terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Superintendência de Porto Alegre recebe novos concursados

Novos concursados da Superintendência de Porto Alegre

No dia 02 de dezembro a Superintendência de Porto Alegre (Sureg-PA) recebeu seis novos empregados que foram aprovados no último concurso público. Entre eles, profissionais de geologia, engenharia, administração e técnico em hidrologia. Pela manhã, os empregados se reuniram com o superintendente, José Leonardo Andriotti, e com os gerentes que discorreram sobre os principais projetos que estão sendo executados pela Superintendência. A Sureg aguarda a chegada de mais três concursados em janeiro do próximo ano, totalizando nove profissionais.

Ana Cristina Bomfim Peixoto, engenheira química lotada na Relações Institucionais e Desenvolvimento (Geride) de Porto Alegre, falou sobre as perspectivas dentro da empresa. “As minhas expectativas são as melhores. A responsabilidade é grande de iniciar as atividades em química aqui na Sureg-PA, que será capaz de agregar conhecimento científico aos projetos existentes e futuros”, comentou a engenheira. 

CPRM leva profissionais para conhecer locais de risco na região serrana do Rio de Janeiro

Profissionais reunidos no município de Teresópolis

A CPRM levou profissionais que participaram do 14º Congresso de Geologia de Engenharia e Ambiental para visita técnica aos locais de deslizamentos nos municípios de Nova Friburgo e Teresópolis. A instituição é responsável por realizar mapeamentos de risco geológico e cartas de suscetibilidades a deslizamentos e enchentes na região serrana do Rio de Janeiro. Esse trabalho faz parte do plano do governo de prevenção e resposta aos desastres naturais.


Jorge Pimentel, geólogo coordenador-executivo do Departamento de Gestão Territorial da CPRM, falou sobre a importância de transmitir o conhecimento. “É um grupo heterogêneo, temos engenheiros, geólogos, professores, não geólogos. É importante a contribuição no sentido de trazer essas pessoas que não tiveram a oportunidade de vivenciar e conhecer esses processos e transmitir esse conhecimento”, disse o pesquisador.

As visitas técnicas são importantes para identificar os processos geológicos que estão envolvidos em cada episódio de escorregamento, pois ajudam as equipes a projetar e prever o que pode acontecer em outras áreas, tornando possível fazer mapeamentos geológicos de risco e cartas de suscetibilidade mais eficientes.


A geóloga Patrícia Jacques exalta a importância da iniciativa. “A gente precisa valorizar essas visitas técnicas porque isso contribui para o nosso aprimoramento profissional.”

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Porto Velho ganha espaço de convivência


Inauguração do espaço de convivência

Durante visita a Residência de Porto Velho, onde participou do projeto DAF Itinerante e de reunião com os novos concursados que chegaram para trabalhar na unidade regional, o diretor de Administração e Finanças, Eduardo Santa Helena, esteve presente na solenidade de inauguração do espaço social de convivência da Residência. O diretor foi homenageado pelo apoio da diretoria na construção do espaço, que visa integrar empregados e colaboradores. O espaço vai sediar também refeitório e a sede da Associação dos Empregados. 

Em seu discurso, ao lado da chefe da unidade, Helena da Costa Bezerra e da presidente da Associação, Pamela Silva; o diretor destacou a importância da Residência de Porto Velho, que segundo ele, possui profissionais altamente qualificados atuando na vanguarda de vários projetos da empresa. Ele também ressaltou a parceria firmada entre a DAF e a Associação dos Empregados para realização das obras do espaço de convivência. “Nós apoiamos toda e qualquer iniciativa que possa melhorar a qualidade de vida de nossos profissionais. Para isso estamos investindo na ampliação e reforma em diversas unidades regionais”, disse o diretor.    

Diretor recebe homenagem da associação
Santa Helena disse que era uma honra para ele estar presente na inauguração do espaço, pois havia acompanhado as dificuldades enfrentadas para realização das obras. Ele deixou ainda uma mensagem de estímulo aos novos empregados presentes no evento. “Ousadia, inovação e compartilhamento de conhecimento. Com essas atitudes vocês vão ajudar manter a empresa em um patamar de excelência”, afirmou o diretor.

A chefe da Residência Helena da Costa Bezerra agradeceu a presença e o apoio do diretor na construção do espaço de convivência. “Antes a gente não tinha um espaço adequado para reunir os empregados. É um sonho que se tornou realidade graças à união entre os empregados e o apoio da DAF”, disse Helena Bezerra, lembrando que a inauguração se deu em um momento especial, com a chegada dos novos concursados.

Sonho realizado - A presidente da Associação dos Empregados, Pamela Silva, disse que a iniciativa fortalece a entidade. Ela agradeceu a todos os envolvidos na criação do espaço de convivência. “Hoje é um dia especial, pois o que há alguns anos era um sonho distante, hoje é realidade. Valeu a pena acreditar nesse projeto”, disse Pamela. Ela agradeceu a Helena Bezerra e ao diretor Eduardo Santa Helena, que segundo Pamela atuaram como facilitadores. “Nossa gratidão ao diretor Santa Helena, que sempre esteve acessível aos novos pleitos e sensível às questões da associação”, agradeceu.


A solenidade reuniu empregados e colaboradores
Participaram também da solenidade, o Superintendente do DNPM, Deolindo de Carvalho; o assessor da DRI, Rommel da Silva Souza; o assistente de Administração e Finanças, Alex Santos Silva; o assistente de Geologia e Recursos Minerais,   Anderson Alves de Souza; e o assistente de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Marcos Luiz do Espírito Santo Quadros.

Porto Velho recebe novos concursados



 Novos empregados já estão trabalhando em Porto Velho

A Residência de Porto Velho acaba de receber 12 novos profissionais do concurso público promovido pela CPRM. Até janeiro outros 21 chegam para trabalhar na unidade regional, totalizando 33 novos profissionais, entre eles: geólogos, engenheiros, técnicos em hidrologia e administradores.

Na quinta-feira (5/11) eles participaram de encontro com a psicóloga Isabel Gemelli para conhecer um pouco mais sobre a instituição. Os novos empregados se reuniram ainda com o diretor de Administração e Finanças, Eduardo Santa Helena, que estava em Porto Velho. Na ocasião, Santa Helena citou os principais projetos que estão sendo executados pela CPRM. 

Eduardo Santa Helena se reuniu com
os novos concursados 
“Estamos com uma gama de ações muito grande. A empresa nos últimos anos deu um salto de qualidade e por isso vem sendo demandada cada vez mais pelo governo. Esse concurso reflete essa melhoria em nossos processos. Conseguimos em parceria com o Cespe fazer um concurso em tempo recorde. E vocês são a prova desse dinamismo, pois já estão trabalhando”, disse o diretor, destacando ainda que, com a chegada dos novos concursados será possível atender solicitações de transferência dos empregados.

Santa Helena elogiou o trabalho realizado pela unidade regional para receber os novos empregados. “Realmente a gente percebe que eles se prepararam para acolher os concursados. A Residência está de parabéns pelo trabalho” disse o diretor. A chefe da Residência, Helena da Costa Bezerra disse que a unidade passou por uma reforma para tender a nova realidade.  “Fizemos adequações que visam atender ao aumento de funcionários”, disse Helena.

Expectativa - A mineira Lyntherner Bianca se formou em geologia pela Universidade de Ouro Preto. Ela vai trabalhar com geocronologia, na área recursos minerais. Bianca diz que se sente orgulhosa em trabalhar numa instituição de prestigio como CPRM.  O geólogo paulista Thiago Franzolin diz que sua expectativa é crescer profissionalmente dentro da empresa. Já o engenheiro gaúcho Franco Bunffon afirma que pretende trazer sua experiência em consultoria no setor privado para ajudar a desenvolver projetos na área de hidrologia. 


 Na ocasião o diretor destacou os
principais projetos da empresa
Para o brasiliense Paulo Gramacho formado em biologia, “trabalhar na Amazônia era um sonho”. Ele assumiu cargo de técnico em hidrologia na unidade. O mais experiente do grupo é o geólogo José Antônio, que há 15 anos trabalha na construção de usinas hidrelétricas na região. Ele vai atuar no mapeamento de áreas de risco.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

DAF Itinerante visita Porto Velho

Abertura da oficina

Em mais uma edição, o projeto “DAF Itinerante” visitou a Residência de Porto Velho. Na ocasião, técnicos da área administrativa e financeira da unidade participaram de oficinas, debates e dinâmicas de grupo com o especialista em gestão, João Orban, assessor da diretoria. “A ideia é conhecer a realidade de cada unidade, identificar problemas e propor soluções dentro de uma gestão participativa”, disse o diretor Eduardo Santa Helena, na abertura do encontro, nesta quinta-feira (5/12), que contou ainda com a presença da chefe da unidade, Helena Costa Bezerra; e do assistente de Administração e Finanças, Alex Silva.

Empregados participam do encontro
Helena Bezerra agradeceu a presença do diretor na unidade e destacou a importância da iniciativa, que segunda ela, é uma evolução que vai trazer novos conceitos na gestão de processos administrativos. Eduardo Santa Helena disse que o projeto busca ouvir sugestões e problemas para compartilhar soluções. O diretor lembrou que nos últimos anos a empresa passou por um intenso processo de transformação que faz com que a instituição tenha que repensar seus processos de trabalhos e inovar na gestão para dar um salto de qualidade.


O diretor visitou as dependências da unidade que passou recentemente por uma reforma. Ele conheceu a biblioteca e laboratórios e se reuniu com gerentes e os novos empregados que acabam de chegar na Residência.  


Diretor visita biblioteca










CPRM participa de reunião com a ANA e outros Órgãos Gestores


O Serviço Geológico do Brasil participou, na quarta-feira (4/12), de reunião na sede da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa),  em Belo Horizonte. Sendo representada pela hidrogeóloga Tereza Villanueva e a geóloga Mylene Berbert-Born.


A reunião foi programada pela Agência Nacional de Águas (ANA), tendo como convidados participantes a CPRM, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema/BA) e integrantes da Comissão Técnica de Acompanhamento e Fiscalização (CTAF), com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das ações do Consórcio Projetec/Techne, responsável pelo projeto Avaliação Hidrogeológica dos Sistemas Aquíferos Cársticos e Físsuro-Cársticos na Região Hidrográfica do São Francisco, com vistas à gestão integrada e compartilhada de Recursos Hídricos.

Este projeto tem o objetivo principal de gerar conhecimento e informações hidrogeológicas para a elaboração do Mapa Hidrogeológico dos aquíferos cársticos e fissuro-cársticos na região hidrográfica do São Francisco (escala 1:250.000) e nas bacias do rio do Vieira (município de Montes Claros, escala 1:50.000), rio São Desidério (município de São Desidério, escala 1:100.000) e riacho do Juá (município de Lapão, escala 1:50.000). Além de estabelecer relações entre esses sistemas e o aquífero Urucuia, bem como fornecer contribuições sobre o fluxo de base do rio São Francisco.
Outro objetivo é suprir a falta de informações da população a respeito das águas subterrâneas, particularmente, sobre os sistemas cársticos e a importância da sua preservação para a manutenção do potencial hídrico regional.

Também fazem parte desses estudos a definição de uma metodologia de vulnerabilidade adequada para a delimitação de áreas de proteção, restrição e controle, bem como de perímetros de proteção de poços em terrenos cársticos; a realização do balanço hídrico integrado, com definição de reservas, potencialidades e disponibilidade hídrica, considerando conjuntamente as águas superficiais e subterrâneas; além da seleção de poços tubulares para proposição de uma rede de monitoramento quali-quantitativa de águas subterrâneas na região.


Os estudos objetivam ainda, a elaboração de um Plano de Gestão Compartilhada de Águas Subterrâneas, que possibilite o manejo adequado dos recursos hídricos nos estados de Minas Gerais e Bahia.