

domingo, 26 de setembro de 2010

Superintendência de Belém lança projeto Talentos Internos


Integrada com o Programa de Desenvolvimento Cultural da CPRM, a unidade regional de Belém promoveu, entre os dias 20 e 28/09, exposição fotográfica dos colaboradores José Reinaldo Nascimento Filho, David Franco Lopes, Firmino Coutinho Correia Junior e Tania Keyler Coelho de Argolo, que está a frente da coordenação do programa em Belém.

O evento faz parte do projeto Talentos Internos, e consiste identificar e incentivar a participação e o surgimento de novos talentos na CPRM, oferecendo  oportunidades aos colegas de trabalho de colocarem em prática suas aptidões e habilidades e exercerem sua criatividade de forma especial, expondo seus trabalhos.



 

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Meio-Dia Cultural anima a todos no Rio de Janeiro


Professora Mayra Shams
O Meio-Dia Cultural, vinculado ao Programa de Desenvolvimento Cultural da Diretoria de Administração e Finanças (DAF), levou na quinta-feira (20/9) para o escritório do Rio, mais uma grande novidade para os fãs e novos participantes do projeto: a dança do ventre. A edição foi realizada na área da Associação dos Empregados (AECPRM/RJ).



Plateia
O evento chamou a atenção, em especial, das mulheres, pois a maioria nunca tinha assistido a uma apresentação de dança do ventre, que causou admiração da plateia. Todos aderiram ao momento de cultura e descontração.
 
A professora convidada, Mayra Shams, se apresentou com o tema A Dança do Ventre e sua face terapêutica, espetáculo desenvolvido por ela em 1988. De acordo com Shams, a metodologia tem o objetivo de libertar a mulher dos “padrões ancestrais limitadores”. “Eu trouxe o sorriso, com alegria trabalhamos muito melhor”, comentou.

Rosa Pires ,do Departamento de Relações
 Institucionais e Divulgação
Rosa Pires ,do Departamento de Relações Institucionais e Divulgação (DERID), é aluna de Mayra Shams e oferece aulas da dança na empresa.

A funcionária do setor de compras, Nathalia Winkelmann, é aluna na empresa e contou que, pela manhã, todos já comentavam sobre a dança que teriam durante o almoço. “É uma paixão, assistir me trouxe um momento de emoção”, afirmou Nathalia.

 

 
 
 

Belém realiza ação de assistência social


A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Superintendência de Belém (CIPA-BE) promoveu na última sexta-feira (21/09) uma ação interna em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc-PA).

A ação consistiu na emissão de carteiras aos empregados e dependentes e divulgação dos serviços que o SESC disponibiliza aos usuários.  A instituição promove serviços de educação, saúde, cultura, lazer e assistência às empresas conveniadas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Superintendência de Belém lança o Projeto Talentos Internos

Exposição fotográfica da Sureg-BE

Integrada com o Programa de Desenvolvimento Cultural do Serviço Geológico do Brasil, a Superintendência Regional de Belém (Sureg-BE) realiza do dia 20 à 28/09, uma exposição fotográfica da coordenadora do programa na unidade regional, Tania Keyler, e dos colaboradores José Reinaldo Nascimento Filho, David Franco Lopes e Firmino Coutinho Correia Junior.
Funcionários da Sureg-BE prestigiam exposição com
trabalhos produzidos pelos colaboradores de Belém 



O evento faz parte do projeto Talentos Internos, vinculado à Diretoria de Administração e Finanças (DAF), e tem como objetivo, não somente identificar, mas também incentivar a participação e o surgimento de novos talentos na CPRM, oferecendo  oportunidades aos colaboradores para colocarem em prática suas habilidades e exercerem sua criatividade de forma especial, expondo seus produtos e trabalhos.





Comitê de associação internacional realiza reunião na CPRM do Rio de Janeiro


Participantes do Comitê em reunião na Casa Brasil

Após o Congresso Geoanalises 2012 realizado em Búzios/RJ, durante os dias 16 à 20/9, o Comitê de Certificação de materiais de referência, da Internacional Association of Geoanalystics, se reuniu para dar segmento às suas discussões nas dependências do escritório do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), no Rio de Janeiro, que cedeu o espaço.

“Esta reunião acontece pelo menos uma vez por ano e aqui vamos decidir pra que rumo que vai o trabalho do comitê, os trabalhos de certificação de materiais de referências, e as atualizações de protocolos de certificações”, explicou a presidente da comissão organizadora do congresso, Jacinta Enzweiler que deixou uma mensagem à empresa: “Somos muito agradecidos à CPRM pela oportunidade de sermos recepcionados desta forma”.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

CPRM realiza atividades de programa de treinamento e capacitação


Treinamento realizado em Morro do Chapéu, em julho
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), por meio da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais, começou a realizar diversas ações do Programa de Treinamento Continuado e Capacitação. O programa contempla atividades de capacitação em níveis de mestrado, doutorado e especialização, treinamentos práticos e teóricos realizados em unidades da CPRM, além de viagens de campo aos principais depósitos e ambientes geológicos do Brasil e outros continentes do mundo.


