Thales Sampaio fala das ações do governo federal e da CPRM para a gestão dos recursos hídricos no país |
O evento contou com a participação de técnicos, representantes e gestores governamentais, e instituições voltadas para os estudos do aquífero, o segundo maior do país, com uma área aproximada de 140 mil km², e que estende-se, em maior ou menor proporção, pelos estados de Minas Gerais, Bahia, Piauí, Maranhão, Tocantins, Goiás e o Distrito Federal.
Durante a abertura, o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Thales Sampaio, falou das ações da instituição e do Governo Federal para a área de recursos hídricos no Brasil, com destaque para os diversos projetos da instituição voltados para o conhecimento das águas subterrâneas no país. Thales Sampaio abordou especialmente a Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas (Rimas), focalizando o Aquífero Urucuia.
Já a diretora-geral do Inema, Márcia Telles, destacou a importância do seminário. “Existe hoje uma grande preocupação com a preservação e o uso sustentável do Urucuia e o governo da Bahia vem implementando políticas que buscam a conservação das reservas de águas subterrâneas. Para isso conta com um corpo técnico qualificado”, disse a diretora do Inema.
Palestra sobre a Rimas
Maria Antonieta apresenta a Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas (RIMAS) |
Antonieta apresentou números sobre a Rimas no Estado da Bahia, onde existem 60 poços inseridos à rede da CPRM. Segundo ela, em 2013 serão perfurados mais três poços estratigráficos que terão a finalidade de recolher informações sobre as camadas de rochas de uma bacia, buscando determinar os processos e eventos que as formaram, além de reunir outras informações geológicas.
Sobre parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente da Bahia (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), a geóloga explicou que é fundamental para a manutenção e ampliação da rede no Estado. “Os dados já estão sendo compilados e disponibilizados para gestores públicos, acadêmicos e demais interessados”, afirmou.
Além do diretor Thales Sampaio e a coordenadora da Rimas, Maria Antonieta Mourão, pela CPRM participou do Seminário o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência Regional de Salvador (Sureg-SA), Gustavo Carneiro. Também esteve presente ao evento o superintendente da Sureg-SA, Teobaldo de Oliveira Junior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário