quinta-feira, 31 de maio de 2012

Superintendência de Recife recebe orientação sobre Lei de Acesso à Informação

Cláudia Victor na Sureg-RE
Para esclarecer pontos relativos à Lei de Acesso à Informação, a Superintendência Regional do Recife (Sureg - RE) recebeu, na última quarta-feira (30/5), uma palestra que debateu a lei e apresentou o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) aos  empregados do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

O evento contou com a participação da responsável pela implementação da lei na CPRM, Cláudia Victor Pereira, e do técnico em Geociências Geyson Rodrigues, que demonstrou o funcionamento do SIC. O debate reforçou os principais pontos da Lei 12.527 e esclareceu dúvidas quanto à participação dos profissionais e à estrutura que está sendo organizada pela CPRM para atender as demandas previstas pela lei.

A Lei nº 12.527, sancionada em novembro de 2011, pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas e está em funcionamento no Serviço Geológico do Brasil desde o último dia 16 de maio, através do Serviço de Informações ao Cidadão disponível no website da empresa.

CPRM divulga boletim de Alerta de Cheia para Manaus

Superintendente Marco Antônio Oliveira durante
divulgação dos dados do Sistema de Alerta

A Superintendência Regional do Serviço Geológico do Brasil, em Manaus, divulgou nesta quinta-feira (31/5), durante coletiva de imprensa, o terceiro e último boletim de alerta de cheia para Manaus. A previsão anunciada foi de 30,27 para a cota máxima. Atualmente o rio Negro permanece estabilizado há três dias na cota de 29,97 m.

Segundo o superintendente Marco Antônio Oliveira, ainda é cedo para afirmar que o rio encontra-se estável. “A história da cheia só pode ser contada no final dela. Esta cheia foi totalmente atípica, não podemos afirmar que o rio se estabilizou, pois dependemos ainda do regime de chuvas", disse.


O chefe de meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Ricardo Dallarosa, que também participou da coletiva, afirmou que o índice de chuvas para o mês de maio foi abaixo do esperado e para junho estima-se normalidade, o que significa baixo índice de precipitações.

No Amazonas, 53 municípios, incluindo a capital, estão em situação de emergência e outros 3 decretaram calamidade pública. As Defesas Civis do Estado e Município anunciaram o repasse do Governo Federal de 10 milhões para auxílio da população afetada. Cartões sociais, cestas básicas e água potável já foram entregues.

Marco Antônio Oliveira chamou atenção para o início da enchente no alto rio Negro. Ele antecipa que poderá afetar as cidades de Barcelos, São Gabriel da Cachoeira e Santa Isabel.


Informações para a imprensa
Superintendência Regional de Manaus
Carla Machado
(92) 2126.0348

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Diretores participam da Assembleia Nacional das Associações dos Empregados

Encontro reuniu diretores da empresa e representantes
das associações
O encontro organizado pela Coordenação Nacional das Associações de empregados da CPRM está sendo realizado na Superintendência Regional de São Paulo. A abertura do evento aconteceu nesta terça-feira (29/5).  Na ocasião, foi empossada a nova diretoria para o triênio 2012/2014.  Durante o encontro serão discutidas propostas para o Acordo Coletivo de Trabalho 2012.

 Nesta quarta-feira (30/5) os diretores Eduardo Santa Helena (DAF), Thales Sampaio (DHT), Roberto Ventura (DGM), e Antônio Bacelar (DRI), apresentaram balanço das ações e projetos que estão sendo desenvolvidas pela empresa. Os diretores também destacaram os desafios da CPRM para os próximos anos.    Amanhã (31/5), último dia do encontro, será a vez do Comitê de Pró-equidade de Gênero e Raça apresentar propostas para compor o Acordo Coletivo.

CPRM participa de Feira Internacional de Construção e Mineração

O superintendente regional de São Paulo, José Carlos Garcia Ferreira, representou o diretor- presidente, Manoel Barretto, na abertura da 8ª Feira Internacional de Equipamentos para Construção e 6ª Feira Internacional de Equipamentos, realizada nesta terça-feira (29/5), em São Paulo.  O evento é o mais importante para as indústrias de construção e mineração da América Latina.

O evento reúne 498 expositores, sendo 226 internacionais. A expectativa da Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção é receber 45 mil visitantes, que  irão conhecer  as  novidades e  os lançamentos de mais de mil  marcas fornecedoras de equipamentos direcionados aos setores de construção, infraestrutura e mineração.  A associação espera movimentação financeira da ordem de R$ 1,2 bilhão durante os cinco dias da feira, valor 20% acima do registrado no evento em 2009, sendo que o setor de infraestrutura movimenta algo em torno de R$ 12 bilhões/ano.

Mensagem Dia do Geólogo

terça-feira, 29 de maio de 2012

Superintendências recebem palestras sobre Lei de acesso à informação

Apresentação no auditório da Sureg-BE

Foi realizada nesta terça-feira (29/5) em Belém, a quarta apresentação do ciclo de palestras sobre Lei de Acesso à Informação. Amanhã será a vez da Superintendência de Recife receber orientação de como implementar a lei, em seguida será a vez da Residência em Teresina . Ontem, os empregados da Superintendência de Manaus participaram de palestra com a responsável pela implementação da lei na empresa, Cláudia Victor. O evento teve inicio em Porto Alegre, no dia 24/5 e contou com a presença de Juliana Foernges, subchefe de Ética, controle Público e Transparência da Casa Civil do governo do Rio Grande do Sul, responsável pela implementação da lei no estado.


Palestra em São Paulo
"A participação da representante do governo gaucho contribuiu para os debates e o conhecimento das especificidades locais de implementação da lei", destacou Cláudia Victor. Segundo ela, é importante conscientizar e incentivar a classificação das informações e o treinamento do pessoal que participará do Sistema de Informações ao Cidadão (SIC). A superintendência de São Paulo já recebeu o evento, que ocorreu na última sexta (25/5) e teve a presença do superintendente regional, Carlos Garcia, e do Diretor de Relações Institucionais, Antônio Bacelar. Os dirigentes participaram dos debates sobre a prestação de informações aos cidadãos.

Alunos de escolas públicas visitam Museu de Ciências da Terra


Alunos da Escola Municipal São Paulo observam fósseis
O Museu de Ciências da Terra realizou diversas atividades entre os dias 14 e 20 de maio para celebrar a 10ª Semana Nacional de Museus. Além de visitas monitoradas pelo rico acervo do museu, o evento contou com palestra de Alexandre Kellner, do Museu Nacional, sobre a “Bacia do Araripe – exemplo de um mundo em transformação”, em que explicou as transformações geológicas pelas quais a Terra passou, tendo como modelo esta região do Nordeste, que contém importante conteúdo paleontológico do período Cretáceo, da era Mesozoica.


Alunos do colégio POC apreciam vitrine de obras bibliográficas
Segundo os organizadores do evento, cerca 500 pessoas – entre alunos de escolas públicas e estrangeiros, passaram pelo museu durante as comemorações. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o acervo de minerais, rochas, fósseis e meteoritos, assistir à exibição de vídeos com temas correlatos à exposição e demonstrações com amostras de fósseis e rochas, apresentadas pelo setor educativo do museu.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Diretoria Executiva prestigia posse do superintendente de Salvador

Superintendente Teobaldo e diretor-presidente Manoel Barretto

Tomou posse, na tarde de hoje, o superintendente regional de Salvador, geólogo Teobaldo Rodrigues de Oliveira Junior. O diretor-presidente, Manoel Barretto e os diretores Thales Sampaio, Roberto Ventura, Eduardo Santa Helena e Antônio Bacelar, o superintendente interino, José Carlos e autoridades do estado participaram da solenidade.

Entre os convidados estava a professora Gloria da Silva, orientadora de doutorado do superintendente Teobaldo, homenageada em seu discurso. José Carlos abriu a solenidade agradecendo a confiança que recebeu da diretoria. ”Foi uma honra terassumido como superintendente interino da empresa”.

Mesa de autoridades
Teobaldo saudou os presentes e falou sobre a importância do trabalho da CPRM e dos recursos minerais encontrados na região. “Vim para somar, assumir desafios e construir com vocês novos projetos”, disse. “Nossa expectativa é mostrar o trabalho da CPRM para fora da empresa e integrar cada vez mais as superintendências regionais”, acrescentou o superintendente. Barretto destacou a contribuição de José Carlos. “Ele se mostrou companheiro e parceiro da CPRM.

Público acompanha posse
Esse gesto reflete o espírito e entusiasmo do funcionário da CPRM.” Emocionado, Barretto elogiou o trabalho de Teobaldo no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). “Fizemos um chamamento ao companheiro Teobaldo, que tem história no DNPM, lá acumulou uma experiência muito forte em gestão. Os índices que o Departamento mostra hojerefletem o trabalho dele.”

Teobaldo Junior - Doutor em Geologia pela Universidade Federal da Bahia e graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Católica do Salvador. Funcionário de carreira e superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) no período 2003-2011. Professor de Mestrado e Graduação nas áreas de Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Possui experiência na área de Geologia, Tecnologia de computadores/Programação atuando nos seguintes temas: ciência, geologia, economia, tecnologia de informação, metodologia científica e filosofia.


Acompanhe ao vivo a posse do superintendente regional de Salvador

A solenidade de posse do novo superintendente regional do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), em Salvador, Teobaldo Rodrigues de Oliveira Júnior, que acontece hoje (28/05), às 15h30, será transmitida ao vivo para todas as unidades da instituição. O evento contará com a presença do diretor-presidente, Manoel Barretto, e demais diretores da CPRM, além de autoridades do governo e do setor mineral brasileiro.
Para acompanhar a transmissão ao vivo: mms://streamer1:1800

O acesso ao link estará disponível, somente, a partir das 15h30.


Para mais informações procure a Gerência de Relações Institucionais e Desenvolvimento (Geride) de sua unidade.

Técnicos da CPRM participam do I Seminário de Gestão de Riscos Geológicos em Santa Catarina


Jorge Pimentel apresenta as ações da CPRM no
Programa Gestão de Riscos e Respostas a Desastres
Para debater as principais estratégias de políticas públicas para enfrentamento de desastres no Estado de Santa Catarina e no Brasil, representantes de diversos setores da sociedade civil, envolvidos com trabalhos de prevenção em áreas de risco participaram, entre os dias 21 e 22/05, em Florianópolis (SC), do I Seminário de Gestão de Riscos Geológicos do Estado de Santa Catarina. Ao todo foram 400 participantes de oito estados e 56 municípios.
O seminário contou com a participação de pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) que atuam na área de prevenção de desastres naturais. Durante a participação na mesa redonda "Políticas públicas na gestão de riscos e desastres", o coordenador-executivo do Departamento de Gestão Territorial (Deget), da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM, o geólogo Jorge Pimentel, apresentou as ações da CPRM que estão inseridas no “Programa Gestão de Riscos e Respostas a Desastres”, executado pela empresa.

Também participando do evento, o responsável pela Deget, o geólogo Cássio Roberto da Silva, ressaltou a importância da participação da CPRM no evento: “O seminário corrobora a grande contribuição que a CPRM vem fazendo em relação à prevenção de desastres naturais e o planejamento do uso do solo urbano”, disse.
Já o superintendente da Superintendência Regional da CPRM de Porto Alegre (Sureg-PA), José Leonardo Silva Andriotti, destacou a qualidade técnica do evento, o que permitiu a troca de informações sobre as metodologias e as formas de enfrentamento dos riscos geológicos. Também participaram do evento pela CPRM, os geólogos da Sureg-PA, Ana Cláudia Viero, Giovani Nunes Parisi e Marlon Hoelzel.

Mostra de Trabalhos Científicos

Durante o seminário, foi realizada a Mostra de Trabalhos Científicos sobre Desastres Geoambientais em Santa Catarina da qual participaram diversas instituições de ensino e pesquisa, prefeituras e órgãos públicos que atuam na prevenção e gestão de riscos geológicos do país.

Organização

O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE) em parceria com a Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC), tendo o apoio institucional da CPRM, Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Crea-SC, Senge-SC, Prosul e Agesc.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Superintendência de Recife apresenta dados colhidos na Plataforma Continental de Alagoas

Apresentação dos dados
Para discutir informações colhidas em campo, a Superintendência Regional de Recife (Sureg-RE) realizou de 7 a 10/05 uma reunião técnica para avaliar os novos dados referentes ao Projeto Plataforma Continental Rasa do Brasil.

A coordenadora do projeto e pesquisadora em geociências, Hortência Maria Barboza de Assis, apresentou os dados obtidos por meio do aerolevantamento a laser com a tecnologia LIDAR (Light Detection And Ranging), realizado na costa do Estado de Alagoas. Participaram do encontro o gerente de operações Mark MacDonald e a geóloga Holly Lopez, da Fugro Pelagos - empresa californiana especializada em mapeamento offshore -, o geólogo Luiz Paulo Moura, da LASA Engenharia, e a equipe de pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil envolvida no projeto.


A conversa entre as três empresas abordou, principalmente, a elaboração do mapa faciológico da Plataforma Continental de Alagoas, que está sendo desenvolvido em conjunto. Através do mapa será possível caracterizar as potencialidades minerais da costa alagoana, além de subsidiar as decisões voltadas para as questões ambientais e a gestão territorial da área.

O Projeto Plataforma Continental Rasa do Brasil é uma realização da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), com a participação do Departamento de Recursos Mineirais (Derem) e a Divisão de Geologia Marinha (Digeom). O projeto faz parte do programa de levantamento de toda a plataforma continental rasa brasileira, com limite offshore de 50m.





Posse do novo superintendente em Salvador


Na próxima segunda-feira (28/05) acontecerá a posse do superintendente regional de Salvador, Teobaldo Rodrigues de Oliveira Júnior. Os diretores do Serviço Geológico do Brasil e outras autoridades estarão presentes.


Teobaldo Júnior é doutor em Geologia pela Universidade Federal da Bahia e graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Católica do Salvador. Funcionário de carreira e ex-superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Professor de Mestrado e Graduação nas áreas de Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Possui experiência na área de Geologia, Tecnologia de Computadores/Programação atuando nos seguintes temas: ciência, geologia, economia, tecnologia de informação, metodologia científica e filosofia.


Informações para a imprensa:
Laura Fernandes
(61) 9671.1485
(71) 3230.0025

Técnicos da Defesa Civil de 30 municípios da Bahia são capacitados em gestão de riscos geológicos

O curso contou com a participação de representantes
de 30 municípios da Bahia
Técnicos da Defesa Civil de 30 municípios baianos participaram do curso de capacitação de técnicos para Gerenciamento de Riscos de Desastres Naturais, realizado pela Superintendência Regional de Salvador (Sureg-SA), no município de Morro do Chapéu (BA), onde a instituição mantém o Centro Integrado de Estudos Geológicos (CIEG).

O curso foi ministrado entre os dias 30/04 e 04/05, e forneceu informações para prevenção de desastres naturais, bem como uma visão das ocorrências destes eventos em outras regiões do país e a maneira correta de prevenir tais acontecimentos. A adequação das informações de cada município também foi discutida no evento com base nos dados apresentados pelos participantes do curso. A programação de campo foi realizada na cidade de Jacobina (BA) e na área rural de Morro do Chapéu. 
A iniciativa faz parte de um programa do Governo Federal, que está sendo liderado pela Casa civil da Presidência da República, e conta com a participação de diversos órgãos do governo, entre eles, a CPRM, que visa mapear cerca de 800 municípios brasileiros com evidências de riscos de desastres naturais até 2013. A meta é capacitar 630 técnicos das Defesas Civis estaduais e municipais em gestão de riscos geotécnicos.

Relação dos munícipios que participaram do curso - Piritiba, Caem, Jacobina, Miguel Calmon, Bonito, Lapão, Irecê, Capim Grosso, América Dourada, Baixa Grande, Cafarnaum, Campo Formoso, Ipirá, Mairí, Mulungu do Morro, Mundo Novo, Morro do Chapéu, Mirangaba, Ourolândia, Pindobaçu, Serrolândia, Senhor do Bomfim, Saúde, Tapiramutá, Várzea Nova, Várzea do Poço, Umburanas, Capim Grosso, Seabra e João Dourado.

A programação de campo foi realizada na cidade
 de Jacobina e na área rural



Pesquisadores da CPRM participam da Semana do Geólogo

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) apresentarão trabalhos técnicos durante a VIII Semana do Geólogo. O evento será realizado de 28/05 a 01/06, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). O geólogo Cássio Roberto da Silva apresentará trabalho sobre geologia médica e saúde ambiental; Reginaldo Alves dos Santos apresentará trabalho a respeito das mineralizações de ouro na Serra Borda, no Mato Grosso. O chefe do Departamento de Recursos Minerais, Valdir Silveira, irá apresentar a geologia do diamante no Brasil; e Reginaldo Brito, os sistemas magmáticos neoarqueanos e paleotroterozóicos do cráton do São Francisco.

O evento é realizado pela Sociedade Brasileira de Geologia, núcleo Bahia-Sergipe, e conta com a colaboração da CPRM.
Para mais informações: (71) 3235-6789

Delegação boliviana conhece modelo brasileiro de gestão de recursos e monitoramento de alerta hídricos

 A reunião serviu para coleta de informações
Delegação do governo boliviano foi recebida nessa quinta-feira (24/5), no Escritório do Rio de Janeiro, por representantes da Assessoria de Assuntos Internacionais e técnicos da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT). A visita teve a finalidade de conhecer a experiência da CPRM na gestão dos recursos hídricos, monitoramento e alerta hidrológico para implantação do programa Cuenca Poopó, que visa desenvolver rede de monitoramento na bacia do lago Poopó, localizado em Oruro, na Bolívia.

Durante a visita, o chefe do Departamento de Hidrologia, Frederico Peixinho, apresentou a evolução do modelo de gestão recursos hídricos no Brasil; o chefe da Divisão de Hidrologia Aplicada, Achiles de Castro Monteiro, falou sobre o sistema de monitoramento do Rio Doce e parcerias internacionais na Amazônia; e a engenheira Ana Carolina Steenhagen sobre o monitoramento hidrológico realizado pela CPRM.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Política mineral, avanços tecnológicos e novas descobertas marcaram os debates no V Simexmin

Diretores Manoel Barretto, Thales Sampaio, Antônio Bacelar
 e Roberto Ventura


Realizado em Ouro Preto (MG), no período de 20 a 23/05, o V Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (V Simexmin) foi considerado um dos melhores eventos do setor mineral dos últimos anos. Com um público qualificado, o simpósio proporcionou debates de alto nível, abordando temas que envolveram questões como o crescente interesse por novas commodities, a instabilidade da economia mundial, os fortes investimentos em ouro e o novo marco regulatório para o setor mineral brasileiro.




Pela CPRM, que se destacou em vários seminários e apresentações, compareceram ao evento o diretor-presidente, Manoel Barretto; o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura; o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Thales Sampaio; e o diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Antônio Bacelar. 



Os diretores também mantiveram contatos com representantes do setor mineral no estande do SGM-MME/CPRM/DNPM, montado na V ExpoSimexmin, uma exposição que ocorre simultaneamente à realização do Simexmin.  



Os números do Simexmin e da ExpoSimexmin comprovam a importância do evento para o setor mineral brasileiro. Foram mais de 1.200 participantes no simpósio e a exposição recebeu mais de 1.300 visitantes.  



Organizado pela Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral brasileira (Adimb), o V Simexmin reuniu representantes do governo, da iniciativa privada brasileira e de representantes de órgãos e empresas estrangeiras.

Além das discussões sobre política mineral, os participantes também puderam acompanhar inovações tecnológicas voltadas para a pesquisa mineral, novos modelos empregados para o desenvolvimento de atividades de exploração aliadas às questões ambientais, estudos abordando novas descobertas no âmbito de recursos minerais, entre outros temas técnicos.



A presença do governo federal, por meio da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM-MME) e suas instituições vinculadas: Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), mostrou a importância que o governo Dilma Rousseff dá a esse setor fundamental para o desenvolvimento do país.


Durante o simpósio, esteve presente o secretário da SGM-MME, Claudio Scliar, representando o ministro Edison Lobão, e que discursou na abertura do Simpósio, ressaltando o apoio que o governo da presidente Dilma Rousseff tem dado ao setor mineral; o secretário-adjunto da SGM-MME, Carlos Nogueira; e o diretor-geral do DNPM, Sérgio Dâmaso, dentre outros.




quarta-feira, 23 de maio de 2012

Lei de Acesso à Informação será tema de palestras nas Superintendências da CPRM


A partir de amanhã, as Superintendências Regionais do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participarão de palestras sobre a Lei de Acesso à Informação, sancionada pela presidenta Dilma, em novembro passado. Amanhã (24/5), a palestra será em Porto Alegre (RS). A próxima será em São Paulo. Veja o cronograma abaixo.


O evento começa às 10h30 com a fala da Sub Chefe da Casa Civil do RS, Juliana Botelho Foernges. E às 14horas será ministrada por Claudia Victor, assessora da Presidência da CPRM e representante da Controladoria-Geral da União (CGU-DF).

A Lei nº12.527 define que todos os órgãos do poder Executivo, Legislativo e Judiciário, nas esferas federal, estaduais e municipais, além das empresas e autarquias públicas, deverão conceder ao cidadão todas as informações que lhes forem requisitadas.
A lei dinamiza a democracia participativa e devolve o Estado a quem ele de fato pertence: o cidadão, o contribuinte. A lei brasileira é das mais abrangentes do mundo na garantia do acesso à informação.





CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÃO






Técnicos da CPRM apresentam pesquisas no V Simexmin

Diogo De Sordi e Maria Laura Azevedo na apresentação
Com vários projetos em destaque, o Serviço Geológico do Brasil esteve presente no V Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral com apresentações em seminários e sessões pôsteres.

Pesquisas como “Depósitos Minerais Magmáticos de Ni-Cu-EGP, Cr, Fe-Ti-V do Neoarqueano e Paleoproterozóico do Cráton do São Francisco”, apresentado pelo pesquisador em Geociências, Reinaldo Brito; ”Integração de Dados Aerogeofísicos da Província do Tapajós, Pará”, com a apresentação dos pesquisadores Diogo De Sordi e Maria Laura Azevedo; e “Levantamento EM Aéreo de Detalhe na Exploração Mineral: Exemplo do Quadrilátero Ferrífero”, apresentada pelo pesquisador Antonino Juarez Borges, atraíram os participantes do simpósio, interessados nas em conhecer as novas descobertas e novas tecnologias e técnicas utilizadas no processo exploratório.


Técnicos da CPRM apresentam trabalho na sessão pôster
Além das apresentações em sessões temáticas dos seminários, o simpósio contou com vários trabalhos técnicos nas sessões pôsteres, expostos durante todo o congresso, com o acompanhamento dos técnicos-autores, que explicavam aos participantes do evento detalhes das pesquisas e projetos.

Rio Negro chega a 29,91 metros

O rio Negro chegou hoje a 29,91 metros. O nível do rio subiu 4 centímetros nos últimos dois dias. No rio Solimões, o nível já baixou 70 cm em Tabatinga, significando que, embora ainda permaneça o represamento, a subida do rio Negro será influenciada diretamente pelas precipitações da bacia do próprio rio Negro.


No dia 31/05 será dado o terceiro e último Alerta de Cheias do Rio Negro. O aviso antecede 15 dias o pico máximo da cheia que, normalmente, ocorre em meados de junho.

CPRM assina Termo de Compromisso da 4ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

"A participação das superintendências é fundamental nesse processo de conscientização"

Diretor-presidente e ministra assinam termo
Em nome de todas e todos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o diretor-presidente Manoel Barretto assinou o Termo de Compromisso da 4ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça (2011/2012). O evento aconteceu terça-feira (22/5) na Eletronorte, em Brasília. Sob a liderança da ministra Eleonora Menicucci, da secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, a CPRM e 84 corporações assinaram o Termo de Compromisso por desenvolverem um plano de ações para a promoção da igualdade.


A CPRM foi uma das empresas contempladas com o Selo na 3ª edição do programa. O selo representa o reconhecimento do trabalho feito pelas organizações no enfrentamento da desigualdade entre homens e mulheres e evidencia publicamente o compromisso com a equidade de gênero e étnico-racial, com a promoção da cidadania e a difusão de práticas exemplares.


Manoel Barretto e Jorge Samek, diretor-geral
Barretto foi bastante aplaudido e parabenizado pelos presentes. "Esse termo é uma afirmação do compromisso da CPRM com as questões de gênero e raça. A diretoria está comprometida com o Programa. A participação das superintendências é fundamental nesse processo de conscientização, são elas as responsáveis pelo sucesso das ações afirmativas dentro da CPRM”, destacou Barretto.

“A cada ação atingimos também a equidade de gênero e raça dentro da própria sociedade, inclusive a busca pelos direitos humanos. Porque ao atingirmos dentro do ambiente de trabalho a mudança nessas relações, nós estamos conscientizando, sensibilizando e capacitando homens e mulheres. Tudo isso se reverte para os espaços da vida social, não é uma ação que tem apenas efeito dentro da empresa”, ressaltou a coordenadora do Comitê, Sandra Schneider.

Barretto e ministra da SPM exibem o termo assinado
Desde sua criação em 2006, o Programa reúne boas práticas que contribuem para ambientes de trabalho mais igualitários. De lá pra cá, mais de 80 empresas estiveram envolvidas e mobilizaram 830.000 homens e mulheres para combater as desigualdades de gênero e raça.

Além de presidentes de empresas públicas e privadas e da ministra Eleonora, a cerimônia contou com a presença da presidenta da Petrobrás, Graça Foster, da representante da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Nascimento, do ministro Interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, da representante da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul, Rebecca Tavares e do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek.


Representantes do Comitê Nacional de Pró-Equidade
de Gênero e Raça
Para a ministra Eleonora, essa etapa marca o início de um conjunto de ações que pretendem transformar de maneira positiva a cultura das organizações. “O programa representa desafios e compromissos das empresas junto à classe trabalhadora, especialmente junto às mulheres, que levam para o trabalho a angústia da dupla jornada. A todas essas mulheres eu dou selo ouro."

Graça Foster disse que o preconceito, quando aceito nas empresas, é uma perversidade inclusive para a corporação. “Ele faz com que o mercado perca em competitividade. É preciso que não se aceite limite quando se trata da busca pela igualdade de direitos entre seres humanos.”

terça-feira, 22 de maio de 2012

Estande da CPRM é um dos mais procurados na V ExpoSimexmin



Estande do sistema SGM-MME/CPRM/DNPM
O sistema da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM-MME/CPRM/DNPM), representando os órgãos do governo federal no Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (V Simexmin), montou um grande estande na ExpoSimexmin, uma feira que ocorre paralelamente ao Simpósio, onde instituições públicas e empresas privadas têm a oportunidade de expor produtos e serviços e realizar negócios. O evento é visitado diariamente por mais de mil participantes.


No estande estão expostos publicações, mapas e DVDs, contendo informações sobre as áreas de atuação do governo federal e produtos destinados ao setor mineral e à sociedade brasileira, entre os produtos vários produzidos pela CPRM e que foram lançados no Simexmin 2012.

Diretores visitam o estande SGM-MME/CPRM/DNPM
O estande é uma parceria entre a Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SGM-MME), Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

CPRM lança publicações no Simexmin


Catálogo Temático de Produtos

Durante o V Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (Simexmin), o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) fez o lançamento de publicações e produtos da empresa. O evento foi realizado, ontem (21/05), às 19h, no Saguão Principal do simpósio, em Ouro Preto (MG).


O lançamento coube ao diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, Roberto Ventura, que apresentou três publicações e um mapa: o Catálogo Temático de Produtos – Recursos Minerais e Metalogenia – Volume I – edição de maio 2012; a publicação “Rochas Ornamentais no Noroeste do Estado do Espírito Santo”, do Informe de Recursos Minerais – Programa Geologia do Brasil – Série Rochas e Minerais Industriais, nº 8 – Insumos minerais para a Construção Civil – edição de janeiro de 2012; a edição do projeto “Geoquímica do Quadrilátero Ferrífero e Seu Entorno”; e o Mapa Geológico e de Recursos Minerais de Serra Pelada.

Roberto Ventura ressaltou o lançamento do Mapa de Serra Pelada, um produto fundamental para o conhecimento de uma das regiões mais importantes para a mineração brasileira.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Barretto apresenta metas para os levantamentos básicos e recursos minerais no V Simexmin

Barretto apresenta objetivos da CPRM aos participantes    
Falando para uma grande plateia, composta por representantes dos setores público e privado brasileiro e participantes estrangeiros reunidos no V Simpósio Brasileiro da Mineração, o diretor-presidente da CPRM, Manoel Barretto, fez um balanço das ações nos últimos anos e apresentou a Política de Levantamentos Básicos para a Exploração Mineral da nova diretoria da empresa. O evento começou ontem (20/5) e termina na quarta (23/5), em Ouro Preto (MG). 


Barretto destacou a atuação da CPRM em mapeamentos geológicos no período de 2004 a 2011. Ressaltou que a nova diretoria tem como objetivo promover avanços no conhecimento geológico do país - com a finalidade de contribuir para a geração de oportunidades de emprego, renda e receita; de fortalecer os sistemas estaduais de geologia e recursos minerais; e dar suporte ao planejamento da geodiversidade em atividades de orientação e ordenamento de uso e ocupação de solos e meio ambiente, além de ações em recursos hídricos e de geração de conhecimento para o planejamento de ações em áreas de desastres naturais.


Público acompanha atento à apresentação da CPRM
Sobre os próximos passos, Barretto disse que a empresa trabalha com uma visão estratégica ousada das metas físicas. Destaca-se o esforço em desenvolver expertise em áreas como pesquisas geológicas e de recursos minerais com a integração da geologia, geofísica e geoquímica para mapeamentos voltados para a prospecção. Como exemplo, citou as importantes parcerias com universidades, como a realizada com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para estudos em quatro áreas do quadrilátero ferrífero de Minas Gerais, com vistas à elaboração de folhas em escala 1:50.000.

Citou ainda outros projetos: projeto geoquímico do Quadrilátero Ferrífero e seu entorno; projeto Terras Raras (minerais hoje considerados de grande importância para a indústria tecnológica mundial); Programa Cartografia da Amazônica (coordenado pelo Censipam, com a participação da CPRM, Exército, Aeronáutica e Marinha, e que visa superar o vazio cartográfico de uma grande área da região amazônica brasileira; e do Programa Geologia Marinha, dividido em duas grandes áreas, com estudos da plataforma continental rasa brasileira, com o projeto de granulados marinhos e do projeto dos fundos oceânicos. Este último, com trabalhos desenvolvidos em águas internacionais profundas, considerado de interesse estratégico para o Brasil, cujo objetivo é requerer a área para a nação brasileira.

Claudio Scliar apresenta as diretrizes do governo Dilma

Para falar da política do governo Dilma Rousseff para o setor mineral, o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Claudio Scliar, abriu hoje (21/5) a programação dos seminários do V Simexmin, que ocorre em Ouro Preto (MG).

Scliar falou das diretrizes do governo federal para a mineração
Em sua apresentação, Scliar abordou o tema “Diretrizes Gerais do Governo Dilma Rousseff para o Setor Mineral”. Entre os pontos colocados para o debate, o secretário ressaltou programas como o Plano Nacional de Mineração 2030, o Plano Plurianual 2011-2015, Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Políticas Ambientais de Sustentabilidade, novo modelo para a mineração no Brasil, e o Plano Brasil Maior, onde atua o Conselho de Competitividade Setorial da Indústria da Mineração. Esse plano é desenvolvido no âmbito do Ministério da Indústria e Comércio. “A geologia é hoje fundamental para a infraestrutura do país”, disse Scliar.


Sobre o projeto de lei para um novo marco regulatório do setor mineral brasileiro, tema que vem acirrando os debates entre os diversos segmentos do setor, Scliar destacou que o novo marco vem para contribuir para o avanço do setor mineral do Brasil. Entre as propostas estão: a criação do Conselho Nacional de Política Mineral; a licitação para a outorga dos direitos minerários, como forma de promover uma maior concorrência entre os agentes e incentivar a inovação e a competitividade no setor; o contrato de concessão (pesquisa de lavra) com prazo definido; a exigência de investimento mínimo na pesquisa; a identificação de áreas para a licitação sendo realizada pela CPRM. Podendo também ficar a cargo de empresas privadas sob a autorização de órgãos ou entidade reguladora; e dispensa de licitação para minerais na construção civil, além de autorização de lavra com possibilidade de delegação para entes federados.

Ainda sobre o marco regulatório, Scliar explicou a proposta de criação da Agência Nacional de Mineração, com as funções de monitorar, fiscalizar e regular as cadeias produtivas de base mineral; estipular normas e procedimentos orientados por critérios técnicos; e decidir sobre conflitos resultantes da aplicação das normas regulatórias. Finalizando, ele apresentou a proposta de projeto de lei para a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem).