quarta-feira, 9 de maio de 2012

14º Prêmio de Excelência destaca as empresas que investiram em tecnologia, processos e conceitos na mineração


Manoel Barretto entrega o prêmio a Ronaldo Penna, da Vale
Com a presença do diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto, e o secretário-adjunto da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM-MME), Carlos Nogueira, ocorreu, na terça-feira (08/05), em Belo Horizonte, o 14º Prêmio de Excelência da Indústria Mínero- Metalúrgica Brasileira.

O prêmio é uma promoção da revista Minérios & Minerales e tem como objetivo incentivar e divulgar as melhores tecnologias, processos e conceitos aplicados pelas mineradoras brasileiras. Nesta edição, foram inscritos 122 projetos abrangendo as mais variadas áreas de atuação das mineradoras.


Uma comissão de analistas, formada por Joseph Young, diretor editorial da Minérios & Minerales; Décio Casadei, da Casadei Engenharia; e José Mendo, da J. Mendo Consultoria, selecionou 18 projetos nas categorias Aumento de Vida Útil, Frota, Geologia, Gestão, Lavra, Lavra Subterrânea, Manutenção, Meio Ambiente, Processo, Relações com a Comunidade e Segurança.

Mesa de abertura do evento
Durante a premiação, Carlos Nogueira, entregou o prêmio na categoria Meio Ambiente ao representante da Anglo American, pelo projeto “Recuperação de Rejeitos da Barragem”, de autoria de João Gomes, coordenador de Processo e Laboratório na Anglo American Sistema Amapá.

O diretor-presidente da CPRM, Manoel Barretto, fez a entrega do prêmio na categoria Processo ao representante da Vale, pelo projeto “Redução de Transbordo ou Geração de Resíduo no Processo de Concentração de Ferro na Usina Conceição da Vale em Itabira, de autoria do gerente de área, José Geraldo Rolim Zacarias, e do gerente de operações, Ronaldo Barros Penna, ambos da gerência de Tratamento de Minério da Usina Conceição. A premiação contou com o apoio de diversas empresas e instituições, entre elas a SGM-MME e a CPRM.

Simpósio debaterá desafios e tendências da exploração mineral


O V Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (Simexmin) acontecerá entre os dias 20 e 23/5 em Ouro Preto, Minas Gerais, com a copromoção daSociety of Economic Geologists (SEG). Promovido a cada dois anos pela Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (Adimb), o evento é um fórum de referência em exploração mineral que convoca a comunidade brasileira e internacional do setor para discutir os avanços e desafios da exploração mineral. Além de representar uma oportunidade de negócios de prospectos e de serviços para exploração mineral.

Serão oferecidas palestras sobre políticas e programas governamentais e empresariais para descobertas de depósitos minerais; prospecção, descobertas e desenvolvimentos de depósitos de classe mundial; tendências para investimento e financiamento; técnicas exploratórias; depósitos minerais brasileiros; entre outros assuntos. Além disso, haverá a apresentação de projeto de ouro em desenvolvimento na Amazônia.

As discussões envolverão temas técnicos, econômicos, políticos, legais, e de financiamento como o crescente interesse por novas commodities, a instabilidade da economia mundial, os fortes investimentos em ouro e as incertezas do novo marco regulatório para o setor mineral. Antes e depois do Simpósio serão oferecidos cursos de aperfeiçoamento envolvendo técnicas exploratórias, metalogenia e avaliação de depósitos minerais e responsabilidade coorporativa.
As inscrições antecipadas podem ser feitas pela internet até amanhã (11/5). Após esse período, os interessados devem procurar a secretaria do evento, em Ouro Preto, a partir do dia 20/5.

Manoel Barretto participa de reunião sobre enchentes com a presidenta Dilma e ministros


A presidenta Dilma Rousseff realizou na manhã desta quarta-feira (9/5) uma videoconferência com o governador do Amazonas, Omar Aziz, para discutir a continuidade das ações de enfrentamento das enchentes no estado. Foi decidido que uma equipe do governo federal, liderada pelo ministro da Integração, Fernando Bezerra, viajará na manhã desta quinta-feira (10/5) a Manaus para reunir-se com o governador e participar da criação do Comitê Local de Monitoramento.


Antes da videoconferência, a presidenta reuniu-se com o grupo que já participa das ações federais, no âmbito da defesa civil, para o enfrentamento das enchentes. Além de Bezerra, estiveram presentes o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e representantes da Defesa Civil, do Ministério da Defesa, do Gabinete de Segurança Institucional, da Casa Civil e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto, o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura e o superintendente de Manaus, Marco Antônio de Oliveira participaram da reunião com a presidenta Dilma e os ministros. Marco Antônio vai acompanhar amanhã os ministros em Manaus.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Encontro reúne especialistas em hidrometria em Manaus

Técnicos do Serviço Geológico do Brasil, que atuam na área de medição das variáveis hidrológicas, participam de Workshop Internacional sobre Hidrometria, em Manaus. O evento reúne especialistas internacionais e tem como proposta promover a discussão de temas relacionados à hidrometria, como a variação das cotas dos rios, a qualidade das águas e os principais componentes do ciclo hidrológico.


Durante o encontro serão executadas atividades práticas de medições hidrológicas que terão o apoio da CPRM. Os pesquisadores irão trocar experiências no uso dos novos equipamentos de hidrometria, os avanços técnicos e científicos na área.


segunda-feira, 7 de maio de 2012

Divulgado boletim de alerta de cheias para Manaus


A Superintendência Regional do Serviço Geológico do Brasil, em Manaus, divulgou nesta quarta-feira (2/5), o segundo boletim de alerta de cheias para Manaus. A previsão anunciada foi de 29,40 m para a cota mínima e 30,13 para a máxima. Caso chegue a atingir a cota máxima, a cheia irá superar em 39 centímetros a maior enchente registrada em 2009, quando o rio alcançou a cota de 29,77 m.


O terceiro e último alerta sobre as cheias na região será divulgado em 31 de maio, 25 dias antes do pico da cheia para melhor precisão no fornecimento de dados à população.

No Estado, 38 municípios, incluindo a capital, já decretaram situação de emergência. Segundo Marco Antônio Oliveira, superintendente regional de Manaus, o rio que estava subindo de 5 a 6 cm por dia, deverá reduzir sua subida. A cota do Rio Negro de hoje é de 29,33 m, subida de 3 cm se comparado com a medição de ontem (1º/5).

sexta-feira, 4 de maio de 2012

CPRM instala moderno equipamento em laboratório da UnB


O equipamento vai permitir segurança na interpretação das análises
e alavancar a geração de conhecimento geológico no país
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) acaba de montar moderno microscópio eletrônico de varredura (MEV), no laboratório de Estudos Geocronológicos, Geodinâmicas e Ambientais, da Universidade de Brasília (UnB), que faz parte da Rede Geochronos. A aquisição do equipamento foi possível graças ao convênio firmando entre as duas instituições. A parceria busca capacitar pesquisadores brasileiros e dar um salto qualitativo nas pesquisas de mapeamento geológico e recursos minerais desenvolvidas no país.


O equipamento adquirido com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) custou cerca de 1 milhão de reais, incluindo montagem e treinamento de pessoal. De acordo com o coordenador do laboratório, prof. Elton Dantas, a intenção da UnB é ampliar parceria com a CPRM. “Além dos pesquisadores da CPRM, o aparelho será utilizado em projetos ligados à graduação e pós-graduação em geologia, pela Petrobras e universidades do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.” destaca.

Câmara interior do MEV onde as amostras podem
ser analisadas sob pressão ambiente, baixo ou alto vácuo
O MEV é um dos mais modernos equipamentos disponíveis no mercado consolida o laboratório da UnB como referência na datação da idade dos minerais na América Latina. Segundo Dantas, o diferencial do equipamento é a capacidade analítica dos elementos, alta definição de imagens de catodoluminescência. O aparelho permite análise de amostras de minerais com até 14 cm. “Vamos gerar conhecimento a partir de dados analíticos de alta precisão”, avalia Dantas.

A pesquisadora em geociências Joseneusa Brilhante Rodrigues trabalha no Departamento de Recursos Minerais da CPRM, ela está utilizando o MEV para análises geocronológicas que darão suporte a diversos projetos de pesquisa da empresa, como Terras Raras e Diamante Brasil. Para Joseneusa, o equipamento permite análises químicas qualitativas com precisão, além de produzir imagens de alta definição. “Agora temos mais segurança na interpretação das analises U-Pb”, comenta a pesquisadora. “O MEV poderá ser utilizado para uma série de pesquisas que vai além da datação de amostras de rochas, contemplando as análises de fósseis e de ligas metálicas”, explica.

Joseneusa também destaca que o MEV vai permitir o aprimoramento dos profissionais que atuam na CPRM. “Nos últimos anos a CPRM deu um salto tecnológico ao reformar e criar novos laboratórios. Isso motiva os pesquisadores que atuam na empresa e alavanca a geração de conhecimento geológico do país”, avalia. A pesquisadora explica que o aparelho é capaz de ampliar mais de 15 mil vezes imagens de amostras de minerais. A leitura das amostras é feita por um feixe de elétrons emitido na superfície da amostra. Os elétrons interagem com o mineral permitindo ao pesquisador avaliar entre outras coisas, sua composição química.



Assista ao vídeo explicativo sobre o MEV

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Cooperação científica com a União Europeia vai estudar a Bacia Amazônica

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participa, nesta quinta-feira (3/5), do lançamento do projeto de cooperação científica - CLIM-AMAZON que busca compreender os processos de transporte e sedimentar relacionados com as alterações climáticas e geodinâmicas na maior bacia fluvial do mundo, a Bacia Amazônica.

A solenidade será realizada em Brasília, e contará com presença do diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura, autoridades do governo, pesquisadores europeus e brasileiros da área de geociências e meio ambiente, além de representantes da comunidade científica.



Financiado pela União Europeia o estudo visa também identificar as relações entre clima, meio-ambiente, hidrologia, erosão, transporte e deposição de sedimentos na Bacia Amazônica. Durante o projeto pesquisadores brasileiros e europeus especializados em geociências irão trocar experiências com o objetivo de entender melhor as mudanças históricas dos procedimentos de transporte e deposição dos sedimentos na Bacia Amazônica e suas interações com o Oceano Atlântico.

Local do evento:
FINATEC- Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos
Campus Universitário Darcy Ribeiro, Av. L3 Norte, Ed. Finatec – Asa Norte
Contato: (61) 3348-0400