O engenheiro Ruben Sardou e o geólogo Oliveira Américo Cavalcante, técnicos da Divisão de Minerais e Rochas Industriais (Dimini) da CPRM, e a geóloga Magda Bergmann, da Superintendência Regional de Porto de Alegre (Sureg-PA) participaram, como organizadores, do II Congresso Brasileiro de Rochagem, que ocorreu em Poços de Caldas (MG), de 12 a 17 de maio.
A CPRM apresentou dez trabalhos selecionados para exposição oral no evento. Entre eles, os trabalhos enviados pelos pesquisadores Ana Paula Justo, Firmino Correia, João Ângelo Toniolo, Magda Bergmann e Valter José Marques, além de artigos em co-autoria com os agrônomos da parceria CPRM/Embrapa Pelotas.
A CPRM vem desempenhando participação ativa no tema Rochagem, voltado à descoberta, caracterização e normatização de produtos minerais para uso alternativo aos fertilizantes químicos.
Os pesquisadores Ruben Sardou e Oliveira Américo Cavalcanterepresentam a CPRM no Grupo de Trabalho de Normatização do Uso de Pós de Rocha como Fonte de Nutrientes para a Agricultura, que apresentará ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) uma proposta de regulamentação para os produtos destinados à remineralização de solos.
Um dos temas de destaque do evento foi a "Normatização do Uso de Pós de Rocha na Agricultura", com propostas que dão sequência ao trabalho do Grupo de Trabalho constituído para este fim, e que devem colaborar com as alternativas para redução de custos e impactos ambientais das práticas agrícolas no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário