segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Música ao vivo dos Talentos Internos anima hora do almoço no escritório do Rio

Antonio Sales, Jorge Fernando e Fábio Otaviano
se apresentam no projeto
O escritório do Rio de Janeiro do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) recebeu, nesta quinta-feira (06/12), na área da associação dos empregados (AECPRM/RJ), apresentação musical dos próprios funcionários da instituição. O técnico de informática, Antonio Sales (Diinfo), auxiliar administrativo, Jorge Fernando (Derhu) e o recepcionista, Fábio Otaviano (Assuni), tocaram e cantaram clássicos do samba e da música popular brasileira. O projeto Talentos Internos faz parte do Programa de Desenvolvimento Cultural da CPRM, e está sendo implantado em todas as unidades da empresa.

A plateia aprovou o projeto e o período de descontração durante o horário do almoço. “Ás vezes tenho a chance de assistir aos talentos internos, e posso afirmar que foi muito bom”, elogiou a analista de geociências do Departamento de Pessoal (Derhu), Bianca Furtado.

Coordenadora do Programa de Desenvolvimento Cultural,
 Isabel Tombini
Uma das músicas cantadas pelo grupo foi composta há cerca de dois anos pela técnica em geociências do Departamento de Assuntos Internacionais (Assuni), Vilma Machado, que considera o projeto uma oportunidade importante. “Temos que mostrar que as pessoas daqui não só trabalham, elas têm outros talentos que muitos desconhecem. Existem momentos que estamos desmotivados, mas quando temos a oportunidade de exibir nossos dons, conseguimos viver melhor”, disse.

O auxiliar administrativo do Derhu, Jorge Fernando, considera o projeto uma oportunidade de apresentar para a sua equipe, o trabalho que executa fora da empresa. “Muitos conhecem meu trabalho aqui dentro da CPRM, mas agora tiveram a oportunidade de conhecê-lo lá fora, além de ter sido uma nova experiência pela mistura de ritmos”, contou.

Público aprova a apresentação
O projeto consiste em identificar e incentivar a participação e o surgimento de novos talentos na CPRM, oferecendo oportunidades aos colegas de trabalho e os estimulando a colocar em prática suas aptidões e habilidades, e a exercer a criatividade de forma especial, expondo trabalhos. O programa é uma realização da Diretoria de Administração e Finanças (DAF), coordenado pela assessora da DAF, Isabel Tombini.



terça-feira, 23 de novembro de 2010

Nota de falecimento geólogo Augusto José de Cerqueira Lima Pedreira da Silva


No dia 07 de novembro passado, faleceu o geólogo Augusto José de Cerqueira Lima Pedreira da Silva. Poucos o conheciam por esse longo e pomposo nome. Para a maioria de nós, colegas e amigos, ele era simplesmente chamado de Augusto Pedreira ou, mais intimamente de Gugu.


Difícil essa tarefa de resumir em um texto tão curto a vida profissional e pessoal de Gugu. Que palavras-chave usaríamos para descrevê-lo? Baiano de Santo Amaro da Purificação, pai amoroso, esposo apaixonado e avô extremado, amigo, colega leal, professor generoso, homem honesto, ético, sábio, destituído de vaidade fútil, tímido, talentoso, um geocientista apaixonadíssimo pela Geologia, exímio (grande) desenhista e chargista, humorista com um senso de humor afiadíssimo e refinadíssimo... e por ai vai. Gugu foi tudo isso e muito mais.

Sua vida profissional como geólogo teve início em 1966, quando graduou-se em Geologia pela Universidade Federal da Bahia. Em 1971, na condição de bolsista da Organização dos Estados Americanos, especializou-se em Fotointerpretação Aplicada à Geologia no Centro Interamericano de Fotointerpretación (Colômbia), sob a orientação do Prof. Bastiaan Koopmans. Em 1994, tornou-se Doutor em Geociências (área de concentração Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo, USP, com a tese Supergrupo Espinhaço na Chapada Diamantina Centro-oriental, Bahia: Sedimentologia, Estratigrafia e Tectônica, orientada pelo Prof. Benjamim Bley de Brito Neves.

Augusto atuou como geólogo da Empresa Técnica Comercial e Industrial de Minérios Ltda- TECMINAS, da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira-CEPLAC e do Departamento Nacional de Produção Mineral- DNPM. Entretanto, foi na CPRM (Serviço Geológico do Brasil) que ele desenvolveu sua prodigiosa carreira profissional, no período de 1972 a 2011.

Nesses 39 anos de CPRM, Augusto (Gugu) esteve envolvido em múltiplas áreas de conhecimento, com ênfase para os temas Geologia Regional, Estratigrafia, Sedimentação Precambriana, Geotectônica e, em especial, a Geologia da Chapada Diamantina e da Bacia do Rio Pardo. Também colaborou intensamente no estudo da Bacia do Salitre (Bambuí) e nas bacias fanerozóicas do Parnaíba, Parecís e Iguatu.

Desenvolveu nesse tempo, atividades de mapeamento geológico, coordenação e supervisão de projetos, coordenação executiva de Levantamentos Geológicos Básicos, com ênfase à geologia das bacias, inúmeros e variados programas de treinamento de pessoal, com ênfase nas áreas de fotogrametria e fotointerpretação, cartografia geológica, sistemas deposicionais e estratigrafia.

Como chefe do Projeto Bahia foi pioneiro, juntamente com Juracy Mascarenhas, na caracterização dos primeiros greenstone belts brasileiros (e sul-americanos), durante a elaboração do relatório final do projeto. Como Coordenador Nacional de Sedimentologia dos Levantamentos Geológicos Básicos do Brasil, foi o principal responsável pela padronização da nomenclatura de rochas sedimentares e dos termos usados para catalogação dos ambientes e sistemas deposicionais, no Banco de Dados Corporativo da CPRM (GEOBANK)

Não demorou muito para que o pessoal da academia o convidasse a contribuir com seu talento e capacidade na área de ensino e pesquisa. Dessa forma, atuou entre 2005 e 2009, como professor no Instituto de Geociências da UFBA, ministrando as disciplinas Geologia Física e Topografia e Desenho Geológico. De 2009 até o seu falecimento, esteve vinculado ao Centro de Geologia da Universidade do Porto/Uminho, Portugal, na condição de pesquisador colaborador. Além disso, foi orientador de trabalhos de conclusão de curso (TCC) e participou de dezenas de bancas de mestrado, de doutorado, de qualificação de doutorado e de TCC.

Ultimamente, após sua aposentadoria da CPRM em 2011, vinha exercendo a função de Gerente de Publicações da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral-CBPM. Diante de uma carreira tão densa e tão brilhante, a comunidade geocientífica, em reconhecimento à valiosa contribuição prestada por Augusto Pedreira à evolução do conhecimento da geologia da Bahia, do Brasil e, em especial da Chapada Diamantina, o agraciou com as seguintes premiações: 2001, Reconhecimento do Serviço Geológico do Brasil pela excelência do trabalho Mapa Geológico do Brasil, escala 1:2.500.000, Serviço Geológico do Brasil – CPRM; 2003, Placa em reconhecimento aos serviços prestados no campo da Geologia e Sedimentologia do Precambriano, Associação Baiana de Geólogos, CREA-BA, SENGE-Sindicato dos Engenheiros da Bahia; 2003, Medalha de Ouro Orville A. Derby, Sociedade Brasileira de Geologia; 2011, Medalha Theodoro Sampaio, Sociedade Brasileira de Geologia - Núcleo da Bahia-Sergipe.