O chefe do Departamento de Recursos Minerais (Derem), Francisco Valdir Silveira, destaca a importância da atividade: “É fundamental para o futuro da empresa um programa de capacitação em todos os níveis, que se embasa no treinamento continuado para os jovens geólogos que chegam a casa, bem como, capacitação “On the Job” para profissionais considerados mais experientes.”

As ações tiveram início em julho, com o treinamento em cartografia geológica no Centro Integrado de Estudos Geológicos da CPRM, na cidade de Morro do Chapéu (BA). Cursos de capacitação e a expedição aos depósitos minerais do Canadá, organizados pela Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (Adimb), dão continuidade ao programa, com a participação de 70 técnicos.

Segundo Valdir, esse é um momento propício para implementar o projeto. “Ele pretende atender as atuais demandas do governo no que tange ao novo marco regulatório, no qual a CPRM deve assumir importante papel. Neste sentido, a Diretoria de Geologia e Recursos Minerais através de seu Departamento de Recursos Minerais, tem tomado varias decisões consideradas de grande importância neste cenário”, finaliza.

Craques da CPRM também dão show nas quadras

"Valente" - Formado por funcionários da Divisão de
Contabilidade Geral (Dicoge)
Começou ontem, quarta-feira (19/9), o I Campeonato Interno de Futsal da Associação dos Empregados (AECPRM/RJ), na própria quadra da empresa, reformada e repintada especialmente para a ocasião. Seis times disputarão as duas vagas na final do torneio, enfrentando-se entre si, na busca do título da competição.

O jogo de abertura aconteceu entre o “Valente”, formado por funcionários da Divisão de Contabilidade Geral (Dicoge), contra o time “União”, um selecionado da Nova Rio e da Construir. O início da competição foi marcada por uma boa presença de espectadores, além de ilustres presenças, como a do Diretor de Administração e Finanças, Eduardo Santa Helena.

O presidente da AECPRM/RJ, e idealizador do torneio, Roberto Freitas, explicou sua intenção por trás da disputa e comentou a possível decisão, “O mais importante, além, é claro, da diversão, é a integração entre os departamentos da empresa. Inclusive, teremos um churrasco de confraternização ao fim da competição. Acho que o campeão será o ‘Panela’. O time é uma seleção! E meu ‘Valente’ acaba em segundo”.

I Campeonato Interno de Futsal da Associação dos
Empregados (AECPRM/RJ)
A partida começou emocionante, mas a superioridade do Valente apareceu no começo do segundo tempo, e o jogo acabou em uma goleada de 8 a 2. No final do jogo, Fabiano Ferreira, atleta do time vencedor, avisou: ”Vamos observar nosso próximo adversário em seu jogo, para golearmos novamente, rumo ao título!”.

O campeonato continua hoje, e será disputado quartas e sextas, na quadra poliesportiva da CPRM. A grande sensação do torneio é a equipe do “Divino F.C.”, homenagem ao clube fictício da novela “Avenida Brasil”, da Rede Globo. O elenco é formado por jogadores da Dicont, Asscom, DAF, DGM e da Auditoria Interna. A estréia do Divino será amanhã, contra o “Kata Kata”.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Diretor de Relações Institucionais visita obras da Residência de Teresina

Chefe da residência, Francisco Lages, diretor Bacelar,
 Paula Braga, gerente da DRI, e Carlos Luz, da DHT
O diretor de Relações Institucionais, Antônio Carlos Bacelar, acompanhado pelo chefe da Residência de Teresina, Francisco Lages, a gerente da Diretoria de Relações Institucionais, Paula Braga, e Carlos Luz, visitou na última semana, o canteiro de obra do prédio da unidade de Teresina. A visita é uma iniciativa das diretorias de Hidrologia e Gestão Territoriale Relações Institucionais.

Canteiro de obras no prédio da unidade de Teresina
A obra está em plena construção e contempla a biblioteca, litoteca, salas para pesquisadores e técnicos, sala de reuniões, geoprocessamento e videoconferência. A construção atenderá os funcionários das duas diretorias, lotados atualmente em instalações físicas que apresentam limitações para as demandas dos projetos em execução.


domingo, 19 de setembro de 2010

Novo Presidente do Conselho de Administração toma posse em Brasília

Carlos Nogueira, novo presidente do Conselho de 
Administração
O novo presidente do Conselho de Administração do Serviço Geológico do Brasil, Carlos Nogueira, da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) do Ministério de Minas e Energia, se reuniu nesta quarta-feira (19/09), às 10h, em Brasília, com o diretor-presidente Manoel Barretto e os demais conselheiros para formalizar sua posse.

Doutor em Geologia Econômica e Prospecção Mineral pela Universidade de Brasília (UnB), Carlos Nogueira tem experiência na atividade de exploração mineral, lavra e beneficiamento e no gerenciamento de empreendimentos mineiros por mais de 15 anos em diversas regiões do Brasil, tendo publicado diversos trabalhos técnico-científicos nessas áreas.

Diretor-presidente, Manoel Barretto, e conselheiros na 
posse do novo presidente
Segundo ele, a responsabilidade é grande, mas sente-se lisonjeado. “A ideia é dar continuidade aos projetos desenvolvidos até o momento, seguindo a linha de uma gestão tranquila, como vem sendo até agora”, ressaltou.





sábado, 18 de setembro de 2010

Porto Alegre recebe a visita do projeto DAF Itinerante

Abertura das oficinas do projeto DAF itinerante
Em sua quinta edição, o projeto “DAF Itinerante” visita a Superintendência Regional de Porto Alegre. Durante dois dias, 25 técnicos da área administrativa e financeira da unidade irão participar de oficinas e dinâmicas de grupo com  especialistas em gestão da diretoria. “A ideia é conhecer a realidade de cada unidade, identificar problemas e propor soluções dentro de uma gestão participativa”, disse o diretor Eduardo Santa Helena, na abertura do encontro, nesta segunda-feira (17/9), na capital gaúcha.

Santa Helena participou ainda de reunião com gerentes
da unidade
Segundo o diretor, a iniciativa busca construir um diagnóstico com a participação de todos os empregados e tem a finalidade de aperfeiçoar o desempenho das atividades administrativas e financeiras nas unidades regionais. “Estamos indo às unidades conhecer as dificuldades específicas de cada área para construirmos um processo coletivo de gestão mais eficiente”, avaliou Santa Helena. O diretor destacou também que a empresa está revendo processos e implantando novos sistemas e ferramentas para modernizar a instituição

O evento também contou com presença do superintendente regional, José Leonardo Silva Andriotti, que na ocasião, ressaltou o valor da iniciativa.  “É muito importante participar das discussões sobre os principais problemas  enfrentados pela empresa, principalmente, aqueles que afetam diretamente as unidades regionais”, disse Andriotti.
Empregados durante trabalho em grupo

Dinâmica de grupo discute os principais problemas
da unidade
Para o gerente de Administração e Finanças da Superintendência, Alexandre Goulart, todas as ações conjuntas que visam integrar as diversas áreas da empresa são positivas. “As oficinas do projeto DAF Itinerante são mais um ação que vem somar no sentido de termos uma melhor qualidade do gasto público e uma maior interação entre os setores”, avalia Goulart. 

As oficinas do projeto “DAF Itinerante” são mediadas pelo coordenador executivo, João Orban; pelo assessor Fernando Augusto Fonseca; e Saulo Anacleto , analista em geociências, especialistas em gestão da diretoria


Residência de Teresina lança Programa de Desenvolvimento Cultural

Público assiste às apresentações
Integrada com as diretrizes de promoção da qualidade de vida dos funcionários do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a Residência de Teresina realizou lançamento do Programa de Desenvolvimento Cultural na unidade através da apresentação dos seus talentos internos no dia 6/9. Música, trabalhos manuais, fotografia, gastronomia, e muita criatividade deram um brilho especial para o fim de tarde dos funcionários da unidade. 

Clássicos da música brasileira como Asa Branca e Assum Preto, de autoria do sanfoneiro nordestino Luís Gonzaga foram tocados no acordeon pelo assistente de Administração e Finanças Thiago Moraes, que finalizou sua apresentação com a música Felicidade e fez todos cantarem: "Felicidade foi embora e a saudade no meu peito ainda mora...”

Para o chefe da unidade, Francisco Lages, esse evento traduz a importância da união dos empregados da Residência de Teresina em torno da cultura e da identificação de talentos.

No evento, também foi feita a exposição de trabalhos artísticos dos funcionários como as bandejas e caixas de presentes em MDF, criadas por Valdenice Lopes; peças de pintura da funcionária Cynthia Pedrosa; fotografias de Joaquim Das Virgens; reciclagem em alimentos por Mônica Curdulina, e peças de decoupage, criadas por Dária Palha Dias, que esta à frente da organização do programa no âmbito da CPRM de Teresina.



Segundo Dária Palhas e Thiago Morais, o grande objetivo nesse primeiro encontro é não só identificar, mas incentivar a participação e o surgimento de novos talentos. Ainda houve degustação de pratos típicos regionais feitos pela prestadora de serviços Maria das Dores.


Exposição de trabalhos artístico
Fotografias de Joaquim das Virgens




terça-feira, 14 de setembro de 2010

São Paulo estreia projeto Talentos Internos


Reforçar os programas internos de formação e a interação entre os colaboradores tem sido uma estratégia adotada pelo Serviço Geológico do Brasil para incentivar os funcionários a colocar em prática suas aptidões e habilidades. Como parte do programa de desenvolvimento cultural e artístico da empresa, a Superintendência Regional de São Paulo (Sureg-SP) estreiou hoje (14/09) o projeto Talentos Internos.

Segundo Ana Paula Justo, pesquisadora em Geociências, a intenção é incentivar e estimular a equipe da CPRM a exercer a criatividade, de forma especial, expondo seus trabalhos e talentos como: música, poesia, artesanato, jardinagem, exposição de fotografias e outros, seja na forma de apresentações, exposições, oficinas ou workshops. “A ideia é, após este evento e até o final do mês de setembro, dar continuidade ao Projeto “Meio-Dia Cultural" na unidade, que já contou com a participação do Duo Fábio Leal e Danielle Domingos".


Na estreia do projeto Talentos Internos, foi apresentado o documentário dirigido por Ana, inspirado no evento realizado na Sureg-SP, em maio deste ano, que abordou a complexidade das relações de trabalho, e contou com a participação das diversas instâncias da empresa, direta ou indiretamente relacionadas à temática. "O evento de maio foi uma iniciativa do Comitê Regional de Pró-Equidade de Gênero e Raça de São Paulo em parceira com a associação dos empregados da unidade, e o documentário visa registrar a importância do tema para a empresa, a partir da utilização de recursos audiovisuais de fácil acesso", afirmou.


As inscrições podem ser feitas pela INTRANET nos links “Talentos Internos” e “Meio-Dia Cultural".

domingo, 12 de setembro de 2010

CPRM proporciona cursos de aperfeiçoamento em Exploração Mineral a funcionários

Começou nessa semana o primeiro de seis cursos de aperfeiçoamento em Exploração Mineral (EXMIN 2012 – segundo semestre), promovidos pela Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (ADIMB).  Alguns dos objetivos do EXMIN são atualizar conhecimentos metodológicos em exploração e desenvolvimento mineral; proporcionar e estimular a articulação entre o setor empresarial e as universidades e instituições de pesquisa; e contribuir para a manutenção da competitividade dos setores empresarial e governamental brasileiros na área da mineração.


O Serviço geológico do Brasil (CPRM) terá representantes nas seis etapas do EXMIN, só nesse primeiro curso são dez participantes de diferentes regiões do Brasil. Francisco Valdir Silveira, chefe do Departamento de Recursos Minerais (Derem), destaca a importância da iniciativa para aprimorar e atualizar o conhecimento dos técnicos da empresa, visando às novas demandas de governo. E ressalta a relevância de ter participantes de todo o Brasil, “É fundamental por que leva conhecimento para as várias unidades da empresa”.

O módulo Tratamento de Dados em Prospecção Geoquímica é realizado em Brasília até o dia 14 de setembro. Como parte do conteúdo, estão temas como conceitos básicos de prospecção geoquímica; manipulação e tratamento de dados geoquímicos; representação de dados geoquímicos e qualidade na prospecção geoquímica.

sábado, 11 de setembro de 2010

De portas abertas para o conhecimento



Manfredo Ponte e estudantes do 2º módulo
Alunos do curso Técnico de Mineração do Instituto Tecnológico e Ambiental da Amazônia (ITAM) visitaram, na última semana, a Superintendência Regional de Belém (Sureg-BE), acompanhados pela geóloga e professora Valéria do Nascimento.  O superintendente Regional, Manfredo Ximenes Ponte, e a chefe do Laboratório, Denise Corrêa Lobato, apresentaram as atividades desenvolvidas no Laboratório aos estudantes, que também visitaram a Litoteca.


Analista em Geociências, Denise Lobato com
alunos do IETAM
O geólogo Jaime Barbosa ministrou uma palestra sobre as atividades desenvolvidas pelos técnicos em Mineração do Serviço Geológico do Brasil. Ao final os visitantes ainda conheceram a Sala de Petrografia, onde foram mostradas lâminas com as principais classes de rochas.






Geólogo Jaime Barbosa em palestra






Equipe do Laboratório-Be acompanham alunos
do 1º Módulo