sábado, 16 de julho de 2011

Recife realiza campanha para ajudar moradores atingidos pela seca


A Comissão Regional de Sustentabilidade da Superintendência Regional do Recife (Sureg-RE), em parceria com a Associação dos Empregados da CPRM Recife (AECPRM-RE), realizou no mês de junho a Campanha “Solidariedade também é sustentabilidade”, com o intuito de ajudar os moradores das cidades atingidas pela seca. 

A ação buscou coletar, entre os empregados da Sureg-Re, alimentos não perecíveis, água mineral e ração animal para as populações atingidas pela seca, considerada uma das maiores dos últimos 50 anos. Além disso, arrecadou também doações em espécie para o pagamento de caminhões  pipa a serem enviados para os municípios mais necessitados. Ao todo, foram arrecadados cerca de 50 kg de alimento e um valor aproximado de R$1500 – o equivalente a cerca de 11 caminhões pipa, com oito mil litros cada.

O total arrecadado foi entregue ao grupo Ação Solidária no Sertão, que distribuiu os itens doados na cidade pernambucana de Manari, a 450 km do Recife. Atuando desde dezembro de 2012, a equipe voluntária coleta donativos em diversos pontos da Região Metropolitana do Recife (RMR) e organiza a entrega nos municípios necessitados. Conheça o grupo Ação Solidária no Sertão.

A Comissão Regional de Sustentabilidade da SUREG-RE e a Associação dos Empregados da CPRM Recife (AECPRM-RE) agradeceram a todos/as pelas doações recebidas. Veja o agradecimento do grupo Ação Solidária no Sertão aos funcionários da CPRM.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Palestra mostra a importância dos alimentos para a saúde dos trabalhadores

Andrezza Martins mostra as atitudes que devemos
adotar para uma boa alimentação
Na última palestra da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), ocorrida nesta quinta-feira, 04/6, a nutricionista Andrezza do Carmo Martins destacou a "Alimentação Saudável no Trabalho", com enfoque na importância dos alimentos e a função de cada grupo de alimentos para a saúde e qualidade de vida das pessoas. 

Martins distinguiu cada grupo e enumerou as suas propriedades e as quantidades de cada tipo de alimento o corpo humano necessita para ter uma vida saudável e produtiva.  Os grupos de alimentos são: carboidratos ou energéticos: pães e massas, tubérculos e raízes e cereais; reguladores: frutas e verduras; proteínas ou construtores: leites e derivados, leguminosas e carnes, feijão e ovos; e gorduras ou energéticos extras: óleos e gorduras, doces e açúcares. 

A nutricionista explicou que todos os alimentos são importantes, o que vai determinar se farão bem ou mal é a quantidade ingerida e a forma e horários que as pessoas se alimentam. Também mostrou a importância de hidratar o organismo durante o dia, tomando água sempre que possível em quantidades menores. Segundo ela, é errado quando uma pessoa toma litros de água de uma só vez. O correto é tomar um copo por vez durante todo o dia.


A Sipat transcorreu no período de 1 a 5 de julho, e foi promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH).

Coral dos empregados de Belo Horizonte encerra a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho


Coral da Sureg-BH encerra a Sipat com
uma bela apresentação
Com uma apresentação do Coral dos empregados da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH) para uma plateia que lotou o Centro de Informação Multimídia, terminou, nesta sexta-feira, 05/6, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat).

Alisson Amorim, presidente da Cipa, salientou que a Sipat este ano superou as expectativas com a presença maciça dos empregados da Sureg-BH e da Litoteca de Caeté. “Tivemos palestras que despertaram grande interesse e que possibilitaram aos funcionários conhecerem técnicas de prevenção fundamentais para as atividades executadas no dia a dia do trabalho”, afirmou Amorim.

Marcelo Araújo e Lindinalva Felippe abriram o evento
Discursando no encerramento da Sipat, o gerente de Relações Institucionais e Desenvolvimento (Geride), Marcelo Araújo, ressaltou a importância da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Sureg-BH. Segundo ele, o trabalho executado pela Cipa se traduz na diminuição do número de comunicações de acidentes de trabalho (CAT’s), acarretando em um bônus para a CPRM. Araújo agradeceu aos representantes da CIPA que encerraram o mandato e desejou sucesso aos novos membros. Também elogiou a brilhante apresentação do Coral.


Representando o superintendente da Sureg-BH, Marco Antônio Fonseca, a gerente de Administração e Finanças (Gerafi), Lindinalva Felippe, agradeceu a todos os membros da Cipa. “Durante o mandato da atual diretoria da Cipa, a Superintendência e a Gerafi atenderam a tempo hábil todos os pedidos da Cipa”, disse. Lindinalva Felippe também elogiou o trabalho desenvolvido pelos membros da Comissão e colocou a Gerafi à disposição da nova equipe que assumiu a diretoria da Cipa.

Novos membros da Cipa-Sureg-BH

Alisson Amorim apresenta os novos membros da Cipa

Os novos representantes da Cipa, eleitos pelos empregados da Sureg-BH foram anunciados durante a cerimônia de encerrado da Sipat. São eles:

Representando o empregador

Presidente: Alisson Santos Amorim (reconduzido ao cargo); e Roberto Correia Lima dos Santos.
Suplentes: Macdowell Batista Costa, e Márcio Ferreira Augusto.

Representando os empregados

Titulares: Adailso Bento Figueiredo e Roselane Jardim César.
Suplentes: Julio César Lombello e Denise Lemos Dias.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Litoteca de Caeté recebe palestras da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Empregados de Caeté observam os exemplares 
de serpentes

Como parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) ocorreram nesta quarta-feira, dia 03/07, duas palestras na Litoteca Regional de Caeté.

Na parte da amanhã, a pesquisadora da Fundação Ezequiel Dias, Thais Helena Saraiva falou sobre animais peçonhentos. Saraiva explicou os hábitos, o comportamento, as forma de defesa e os cuidados que devemos ter para evitar uma picada venenosa. Durante a palestra, Saraiva expôs várias espécies de serpentes venenosas e não-venenosas, aranhas e escorpiões, demonstrando aspectos, características e grau de periculosidade. A bióloga também demonstrou como se deve proceder aos primeiros socorros às vítimas de animais peçonhentos.

A segunda palestra, apresentada à tarde, tratou da “Prevenção e Combate a Incêndios”, apresentada pelo especialista Wilson Eugênio, que mostrou os vários riscos de surgimento de incêndios e os diversos tipos de materiais inflamáveis. Explicou a maneira correta de prevenção e demonstrou como se deve realizar o combate ao fogo.


A Sipat, realizada nas cidades de Belo Horizonte e Caeté, de 1º a 5 de julho, é uma promoção da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA) da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH).


Funcionários da LIR-Caeté aprendem técnicas 
de combate ao fogo

Wilson Eugênio explica a importância da prevenção 
e do combate aos incêndios

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Empregados do Rio de Janeiro fazem doação para Hospital Psiquiátrico


Vinicius Pontes representa a CPRM na entrega 
das doações
Empregados do escritório do Rio de Janeiro acabam de doar agasalhos para adultos e crianças do Hospital Pedro de Alcântara. A iniciativa é do Programa de Sustentabilidade da Diretoria de Administração e Finanças (DAF), que durante os dias 10 a 21/6 iniciou a campanha. O objetivo é a doação para germinar ações que envolvam a dupla sustentabilidade e solidariedade entre os seus colaboradores.

O técnico de segurança do trabalho, Vinicius Pontes, que faz parte do Programa de Sustentabilidade da CPRM representou a empresa durante a entrega dos agasalhos. Para Pontes, a sustentabilidade não é só a conscientização ambiental, mas também a social. “Estar mobilizando uma empresa em prol de ajudar quem está precisando é muito importante. Eu vejo essa iniciativa muito produtiva porque são instituições que realmente necessitam. Essa é a sustentabilidade social”, enfatizou.


O Hospital Pedro de Alcântara é localizado
no Rio Comprido, Zona Norte (RJ)
Em agradecimento, a supervisora do setor de captação de recursos e divulgação do Hospital, Bethânia Buckton, destacou que são essas ações que fornecem força e coragem para que eles continuem lutando à frente dessa obra. “É com muito carinho que agradecemos pela maravilhosa doação de roupas em nome das pacientes do Hospital Pedro de Alcântara. Desejamos paz, amor e muitas alegrias no ato de doação incondicional ao próximo”.

O Programa CPRM Sustentável tem a finalidade de conscientizar os colaboradores da empresa da importância de adotar ações e atitudes com base em princípios da sustentabilidade nas esferas social, econômica, cultural, ecológica e política, ajustados no desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as demandas das futuras gerações.


Fundado em 1945, o Hospital Pedro de Alcântara (HPA) tem a finalidade de dar assistência médico-hospitalar gratuita na área da Psiquiatria, exclusivamente a mulheres portadoras de transtornos mentais e comportamentais, bem como o atendimento médico-ambulatorial a ambos os sexos. Além disso, o hospital atende em seu ambulatório os serviços de Psicologia, Nutrição, Terapia Individual e Terapia em grupo.