Trabalho de campo |
Dando prosseguimento aos trabalhos de ação emergencial que envolvem vários órgãos do governo federal, técnicos da CPRM percorreram o município de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, para setorizar áreas de risco. O diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Thales de Queiroz Sampaio e o geólogo Helion França acompanharam a vistoria aos povoados e vilas de Ilha Grande. Em 2010 a região sofreu com fortes chuvas e tempestades que causaram deslizamentos de terra e rocha e a morte de centenas de pessoas, além de enorme prejuízo material.
Na primeira etapa do trabalho de campo, a equipe do Serviço Geológico do Brasil composta por quatro geólogos, se dividiu em dois grupos e com o apoio da Defesa Civil percorreram bairros da cidade em busca de indícios de áreas com alto potencial para deslizamentos e quedas de blocos. Nesta fase, foram identificadas diversas áreas - de risco alto e muito alto -, que tiveram suas poligonais delimitadas e vetorizadas em Sistema de Informação Geográfica (SIG).
Na segunda fase do levantamento, técnicos da CPRM e da Defesa Civil percorreram de barco o litoral de Ilha Grande mapeando áreas de risco em vilas e povoados. A expedição vistoriou os povoados de Provetá, Praia Vermelha, Araçatiba, Bananal, Vila do Abraão e Praia do Passa Terra, onde também identificaram áreas de alto risco para deslizamentos.
Para o diretor Thales de Queiroz Sampaio o apoio logístico da Defesa Civil de Angra dos Reis foi essencial para o cumprimento dos trabalhos dentro do prazo determinado. Segundo Sampaio, os dados coletados serão encaminhados ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e aos gestores do município.
Equipe de trabalho |
O geólogo Marlon Hoelzel, integrante da equipe que realiza o mapeamento na região de Angra dos Reis avalia que o trabalho mais complicado foi coletar os dados nos bairros da cidade. “É uma área urbana densamente povoada e de difícil acesso”. Além de Hoelzel, o trabalho contou com a participação dos geólogos Giovani Parisi, Juliana Maceira e Deyna Pinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário