segunda-feira, 15 de julho de 2013

Curso capacita Defesas Civis de municípios do Tocantins



Turma do curso de Palmas-TO
Técnicos da Defesa Civil de 12 municípios do estado de Tocantins participaram do curso de capacitação para Gerenciamento de Riscos de Desastres Naturais, promovido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), em Palmas, capital do estado. O treinamento foi realizado durante a primeira semana de julho e contou com uma etapa teórica e outra prática. A meta é capacitar  técnicos das Defesas Civis estaduais e municipais na gestão de riscos geotécnicos, visando à prevenção de desastres naturais causados principalmente por movimentos de massa, inundações, deslizamentos e enchentes.


O curso foi ministrado pelos geólogos do Departamento de Gestão Territorial (Deget) Jorge Pimentel, Bruno Elldorf e Breno Beltrão, e contou com a supervisão da Defesa Civil de Tocantins. Durante o treinamento os geólogos explicaram conceitos, forneceram informações para prevenção de desastres naturais e exemplificaram ocorrências destes eventos em outras regiões do país.

Aulas práticas no campo
O geólogo Bruno Elldorf explica que o treinamento pretende capacitar às defesas civis para que os profissionais possam entender os ambientes com processos de movimentação e identificar os indícios para eliminar ou minimizar os riscos. Segundo ele, o próximo curso está previsto para o mês de agosto, em Fortaleza. “Observamos um grande interesse pelo ensinamento. A meta da CPRM é realizar sete cursos por ano, esse em Tocantins foi o quinto curso do ano”, destaca.  

Pesquisadoras do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad/DF) também fizeram parte desta edição do curso. Cerca de 30 profissionais representantes dos municípios de Araguaina, Angico, Ananás, Araguaçu, Gurupi, Paraiso, Paranã, Peixe, Porto Nacional, Palmas, e Talismã participaram do treinamento.


Aulas práticas no campo
A iniciativa da CPRM faz parte do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais do Governo Federal inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), coordenado pela Casa Civil da Presidência da República, que visa mapear a ocorrência de áreas de risco em 821 municípios brasileiros até o ano que vem.

Residência de Porto Velho apresenta projeto sobre rochas carbonáticas


A chefe da Residência de Porto Velho (Repo) do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) Helena Bezerra participou, na última semana (09/7), de reunião técnica para a apresentação do “Estado da Arte” do projeto Rochas Carbonáticas do Estado de Rondônia. O encontro contou com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social, Emerson Castro e o presidente da Companhia de Mineração de Rondônia (CMR), Moisés de Almeida Góes.


Na ocasião, o geólogo da CPRM Carlos Eduardo de Oliveira apresentou os dados oriundos dos levantamentos geológicos realizados pela Repo/CPRM.

Estiveram presentes nesta reunião o Chefe da Divisão de Minerais e Rochas Industriais, Ruben Sardou Filho e o engenheiro de minas, Alexandre Gustavo juntamente com geólogos, engenheiros e técnicos da CMR.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Barretto fala sobre concurso e Marco Regulatório na Bahia


Manoel Barretto e superintendente Teobaldo Rodrigues

O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto, esteve em Salvador, na sexta-feira (05/07), onde realizou palestra e debate sobre o novo Marco Regulatório e o enquadramento do Serviço Geológico dentro das novas atribuições.

Na oportunidade, ressaltou o importante momento que a instituição vive. Segundo ele, a empresa se prepara para um novo tempo, com a realização do concurso público que ampliará o quadro de profissionais da empresa e com o papel de destaque que assumirá a partir da aprovação do projeto de lei do Novo Marco da Mineração, que a presidente Dilma Rousseff enviou ao Congresso, no dia 18/06, em regime de urgência.

Com relação ao concurso público, Barretto informou que as inscrições foram encerradas no dia 24 de junho e que estão inscritos cerca de 22.000 pessoas e que as provas serão realizadas nos estados onde temos representação no próximo dia 04 de agosto.     

Barretto falou que na proposta do Novo Marco da Mineração está previsto a criação do Conselho Nacional de Politica Mineral (CNPM), a transformação do DNPM em agência reguladora do setor (Agência Nacional de Mineração – ANM) e que a concessão das áreas a serem mineradas será realizada através de licitação e chamada pública com titulo único para pesquisa e lavra e autorização de pesquisa mineral para os chamados minerais de aplicação  imediata (areia, argila, brita, etc).

Palestra diretor-presidente Manoel Barretto
Nesta proposta a CPRM tem uma participação importante e destacada, pois ele tem a responsabilidade de indicar ao CNPM, as áreas propícias para as futuras licitações. Para tanto teremos que desenvolver uma criteriosa análise e interpretação dos mapas geológicos, juntamente com os dados geofísicos, geoquímicos e de recursos minerais existentes no seu banco de dados, objetivando a seleção destas áreas.

Além dessa importante responsabilidade, Barretto garantiu que a CPRM continuará desenvolvendo normalmente as ações de mapeamento geológico, levantamentos geofísicos, de áreas de risco, hidrológicos etc.

Ao final, o diretor-presidente esclareceu as dúvidas e respondeu a várias questões técnicas levantadas pelos presentes tanto sobre o concurso público quanto sobre a atuação da CPRM no cenário do Novo Marco da Mineração.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Municípios mineradores debatem as políticas públicas para o setor mineral

Mesa de abertura do 4º Fórum de Debates

Com vistas a debater as políticas públicas para o setor mineral brasileiro; a legislação atual da mineração; o novo Marco Regulatório (cujo projeto de lei está sendo apreciado pelo Congresso Nacional); a responsabilidade social das empresas mineradoras e do município minerador no uso da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais Cfem; entre outros temas, foi realizado, em Nova Lima – MG, no período de 3 a 5 de julho, o 4º Ciclo Anamup de Fóruns Regionais dos Municípios Mineradores.

Promovido pela Associação Nacional dos Municípios Produtores (Anamup), o evento também abordou questões como a mineração hoje e a visão de futuro; a mineração e a sua relação com as questões ambientais; e a responsabilidade das empresas e dos municípios frente às questões sociais. 

O Serviço Geológico do Brasil foi representado no evento pelo superintendente de Belo Horizonte, Marco Antônio Fonseca, que destacou a importância da realização do 4º Ciclo Anamup de debates no momento em que o setor mineral brasileiro vive a expectativa do Novo Marco Regulatório da Mineração. Fonseca elogiou a qualidade dos temas apresentados, que proporcionaram, além de informações sobre questões fundamentais para gestores públicos e empresários dos municípios mineradores, um intercâmbio de experiências com vistas a aperfeiçoar as boas práticas da atividade mineradora.

O chefe de Gabinete da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SGM-MME), Frederico Bedran, representando o secretário Carlos Nogueira, apresentou a palestra Magna: “Políticas Públicas para o Setor Mineral Brasileiro”. O diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração da SGM-MME, Edson Farias Mello, palestrou sobre “Responsabilidade Social das Empresas Mineradoras e do Município Minerador no uso da Cfem”.  Também participaram pela SGM-MME o coordenador-Geral de Capacitação e Desenvolvimento Tecnológico, Samir Nahass, e a coordenadora-geral de Desenvolvimento Sócio Ambiental na Mineração, Dione Macedo.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

CPRM participa de Workshop e Reunião Anual do Clim-Amazon

Edgar Shinzato, Cassio Roberto e Valter Marques 
durante evento

Representantes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participaram, na última quinta-feira (04/7), do 2º Workshop e 1ª Reunião Anual do Clim-Amazon, em Brasília. Estiveram presentes no evento o chefe do Departamento de Gestão Territorial da CPRM, Cássio Roberto da Silva, o chefe da Divisão de Gestão Territorial da Amazônia, Valter Marques, o engenheiro agrônomo Edgar Shinzato e os engenheiros André Santos, da Superintendência de Manaus e Victor Paca, da Superintendência de Belém. Participaram ainda, pelo Departamento de Hidrologia (DEHID), o chefe da Divisão de Hidrologia Aplicada, Achiles Monteiro, e o engenheiro, Daniel Medeiros Modeiros.

As atividades foram realizadas no Laboratório de Geocronologia do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília e contou com apoio de sete colaboradores Europeus: Institut de Recherche pour le Développement (IRD, França), a Universidade Amsterdam (Holanda), Royal Netherlands Institute for Sea Research – NIOZ (Holanda), Jacobs University Bremen (Alemanha), Imperial College London (Reino Unido), Deautsches Geo Forschungs Zentrum Institut (Alemanha).

Valter Marques durante apresentação

Valter Marques apresentou durante o Workshop informações sobre os trabalhos que a CPRM vem executando na Amazônia, nas áreas de geologia básica, geoquímica, geofísica, levantamentos geoquímicos, controle de cheias, mapas de geodiversidade, entre outros. “O objetivo é dar uma noção geral do são esses trabalhos que a CPRM vem executando, para que possam tirar conclusões sobre possíveis usos dessas informações e quanto a eventuais projetos para trabalho em conjunto.”, disse Marques.


Valter Marques acredita que a CPRM só tem a ganhar com eventos como este pela possibilidade de se conhecer novas aplicações cientificas e novos tipos de estudos com geoquímica isotópica, que é um dos fortes do Clim-Amazon, além da possibilidade de incorporar estes estudos aos projetos da CPRM de maneira que ela possa oferecer à sociedade uma melhor qualidade e com a melhor tecnologia existente. “Acreditamos que trabalhar em conjunto com outras instituições é uma questão fundamental”, complementou.


Público assistindo ao Workshop
O projeto CLIM-AMAZON é uma iniciativa científica conjunta Brasil-Europa com financiamento da UE (União Europeia) através do FP7 (Sétimo Programa-Quadro para a Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico). Esta cooperação visa promover intercâmbios entre cientistas brasileiros e europeus na área de geociências e estudos ambientais, por meio de encontros científicos, visitas de pesquisadores europeus experientes ao Brasil, chamadas para doutorandos e pós-doutorandos para universidades europeias que se proponham a desenvolver pesquisas com novas abordagens na região amazônica.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

CPRM participa do Seminário Relações de Gênero, Étnico-Raciais e Valorização da Diversidade no Ambiente Corporativo

Diretor Eduardo Santa Helena e representantes 
de empresas participantes

O Seminário, que aconteceu nesta quarta-feira (03/7), faz parte do IV Ciclo de Encontros Regionais para o Fortalecimento da Equidade de Gênero e Raça. O objetivo foi debater as desigualdades entre os segmentos sociais, promover a discussão sobre Políticas Públicas intersetoriais e buscar alternativas para aplicação das propostas nas empresas participantes.

Pela manhã a chefe do Departamento de Recursos Humanos da CPRM, Ester Virzi, participou da primeira mesa temática que teve relatos de empresas sobre gênero. “Apresentamos o caso do concurso da CPRM que, pela primeira vez, adotou a flexão de gênero no que diz respeitoaos cargos da empresa. Especialmente a inclusão de pesquisador/pesquisadora e de técnico/técnica tanto demineração quanto de hidrologia. Isso faz parte de uma diretriz voltada para a área de recrutamento, que está incluso no programa da empresa”, disse Ester.


O diretor de Administração e Finanças, Eduardo Santa Helena fez parte da mesa de encerramento do Seminário, que contou com a presença de autoridades representando as empresas que compõem o Ciclo. Santa Helena reafirmou o compromisso da CPRM com a Equidade de Gênero e Raça “Estamos completamente engajados e otimistas, temos diversas ações internas focadas nisso e aliadas as políticas governamentais que hoje trazem à discussão as questões de gênero, raça e diversidade” disse. O diretor falou ainda sobre a importância da política de Gestão de Pessoas conectada com o objetivo de alcançar a equidade entre homens e mulheres no mundo do trabalho, eliminando todas as formas de discriminação, e comprometendo-se com a equidade de gênero e étnico-racial na promoção da cidadania.

Ingrid Soares, Maria Lima, Mônica Perrotta, Ana Claúdia
Accioly,Ester Virzi , Sandra Schneider
e  Hugo Galúcio
Ester Virzi durante palestra











quarta-feira, 3 de julho de 2013

Pesquisadores participam de treinamento com técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas

Abertura do treinamento

Na semana passada a Superintendência Regional de São Paulo sediou treinamento referente à metodologia adotada para geração das Cartas de Suscetibilidade, ministrado por técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Participaram do treinamento 25 técnicos da CPRM, incluindo os profissionais que já atuam na área de Suscetibilidade e os novos pesquisadores que irão compor a equipe à partir do segundo semestre.

O objetivo do treinamento é conhecer, entender e absorver a metodologia utilizada pelo IPT na elaboração dos pré-mapas de suscetibilidade. Durante o treinamento, além do ArcGis, foram utilizados vários softwares como o TerraView, TerraViewHidro, Sinmap, Hidroflow, Hand e Spring. “Além da capacitação na modelagem das cartas de suscetibilidade, o treinamento marca o início de uma grande parceria técnica-científica entre as instituições na área de suscetibilidade”, destaca a geóloga Sandra Fernandes da Silva, Coordenadora Nacional de Suscetibilidade. 


O treinamento reuniu 25 pesquisadores
da CPRM
A abertura do treinamento contou com presença do diretor de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Thales Sampaio; do diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento (DRI) Antônio Carlos Bacelar; e do superintendente, José Carlos Garcia Ferreira.