quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Manoel Barretto participa do Encontro Nacional com Prefeitos e Prefeitas



O Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, reservou a tarde de quarta-feira (30/1) para debater o tema Prevenção, Monitoramento e Resposta a Desastres Naturais. O evento reuniu prefeitos, prefeitas, secretários municipais, deputados, senadores, ministros e outras autoridades. 

Na mesa o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, o diretor-presidente da CPRM, Manoel Barretto, o presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu, secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (MCT), Carlos Nobre e os representantes da Secretaria de Relações Institucionais, Olmo Xavier e coronel José Wilson.




Os ministros Bezerra, Aguinaldo e Raupp apresentaram as ações implementadas pelo Governo Federal para proteger a população dos desastres naturais. Os três elogiaram o trabalho dos profissionais da CPRM que mapearam as áreas de risco em 286 municípios. Mais de 820 municípios receberão a visita de pesquisadores até 2014.

Encontro - Tem como objetivo subsidiar os gestores municipais com informações sobre programas e ações federais que ajudarão a iniciar os mandatos, ou dar continuidade à gestão municipal com foco no desenvolvimento sustentável.

O evento, cujo tema é “Municípios Fortes, Brasil Sustentável”, irá reunir os principais Ministérios e órgãos do Governo Federal para apresentarem suas políticas, divididas em quatro eixos: desenvolvimento social, desenvolvimento econômico, desenvolvimento ambiental e urbano, e participação social e cidadania.

A iniciativa faz parte das ações de apoio à gestão local e garante a continuidade do diálogo direto e republicano entre Governo Federal e governos municipais que teve início em 2003, com a criação do Comitê de Articulação Federativa (CAF). Esse diálogo assegurou importantes conquistas e benefícios para os Municípios.

Além de apresentar os principais programas do Governo Federal executados em parceria com os governos municipais, como Brasil sem Miséria, PAC II, Política Nacional de Saneamento e de Resíduos Sólidos, entre outros, o evento irá oferecer oficinas técnicas sobre o sistema de convênios e outros instrumentos de modernização administrativa, e apresentar boas práticas de municípios e consórcios públicos intermunicipais em diversas áreas. Também foram organizadas publicações como: orientações para e início de mandato, catálogo de programas federais que podem ser acessados pelas prefeituras e revista sobre os programas e ações do Governo Federal.

Mais informações: http://migre.me/d3kNo



Ministros convidam prefeitos a apoiar prevenção a desastres naturais



As administrações municipais têm papel relevante na execução do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais. Os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, reforçaram a necessidade de colaboração com o governo federal na quarta-feira (30/1), último dia do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília.

“Esses desastres são inevitáveis, porém, se tivermos boa estrutura e grande cooperação entre todos os níveis de governo, em conjunto com a sociedade, poderemos mitigar substancialmente os efeitos nefastos que esses eventos têm sobre nossas vidas”, disse Raupp, ao apresentar o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais(Cemaden/MCTI) aos prefeitos.

O titular do MCTI contou que o Cemaden monitora 24 horas por dia 294 municípios e, desde dezembro de 2011, quando foi criado, já emitiu mais de 300 alertas ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad/MI), responsável por acionar as defesas civis das regiões ameaçadas.

Raupp mencionou o processo de compra de nove radares meteorológicos, 4.100 mil pluviômetros, 286 estações hidrológicas, 286 sensores de deslizamento, 100 estações agrometeorológicas e 500 sensores de umidade do solo. “Esses equipamentos estão sendo colocados nas áreas de risco dos municípios, e é aqui que entra a cooperação que precisamos fazer com os senhores”, afirmou. “As prefeituras podem nos oferecer lugares seguros para colocá-los. Dependemos disso para que os equipamentos tenham vida longa.”

Bezerra, por sua vez, destacou a importância do apoio das prefeituras em atividades de capacitação e treinamento de indivíduos envolvidos em ações de defesa civil. “Já preparamos 6.484 pessoas e a nossa meta até 2014 é treinar e capacitar mais de 7 mil técnicos e agentes, que vão estar na ponta de lança para o contato com a comunidade quando da ocorrência do evento climático extremo.”

Cadastro
De acordo com o ministro da Integração Nacional, a Lei 12.618, de 2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, obriga os prefeitos a preencherem um cadastro nacional que aponta os municípios com áreas suscetíveis a deslizamentos e inundações. “Vocês têm que se cadastrar, sob pena de não terem acesso a diversos programas do governo federal”, alertou Bezerra.

“Temos um conjunto de mais de 5,5 mil municípios no Brasil e a gente ter que ter o pé no chão”, explicou o ministro da Integração. “Então, definimos como prioridade trabalhar até 2014 nos 821 municípios de mais alto risco, escolhidos de acordo com a recorrência de óbitos causados por desastres naturais.”

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação informou que, em condições ideais, o Cemaden deve emitir alertas de chuva entre duas e seis horas antes do período crítico. Ele comparou a escala temporal com outro fenômeno monitorado pela unidade do MCTI. “Na previsão do impacto da seca na agricultura do Semiárido, a aviso tem que se dar com dois meses de antecedência”, disse Raupp. “Além das 821 localidades sujeitas a deslizamentos e enxurradas, temos objetivo de, em 2014, estar monitorando 1.170 municípios com histórico de impacto da seca.”

Também compareceram ao painel de discussões no encontro com prefeitos o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Carlos Nobre, os diretores do Cemaden, Agostinho Ogura, e do Cenad, Rafael Schadeck, e os presidentes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM/MME), Manoel Barretto, e da Agência Nacional de Águas (ANA/MMA), Vicente Andreu.


Superintendência de Belém recebe microscópio eletrônico de varredura


Geólogo Marcelo Vasquez operando a 
máquina metalizadora

Nesta semana foi instalado um Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) na Superintendência de Belém (Sureg-BE). O equipamento foi adquirido através da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais-DGM. Trata-se de um equipamento de ponta, que analisa os diversos materiais geológicos, cerâmicas, ligas metálicas, polímeros e materiais biológicos.

Conjunto de equipamentos que compõem o 
sistema do microscópio

O microscópio obtém imagens através de um conjunto de lentes eletromagnéticas que podem alcançar ampliações de até um milhão de vezes e de resolução de até 3 nanômetros.  Faz análises químicas por espectrometria de Raios-X, mapas de distribuição de elementos e permite identificar a estrutura cristalina de minerais por difração.


O microscópio foi instalado no setor de laboratórios da Gerência de Relações Institucionais e Desenvolvimento (Geride), a equipe de operação está em treinamento, mas em breve o equipamento estará em rotina para atender aos usuários da CPRM, e eventualmente analisar materiais de outras instituições parceiras.








terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Brasil e Suíça discutem acordo de cooperação voltado para área de risco geológico



O diretor de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Thales Sampaio, recebeu ontem (28/1), no escritório do Rio de Janeiro, o responsável pelo Serviço Geológico da Suíça, Olivier Lateltin, para discutir acordo de cooperação entre os dois países no campo do Planejamento Territorial.

Thales Sampaio falou do interesse da CPRM em efetivar a parceria entre as duas instituições na área de risco geológico, tendo em vista a experiência dos suíços na execução de mapas de riscos e na transferência das informações para o planejamento territorial municipal. O diretor apresentou o trabalho realizado pela CPRM, enfatizando os cursos de capacitação às guardas civis municipais e a intensificação das ações da instituição nesta área, principalmente quanto à disseminação do conhecimento geológico à população.

”Repassar esse conhecimento para quem vive nos municípios atingidos é fundamental para entender o que é a área de risco. O nosso grande desafio é como comunicar à sociedade. Se fazer entender e compreender por quem não tem o conhecimento técnico-científico”, explicou Thales Sampaio, que também falou dos levantamentos realizados que detectaram a existência de 5400 áreas com problemas de risco no Brasil, em aproximadamente 300 municípios, abrangendo cerca de 1,5 milhão de pessoas.

Olivier Lateltin, juntamente com a representante da área de assuntos sociais da Suiça, Vera Condé Lateltin, comentou sobre a situação da cidade de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, explicando que a experiência suíça em planejamento territorial poderia ser de grande valia para a área em questão. “A principal dificuldade é a ligação entre os trabalhos técnicos realizados, como os mapeamentos, por exemplo, com as ações efetivas que irão impactar na vida da população local”, explicou.

Lateltin realizou também uma breve explanação sobre o Serviço Geológico Suíço, e sugeriu que uma equipe técnica da CPRM visitasse suas instalações a fim de conhecer as atividades realizadas, além da oportunidade de participação da empresa na reunião do EuroGeoSurveys, em 2014, já apresentando um trabalho de parceria.

Na ocasião, o diretor Thales Sampaio reafirmou a vontade da CPRM em consolidar a cooperação entre os dois países o mais rápido possível, e salientou a importância da experiência suíça em conseguir realizar uma efetiva ligação entre o conhecimento técnico e as ações práticas na sociedade, no que se refere a planejamento territorial.

A geóloga da CPRM, Sandra Silva, que realizou recentemente um curso na área de Risco Geológico, com treinamento in-loco nas instituições municipais que fazem a transferência do conhecimento para a população de risco na Suíça, participou do encontro contribuindo com a experiência adquirida. “A divulgação direta à população é muito importante, apenas o planejamento territorial feito pelo governo não resolve o problema”, ressaltou.

Participaram da reunião a chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais da CPRM, Maria Glicia Coutinho, o assessor da DHT, Helion França, o coordenador executivo do Departamento de Gestão Territorial, Jorge Pimentel, e os técnicos da Assuni, Fatima Nascimento e Nicolau Lage.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Inscrições abertas para o Encontro Brasileiro de Física do Solo


 

Durante os dias 06 a 10 de maio, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) sediará, no escritório do Rio de Janeiro, o Segundo Encontro Brasileiro de Física do Solo (Second Brazilian Soil Physics Meeting - 2nd BSPM), promovido pela UFRRJ, CPRM, Embrapa Solos e UFRJ, com patrocínio  da CNPq, CPRM e Faperj e apoio da ESALQ/USP, UFLA e da Comissão de Hidrologia Subterrânea da ABRH.


Na comissão organizadora, a CPRM é representada pelo Departamento de Hidrologia (Dehid) e pela  pesquisadora, Marta Vasconcelos. Segundo a pesquisadora o encontro será uma grande oportunidade para promover o intercâmbio de experiências entre todos os participantes. “São esperados para o evento entre 100 a 150 pessoas, dentre pesquisadores nacionais e internacionais, estudantes de graduação e pós-graduação, e serão reportados os avanços que ocorreram na última década em Física de Solos e discutidos os principais desafios científicos na área para os próximos anos”, informou.

Os interessados já podem se inscrever através do site do evento. O limite para submissão de resumos, visando a apresentação oral, é ate 10 de abril de 2013.
http://www.bspm2013.org .

Ouvidora da CPRM defende estudo sobre o papel da mulher na sociedade

A banca no pronunciamento de aprovação da pesquisa


A ouvidora, Cinara Santos, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), defendeu na Universidade Veiga de Almeida (RJ), nesta ultima sexta-feira (18/01), a dissertação de mestrado “Mulher e o laço social”, onde discorreu sobre o papel da mulher na sociedade. Sua pesquisa, cujo objeto de estudo partiu do programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da empresa, abordou o papel da mulher nos mais diversos períodos históricos, principalmente sua relação com o trabalho e família. E buscou na teoria psicanalítica a resposta para a angústia enfrentada pela mulher ao tentar conciliar sua vida profissional e pessoal. 


Para entender a posição da mulher contemporânea, Cinara utilizou-se da teoria psicanalítica postulada por Sigmund Freud e Jacques Lacan para trabalhar com o conceito do sujeito mulher na psicanálise e seu papel no laço social.  No final da sua apresentação, agradeceu o apoio dos familiares, amigos e da diretoria da CPRM, revelando que, quando coordenadora do comitê, ouviu muitas mulheres da empresa, e suas reivindicações enquanto mãe, trabalhadora e chefe de família. Estes relatos a incentivaram a escolher o tema de sua dissertação.
Rosane Melo, Vera Pollo, Cinara Santos e Maria Helena




A banca, composta pelas professoras doutoras em psicanálise, Rosane Melo (UFRRJ), Maria Helena Martinho (UVA) e Vera Pollo (UVA), aprovou sua dissertação com louvor, por trazer conclusões importantíssimas para um melhor entendimento da mulher na sociedade. Cinara Santos iniciou sua trajetória na CPRM em 2003 como coordenadora da Assessoria de Comunicação no Rio de Janeiro. Por dois anos coordenou o Comitê de Pró-equidade de Gênero e Raça e, em 2009, passou a ocupar o cargo de ouvidora. 

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Diretor Thales Sampaio discute parceria com a França para gestão de águas subterrâneas em Recife



A reunião discutiu parceria entre Brasil e França
A Superintendência Regional do Recife recebeu, na terça-feira (22/01), a visita do diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Thales Sampaio, para discutir a participação do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) no consórcio para o desenvolvimento do projeto Coqueiral. Sampaio se reuniu com o superintendente José Wilson de Castro Timóteo, profissionais da unidade e com a coordenadora do projeto Coqueiral, em Pernambuco, Suzana Montenegro.

O projeto Coqueiral é uma parceria entre Brasil e França para a realização de uma pesquisa interdisciplinar aplicada à proteção ambiental, ao planejamento e à gestão das águas subterrâneas da Região Metropolitana do Recife (RMR). Dentre os objetivos do estudo, o principal é esclarecer as origens da salinização destas águas. Com a formalização do acordo, a CPRM será parceira na pesquisa com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de São Paulo (USP), Bureau francês de Recherches Géologiques et Minières (BRGM).

O Instituto Nacional de Pesquisas Espacias (Inpe), a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e as universidades francesas Lille e Rennes, além da empresa Géo-Hyd, também  serão  parceiros no estudo. O projeto será financiado pela Facepe, Fapesp e Agence Nationale de la Recherche (ANR).