Certamente que Gugu ficará eternizado na história da Geologia pelo conjunto de sua obra. Entretanto, para aqueles que tiveram o privilégio do seu convívio, a memória da sua obra será acrescida pela recordação das suas citações bem humoradas. O humor, sem dúvida uma de suas características mais marcantes, fez com que logo após sua partida, alguns colegas (Pedrosa Soares, Ivo Dussin, Paulo de Tarso, Luiz Carlos da Silva e tantos outros) enviassem mensagens lembrando algumas de suas frases e citações, das quais escolhemos algumas:

1996 - Excursão do Congresso Brasileiro de Geologia, Bacia do Rio Pardo e Faixa Araçuaí, diques máficos de Olivença... Pedreira logo toma lugar no buteco da praia... Pedrosa , essas coisas ígneas são muito  calientes pro meu gosto... Vou tabaquear e tomar uma beer,enquanto você mostra o  outcrop  pro pessoal.

14 anos atrás, no Bar da Pirâmide, em Morro do Chapéu, comentou os já muitos casamentos de dois amigos da UFMG: O primeiro casamento é o triunfo da paixão sobre a razão; O segundo casamento é o triunfo da esperança sobre a experiência; O terceiro casamento é o triunfo da boçalidade sobre a inteligência... Eleve ao cubo se for com a mesma mulher!

Diante da grande quantidade de nomes de unidades estratigráficas, relembrava sempre: A nomenclatura estratigráfica é o triunfo da semântica sobre o bom senso!

Sobre o emaranhado de datações e citações geocronológicas, costumava dizer: “Esse pessoal só se preocupa hoje em dia com aniversário de rocha"

Luizão conta que ao ser apresentado a ele pelo Juracy Mascarenhas e ao ficar sabendo  que ele era de Santo Amaro,  caiu na besteira de dizer "Então você é da terra do Caetano?" ao que  ele prontamente retrucou: Não,  o Caetano é que é da minha terra, pois cheguei lá antes dele.

Uma noite em Rio de Contas, rodeado de atentos estudantes da UFMG, resolveu contar como foi seu infarto: Fui convocado pelo Divino. Levei roupa de anjo e uma harpinha pra tocar na orquestra do céu... Me dispensaram na última hora!

Congresso Brasileiro de Geologia em Aracaju, 2006. Gugu, membro da Comissão organizadora ouve de uma colega (também da Comissão) queixas de cansaço e dores no corpo ao acordar e faz a seguinte observação: Minha coleguinha, quem já passou dos 50 e acorda sem sentir dor em lugar nenhum, é porque acordou morto.

É por tudo isso que o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), ou simplesmente a CP como Augusto carinhosamente chamava, sente-se extremamente honrada em tê-lo tido em seu quadro profissional, em ter contado com seu empenho e seu talento, abrilhantando os nossos trabalhos, com sua generosidade disseminando seu conhecimento aos novos.

Nosso eterno agradecimento ao geólogo e colega Augusto Pedreira e nosso eterno pesar e saudades por sua partida precoce.


Que Deus conforte sua família.
  
Diretoria Executiva da CPRM
Superintendentes e Chefes de Residências

domingo, 7 de novembro de 2010

Projeto Tardes Culturais leva música à Superintendência de Recife

Ana Paula Jacques recebe do superintendente
 o diploma por 30 anos de serviços prestados
Dando continuidade às suas atividades culturais, a Superintendência Regional de Recife (Sureg-Re) realizou, na semana passada (31/10), mais uma edição do projeto Tardes Culturais.  O evento contou com um show de Música Popular Brasileira e na ocasião foram entregues diplomas por tempo de serviço aos funcionários. 

Músico Robson Faro faz apresentação cultural
Confraternização dos funcionários
apresentação cultural ficou por conta do músico Robson Faro. O artista utilizou voz e violão para apresentar canções da MPB consagradas por artistas como Alceu Valença e Luiz Gonzaga, além de composições próprias. Aproveitando o momento de confraternização, o superintendente José Wilson de Castro Temoteo entregou diplomas por tempo de serviço aos empregados que completaram 10, 15, 25, 30, 35 e 40 anos de empresa em 2012, e aproveitou para agradecê-los pelos valiosos trabalhos prestados ao Serviço Geológico do Brasil ao longo dos anos.


O Projeto Tardes Culturais é uma expansão do Programa Cultural do Serviço Geológico do Brasil, implantado pela Diretoria de Administração e Finanças (DAF), e visa aprimorar a qualidade de vida no ambiente profissional. Em breve, uma nova edição do Projeto Tardes Culturais será realizado nas dependências da Sureg-Re para os seus colaboradores.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

CPRM chega ao fim de outubro com saldo positivo no combate ao câncer de mama


O movimento internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas, governos e entidades. O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), através dos Comitês Regionais de Pró-Equidade de Gênero e Raça, realizou diversas atividades de sensibilização e informação nas unidades regionais. Todas as ações contaram com ampla participação dos colaboradores, que se vestiram de rosa simbolizando apoio à campanha.


Entre as iniciativas executadas pelas unidades regionais estão aula experimental de pilates, feita na Superintendência Regional de São Paulo; palestra sobre prevenção, na Superintendência Regional de Manaus; iluminação especial feita na Residência de Porto Velho; palestra sobre diagnóstico precoce, na Superintendência Regional de Salvador; evento de conscientização realizado pela Superintendência Regional de Belo Horizonte; iluminação da fachada e distribuição de material de divulgação, na Residência de Teresina; palestra e material de divulgação, na Superintendência Regional de Belém.

domingo, 31 de outubro de 2010

Atrações culturais encerram Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Vencedores do concurso de frases
No último dia da Sipat (26/10), promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Cipa), no Rio de Janeiro, o presidente Jorge Luiz Ribeiro agradeceu a todos que participaram de cada palestra, evento e apresentação, colaborando para que a missão da Cipa fosse concluída.

Ribeiro destacou que pretende criar um atendimento diferenciado, no próximo ano, para as pessoas que procuram a comissão no dia-a-dia do trabalho. “Para isso, estamos solicitando a CPRM que nos abra um espaço para a realização de um trabalho melhor”, disse.

O encerramento contou com a participação do coral da CPRM que cantou em homenagem aos participantes e celebrou o sucesso da semana. Na ocasião, os membros da Cipa premiaram os vencedores do concurso de frases.
Coral durante apresentação
Conheça as frases campeãs

1° Lugar - Estela Missio (Suplam)

É melhor cuidar da saúde que da doença; É melhor trabalhar seguro que pedir licença!

2° Lugar - Gabriel Oliveira (Asscom)
Existem milhões de ‘remédios’, mas nenhum deles é tão eficaz quanto à prevenção. Não há nada que proteja mais a sua vida do que você mesmo


3° Lugar - Moacir Xavier da Silva (Serafi)
Com a prevenção que você faz, você conquista o maior patrimônio: sua vida.

Residência de Porto Velho adere ao programa Plástico Zero


Lançamento do projeto Plástico Zero em Porto Velho
O programa Plástico Zero acaba de ser lançado na residência de Porto Velho. No dia 26 de outubro, empregados da unidade se reuniram para assistir apresentação de vídeos sobre práticas sustentáveis e reciclagem. Em seguida, foi realizada a distribuição de canecas de fibra de côco a todos os colaboradores.  Na ocasião, a chefe da residência Helena Bezerra, convidou os empregados para se envolverem com seriedade no projeto que faz parte do programa CPRM Sustentável. “É a convocação para mudança de hábitos em respeito ao meio ambiente”, disse Helena.

A comissão formada por Helena Bezerra, Ardiles Gimax, Rosalva Coelho, Roni Costa e Amilcar Adamy sob a presidência do técnico em geociências Antônio Nascimento é responsável pela implantação do projeto na unidade.

sábado, 30 de outubro de 2010

Pilates, prevenção de complicações e sequelas pós mastectomia


A Superintendência Regional de São Paulo (Sureg-SP), através de seu Comitê de Pró-Equidade de Gênero e Raça, realizará na próxima quarta-feira (31/8) apresentação sobre o Método Pilates. A fisioterapeuta e instrutora, Fernanda Barbeiro de Moraes, explicará como a atividade ajuda os que sofrem ou sofreram com o câncer de mama. 

A ação é relativa à participação da Sureg-SP na campanha Outubro Rosa e ocorrerá no auditório da unidade, as 14:30.

Residência de Teresina promove Outubro Rosa

Funcionários vestidos de rosa 
em homenagem à campanha.
A Residência de Teresina, em parceria com o Comitê PEGR local, formado por Bruna Elle e Paula Braga, promoveu na empresa o Outubro Rosa. O evento contou com ações de conscientização através da distribuição de folders com informativos acerca do Câncer de Mama e divulgação nos quadros de avisos sobre a Programação do Outubro Rosa em toda a cidade de Teresina, onde ocorreram apresentações de peças e palestras, caminhadas, iluminação de monumentos, exposição de esculturas, exames clínicos gratuitos, entre outras atividades. Além disso, foi escolhido o dia 11/10/12, para todos os funcionários da empresa irem ao trabalho vestidos de rosa em homenagem à referida campanha.

Foi iluminada também a placa da RETE, que se encontra na entrada da empresa, com a cor rosa em homenagem a campanha e permaneceu assim durante todo o mês. O Comitê elaborou também um cartão para apoio à campanha, que foi encaminhado via email a todos os funcionários da RETE e afixado nos quadros de avisos.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Campanha Outubro Rosa é realizada em Manaus

  
Participantes do evento
O Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Superintendência Regional de Manaus promoveu durante o mês de outubro ações para participar da Campanha Outubro Rosa. Entre elas, foi realiada palestra sobre prevenção do câncer ministrada por Leila Aguiar, do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (Cecon).

Leila explicou que a doença pode ocorrer por predisposição ou hereditariedade. Fatores externos como alimentação e exposição a materiais cancerígenos podem iniciar o desenvolvimento da doença no ser humano, bem como estresse ou trauma por acidentes. O mais agressivo, segundo a palestrante, é o câncer nos ossos, pois se multiplica com rapidez causando metástase o que faz com o que o tratamento possa não ter a resposta adequada.

Ainda segundo Aguiar, a melhor prevenção é fazer os exames de mama, próstata e sangue. “Boa alimentação, evitando os alimentos industrializados com conservantes e nitritos, resguardar-se de agentes cancerígenos e adotar uma vida saudável são boas maneiras de se precaver”, reforça.

Os colaboradores tiveram acesso a dados sobre incidência de câncer em mulheres e homens, nos níveis nacional e regional. Uma informação bastante comentada foi que no Amazonas os homens são acometidos em primeiro lugar pelo câncer de estômago seguido do câncer de próstata, enquanto nas mulheres a ocorrência maior é do câncer de colo de útero, seguido pelo câncer de mama.

O evento foi lançado na primeira semana do mês, com cartazes afixados no hall de entrada e nos quadros de aviso dos corredores dos blocos. A unidade foi decorada com faixas e laços rosa para lembrar a todos a importância da campanha.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Programa de Sustentabilidade inicia revitalização da Coleta Seletiva

Logotipo vencedor, por Fernanda Merljak Pinto (Sureg-BH)

 A Comissão de Sustentabilidade do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgou ontem (24/10), durante o terceiro dia da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), realizada no Rio de Janeiro, novo projeto para a coleta seletiva da CPRM, que pretende instalar lixeiras para lixo reciclável e não reciclável por toda empresa, lixeiras especiais para uso nas salas e a conscientização dos funcionários quanto à separação e recolhimento adequado do lixo.


Maria Odete, da empresa AjoAmbiental
A coordenadora do Programa de Sustentabilidade, Isabel Tombini, apresentou na ocasião, a imagem vencedora do concurso Logotipo da Coleta Seletiva Nacional, criada pela secretária da Superintendência de Belo Horizonte, Fernanda Merljak Pinto. O concurso recebeu cerca de 30 logotipos de empregados da CPRM de todo Brasil.

Gestora ambiental e representante da empresa AjoAmbiental, Maria Odete ensinou como é feita a coleta do lixo e a identificação  do material reciclável. A gestora ressaltou a necessidade de sempre reduzir, reaproveitar e consumir de forma consciente. “É muito gratificante saber que quando há um comprometimento, quando há vontade própria, conseguimos mudar as coisas. Podemos ser diferentes, podemos fazer a nossa parte. E a multiplicação é quem vai realizar esse sonho”, disse.

Convênio CPRM/Sesc e Aids são os assuntos do dia

Andrea Medrado, coordenadora do Sesc
Outros convidados da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Cipa) promoveram palestras com diversos temas para os participantes da Sipat. Representando o Serviço Social do Comércio (Sesc), a coordenadora Andrea Medrado, fez uma apresentação institucional, exibindo os direitos e tirando dúvidas dos funcionários associados, graças ao convênio CPRM/Sesc, que dá descontos em cinema, teatro e hospedagem nos hotéis do Sesc em todo o Brasil, entre outros benefícios.

O médico Eduardo Tenório, da Assistência Médica Internacional (Amil), falou sobre as doenças sexualmente transmissíveis e a Aids, explicando sintomas, consequências e tratamento adequado. No final, promoveu um debate sobre o uso consciente de preservativos e de outros assuntos discutidos.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Salvador promove Dia Rosa

Integrantes do Comitê Regional de Pró-Equidade de 
Gênero e Raça, Superintendente Regional de 
Salvador e Voluntários do NASPEC
Durante todo o mês de outubro a Superintendência Regional de Salvador (Sureg-SA) promove diversas ações da Campanha Outubro Rosa para ressaltar a importância do combate ao câncer de mama e do diagnóstico precoce. Na última quinta-feira (18/10) foi realizado o Dia Rosa, como parte dessas iniciativas.


Os colaboradores se vestiram de rosa, cor que simboliza a campanha, e participaram de palestra sobre o câncer de mama, ministrada por voluntários do Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (Naspec).



Colaboradores durante a palestra
Teobaldo Rodrigues, superintendente Regional de Salvador, abriu o evento lembrando a importância de campanhas de conscientização para toda a sociedade. O superintendente destacou também a relevância da informação como ferramenta de prevenção e auxílio no diagnóstico precoce.

Durante a palestra, a coordenadora de Enfermagem do Naspec, Kátia Baldini, explicou como o câncer se desenvolve na mama feminina e masculina. Baldini mostrou como realizar o autoexame e falou sobre a importância do procedimento na identificação do tumor em pessoas com menos de 40 anos. “Pessoas com mais de 40 anos devem fazer a mamografia anualmente” lembrou.

Kátia falou também sobre câncer na próstata, linfoma e da importância de a população estar bem informada sobre os cuidados básicos, como prevenção e diagnóstico precoce “pois essas são as principais formas de combater essas doenças”, ressaltou.
Teobaldo Rodrigues durante abertura do evento
Coordenadora de Enfermagem do NASPEC explicando 
como o câncer se desenvolve nas mamas



Sexta-feira cultural e artística na Superintendência Regional de Belo Horizonte

Abertura do lançamento do Programa em Belo Horizonte
Nesta sexta-feira (19/10), foi lançado na Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), o Programa de Desenvolvimento Cultural CPRM. Este programa é uma ação instituída pela Diretoria de Administração e Finanças (DAF) com o objetivo de proporcionar espaços para as diversas manifestações culturais e artísticas na empresa.

Atividade de grupo durante a palestra de Jussara Rodrigues

A primeira edição do Programa em BH contou com a palestra “Qualidade de Vida”, apresentada por Jussara Rodrigues; exposição de fotos de autoria de José do Espírito Santo e Renato Teixeira; exposição de pinturas de Renato Teixeira; pinturas em tecidos, por Érica Emiliana; artes plásticas, por Vinícius Gomes; e show musical de Alisson Santos.

“A ideia é dar oportunidade aos funcionários de mostrarem o seu talento e habilidades nas diversas áreas da cultura”, destaca Edilson Siqueira, coordenador do programa na Sureg-BH.

Siqueira explica que o programa veio de encontro aos anseios de vários funcionários que sempre manifestaram o interesse de apresentar e criar mecanismos de divulgação das várias expressões artísticas na regional de Belo Horizonte. Segundo ele, um exemplo é o Coral da Sureg-BH que se tornou uma realidade, dentre outras realizações e manifestações como as apresentadas no lançamento do programa na Sureg-BH.

O lançamento contou com o apoio do superintendente Marco Antônio Fonseca e da gerente de Administração e Finanças, Lindinalva Fellipe.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Funcionários da Residência de Fortaleza são homenageados

Homenageados recebem diploma
Colaboradores da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) da Residência de Fortaleza (REFO) foram homenageados nesta segunda-feira (15/10) e receberam certificado em reconhecimento de relevantes serviços prestados à empresa com 35, 30, e 20 anos de companhia.

Homenageado recebe diploma
Na solenidade, o Chefe da Residência, Darlan Maciel, discursou sobre os avanços da CPRM nesses anos e a importância dos empregados no crescimento da empresa. Os contemplados foram o Coordenador Executivo, José Roberto (20), o Assistente de Administração e Finanças, Francisco de Assis (30), os Técnicos em Geociências: Antônio Celso (30), Maria Ednir (30), Vicente Calixto (35) e Maria Zeneide (35).




sábado, 9 de outubro de 2010

Superintendência de Belo Horizonte comemora o Outubro Rosa

Gerson Rodrigues, Érica Emiliana, Margarete Marinho e
Simone Valadares, do Comitê Pró-Equidade de Gênero da
Sureg-BH apresentam a campanha Outubro Rosa
O Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo e o nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o Câncer de Mama. O movimento começou na década de 90 nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. A campanha ultrapassou as fronteiras e hoje vários países realizam o evento.

O Comitê de Pró-Equidade de Gênero da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), seguindo a iniciativa da Sureg-SA, decidiu realizar a campanha contra o Câncer de Mama neste mês de Outubro de 2012. Segundo os organizadores, é neste período em que se intensificam as ações para alertar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama.


Marcelo Araújo, gerente de Relações Institucionais e
Desenvolvimento da Sureg-BH, recebe o símbolo do
Outubro Rosa, das mãos de Margarete Marinho
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o que mais causa morte entre as mulheres no Brasil. No mundo, é uma das principais causas de mortalidade feminina, sendo raro até os 35 anos, com os riscos aumentando progressivamente após essa idade.

“O objetivo da campanha para este ano é o aumentar o número de participantes ao movimento e intensificar cada vez mais a importância da prevenção”, explica os organizadores.

O Comitê Pró-Equidade de Gênero da Sureg-BH é composto pelos seguintes membros: Geraldo Advíncula, Simone Valadares, Margarete Marinho, Érica Emiliana, Sônia Pessoa e Gérson Rodrigues.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Programa de Sustentabilidade planeja reduzir o uso de copos descartáveis na empresa

Lançado nesta segunda-feira (8/10), no escritório do Rio de Janeiro, o projeto “Plástico Zero”, faz parte do programa “CPRM Sustentável”, que planeja reduzir o uso de copos descartáveis na empresa. Para isso, a coordenação do programa distribuiu canecas feitas de fibra de coco e distribuiu aos empregados e funcionários terceirizados. Elas irão substituir os copos de plásticos descartáveis.

Segundo Ana Paula que atua na coordenação do programa esse é o primeiro passo pra tornar a empresa sustentável. “Tentamos começar de forma dinâmica, com a distribuição das canecas. Queremos conscientizar os funcionários da necessidade de sustentabilidade, mas não de uma forma chata”. De acordo com Ana mais projetos do programa, como a revitalização da coleta seletiva e a construção do Bicicletário, devem ser lançados durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.