terça-feira, 19 de outubro de 2010

Sexta-feira cultural e artística na Superintendência Regional de Belo Horizonte

Abertura do lançamento do Programa em Belo Horizonte
Nesta sexta-feira (19/10), foi lançado na Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), o Programa de Desenvolvimento Cultural CPRM. Este programa é uma ação instituída pela Diretoria de Administração e Finanças (DAF) com o objetivo de proporcionar espaços para as diversas manifestações culturais e artísticas na empresa.

Atividade de grupo durante a palestra de Jussara Rodrigues

A primeira edição do Programa em BH contou com a palestra “Qualidade de Vida”, apresentada por Jussara Rodrigues; exposição de fotos de autoria de José do Espírito Santo e Renato Teixeira; exposição de pinturas de Renato Teixeira; pinturas em tecidos, por Érica Emiliana; artes plásticas, por Vinícius Gomes; e show musical de Alisson Santos.

“A ideia é dar oportunidade aos funcionários de mostrarem o seu talento e habilidades nas diversas áreas da cultura”, destaca Edilson Siqueira, coordenador do programa na Sureg-BH.

Siqueira explica que o programa veio de encontro aos anseios de vários funcionários que sempre manifestaram o interesse de apresentar e criar mecanismos de divulgação das várias expressões artísticas na regional de Belo Horizonte. Segundo ele, um exemplo é o Coral da Sureg-BH que se tornou uma realidade, dentre outras realizações e manifestações como as apresentadas no lançamento do programa na Sureg-BH.

O lançamento contou com o apoio do superintendente Marco Antônio Fonseca e da gerente de Administração e Finanças, Lindinalva Fellipe.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Funcionários da Residência de Fortaleza são homenageados

Homenageados recebem diploma
Colaboradores da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) da Residência de Fortaleza (REFO) foram homenageados nesta segunda-feira (15/10) e receberam certificado em reconhecimento de relevantes serviços prestados à empresa com 35, 30, e 20 anos de companhia.

Homenageado recebe diploma
Na solenidade, o Chefe da Residência, Darlan Maciel, discursou sobre os avanços da CPRM nesses anos e a importância dos empregados no crescimento da empresa. Os contemplados foram o Coordenador Executivo, José Roberto (20), o Assistente de Administração e Finanças, Francisco de Assis (30), os Técnicos em Geociências: Antônio Celso (30), Maria Ednir (30), Vicente Calixto (35) e Maria Zeneide (35).




sábado, 9 de outubro de 2010

Superintendência de Belo Horizonte comemora o Outubro Rosa

Gerson Rodrigues, Érica Emiliana, Margarete Marinho e
Simone Valadares, do Comitê Pró-Equidade de Gênero da
Sureg-BH apresentam a campanha Outubro Rosa
O Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo e o nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o Câncer de Mama. O movimento começou na década de 90 nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. A campanha ultrapassou as fronteiras e hoje vários países realizam o evento.

O Comitê de Pró-Equidade de Gênero da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), seguindo a iniciativa da Sureg-SA, decidiu realizar a campanha contra o Câncer de Mama neste mês de Outubro de 2012. Segundo os organizadores, é neste período em que se intensificam as ações para alertar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama.


Marcelo Araújo, gerente de Relações Institucionais e
Desenvolvimento da Sureg-BH, recebe o símbolo do
Outubro Rosa, das mãos de Margarete Marinho
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o que mais causa morte entre as mulheres no Brasil. No mundo, é uma das principais causas de mortalidade feminina, sendo raro até os 35 anos, com os riscos aumentando progressivamente após essa idade.

“O objetivo da campanha para este ano é o aumentar o número de participantes ao movimento e intensificar cada vez mais a importância da prevenção”, explica os organizadores.

O Comitê Pró-Equidade de Gênero da Sureg-BH é composto pelos seguintes membros: Geraldo Advíncula, Simone Valadares, Margarete Marinho, Érica Emiliana, Sônia Pessoa e Gérson Rodrigues.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Programa de Sustentabilidade planeja reduzir o uso de copos descartáveis na empresa

Lançado nesta segunda-feira (8/10), no escritório do Rio de Janeiro, o projeto “Plástico Zero”, faz parte do programa “CPRM Sustentável”, que planeja reduzir o uso de copos descartáveis na empresa. Para isso, a coordenação do programa distribuiu canecas feitas de fibra de coco e distribuiu aos empregados e funcionários terceirizados. Elas irão substituir os copos de plásticos descartáveis.

Segundo Ana Paula que atua na coordenação do programa esse é o primeiro passo pra tornar a empresa sustentável. “Tentamos começar de forma dinâmica, com a distribuição das canecas. Queremos conscientizar os funcionários da necessidade de sustentabilidade, mas não de uma forma chata”. De acordo com Ana mais projetos do programa, como a revitalização da coleta seletiva e a construção do Bicicletário, devem ser lançados durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. 

domingo, 3 de outubro de 2010

Modernização nos processos de gestão

Evento realizado em Porto Alegre reuniu equipe da
área administrativa e financeira
As áreas administrativa e financeira da CPRM estão passando por um processo de reestruturação que busca modernização a gestão levando em conta conceitos de sustentabilidade e de capacitação dos recursos humanos da empresa.  O diretor Eduardo Santa Helena, que comanda esse processo avalia que cada vez mais os gestores públicos são estimulados a produzir resultados de forma rápida e eficiente. Ele lembra que o orçamento da empresa para investimento em projetos que antes era de R$ 20 milhões, saltou para R$ 180 milhões. “Essa nova realidade demanda esforço para melhorar nossos processos de trabalho”, diz o diretor. 

Santa Helena cita como exemplos bem sucedidos de aperfeiçoamento da gestão, a implantação em todas as unidades regionais, do sistema informatizado de compras e contratos. O sistema uniformiza e padroniza os processos de aquisição de materiais e serviços. “A sociedade exige transparência nos gastos públicos”, diz o diretor. Segundo ele, outro avanço é a maior interação entre o setor jurídico e de contratos, que contempla novos procedimentos.  

Projeto DAF Itinerante - Especialistas em administração e finanças da diretoria estãopercorrendo unidades regionais ministrando oficinas e promovendo debates e palestras com finalidade de identificar as principais dificuldades de gestores e gerentes.  “A ideia é conhecer a realidade de cada unidade, identificar problemas e propor soluções dentro de uma gestão participativa”, destaca Santa Helena.  

Nesse ano já foram realizadas oficinas em Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Recife.  “É muito importante participar das discussões sobre os principais problemas enfrentados pela empresa, principalmente, aqueles que afetam diretamente as unidades regionais”, avalia o superintendente regional de Porto Alegre, José Leonardo Silva Andriotti. A Superintendência recebeu recentemente a visita do projeto.

sábado, 2 de outubro de 2010

Outubro rosa colore Superintendência de Salvador contra o câncer de mama


A Superintendência de Salvador (Sureg-SA) ganhará iluminação especial em cor de rosa durante o mês de outubro. A ação faz parte do movimento mundial "Outubro Rosa", cujo objetivo é chamar atenção sobre a campanha de prevenção do câncer de mama, que é o segundo mais recorrente no mundo . 



Durante este mês, a unidade regional promoverá diversas ações, tais como: ornamentação do espaço físico com a cor rosa; divulgação de uma série de materiais informativos com história do movimento Outubro Rosa, formas de prevenção e tratamento do câncer de mama, direitos do paciente, entre outros. 



No dia 18/10, os colaboradores da Sureg-SA de outubro serão contemplados com uma palestra promovida pelo Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer –NASPEC.