Abertura do treinamento contou com presença do chefe do Dehid, Frederico Peixinho |
Equipes da área de hidrologia do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) estão participando, esta semana, de treinamento para medição de vazão de rios com novos equipamentos acústicos - S5 e Flow Tracker - adquiridos pela CPRM para projetos que envolvem bacias experimentais. Técnicos que atuam nos Sistemas de Alerta Hidrológico também estão participando do treinamento.
O treinamento começou nesta segunda-feira (9/7), no Escritório do Rio de Janeiro, com apresentação teórica dos métodos de medição e dos equipamentos. Durante a semana, técnicos irão participar de aulas práticas nas estações Pedro do Rio e Rocio, em Petrópolis. O treinamento inclui análise dos dados coletados nas estações.
Estudos integrados em bacias experimentais e representativas estão sendo desenvolvidos na região serrana do Rio de Janeiro, pelo Departamento de Hidrologia (Dehid); no cerrado e semi-árido mineiro, pela Superintendência de Belo Horizonte; e zona da mata e caatinga (Bacia Escola de Catu), pela Superintendência de Salvador. Em todos os projetos, a CPRM atua em conjunto com universidades, e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.
Segundo o chefe do Dehid, Frederico Peixinho, que participou da abertura do evento. O curso reafirma o compromisso da CPRM com a hidrologia. Peixinho acredita na melhoria do trabalho com o uso dessas novas ferramentas. “Estamos dando um salto e temos que assimilar novas formas e métodos de trabalho”, avaliou Peixinho.
Além de técnicos do Dehid, estão participando do curso, analistas e pesquisadores em geociências lotados em Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, Teresina, Porto Velho, São Paulo e Manaus; técnicos do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) e Companhia Estadual de Águas e Esgotos do rio de Janeiro (Cedae).
Nenhum comentário:
Postar um comentário