quinta-feira, 15 de abril de 2010

Natal recebe oficina de capacitação em defesa civil

Publicado em 22 de março de 2012



Brasília – Segue até a próxima sexta-feira (30/03), em Natal (RN), a terceira edição da oficina de capacitação da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) no Nordeste. O objetivo é treinar agentes de defesa civil e definir estratégias para ações conjuntas de prevenção e socorro aos moradores de áreas de risco.


A primeira edição aconteceu no Recife (PE) no dia 20 de março. Técnicos das outras 7 capitais nordestinas vão participar das oficinas nos próximos dias, até 20 de abril. Profissionais de mais de 80 coordenadorias municipais devem fazer parte dos treinamentos. “O alinhamento de informações e de procedimentos adotados pelas defesas civis no país devem estar sempre em conformidade, para que, em casos críticos, a população tenha rápido atendimento e os efeitos sejam reduzidos”, explicou Segundo Rafael Shadeck, diretor do Departamento de Minimização de Desastres da Sedec.

Para Carlos Frederico Angelis, coordenador de Operações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI), a participação do órgão nas oficinas tem sido muito importante. “Temos a oportunidade de demonstrar o trabalho realizado pelo centro, como a emissão de alertas de risco de deslizamentos e enxurradas; e ainda mantemos a aproximação com as coordenadorias municipais para novas parcerias e projetos”, comentou.

A aquisição de equipamentos para monitoramento e medição da chuva é uma das medidas previstas para aumentar a capacidade de previsão e mobilização diante de desastres naturais. Licitações estão em andamento para a compra de pluviômetros semiautomáticos, cuja operação envolve a comunidade, e automáticos, que permitirão que dados em tempo real cheguem ao Centro.

Municípios prioritários - No total, o Nordeste possui 56 municípios prioritários, ou seja, com registros históricos de desastres naturais e índice elevado de deslizamentos, enxurradas e desmoronamentos. A listagem foi elaborada com base em informações cedidas pela Sedec, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Também contribuíram com o mapeamento a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Agência Nacional de Águas (ANA).

Agenda–As próximas oficinas acontecem em Maceió (2 a 5/04), João Pessoa (2 a 4/04), Salvador (10 a 13/04), Aracaju (10 a 12/04), Teresina (16 a 19/04) e São Luiz (17 a 20/04).


Mais informações: www.mi.gov.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário