sexta-feira, 20 de julho de 2012

CPRM lança publicação Materiais de Construção na Região Metropolitana de Aracaju


Geólogo José Carlos Gonçalves
A CPRM, em convênio com a Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (CODISE) vai lançar a publicação Materiais de Construção Civil para a Região Metropolitana de Aracaju no próximo dia 27/07, em Aracaju (SE), às 10h30, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Sergipe (FIES).


O geólogo José Carlos Gonçalves, da Superintendência Regional de Salvador, falou em entrevista à Assessoria de Comunicação sobre o lançamento do livro. Segundo Gonçalves, o levantamento de bens minerais para construção civil que abastecem a Região Metropolitana de Aracaju abrangeu todo o território sergipano, e foi desenvolvido em 2010 e 2011. "A CODISE, órgão estadual de planejamento do setor mineral, pretende fazer a apresentação do trabalho nos principais pólos cerâmicos de Sergipe", informou Gonçalves.

Como foram realizados os levantamentos?
Os levantamentos foram realizados no campo, através de entrevistas com os produtores e de avaliação dos depósitos minerais, com qualificação dos materiais através de análises laboratoriais. Esse trabalho contém a indicação das fontes geológicas de suprimento de areia, arenoso e brita, estimativa das reservas, qualificação dos materiais, produção, processos produtivos, comercialização e preços praticados, com o objetivo de subsidiar os gestores públicos e os empreendedores com as informações necessárias para o planejamento da produção e consumo desses bens minerais, de fundamental interesse social. Por solicitação da CODISE, a CPRM incluiu o levantamento da indústria de cerâmica vermelha do Estado de Sergipe, em virtude da carência de informações geológicas de qualidade sobre os depósitos de argila das suas principais regiões produtoras, conhecimento de natureza estratégica para o seu desenvolvimento.

Quais os objetivos do projeto?
Esse projeto, ao avaliar os depósitos de areia, arenoso e brita, bem como de argila para cerâmica vermelha, possibilita planejar o abastecimento desses materiais e, a exemplo dos levantamentos que estão sendo realizados pela CPRM em outras regiões metropolitanas do país, garante as informações necessárias para a indústria de construção civil, contribuindo para a qualidade de vida da população brasileira.

Qual a importância da obra para a área de geologia na região sergipana? E no Brasil?
O crescimento da indústria de construção civil no país levou o Governo Federal a avaliar o abastecimento dos insumos básicos para construção, entre eles os bens minerais. Com metodologia orientada para o diagnóstico do fornecimento desses bens (areia, arenoso, argila e brita), esse relatório tem como principal objetivo subsidiar os gestores públicos e os empreendedores com as informações necessárias para planejar a produção e o consumo desses insumos, de fundamental importância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário