quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Diretor Thales Sampaio visita poço pioneiro no Sertão de Alagoas



O diretor de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), geólogo Thales Sampaio, em companhia do secretário de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente de Alagoas, Napoleão Casado e do superintendente regional de Recife, José Wilson, visitou na segunda-feira (4/11) o poço pioneiro para produção de água, localizado no município de Mata Grande, Alagoas.


Produzindo 130.000 litros/hora de água de excelente qualidade físicoquímica  o poço é de extrema importância para aquela parte do sertão alagoano, por se tratar de uma nova fronteira para exploração de reservas hídricas subterrâneas. Com 420 metros de profundidade é o primeiro poço construído em uma área onde se acreditava não existir reservas tão significativas. Os estudos hidrogeológicos, apoiados por levantamentos geofísicos indicaram fortes indícios da ocorrência de um bom aquífero, comprovado neste momento.


Este poço integra a rede estratégica de poços, composta por 24 sistemas de  abastecimento, implantada em oito estados do semiárido nordestino pela CPRM, em parceria com a Secretaria de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional com o objetivo de oferecer  fontes permanentes de suprimento  de água, com grandes vazões e excelente qualidade,  para abastecimento de carros pipas.

Acesse a galeria de fotos

Presidenta Dilma envia ao Congresso projeto que cria cotas raciais para concursos públicos


Participantes da Conferência cumprimentam a
presidenta Dilma
A presidenta Dilma Rousseff encaminhou, nesta terça-feira (5/11), durante a abertura da III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, mensagem ao Congresso de projeto de lei, em caráter de urgência, que destina 20% das vagas em concursos públicos federais para negros. Segundo Dilma, a medida terá um imenso potencial transformador, que deve servir de exemplo, inclusive, para outras unidades da federação e demais poderes. A coordenadora do Comitê Nacional de Gênero e Raça da CPRM, Sandra Schneider participou, representando a empresa, da abertura do evento.


“Ação afirmativa trata as duas coisas, a questão racial e a social simultaneamente. Construir ações afirmativas é essencial para que, de fato, se efetive a igualdade de oportunidades sócio racial. Sem ações afirmativas não tornaremos realidade a igualdade de oportunidades. (…) Nós queremos iniciar a mudança na composição racial dos servidores, tornando-a representativa da população brasileira”, disse a presidenta Dilma.

Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, 
Sandra Schneider e ministra de Direitos Humanos, 
Maria do Rosário
Dilma ainda afirmou que a existência de um ministério, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), que coloca como objetivo a questão do racismo e o combate às desigualdades raciais, é essencial. A presidenta, durante a cerimônia, também assinou decreto que institucionaliza a política do Estatuto da Igualdade Racial, com o compartilhamento de responsabilidades, e que, segundo ela, vai estar baseado na participação da sociedade civil e na gestão democrática.

“Devemos reconhecer e devemos valorizar essa diversidade cultural. Esse tema, ‘Democracia e desenvolvimento sem racismo’ e ‘Por um Brasil afirmativo’ tem de celebrar esse fato, constitutivo inicial da nossa nacionalidade, diferentes de qualquer outro país e que temos de nos orgulhar. mas não devemos ignorar que a cor da pele foi e infelizmente ainda é motivo de exclusão, discriminação e preconceito contra milhões de brasileiros”, destacou Dilma.

Wania Sant'anna da Petrobras, Sandra Schneider, Ana 
Gesteira de Furnas e Gleide Brito da Eletronorte
Dilma também anunciou a criação, no Ministério da Saúde, de uma instância específica para dar atenção à população negra. E afirmou que as comunidades quilombolas e os distritos indígenas terão prioridade na distribuição de profissionais da próxima etapa do Programa Mais Médicos. A presidenta ainda afirmou que o governo federal dará todo respaldo para o Plano Juventude Viva, combatendo o que vem sendo classificado de genocídio da juventude negra.


Ouça o discurso da Presidenta Dilma Rousseff


Com informações do Blog do Planalto

Técnicos assumem em Belo Horizonte

Gerente Márcio Silva, supervisor Júlio César Pinho e
técnicos que irão atuar na Geremi

A Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH) começou a receber os primeiros aprovados no concurso público realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).  Ontem, (5/11), 12 técnicos chegaram para atuar nas gerências de Geologia e Recursos Minerais (Geremi); Hidrologia e Gestão Territorial (Gehite); e Relações Institucionais e Desenvolvimento (Geride).

Ao dar as boas-vindas aos técnicos que atuarão na Geride, o gerente de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Marcelo de Araújo Vieira, avaliou a importância da chegada de novos engenheiros químicos concursados. “Eles irão contribuir para a consolidação do Laboratório de Análises Minerais (Lamin-Caeté-MG)”, afirmou.

Gerente Marcelo Vieira, química Magda Cristina Pinto
e os novos técnicos da Geride
Para o gerente de Geologia e Recursos Minerais, Márcio Antônio da Silva, o ingresso de geólogos e geofísicos na Sureg-BH constitui-se num fator importante para o atual estágio da instituição. “Com os novos concursados teremos uma melhor condição na execução de novos projetos, de forma a atender às demandas da CPRM frente às necessidades de novos conhecimentos na área de geologia e recursos minerais para o desenvolvimento sustentável do país”, destacou.

Outro que comemorou a chegada de novos técnicos foi o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial, Márcio de Oliveira Cândido. Segundo ele, os novos profissionais que estão sendo integrados à Sureg-BH, em particular à Gehite, irão contribuir para o avanço das ações em áreas de risco, hidrologia e gestão territorial. “O ingresso desses novos profissionais irá ampliar a capacidade da CPRM de oferecer, cada vez mais, importantes informações para a gestão pública e para a sociedade como um todo”, ressaltou Márcio Cândido.


Confira a relação dos técnicos que assumiram

Geremi – Geólogos Raianny Carolini Ramos Ferreira, Mahira Ferreira Tedeschi, Frederico Moreira Freitas, Francisco Teixeira Vilela, Joana Tiago Reis Magalhães e o geofísico: Higo Oliveira Nunes.

Gehite – Engenheiro hídrico Breno Guerreiro da Motta e os geólogos Natália Dias Lopes, Ítalo Prata de Menezes e Lenilson Queiroz.

Geride – Engenheiros químicos Fernando Gusmão Brandão e Ronan Sousa Oliveira.



Supervisor Haroldo Viana, gerente Márcio Cândido
e técnicos que estão iniciando na Gehite

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Técnicos de Porto Velho aprendem a metodologia para previsão de cheias no rio Acre

Éber Pinto e técnicos Catharina Campos
e Francisco Barbosa

Para discutir os métodos de previsão dos níveis do rio Acre nos municípios de Rio Branco e Brasiléia, no estado do Acre, e obter conhecimentos aplicáveis em sistemas de alerta contra cheias em operação no país pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), estiveram, nos dias 4 e 5/11, na Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH) os engenheiros hidrólogos da Residência de Porto Velho, Catharina Campos e Francisco Barbosa.

Durante o encontro, os técnicos de Porto Velho, responsáveis pelo acompanhamento dos níveis do rio Acre, aprenderam sobre a metodologia aplicada nos sistemas de alerta e receberam conhecimentos sobre todas as fases de gestão dos sistemas de alerta operados pela CPRM. 

O encontro ocorreu em formato de treinamento conduzido e orientado por Éber Pinto, coordenador-executivo do Departamento de Hidrologia da CPRM e pesquisador em Geociências da Sureg-BH.

CPRM participa da Conferência de Promoção da Igualdade Racial


Cerca de 1400 pessoas participarão de um amplo debate em torno do tema “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo” na III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (III CONAPIR), que começa nessa terça e vai até quinta-feira (5 a 7 de novembro), em Brasília. A coordenadora do Comitê Nacional de Gênero e Raça da CPRM, Sandra Schneider participa, representando a empresa, da abertura do evento às 19 horas, no Centro de Convenções e Eventos Brasil 21, em Brasília.


O evento tem como principal objetivo reafirmar e ampliar o compromisso do governo e da sociedade brasileira com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade como fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça social no país.

Nos três dias de Conferência, a missão dos (as) participantes é apontar caminhos para a construção de um Brasil afirmativo, que considere a importância da inclusão racial nos processos de democratização e desenvolvimento do país. O debate se dá numa conjuntura favorável, com acúmulo de conquistas políticas, econômicas e sociais para o segmento negro que, pela primeira vez representa oficialmente mais da metade da população (50,7%) por autodeclaração no último Censo do IBGE (2010).

A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR) e o Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) coordenam a organização do evento, que terá 1.200 delegados e delegadas, além de 200 convidados.

Transmissão: A solenidade de abertura (às 19h do dia 5/11) e o encerramento da III CONAPIR serão transmitidos ao vivo pela TV NBR e pelo site  do evento http://iiiconapir.seppir.gov.br/, onde também poderão ser conferidas entrevistas de participantes, fotos, matérias e vídeos. As atualizações ainda estarão disponíveis nas redes sociais Twitter (@SEPPIR) e Facebook (https://www.facebook.com/Seppir).


Mais informações:
www.seppir.gov.br/iiiconapir
Telefone: (61) 2025-7021 e 0800 645 63 59

E-mail: conapir2013@seppir.gov.br

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Canal Adutor do Sertão Alagoano leva água a municípios e povoados do estado

Diretor Thales Sampaio e Ministro Francisco Teixeira 

O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, participou, na segunda-feira (4/11), ao lado do governador de Alagoas, Teotônio Vilela, da assinatura da ordem de serviço da obra de Integração do Canal Adutor do Sertão Alagoano com o Sistema Coletivo de Abastecimento de Água do Alto Sertão Alagoano. O diretor de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Thales Sampaio participou do evento.

 “Essa ordem de serviço é muito representativa não só para governo de Alagoas como para o governo federal. Com a obra pronta, vamos reduzir muitos custos de operacionalização. Os recursos investidos serão aplicados para melhorar a estação de tratamento, oferecer mais água de qualidade e em quantidade maior”, afirmou Francisco Teixeira.


Governador de Alagoas, Teotônio Vilela
e diretor Thales Sampaio
 A obra, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), compreende a inversão de fluxo, ampliação e melhorias do Sistema Adutor do Alto Sertão de Alagoas, a partir da interligação com o Canal Adutor do Sertão Alagoano, cuja extensão total prevista é de 250 quilômetros.

 A interligação está localizada no município de Água Branca, no km 36,8 do Trecho I do Canal do Sertão. A obra irá atender aos municípios de Água Branca, Canapi, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho d’Água do Casado, Pariconha e Piranhas e mais 24 povoados. 

 “Esse empreendimento, que chamamos de Adutora do Alto Sertão, vai captar água do Canal do Sertão e levar água para oito municípios da região mais seca, mais árida do estado, que é a região de Delmiro Gouveia. Aproximadamente 150 mil sertanejos serão beneficiados com água na torneira, de qualidade, tratada”, disse Teotônio Vilela.

 Ao todo, a integração do Canal Adutor com Sistema Coletivo de Abastecimento de Água do Alto Sertão levará água para consumo de mais de 128 mil habitantes, população prevista até o ano de 2035. Os recursos do PAC destinados à obra totalizam mais de R$ 89 milhões. A previsão é de que o empreendimento seja concluído em 2015.


Com informações do Ministério da Integração


CPRM participa da II Semana de Geofísica da UnB

Participantes da mesa de abertura

O diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura, participou na segunda-feira (4/11), às 14 horas, da abertura da II Semana de Geofísica da Universidade de Brasília (UnB). O tema debatido foi “O Mercado de Trabalho do Geofísico”. Além do diretor, fizeram parte da mesa Álvaro Gomes, da Petrobrás, Francisco Aquino, da Sociedade Brasileira de Geofísica, Fernando Zaider, da Geologia Brasil, e Augusto Pires, Marco Ianniruberto e Adriana Chatack, do Instituto de Geociências da UnB. Os geólogos da Divisão de Geofísica (Digeo) Maria Laura e Alexandre Lago, farão uma palestra na terça-feira (5/11), às 14 horas, sobre Atuação do Geofísico na CPRM.


A II Semana de Geofísica da UnB acontece entre os dias 04 e 08 de novembro e conta com o apoio da CPRM. Reúne estudantes e profissionais de diversas áreas na geofísica e oferece seis minicursos e nove palestras à comunidade acadêmica, com temáticas como geofísica offshore, exploração de recursos naturais, perfilagem de poços, geofísica espacial, estudos de geodésia e geofísica área.

O diretor Roberto Ventura fala sobre
áreas de atuação de geofísica
Augusto Pires abriu o debate e agradeceu a presença do diretor da CPRM, assim como dos demais componentes da mesa. O diretor Roberto Ventura deu continuidade a mesa-redonda falando sobre o concurso promovido pelo Serviço Geológico do Brasil, que conta com 26 contratados para a área de geofísica em todo o Brasil

Ventura falou sobre a importância do geofísico ter um excelente embasamento. “Para mim esse é um diferencial muito forte, essa base da matemática e da física é fundamental. E por vezes eu acho que isso não está ocorrendo no Brasil”, frisou o diretor. O representante da Petrobrás, Álvaro Gomes, concordou com essa colocação do diretor da CPRM e reiterou a relevância de ter um conhecimento nessas áreas.

Por fim, o diretor Roberto Ventura, falou das áreas de atuação do profissional de geofísica, como no processamento e interpretação de dados, no desenvolvimento tecnológico, na geofísica terrestre e em áreas oceânicas.