quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Eduardo Santa Helena participa em Brasília do Seminário Negociações Coletivas

Diretor Eduardo Santa Helena

O diretor de Administração e Finanças (DAF) do Serviço Geológico do Brasil, Eduardo Santa Helena está em Brasília participando do Seminário Negociações Coletivas, no Ministério do Planejamento. Na pauta do evento o Acordo Coletivo de Trabalho, com apresentações de experiências exitosas de várias empresas.


Pela manhã, a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior fez a abertura do Seminário. Dirigentes de Empresas Estatais, Conselheiros do MP, Gerentes de Recursos Humanos, Negociadores, corpo técnico das empresas e do setor público participam do evento.

Às 17 horas acontecerá a entrega do Prêmio Dest de Monografias (Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais).

Santa Helena participa amanhã da confraternização da DAF no Rio de Janeiro e na quinta-feira do coquetel de confraternização da Sociedade Brasileira de Geofísica, no Rio. Na sexta-feira ele estará na festa de final de ano da Superintendência Regional de Porto Alegre, capital onde nasceu o diretor.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Técnicos da CPRM serão capacitados para mapeamento de Terras Raras


Abertura do evento
O Serviço Geológico do Brasil apresentou hoje (7/12), durante o Seminário Brasileiro de Terras Raras, no Rio Janeiro, o programa de pesquisa mineral que está sendo desenvolvido pela instituição com a finalidade de mapear ocorrências desses minerais no subsolo brasileiro. O mapeamento e feito associando geofísica com levantamento básico.



A coordenadora nacional do projeto, geóloga Lucy Takehara Chemale explicou aos participantes do encontro o planejamento da CPRM para execução do programa em todo território nacional. “Acreditamos que vamos descobrir bastante coisa na medida em que avançarmos no levantamento geofísico”, afirmou Chemale.


Geóloga Lucy Takehara Chemale
Segundo a coordenadora, a CPRM vai investir em treinamento e capacitação de técnicos que atuam no projeto para formar uma equipe multidisciplinar. O treinamento prevê visitas de técnicos brasileiros aos principais depósitos mundiais para rastrear e estudar a geologia em detalhe desses depósitos, novas formas de lavra e métodos de tratamento. “O intercâmbio é importante para aprendermos novos modelos, conhecer inovações tecnológicas e capacitar nossos recursos humanos”.

A geóloga explicou ainda que, o programa de pesquisa será desenvolvido em três etapas e concluído em 2013. “Ao final desse trabalho teremos um mapeamento completo do Brasil e o conhecimento do potencial do país para Terras Raras”, avaliou a pesquisadora.

O evento contou com a participação do engenheiro José Antônio Tebaldi Castellano, chefe de gabinete da presidência da CPRM, do geólogo Claudio Gerheim Porto, da Diretoria Recursos Minerais, e de representantes dos ministérios de Minas e Energia, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Centro de Tecnologia Mineral, DNPM, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e Instituto Brasileiro de Mineração.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

CPRM participa do Seminário Brasileiro sobre Terras-Raras


O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participa do I Seminário Brasileiro de Terras-Raras, no Rio de Janeiro. O objetivo do evento é discutir e incentivar a implantação de uma nova cadeia produtiva de terras-raras no Brasil. Durante o evento, os geólogos da CPRM Lucy Takehara Chemale e Claudio Gerheim Porto, irão apresentar o Programa de Terras Raras que está sendo desenvolvido pela instituição.


O seminário está sendo organizado pelo Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e Ministério de Minas e Energia (MME), e visa abordar os seguintes assuntos: bases para o desenvolvimento de terras-raras no Brasil; matérias-primas como desafio estratégico maior: o caso das terras-raras; perspectivas de novos projetos de produção de terras-raras no Brasil; experiências institucionais no desenvolvimento tecnológico; e mercado de produtos de terras-raras: desafios e oportunidades.  

Evento: I Seminário Brasileiro de Terras-Raras 2011
Data: 07/12/11 a partir das 08h30
Local: Hotel Novo Mundo - Praia do Flamengo, nº 20 - Rio de Janeiro - RJ

Para consultar a programação completa acesse: www.cetem.gov.br

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Eduardo Santa Helena participa de Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento


O diretor Eduardo Santa Helena, da Diretoria de Administração e Finanças (DAF) participa do 26º Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento, em Santos (SP), que começa amanhã (06/12). O Congresso visa o aperfeiçoamento de gestores por meio de palestras ligadas a gestão, qualidade de vida, recursos humanos, coaching, inovação e criatividade para superar desafios.

Os palestrantes são profissionais da área de Recursos Humanos do Brasil e de países Estados Unidos, Portugal, Venezuela e outros. O evento será encerrado na sexta-feira (9/12) com uma palestra-show do conjunto musical Família Lima. 

Estado concede anistia a Manoel Barretto


Depoimento emocionado de Manoel Barretto

Depois de dois dias de julgamento, a 53ª Caravana da Anistia encerrou os trabalhos, em Salvador, pedindo perdão, em nome do Estado, a 16 ex-presos políticos baianos. Foram julgados vários processos, entre eles, o de Manoel Barretto da Rocha Neto. “A emoção voltou a tomar conta de todos que assistiam ao julgamento do pedido de Anistia”, comentou emocionado seu advogado Augusto de Paula. “O relatório minucioso e o depoimento de Manoel Barretto trouxeram mais uma vez as lembranças de um tempo não tão distante e muitas lágrimas”, finalizou.


Na sessão, realizada no auditório do Conselho Estadual de Cultura, a Caravana, organizada pela Comissão Nacional da Anistia do Ministério da Justiça e pelo Grupo Tortura Nunca Mais, anistiou os militantes considerando-os como perseguidos políticos durante as duas ditaduras militares vividas pelo Brasil. Na segunda-feira (05/12) aconteceu a homenagem ao centenário de vida de Carlos Marighella, baiano filiado Partido Comunista do Brasil, recebeu a anistia "post mortem".

A Comissão ao julgar o processo reconheceu as violências e torturas praticadas pelo Estado nos tempos da ditadura militar contra o professor Manoel Barretto, o declarou “ANISTIADO pedindo-lhe desculpas em nome do Governo e do povo Brasileiro por todas as atrocidades praticadas contra ele, sua família e amigos”.

O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto foi perseguido, preso e torturado durante o regime militar, quando cursava geologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em 1974, recém-formado, foi contratado pela CPRM e prestava serviços no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) quando foi demitido.

... feliz de quem passa pela vida; tendo mil razões para vivê-la...
 Helder Câmara

A Solenidade contou com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner, do ex-governador Waldir Pires, de vários deputados federais, estaduais, vereadores e senadores, além de secretários do estado, ex-presos e militantes políticos.

 Presidiu a Sessão de julgamento a conselheira Sueli Aparecida Bellato e o relator foi o conselheiro Prudente José Silveira Mello. Também participou do julgamento o advogado Augusto de Paula, defensor do Anistiado Manoel Barretto.

Confira a lista dos anistiados:
1. Manoel Barretto da Rocha Neto: foi preso duas vezes em 1971 quando era estudante, respondeu a inquérito Policial Militar e foi absolvido em 1973. Era professor da UFBA e teve o contrato cancelado em 1976.
2. Nilton Jorge Kosminsky: acusado de pertencer ao MR-8, exilou-se do México para não ser preso.
3. Aristiliano Soeiro Braga: estudante preso em 1964 e 1970.
4. Juvenal Silva Souza: ao participar de passeata contra prisão dos estudantes em Ibiúna (SP), foi alvejado por tiros da polícia. Exilado na Itália.
5. Evan Felipe de Souza: preso em 1972 na fábrica em que trabalhava. Respondeu ao IPM 22/72 que foi instaurado para apurar as atividades da POLOP no Estado da Bahia.
6. Lourival Soares Gusmão: preso em 1982 por participar do lançamento da revista Cartilha do Araguaia. Foi posto em liberdade 19 dias depois.
7. Josafá Costa Miranda: preso em 1972 por ser acusado de ser militante da Organização de Combate Marxista Leninista – Política Operária CML – PO.
8. Delmiro Martinez Baqueiro: ex-funcionário da Petrobras, foi preso em 1972 por ser um dos membros da OCML-PO e em 1973 foi condenado a três anos de reclusão.
 9. Luiz Carlos Café da Silva: ex-funcionário do INSS, sofreu perseguição por ter respondido IPM em 1964. Foi compelido a pedir exoneração.
10. Tânia Aarão Reis: filha de ex-preso político banido do país em 1971. Nasceu no Chile em 1973 e somente conseguiu passaporte brasileiro em 1980.
11. Jairo Cedraz de Oliveira: participou do Movimento Estudantil Secundarista em 1966 e foi membro da POLOP em 1967.
12. Mário Barbate: foi encarregado da tipografia do PCB em São Paulo, em 1940. Alega que foi preso em 1941 por ser responsável pela tipografia de vários manifestos contra o governo da época.
13. Sinval Araújo De Andrade e Lucia Maria Pereira De Andrade: ex-funcionário da Petrobras, demitido em 1965.
14. Edmundo Dias De Fariase: ex-funcionário da Caraíba Metais S/A. Metalúrgico do Pólo Petroquímico de Camaçari. Demitido por participar do movimento grevista.
 15. Wesly Macedo de Almeida: foi preso em 1970 e respondeu a IMP instaurado para apurar atividades subversivas do PC do B e do PCBR, pelo qual foi condenado a três anos de reclusão.


CPRM conclui até 2012 novo mapa hidrogeológico do Brasil

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) está finalizando a elaboração do novo mapa hidrogeológico do país ao milionésimo. Para avaliar o trabalho, a instituição realiza esta semana, no salão nobre do escritório do Rio de Janeiro, reunião com especialistas que participam do projeto para discutir os dados coletados e definir a organização do mapa que deverá ser concluído em 2012.

O diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Thales de Queiroz Sampaio, participou nesta segunda-feira (05/12) da abertura do encontro.  Sampaio apresentou aos participantes diretrizes para elaboração do trabalho, ele agradeceu ainda o apoio que recebeu da Diretoria Executiva para completar o trabalho. “Nosso desafio é concluir o mapa com o padrão de qualidade da CPRM”, destacou.  Segundo o diretor, o encontro serve para avaliar e planejar a finalização do trabalho. “Espero que ao longo desta semana haja muito diálogo, para que o projeto que estamos desenvolvendo seja útil à sociedade”, disse Sampaio em seu discurso.
Durante a reunião, coordenador nacional do projeto, geólogo Marcos Alexandre de Freitas, apresentou um histórico do trabalho que está sendo desenvolvido pela CPRM e os desafios para finalizá-lo em 2012. “O objetivo deste encontro é identificar oportunidades de melhoria do mapa que está sendo elaborado, através da avaliação de folhas bases e o estabelecimento de metas para concluir o trabalho”, ponderou Freitas.
A programação do evento se estende até (9), quando será apresentado um relatório final contendo diretrizes para elaboração do trabalho.


sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

CPRM participa da solenidade dos trinta anos do CPMTC


Luiz Carlos da Silva discursa na abertura da solenidade
Para comemorar os 30 anos de atividades do Centro de Pesquisa Manoel Teixeira da Costa (CPMTC), do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC-UFMG), ocorreu, no dia 2/12, uma solenidade comemorativa ao aniversário. Na oportunidade, também foi realizada uma homenagem póstuma ao professor Carlos Maurício Noce, que durante muitos anos integrou o quadro de pesquisadores do Centro.

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) esteve presente, com o geólogo Luiz Carlos da Silva, que representou o diretor-presidente, Manoel Barretto, na mesa de abertura do evento, que contou com o professor Clélio Campolina Diniz, reitor da UFMG; da diretora do IGC, Tânia Mara Dussin;  da diretora do CPMTC, Karin Bohns Meyer; e do diretor de Mineração e Novos Negócios da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Marcelo Arruda Nassif. Também estiveram presentes, pela CPRM, o gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência de Belo Horizonte, Márcio Silva, e o engenheiro de minas, Antonino Juarez Borges.

Falando durante a abertura da solenidade, Luiz Carlos da Silva disse que a CPRM estava duplamente agradecida pelo convite, em função da grande importância do CPMTC para a geologia de Minas Gerais e do Brasil. Silva também falou da justa homenagem ao professor Noce, um pesquisador que trabalhou em diversos projetos em cooperação com a CPRM.

Finalmente, ele abordou o Programa Nacional de Geologia (Pronageo), que consiste no mapeamento geológico do território brasileiro em escala 1:100.000, que atualmente envolve 15 universidades brasileiras, mas que se iniciou com uma equipe de professores do CPMTC. “O projeto a cargo do CPMTC foi o primeiro a ser executado e concluído, tendo sido apresentado à comunidade da geologia e ao setor mineral em audiência pública realizada em Belo Horizonte”, lembrou Silva. Após a abertura, os professores do CPMTC apresentaram projetos desenvolvidos e em desenvolvimento pelo Centro. Também ocorreu o lançamento de um volume especial da revista Geonomos, publicada pelo CPMTC.