quinta-feira, 24 de maio de 2012

Política mineral, avanços tecnológicos e novas descobertas marcaram os debates no V Simexmin

Diretores Manoel Barretto, Thales Sampaio, Antônio Bacelar
 e Roberto Ventura


Realizado em Ouro Preto (MG), no período de 20 a 23/05, o V Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (V Simexmin) foi considerado um dos melhores eventos do setor mineral dos últimos anos. Com um público qualificado, o simpósio proporcionou debates de alto nível, abordando temas que envolveram questões como o crescente interesse por novas commodities, a instabilidade da economia mundial, os fortes investimentos em ouro e o novo marco regulatório para o setor mineral brasileiro.




Pela CPRM, que se destacou em vários seminários e apresentações, compareceram ao evento o diretor-presidente, Manoel Barretto; o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura; o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Thales Sampaio; e o diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Antônio Bacelar. 



Os diretores também mantiveram contatos com representantes do setor mineral no estande do SGM-MME/CPRM/DNPM, montado na V ExpoSimexmin, uma exposição que ocorre simultaneamente à realização do Simexmin.  



Os números do Simexmin e da ExpoSimexmin comprovam a importância do evento para o setor mineral brasileiro. Foram mais de 1.200 participantes no simpósio e a exposição recebeu mais de 1.300 visitantes.  



Organizado pela Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral brasileira (Adimb), o V Simexmin reuniu representantes do governo, da iniciativa privada brasileira e de representantes de órgãos e empresas estrangeiras.

Além das discussões sobre política mineral, os participantes também puderam acompanhar inovações tecnológicas voltadas para a pesquisa mineral, novos modelos empregados para o desenvolvimento de atividades de exploração aliadas às questões ambientais, estudos abordando novas descobertas no âmbito de recursos minerais, entre outros temas técnicos.



A presença do governo federal, por meio da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM-MME) e suas instituições vinculadas: Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), mostrou a importância que o governo Dilma Rousseff dá a esse setor fundamental para o desenvolvimento do país.


Durante o simpósio, esteve presente o secretário da SGM-MME, Claudio Scliar, representando o ministro Edison Lobão, e que discursou na abertura do Simpósio, ressaltando o apoio que o governo da presidente Dilma Rousseff tem dado ao setor mineral; o secretário-adjunto da SGM-MME, Carlos Nogueira; e o diretor-geral do DNPM, Sérgio Dâmaso, dentre outros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário