segunda-feira, 5 de julho de 2010

CPRM Goiânia promove Grande Arraiá


A coordenação de cultura da Superintendência Regional de Goiânia (Sureg-Go) fez da última sexta-feira (29/6) um dia especial para o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em Goiânia. O primeiro evento do Projeto Meio-Dia Cultural, “ Grande Arraiá”, em parceria com a Associação dos Empregados (AECPRM) e o Comitê Pró Equidade de Gênero e Raça.



Foi uma legítima festa junina. Os participantes estavam a caráter, dançaram quadrilha e criaram sua própria fogueira. Além das deliciosas comidas típicas da festa. De acordo com a técnica em geociências, Eulina Paula da Silva, “o evento contou com a participação de empregados, estagiários e terceirizados, promovendo momentos de diversão e alegria em um ambiente amigável e harmonioso”, comenta.



O Meio-Dia Cultural faz parte do Programa de Desenvolvimento Cultural, promovido pela Diretoria de Administração e Finanças (DAF). O projeto começou no escritório do Rio de Janeiro e foi ampliado em maio de 2012, chegando às outras unidades da CPRM. O objetivo é estimular a cultura e as artes entre os colaboradores.

domingo, 4 de julho de 2010

Litoteca de Caeté oferece treinamento para futuros técnicos em mineração

O geólogo Sérgio Lima da Silva fala do processo

de organização das amostras de rochas
A Litoteca Regional de Caeté (LirCaeté), vinculada à Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), vem oferecendo aos estagiários do curso de mineração, da Fundação Educacional de Caeté (FEC), treinamento sobre as diversas áreas das Geociências, aplicadas no dia a dia do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). O treinamento consiste em palestras, orientação prática e acompanhamento de atividades de campo.


O supervisor técnico da Gerência de Relações Institucionais e Desenvolvimento da Sureg-BH e responsável pela organização da Lir-Caeté, Sérgio Lima da Silva, explica que objetivo é levar aos estudantes informações sobre os equipamentos e materiais utilizados na organização e classificação de rochas, além de permitir que tenham um contato maior com profissionais das diversas áreas de pesquisas da CPRM.

“Estamos proporcionando aos estudantes noção teórica sobre conceitos básicos e prática de campo por meio de coleta de amostras, utilização de equipamentos e acompanhamento de estudos técnicos in loco”, disse Silva. Segundo ele, a ideia é transformar esse trabalho em um programa permanente de treinamento e informação para estagiários do curso técnico de mineração da (FEC), dando a eles o conhecimento sobre a importância do trabalho que desenvolvem na Litoteca.

Os estagiários realizam tarefas de organização e classificação das amostras, testemunhos e alíquotas geoquímicas do acervo da Litoteca. Todos são treinados na preparação de lâminas delgadas, aprendendo todo o processo de confecção sob a orientação do auxiliar administrativo e operacional, Edson Jorge.

Palestras e práticas de campo
Até o momento, os estagiários receberam noções básicas de Geoquímica, Geofísica, Petrografia e Hidrologia. O primeiro treinamento ocorreu no dia 5/06, com uma palestra do geoquímico Eduardo Duarte Marques. Ele apresentou a metodologia de amostragem geoquímica. Durante sua apresentação, Marques mostrou alguns resultados obtidos com as amostragens através de mapas geoquímicos unielementares e multielementares.  Os estagiários aprenderam que a Geoquímica tem a função de auxiliar o mapeamento geológico na descoberta de áreas com potencialidade para a pesquisa e prospecção mineral. Após a apresentação teórica, os alunos tiveram uma atividade de campo com coleta e estudo de amostras.

Já nos dias 17 e 18/06, os geofísicos Antonino Juarez Borges e Michael Gustav Peter Drews, juntamente com o técnico em Geociências, Maurício Vieira Rios, apresentaram uma palestra sobre princípios teóricos e a finalidade da Geofísica. Além da apresentação teórica, os alunos tiveram prática de um dia de campo. Na atividade de campo eles puderam acompanhar trabalhos de localização no campo usando GPS, execução de perfis usando os equipamentos de magnetometria e gamaespectrometria e geração de perfis gráficos das medições de campo. “Levar esse conhecimento aos estudantes de áreas de prospecção mineral é mais um compromisso que a CPRM tem com a sociedade”, ressaltou Borges.

No dia 26/06, o geólogo Marco Aurélio Piacentini Pinheiro fez uma apresentação sobre Petrografia.  Mostrou a aplicação do uso da Petrografia na Geologia, abordou os conceitos e métodos e a aplicabilidade e restrições. Pinheiro explicou aos alunos que a Petrografia consiste na descrição e classificação das rochas, através da identificação mineral e dos arranjos texturais. Isso permite estimar as condições de formação das rochas. Após a apresentação, houve uma aula prática de uso de equipamento a classificação e descrição de rochas. Também no dia 26, o técnico em Geociências, Edilson Francisco Siqueira, explicou o funcionamento de uma estação climatológica instalada na Litoteca, e que faz parte da rede hidrometeorológica nacional, operada pela CPRM. Além do treinamento em Petrografia e da aula de noções de funcionamento da estação climatológica, os estudantes tiveram uma palestra sobre a construção e reforma das instalações da Lir-Caeté, apresentada pela estagiária em Engenharia Civil, Ana Elisa.

Próximas atividades de treinamento
Segundo o supervisor da Lir-Caeté, Sérgio Lima da Silva, já estão programadas mais duas atividades de treinamento. Uma sobre noções de Cartografia, com o gerente de Geologia e Recursos Minerais da Sureg-BH, geólogo Márcio Antônio da Silva, e a outra abordando noções de prospecção e pesquisa mineral, a ser ministrada pela geóloga Sabrina Ferreira de Queiroz.


sábado, 3 de julho de 2010

Palestras, caminhada e shows marcaram a Sipat 2012

Flávia Reis fala sobre a importância da comunicação
na saúde e bem-estar nas empresas
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) realizou, no período de 24 a 29/06, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat) na Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH).

A semana começou com uma caminhada, realizada pelos membros da Cipa, empregados e familiares, no Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte. A caminhada contou com o instrutor Gabriel Kilson, professor de educação física.
Funcionários da Gerafi Alisson Santos Fabiana Teixeira
deram um show de afinação e bom gosto musical


Na segunda-feira (25/06), o cabo Paulo Gonçalves de Lima, do Corpo de Bombeiros, realizou uma palestra sobre “Métodos de Prevenção de Combate a Incêndio e ao Pânico”. Durante a palestra, Lima respondeu a vários questionamentos dos presentes e mostrou a forma correta de utilização e manuseio dos equipamentos de segurança. Na terça-feira (26/06), a Sureg-BH recebeu José Gastão Soares de Oliveira, do Detran-MG, que abordou o tema “Educação no Trânsito”. A palestra foi seguida de debates com os presentes.


Na quinta-feira (28/06), a psicóloga Flávia D’Ávila Reis falou sobre “A Importância da Comunicação na Saúde e Bem-estar”. A palestra foi bastante concorrida, com os presentes fazendo uma série de experiências voltadas para a melhoria da comunicação como fator de bom relacionado e bem estar no ambiente do trabalho.

Na sexta-feira (29/06), último dia da Sipat, ocorreu uma sessão musical com a participação dos funcionários lotados na Gerência de Administração e Finanças (Gerafi) da Sureg-BH, Fabiana Teixeira e Alisson Santos. O show também contou com os músicos convidados Vilson Balbino (violão e voz) e Orlando Soares (saxofone e flauta).  Após o show, houve uma confraternização entre os empregados, encerrando a semana de prevenção de acidentes.

A Sipat foi encerrada com uma confraternização entre
os empregados da Sureg-BH
Eleição dos novos membros da Cipa

Também na sexta-feira, durante a Sipat, foi realizada a eleição para os novos dos Representantes dos Empregados da Cipa/Sureg-BH.


sexta-feira, 2 de julho de 2010

Recife inaugura Projeto Tardes Culturais



A primeira edição do Projeto Tardes Culturais, vinculado ao Programa Cultural da Diretoria de Administração e Finanças, realizou-se na última quinta-feira (28/6). O programa, que já foi realizado no Rio de Janeiro e em Salvador, é originalmente chamado de Meio-Dia Cultural, mas para se adequar aos horários dos colaboradores da Superintendência Regional de Recife (Sureg-RE), foi realizado a tarde e chamado de Tardes Culturais.

Tendo como principal objetivo abrir espaço para integração entre os funcionários e melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho, a inauguração do Tardes Culturais contou com  diversas apresentações artísticas de cultura popular local. A abertura, realizada na festa junina da Associação dos Empregados da CPRM de Recife, foi marcada por um forró violonado, baseado nos poemas de Luiz Gonzaga, cujo centenário é homenageado neste ano.

A intenção dos organizadores da Sureg-RE é que ocorra uma edição do Projeto Tardes Culturais a cada mês, a partir de julho de 2012.

Belém promove o primeiro evento do Projeto Meio-Dia Cultural


A Superintendência Regional de Belém (Sureg-BE) promoveu na última sexta-feira (29/6) o primeiro evento do Projeto Meio-Dia Cultural, no qual buscou valorizar a cultura paraense, com a participação especial da renomada cantora paraense Nazaré Pereira e do Grupo Folclórico Encantos Amazônicos, o momento foi de muita descontração onde os colaboradores entraram na roda de carimbó.


O projeto Meio-Dia Cultural faz parte do Programa Desenvolvimento Cultural, que já teve duas edições no Escritório do Rio de Janeiro e foi ampliado às outras unidades em Maio de 2012, é promovido pela Diretoria de Administração e Finanças (DAF). Tem por objetivo estimular a Cultura e as artes entre os colaboradores da CPRM.

O Programa conta também, com o projeto "Talentos Internos", o "Meio-Dia Cultural" baseia-se em apresentações artísticas, workshops e oficinas mediante pagamento de cachês aos profissionais externos, já o "Talentos Internos" consiste em oferecer oportunidades aos colegas de trabalho colocarem em prática suas aptidões e habilidades, que podem expor trabalhos, tais como: artesanato; música, exposição fotográfica, entre outros.

Segundo Tânia Argolo, coordenadora do Programa na Superintendência de Belém, os envolvidos na organização estão colhendo várias sugestões para o evento do mês de agosto. O programa conta com um coordenador em cada Unidade.



Superintendência de Recife lança Programa de Ginástica Laboral


Na próxima quarta-feira (4/7) será lançado o Programa de Ginástica Laboral da Superintendência Regional de Recife. A iniciativa faz parte do processo, realizado pela Diretoria de Administração e Finanças (DAF), de expansão da atividade para todas as unidades da CPRM alinhada à promoção da Qualidade de Vida no Trabalho. No lançamento, haverá uma Aula Inaugural com o professor Rafael Costa, a ser realizada às 9h, no auditório da empresa. Na ocasião, a unidade servirá um café da manhã, a base de sucos e frutas, aos participantes.

O Programa tem como público-alvo todas as pessoas que trabalham na Superintendência de Recife (SUREG-RE), com o objetivo de estabelecer melhorias nas condições de trabalho para todos. A superintendência contratou a empresa Alongue Vida, para a implantação de um projeto piloto. As atividades voltadas às necessidades dos colaboradores em cada posto de trabalho e serão realizadas três vezes por semana.
  
A Ginástica Laboral é o conjunto de práticas de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho. A atividade ainda previne doenças como LER e DORT, melhora a condição do estado de saúde, mobilidade e flexibilidade de quem pratica.

Departamento de Hidrologia realiza treinamento para atuação em áreas sujeitas a inundações


Técnicos da CPRM avaliam a metodologia de atuação
em áreas de inundações

Nos dias 25 e 26 de junho, o Departamento de Hidrologia (Dehid), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), realizou, na Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), um treinamento sobre mapeamento de áreas sujeitas a inundações.

Durante o treinamento, os técnico, além de receber orientação sobre a atuação em áreas de inundações, também discutiram a metodologia de trabalho para o mapeamento destas áreas.

O encontro foi coordenado pelo pesquisador em Geociências, Eber José de Andrade Pinto, coordenador-executivo do Dehid. Do treinamento participaram o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Sureg-BH, Márcio Cândido; os pesquisadores em Geociências Arthur Matos e Elizabeth Davis, de Belo Horizonte; Achiles Monteiro e Jefferson Santana Melo, do Rio de Janeiro; e Andréa Germano e André Kirmse Chagas, de Porto Alegre. O treinamento contou com o apoio da técnica em Geociências Ivete Almeida, de Belo Horizonte.