quarta-feira, 24 de outubro de 2012

CPRM lança programa de sustentabilidade durante seminário da Cipa

Isabel Tombini explica como funciona 
 programa CPRM Sustentável

A Diretoria de Administração é Finanças (DAF) apresentou nesta terça-feira, (23/10) durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que está sendo realizado no Escritório do Rio de Janeiro, o programa “CPRM Sustentável”, que tem como objetivo colocar em prática nas unidades regionais da empresa, diversos projetos  de cunho sustentável para difundir uma nova cultura dentro da instituição.  A assessora da DAF, Isabel Cristina Tombini explicou como funciona o programa.  Segundo ela, as ações visam reformular o pensamento dos funcionários para um modo de vida mais sustentável. 

Empregados prestigiam o evento
Tombini frisou a importância de implementação de uma política que aborde conceitos  de sustentabilidade dentro do ambiente de trabalho.  “Já colocamos em prática o projeto “Plástico Zero”, que pretende promover a substituição dos copos descartáveis. Para isso, distribuímos canecas feitas de resina e fibra de coco. Agora pretendemos construir o bicicletário, e começar o projeto ‘Juntos’, promovendo um sistema de caronas, para reduzir o número de carros nas ruas da cidade”.

Aline Simão durante palestra sobre segurança do trabalho
Durante o evento, as técnicas em segurança do trabalho Aline Simão, Flávia Bello e Karla Ferreira apresentaram palestra para funcionários da empresa Nova Rio, responsável pela manutenção das instalações do escritório do Rio de Janeiro. Participaram do encontro os ortodontistas Nelson Roberto Carpilovsky e Tarsila Martins Pellegrino Tavares, que falaram sobre odontologia e saúde bucal infantil; além da médica da Amil Roberta França, que discorreu sobre a saúde da mulher.

Durante o almoço, a professora Naline Matos ministrou aula de dança de salão   par divertir  e  descontraiu os participantes do evento. 



Igualdade de gênero e raça nas empresas será discutida, nesta 5ª feira, em Brasília

Encontro tem como objetivo compartilhar ações positivas entre as empresas e as instituições participantes do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

‘Práticas de Igualdade – Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça’ é o tema da oficina que a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) realiza, em Brasília, nesta quinta-feira (25/10). O evento integra as atividades da 4ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, da SPM.

O objetivo do evento é compartilhar ações positivas entre as empresas e as instituições participantes e promover debates acerca de dois pontos fundamentais para transformar as culturas e gestões nas empresas e instituições: a relação entre gênero e raça e as diferenças salariais entre homens e mulheres e ascensão funcional a cargos de direção e chefia.

A oficina será aberta, às 9h desta quinta-feira (25/10), pela secretária nacional de Avaliação de Políticas e Autonomia Econômica das Mulheres, da SPM, Tatau Godinho. Também farão parte da mesa de abertura a secretária de Políticas de Ações Afirmativas da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Ângela Nascimento; a coordenadora-geral de Monitoramento e Controle da Gestão de Programa do Ministério de Minas e Energia (MME), Maria Gorett Couto Gomes; e a oficial de Projetos de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça no Mundo do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ana Carolina Querino.

Pela manhã, uma mesa-redonda abordará o tema ‘Trabalho, Gênero, Raça e Etnia’, com enfoque nas diferenças salariais entre homens e mulheres e a ascensão funcional de mulheres a cargos de direção e chefia.

À tarde, haverá um trabalho em grupo com membros dos comitês de gênero das empresas e organizações, trazendo exemplos de pró-equidade desenvolvidos entre os participantes do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça.

Oficina Práticas de Igualdade – Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça
Data : 25 de outubro de 2012 (quinta-feira)
Horário: das 9h às 18h 
Local: Nobile Lakeside (SHIN CA 1 - Bloco A - Lote A - Deck Norte) – Brasília/DF

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Projeto Diamante Brasil realiza expedição no domínio central do Cráton Amazônico

Técnicos partem para expedição no Cráton Amazônico
Dando continuidade às atividades de campo, o Projeto Diamante Brasil realiza uma expedição no domínio central do Cráton Amazônico durante 35 dias dos meses de outubro e novembro. A expedição conta com a participação de técnicos do Serviço Geológico do Brasil das Superintendências de Manaus, Salvador, da Residência de Porto Velho e dos Núcleos de Apoio de Boa Vista e Natal. 


Equipe técnica que participará da expedição
O principal objetivo da expedição é o reconhecimento geológico-geoquímico para localização de áreas potenciais para pesquisa e exploração de diamantes em ambiente primário. Para tanto, foram selecionados alvos com base em dados geológicos e geofísicos onde será aplicado o método de recuperação de minerais satélites do diamante. Os principais minerais satélites a serem investigados por este método, que é mundialmente empregado para prospecção de diamantes, são: Mg-ilmenita, Cr-piropo, Cr-espinélio e Cr-diopsídio, bem como o próprio diamante.

Geólogos Izaac Cabral, chefe do projeto e
Cassiano Costa, geoquímico da REPO




A previsão da expedição é percorrer cerca de 150 km em rios da bacia amazônica coletando amostras de concentrado de peneira/bateia de cascalho aluvionar e solo em anomalias geofísicas. Durante o percurso serão montados acampamentos itinerantes e três voadeiras (barcos) darão apoio para transporte de equipe técnica, alimentação, combustível e equipamentos.

CPRM participa do Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas

Começa nesta terça-feira, (23/10) em Bonito, Mato Grosso do Sul, o XVII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. A CPRM é um dos patrocinadores do evento. Pesquisadores da instituição irão apresentar mais de 40 trabalhos, além do tradicional estande institucional montado na Feira Nacional de Águas, que ocorre em paralelo ao evento.

A abertura contará com a presença do diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Antônio Carlos Bacelar; e do diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Thales Sampaio, que será o palestrante na conferência magna. Sampaio vai falar sobre a importância da água subterrânea para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro.

Este ano, o tema central dos debates será “águas subterrâneas como indutor do desenvolvimento,” é abordará a gestão sustentável dos recursos hídricos, mapeamento e cartografia hidrogeológica, águas subterrâneas no ciclo hidrológico, regulamentação das águas no setor de agronegócios, recarga artificial de aquíferos, águas residuais urbanas e os impactos nos mananciais hídricos; e riscos geológicos e as águas subterrâneas.

A programação do congresso terá talk-shows, conferências, painéis, mesas redondas, palestras e sessões técnicas.  O encontre reúne pesquisadores do Brasil e de diversos países. “A sociedade compreende facilmente a importância da água e este é o primeiro passo para uma mudança. Precisamos agora que ela se aproprie do conhecimento gerado para uma gestão mais eficiente de nossos recursos hídricos”, avalia o presidente da comissão organizadora, Humberto José de Albuquerque.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Reunião discute projeto Cartografia da Amazônia


Diretor Roberto Ventura
A 28ª reunião da comissão do projeto Cartografia da Amazônia foi realizada nesta sexta-feira (19/10), no escritório do Rio de Janeiro, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). O estudo é coordenado pelo Centro Gestor e Operacional da Amazônia (Censipam), e executado em parceria com o Exército, Marinha, Aeronáutica e Ministério de Minas e Energia (MME), por intermédio da CPRM, responsável pelos levantamentos geológicos da região.

O diretor de Geologia e Recursos Minerais (DGM), Roberto Ventura, representou a empresa durante a reunião.  O diretor explicou que CPRM está atuando em mapeamentos geológicos, avaliação de potencial mineral, levantamentos geofísicos, geoquímicos, geologia marinha, hidrologia, hidrogeologia, risco geológico e geologia ambiental. Segundo ele, a atuação na “avaliação do potencial mineral têm sido muito forte porque está se discutindo o novo marco regulatório do setor mineral, e a CPRM vai ter um papel muito importante”, disse.


Representantes dos órgãos envolvidos no projeto
Na ocasião, a CPRM apresentou os trabalhos que a empresa tem desenvolvido na região amazônica. A chefe da Divisão de Geofísica, Maria Laura Azevedo, exibiu os métodos para análise da geologia do terreno e a coleta de dados. O coordenador executivo da DGM, João Batista Andrade, mostrou como funciona a interpretação dados da geofísica. Já o chefe do Departamento de Geologia, Reginaldo Alves dos Santos, apresentou os mapeamentos geológicos em execução.

O Projeto Cartografia da Amazônia tem como principal objetivo o planejamento e a execução de projetos de infraestrutura para a região, incluindo obras como a construção de rodovias e hidrelétricas, bem como para a demarcação de áreas de assentamentos e de mineração, além do agronegócio e a elaboração de zoneamento ecológico. As informações geradas também servirão para a geração de dados a serem utilizados no monitoramento de segurança e defesa nacional, especialmente nas áreas de fronteira.

Rio de Janeiro inicia a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Palestrante geóloga Leda Maria Fraga
“Seu maior patrimônio é a vida. Sua maior proteção é a prevenção” esse é o tema da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho 2012 (Sipat), que começou nesta segunda-feira (22/10), no Rio de Janeiro. O objetivo do evento é promover reflexão prevenção, preservação, qualidade de vida e sustentabilidade dentro e fora do ambiente de trabalho.

Apresentações do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça, do Programa CPRM Sustentável, do Coral CPRM e de dança de salão são algumas das atividades. Além de palestras sobre saúde da mulher e do homem, aulas práticas de expressão corporal e concurso de frases serão realizados.

Presidente da CIPA, Jorge Luiz Ribeiro
O presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Cipa), Jorge Luiz Ribeiro, falou sobre as atividades da comissão, que conta com 12 integrantes, entre técnicos, engenheiros, auxiliares de enfermagem, enfermeiros e médicos. Segundo ele, a Cipa atua em diversos campos de segurança, inclusive mapeando os riscos de cada setor. “Dessa maneira, prevenimos o risco físico, químico, biológico, ergonômico e o acidente, classificando-os em risco leve, médio e elevado”, explicou Ribeiro.

Coral CPRM foi a primeira apresentação da Semana
A primeira palestra, ministrada pela geóloga Leda Maria Fraga, abordou atividades de campo na Amazônia. Leda falou a respeito da rotina do geólogo em campo, do esforço para criar um mapa geológico e da importância desse profissional na empresa. A analista de sistemas, Chirley Rodrigues, destacou a importância da apresentação. “Acredito que para executar qualquer trabalho é preciso conhecer a base da empresa”, ressaltou.

O coral da CPRM fez a primeira apresentação da semana e descontraiu os participantes com  dois clássicos do samba.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Superintendência de Porto Alegre recebe visita de participantes do seminário da DRI


A visita reuniu todos os participantes do evento na Sureg

No último dia do Seminário de Gestão promovido pela Diretoria  de Relações Institucionais  e Desenvolvimento (DRI), em Porto Alegre, os participantes do evento  visitaram a  Superintendência  Regional  da CPRM na  capital gaúcha.   Na ocasião, o diretor Antônio Carlos Bacelar e sua comitiva  foram  recebidos pelo superintendente  José Leonardo Silva Andriotti.  Bacelar se reuniu com os funcionários, conheceu laboratórios e o museu da unidade. 


Diretor conhece as instalações da unidade


O diretor agradeceu o apoio da Superintendência  na organização do  seminário e destacou que a escolha da cidade para sediar o encontro foi uma maneira de integrar e aproximar as diversas áreas da diretoria. "A Sureg de Porto Alegre é referência  em inovação e celeiro das geociências, aqui estão nossos melhores pesquisadores"  elogiou.  Bacelar lembrou  os  principais desafios da instituição.   " Estamos participando de discussões importantes, como o marco regulatório e  executando atividades de cunho social, como os mapeamentos de áreas de risco  que visa salvar vidas", disse o diretor.

Diretor cumprimenta funcionário
Responsável pala organização do seminário, o assessor da DRI, Fernando Carvalho,   fez uma avaliação do encontro. Segundo Carvalho, a grande novidade do encontro  foi a mudança da dinâmica que proporcionou   debates focados em temas relevantes  e uma interação maior entre os gerentes da DRI das unidades regionais.  " Levantamos previamente  os assuntos a serem debatidos e  definimos  moderadores  com experiência nos temas para conduzir os debates" explicou  Carvalho.   Geobank, PAC e Sistema de Gestão de Projetos foram os três grandes assuntos abordados durante o seminário, alem das metas para 2013.


Visita aos laboratórios
A  geóloga Paula Braga, da Residência de Teresina  aprovou a iniciativa. Para ela, o evento  trouxe uma visão  mais clara e abrangente  sobre o contexto em que a CPRM está inserida, além de apontar metas e diretrizes para 2013. " Os debates foram direto  nas questões que afetam nosso trabalho. As palestras essenciais para esclarecer dúvidas e entender  procedimentos administrativos",  disse.