sexta-feira, 7 de junho de 2013

CPRM promove semana do meio ambiente



Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), a Comissão de Sustentabilidade da CPRM promoveu a Semana do Meio Ambiente na empresa com uma série de atividades em todas as unidades regionais. As atividades  foram voltadas para conscientizar empregados e colabores sobre a importância de práticas sustentáveis dentro e fora da instituição. A abertura da Semana do Meio Ambiente foi realizada na Casa Brazil, na terça-feira (4/6), no escritório do Rio de Janeiro, com palestra do geólogo Jorge Pimentel sobre atuação da CPRM na prevenção de riscos geológicos.

Na abertura da semana, a coordenadora da Comissão de Sustentabilidade da CPRM, Isabel Tombini, destacou a importância do programa “CPRM Sustentável”, desenvolvido pela Diretoria de Administração de Finanças (DAF), que busca difundir uma nova cultura dentro da empresa. O programa está sendo implementado nas unidades regionais com diversos projetos  de cunho sustentável, como o Plástico Zero, que está substituindo o uso de copos descartáveis por canecas de fibra de coco. Tombini explicou ainda conceitos de sustentabilidade e frisou que o tema faz parte da missão da empresa. “A nossa missão fala sobre isso. O negócio da empresa gera sustentabilidade”, avaliou a coordenadora.


Palestra sobre risco geológicoPimentel falou sobre a atuação da empresa na prevenção de desastres naturais. Ele explicou metodologias utilizadas nas ações de mapeamento de áreas de risco, e usou como exemplo a região Serrana do Rio, afetada por fortes chuvas e inundações em 2011, para exemplificar o trabalho que está sendo realizado pela CPRM. O geólogo informou que a meta da empresa é mapear áreas de risco em 821 municípios brasileiros. Segundo ele, até o momento já foram mapeados 362 municípios.

Pimentel enalteceu o trabalho da equipe de profissionais da instituição que estão percorrendo diversas localidades do país. “Às vezes, o município nunca viu um geólogo. Nós realizamos o mapeamento e compartilhamos os resultados com os gestores municipais. Isso também pode ser entendido como uma prática sustentável”, disse. O geólogo destacou também a atuação das mulheres nesse trabalho. “Hoje metade da nossa equipe é formada por mulheres. Elas são responsáveis por mapear municípios da região amazônica, percorrem lugares de difícil acesso por amor à profissão”, elogiou.

O geólogo Jorge Pimentel palestra sobre risco geológico

Canto Sustentável – O coral, composto por colaboradores da empresa, apresentou, sessão de canções “sustentáveis”. É o que explica o maestro Mário Assef, que há 19 anos realiza o ensaio do grupo nas quartas e sextas. “Durante a apresentação, cantamos músicas que se conectam ao meio ambiente, que falam de problemas ecológicos, da água no mundo e que inspiram a natureza. Defendemos que o canto é uma postura sustentável”. Canções como “Planeta Água” (Guilherme Arantes); “El Grillo”, (Renaissance); “Tarde em Itapoã” (Vinicius de Morais), fizeram parte do repertório especial.

Coral da CPRM entoa “canções sustentáveis”, 
durante a semana do meio ambiente

Talentos internos – O projeto Talentos Internos, especial do Dia Mundial do Meio Ambiente, realizou workshop com exposição de orquídeas e outros tipos de plantas. Além de aula prática de como cuidar e cultivar as espécies em diversos tipos de ambiente. A apresentação foi feita pela coordenadora executiva Maria da Glória Moura, da Consultoria Jurídica (Cojur). Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as espécies, receberam dicas de como identificar o que a planta está necessitando e como prevenir acidentes e doenças. Moura esclareceu dúvidas e promoveu debate sobre o assunto.
 

Maria Moura realiza workshop no projeto
Talentos Internos

Show de grafite – O depósito de coleta seletiva e o bicicletário acabam de ganhar uma nova cara. Com o objetivo de incentivar o uso diário, os locais receberam novas cores na arte de grafite. Os desenhos, que remetem a natureza e o logotipo do projeto, foram feitos pelo grafiteiro Rodrigo Guimarães. O bicicletário foi inaugurado no escritório do Rio de Janeiro há seis meses e é resultado de sugestões dos empregados dadas no workshop de sustentabilidade que foi realizado no ano passado. O programa revitalizou o depósito construído para a coleta seletiva. Na ocasião, as crianças da creche finalizaram o grafite com marcas de suas mãos representando as flores do desenho. 


Grafite pronto

Técnicos da CPRM apresentam Trabalhos durante Simpósio sobre Metalogenia



Estande da CPRM recebeu centenas visitantes 
durante o simpósio
Durante o III Simpósio de Metalogenia, técnicos de diversas unidades regionais da CPRM apresentaram trabalhos sobre recursos minerais que estão sendo pesquisados pela empresa.  O encontro buscou divulgar e integrar os conhecimentos acadêmicos com o setor mineral no Brasil. O encontro foi realizado durante os dias 2 a 5 de junho em Gramado (RS).  Na ocasião, o chefe do Departamento de Recursos Minerais Francisco Valdir Silveira, ministrou palestra sobre “Exploração Mineral e Metalogenia na CPRM: Caso dos minerais estratégicos do Brasil”.

José Andriotti entrega o Kit de Coleção de Rochas 
e Minerais para o secretário-adjunto da SGM/MME,
 Telton Elber Correa
A Superintendência de Porto Alegre (Sureg/PA) foi responsável pela montagem do estande e a organização foi feita pela Gerência de Relações Institucionais e Desenvolvimento (Gerid).  Alessandra Rahel do Gerid, conta que o espaço foi essencial para divulgar os produtos e serviços da CPRM. “Tentamos focar nosso estande para o assunto do Simpósio.” Os visitantes puderam assistir vídeos institucionais e conhecer mapas geológicos do estado do Rio Grande do Sul. “Distribuímos amostras de rochas de ocorrência predominante da região como: Citrino; Quartzo; Cristal de Rocha e Ametista”, conta Alessandra.

Estande Interativo - A novidade do estande foi a TV CPRM que exibiu vídeos sobre os projetos que estão sendo executados pela empresa, como os mapeamentos de áreas risco e levantamentos geológicos. “Os vídeos chamaram bastante atenção das pessoas que visitam nosso estande, pois elas tiveram a oportunidade de conhecer melhor nosso trabalho”, destacou Alessandra. Os visitantes que passaram pelo estande participaram de sorteio com o “Kit de Coleção de Rochas e Minerais”, do museu de geologia da Sureg/PA.

Apresentações - Durante o simpósio, técnicos da CPRM apresentaram diversos trabalhos sobre recursos minerais. Foram seis apresentações orais e oito trabalhos exibidos na sessão pôster. Os trabalhos abordaram assuntos que foram desde a pesquisa para fosfato no Brasil, aerogeofísica como ferramenta para identificação de novos depósitos de agrominerais, até a caracterização petrográfica e morfologia de minerais indicadores do kimberlito.



quinta-feira, 6 de junho de 2013

CPRM participa de Audiência Pública no Senado Federal


Francisco Valdir durante apresentação 

O geólogo Francisco Valdir Silveira, chefe do Departamento de Recursos Minerais (Derem/DGM), participou nesta quinta-feira (6/6) de Audiência Pública da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT).

O foco da audiência foi debater ações para os minerais estratégicos do país, com a criação de um novo marco regulatório que possibilite o desenvolvimento de uma cadeia produtiva para o setor. Foram abordados temas como a participação do setor privado, tratamento diferenciado para os minerais estratégicos e parcerias público-privadas, cooperação internacional, entre outros.  

A apresentação do geólogo da CPRM, Francisco Valdir Silveira, tratou o tema minerais estratégicos: avaliação do potencial de Terras Raras no Brasil, além de trazer históricos e mapeamentos realizados pela CPRM. A geóloga Lucy Chemale e a assessora parlamentar, Manuella Rocha, também acompanharam o evento.


Adriano Trindade, Marcelo Tunes, Anibal Diniz, José 
Farias de Oliveira, Paulo Lima Francisco Valdir
Na ocasião estiveram presentes o senador Valdir Raupp, senador Anibal Diniz, presidente da Subcomissão Temporária para Elaboração do Marco Regulatório da Mineração e Exploração de Terras Raras no Brasil (CCTSTR), Francisco Valdir, Marcelo Tunes, diretor de Assuntos Minerários do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Paulo César Lima, consultor Legislativo da Câmara dos Deputados, Adriano Trindade, advogado e especialista em Direito Minerário e José de Oliveira, professor do Instituto Alberto Luiz Coimbra.

A Audiência Pública Conjunta decorre dos requerimentos 003/2013 – CCT e 001/2013 – CCTSTTR, de autoria do Senador Luiz Henrique. Esta foi a terceira Audiência Pública conjunta entre CCT e CCTSTTR, a próxima Audiência está marcada para a próxima quinta-feira (13/6), no Senado Federal. 

Público presente no evento

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Marco Carvalho toma posse como assessor da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais


O geólogo Marco Túlio Naves de Carvalho é formado pela Universidade de Brasília (1990), com mestrado em Geologia Econômica (1999) pela mesma universidade, onde estudou técnicas de integração de dados geológicos, geoquímicos e geofísicos para prospecção de ouro nos greenstone belts de Pilar de Goiás e Guarinos (GO). A partir dessa semana fará parte da equipe de pesquisadores coordenados pelo diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura.


Marco tem 23 anos de experiência em exploração mineral e desenvolvimento de depósitos minerais, participou da descoberta e desenvolvimento de depósitos de ouro, cobre, níquel e minério de ferro, além de ter trabalhado com diversas outras commoditiesminerais tanto no Brasil quanto no exterior, trabalhou para empresas como Western Mining Corporation (Austrália), Barrick (Canadá), Codelco (Chile), Amazônia Mineração (Brasil), INV (Canadá) e Votorantim Novos Negócios (VNN / SAM).

Diretor-presidente Manoel Barretto recebe representantes do Planalto Norte Catarinense




Representantes das Defesas Civis de vários municípios de Santa Catarina estiveram nessa terça-feira (04/5), em Brasília, com o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto. O Planalto Norte é composto por 14 municípios: Bela Vista do Toldo, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Campo Alegre, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Matos Costa, Monte Castelo, Papanduva e Três Barras. Em dois destes municípios a CPRM realizou trabalhos em setores de riscos no ano passado. 

Entre os participantes da reunião, o coordenador Regional de Defesa Civil de Santa Catarina, Édson Antocheski e a presidenta da União dos Municípios em Defesa Civil do Planalto Norte (UMDCPLAN), Angela Kuitschal.

“Definimos na reunião mensal do colegiado que seria importante visitar a CPRM, já que estuda a nossa região que sofre muito com desastres naturais. Viemos apresentar nossa realidade e conhecer mais a estrutura e o trabalho da empresa”, informou o Antocheski.

“Solicitamos que a CPRM trabalhe em algumas cidades do colegiado que não constam na relação dos municípios a serem trabalhados neste ano, mas que apresentam áreas de grande risco, como é o caso de São Bento do Sul, entre outros”, complementou o representante da Defesa Civil do estado, Antocheski.

Ficou acertado no encontro que a UMDCPLAN enviará para a CPRM uma solicitação formal para que outros municípios mais críticos sejam incluídos nos projetos de 2013.

“Antes o governo só agia na hora dos desastres, agora a prioridade é a prevenção. Depois dessa importante conversa com o diretor-presidente vamos divulgar os projetos desenvolvidos pela CPRM e fortalecer os nossos municípios”, destacou Angela.



Representantes da Associação Nacional dos Municípios Produtores visitam escritório do Rio de Janeiro

Diretor Eduardo Santa Helena recebe representes da 
Associação Nacional dos Municípios Produtores

O diretor de Administração e Finanças, Eduardo Santa Helena, recebeu, nesta quarta-feira (5/6), representantes da Associação Nacional dos Municípios Produtores (Anamup), e da Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj)  Na ocasião, o diretor destacou os principais projetos que estão sendo executados pela CPRM em diversos municípios brasileiros com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).


Santa Helena citou atuação da empresa na área de risco geológico e combate a seca no Nordeste. “Até 2014 nossos profissionais vão percorrer 826 municípios de diversas regiões mapeando áreas de risco. O resultado desses estudos é compartilhado com os municípios que visitamos. Esse trabalho tem um cunho social muito forte que aproxima nossa instituição de uma parcela importante da sociedade”, avaliou o diretor.                                    

Durante a visita, a secretária executiva da Anamup, Terezinha Sperandio,  que estava acompanhada  de Dilma Lira, secretária executiva da Aemerj convidou a CPRM para participar do 4º Ciclo de Fóruns Regionais dos Municípios Mineradores, que acontece em Nova Lima, Minas Gerais, de 3 a 5 de julho.  A programação do evento contará com palestras, debates e painéis sobre sustentabilidade, legado da mineração, responsabilidade social, e busca integrar os municípios com instituições federais e estaduais gestoras das atividades de mineração.


Osecretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do Ministério de Minas e Energia, Carlos Nogueira, fará palestra magna sobre políticas públicas para o setor mineral brasileiro no evento, que reúne prefeitos, secretários municipais, vereadores, empresários do setor mineral, reprsentantes de universidades, coperativas e sindicatos. 

Pesquisadores da CPRM participam de II Congresso Brasileiro de Rochagem em Poços de Caldas


O engenheiro Ruben Sardou e o geólogo Oliveira Américo Cavalcante, técnicos da Divisão de Minerais e Rochas Industriais (Dimini) da CPRM, e a geóloga Magda Bergmann, da Superintendência Regional de Porto de Alegre (Sureg-PA) participaram, como organizadores, do II Congresso Brasileiro de Rochagem, que ocorreu em Poços de Caldas (MG),  de 12 a 17 de  maio.

A CPRM apresentou dez trabalhos selecionados para exposição oral no evento. Entre eles, os trabalhos enviados pelos pesquisadores Ana Paula Justo, Firmino Correia, João Ângelo Toniolo, Magda Bergmann e Valter José Marques, além de artigos em co-autoria com os agrônomos da parceria  CPRM/Embrapa Pelotas.

A CPRM vem desempenhando participação ativa no tema Rochagem, voltado à descoberta, caracterização e normatização de produtos minerais para uso  alternativo aos fertilizantes químicos.

Os pesquisadores Ruben Sardou e Oliveira Américo Cavalcanterepresentam a CPRM no Grupo de Trabalho de Normatização do Uso de Pós de Rocha como Fonte de Nutrientes para a Agricultura, que apresentará ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) uma proposta de regulamentação para os produtos destinados à remineralização de solos.

Um dos temas de destaque do evento foi a "Normatização do Uso de Pós de Rocha na Agricultura", com propostas que dão sequência ao trabalho do Grupo de Trabalho constituído para este fim, e que devem colaborar com as alternativas para redução de custos e impactos ambientais das práticas agrícolas no Brasil.