terça-feira, 30 de julho de 2013

Plano de Previdência Complementar dos empregados da CPRM terá taxa de carregamento zerada


 
O Plano de Previdência Complementar dos empregados da CPRM terá taxa de carregamento zerada. A decisão já valia desde setembro de 2012, após negociação entre a direção da CPRM e a BB Previdência. Agora essa decisão foi validada pela Diretoria Executiva da BB Previdência, que entendeu que a taxa de administração tende a suportar os custos com a gestão do Plano CPRM PREV, sendo reavaliada anualmente a necessidade de ajustes. A taxa de carregamento que antes era de 3% será zerada, incidente sobre os aportes patronais e pessoais.
 
Essa decisão leva em conta ganhos de produtividade e melhorias na gestão da BB Previdência, que impactaram favoravelmente os custos associados à administração dos planos em geral, e em particular o plano dos empregados da CPRM. “A redução da taxa de carregamento é benefício efetivo para todos os empregados que participam do plano de previdência complementar”, avalia o diretor de Administração e Finanças, Eduardo Santa Helena. 

 
 

 

Diretor-presidente Manoel Barretto visita Superintendência de Recife

O diretor explicou as principais mudanças da proposta do governo 


A Superintendência Regional de Recife (Sureg-Re) recebeu, nos dias 25 e 26 de julho, a visita do diretor-presidente, Manoel Barretto, que estava acompanhado do superintendente José Wilson de Castro Temoteo.  Na ocasião, ele apresentou aos empregados da unidade, as propostas do novo Marco Regulatório da Mineração, que o governo acaba de encaminhar ao Congresso Nacional. Barreto falou ainda sobre as novas perspectivas e desafios da instituição.


Durante o encontro o diretor-presidente defendeu a proposta governo, ressaltando, sobretudo as principais mudanças relacionadas ao Código de Mineração em vigor. Segundo explicou Barretto, o novo Marco Regulatório prevê a criação do Conselho de Política Mineral e da Agência Nacional de Mineração – que substituirá o Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM) –, além de novos regimes de aproveitamento mineral com o objetivo de atrair investimentos e aumentar a competitividade do setor.

Com a implementação do Novo Marco Regulatório da Mineração, a CPRM terá a missão de estimular a pesquisa mineral no país e será o órgão responsável por indicar ao Conselho quais as áreas com potencial mineral para licitação. “Além disso, a CPRM continuará desenvolvendo normalmente ações nas áreas de mapeamento geológico, levantamento geofísico, hidrológico e de áreas de risco”, afirmou Manoel Barretto.   
 

CPRM instala Sistema de Alerta contra cheias na Bacia do rio Muriaé


O engenheiro Eronilton explica como são 
processadas as informações pela torre

Estações telemétricas do Sistema de Alerta contra cheias acabam de ser instaladas pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em municípios do interior do Rio de Janeiro e Minas Gerais. A iniciativa vai diminuir os impactos causados em épocas de enchentes nas cidades que são cortadas pela Bacia do rio Muriaé. O equipamento já está instalado nas cidades de Itaperuna (RJ); Cardoso Moreira (RJ); Porciúncula (RJ); Carangola (MG); e Patrocínio do Muriaé (MG).


As informações coletadas pelos equipamentos são transmitidas online com tecnologia GSM/GPRS a cada 15 minutos para os servidores da CPRM, onde uma equipe classifica os dados em três níveis de alerta: atenção, alerta e inundação. A partir do nível de alerta os órgãos responsáveis para a proteção, como a prefeitura e a defesa civil, são acionados. Em breve a CPRM também disponibilizará estas informações pela web e a população poderá acompanhar o nível dos rios em tempo real.
Equipe instala sensor submerso no município
 de Porciúncula (RJ)

Sensores submersos - medem o nível do rio em centímetros, precipitação em milímetros, temperatura da água e a pressão atmosférica. É o que explica o engenheiro Eronilton Cavalcanti, responsável pelo projeto. Segundo ele, o objetivo do alerta é prevenir cheias, salvar vidas e bens materiais. “Nossa intenção é contribuir para o bem da sociedade. Em breve qualquer cidadão terá acesso a esses dados pela Web”, disse.

Para o secretário da defesa civil de Porciúncula, Gláucio Mansur, as informações cedidas pela CPRM serão importantes para o órgão rastrear em tempo real os possíveis riscos no município. “O trabalho do Serviço Geológico do Brasil no município será um diferencial. Teremos resposta imediata. Isso facilitará nossas ações de prevenção e teremos transparência nas informações cedidas à população”, explica.

Morador a 58 anos do município de Porciúncula, Elson Araújo conta que a última cheia agiu rapidamente e atingiu sua casa. “Tivemos que retirar todos os móveis do andar inferior e transferi-los para o superior da noite para o dia. Acredito que o sistema de alertas poderá ser útil para estarmos preparados com antecedência para enfrentar as cheias. Isso será muito favorável para população”, avalia o morador.

Sistema de Alertas contra cheias - O projeto está sendo coordenado pela Divisão de Hidrologia e executado por equipes do Escritório do Rio de Janeiro e da Superintendência de São Paulo. Ele está inserido também nas ações do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, lançado no ano passado pelo governo federal, com recursos do PAC. As ações do plano estão divididas em quatro eixos temáticos - prevenção, mapeamento, monitoramento e alerta e resposta a desastres. O trabalho está sendo coordenado pela da Casa Civil da Presidência da República.

Centro de Saúde Ocupacional vai atuar junto às unidades regionais, diz nova coordenadora

Renata está realizando reuniões com sua equipe
para definir metas e prioridades 

Renata Corrêa de Barros assumiu no dia 24 de junho, a coordenação do Centro de Saúde Ocupacional. Formada em enfermagem, com especializações na área de saúde coletiva e pública, ela possui larga experiência profissional. A nova coordenadora está promovendo reuniões semanais com sua equipe para definir metas e prioridades, além de revisar normas e instruções. “Temos uma equipe multidisciplinar formada por excelentes profissionais, a nossa proposta é que o Centro atue também junto das unidades regionais na prevenção de doenças crônicas, segurança do trabalho, e especialmente, na promoção da saúde dos nossos empregados”, destaca Renata.


Uma das metas já está traçada. É fortalecer nas unidades regionais o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. “A ideia e padronizar e incrementar as atividades desenvolvidas pelo programa, respeitando a realidade de cada unidade”, informa Renata. A equipe do Centro de Saúde Ocupacional, de acordo com ela, já está trabalhando para receber os novos empregados que irão ingressar na empresa por meio do concurso público que está sendo realizado pela instituição.

Segundo Renata, sua equipe está trabalhando na formulação de duas cartilhas, uma voltada para todos os empregados e outra para os que atuam no campo. “Nosso foco é cuidar de todos os trabalhadores, dos que já estão na empresa e dos que ainda vão entrar.” Segundo ela, o Centro de Saúde Ocupacional vai trabalhar com uma nova abordagem, dando ênfase na prevenção.

O Centro de Saúde Ocupacional está vinculado ao Departamento de Recursos Humanos (Derhu) que está  reestruturando todas as atividades voltadas para saúde dos empregados.  

Comitê de Pró- Equidade de Gênero e Raça promove oficina no Rio de Janeiro


O Comitê de Pró-Equidade de Gênero e Raça da CPRM promove no escritório do Rio de Janeiro, entre os dias 31 de Julho e 1º de agosto, oficina para elaboração do plano de ação da instituição para a5º Edição do Programa de Pró-equidade de Gênero e Raça. A abertura do evento contará com a presença da chefe do Departamento de Recursos Humanos, Ester Virzi, além de membros das coordenações dos Comitês de Gênero e Raça da CPRM e da Eletronorte.


A coordenadora do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da CPRM, Sandra Schneider explica que o encontro vai reunir representantes de diversas áreas da empresa para discutir um plano de trabalho para aa 5º Edição do Programa Pró-equidade de Gênero e Raça. “Vamos abordar os avanços e desafios para implementação de ações afirmativas dentro da empresa”, destaca Schneider. Segundo ela, a oficina consta do Plano de Trabalho do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a CPRM e a Eletrobrás/Eletronorte.

O Programa de Pró-Equidade de Gênero de Raça é uma iniciativa do Governo federal, executado pela Secretária de Políticas para as Mulheres (SPM).  O programa busca promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres nas organizações públicas e privadas e instituições por meio do desenvolvimento de novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional.


segunda-feira, 29 de julho de 2013

Pesquisadora da CPRM é aprovada com louvor em defesa de doutorado na USP

Patrícia Duringer Jacques durante apresentação da tese
A pesquisadora em geociências Patrícia Duringer Jacques, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), defendeu, na última quinta-feira (25/7), tese de doutorado no Instituto de Geociências, na Universidade de São Paulo (USP), com o tema: “Tectônica Transcorrente Mesozóica-Cenozóica na Borda Leste da Bacia do Paraná, Estado de Santa Catarina”.

Banca examinadora - Rômulo Machado, Oswaldo Junior,
Eduardo Salamuni, Mônica Perrota
A tese foi aprovada recebendo a menção de louvor pela banca examinadora composta pelos professores-doutores: Rômulo Machado (Orientador), Oswaldo Siga Junior (GMG/IGc/USP), Eduardo Salamuni (UFPR) e Richard John Heck (UG-Canadá), esse participou através de contato via videoconferência. Além da pesquisadora da CPRM, Mônica PazziniPerrota.

O estudo tratou de estruturas rupteis (análise cinemática de falhas) em uma área de aproximadamente 13.000 km2 no Estado de Santa Catarina. Abrange rochas do Precambriano (Escudo Catarinense), Permo-carboníferas (rochas sedimentares da Bacia do Paraná), Mesozóicas (Rochas vulcânicas da Bacia do Paraná) e alcalinas do Domo de Lages. Um dos objetivos do estudo foi descrever os sistemas de falhas caracterizados nesses compartimentos geológicos estudados.

As pesquisas foram executadas através da aplicação de diversas técnicas e metodologias com dados de escala regional (obtidos por imagens de satélite e de geofísica), na escala de afloramento (estudos de geologia estrutural de campo) e de micro escala (análise de microtomografia computadorizada). Os resultados foram organizados e analisados, através da utilização de técnicas de geoprocessamento visando à sistematização e integração de dados geológicos e geofísicos disponíveis e levantados durante a tese.

Patrícia diz se sentir extremamente feliz com a aprovação, principalmente por ter sido aprovada com louvor. E destaca o fato de poder compartilhar esse momento com as pessoas que colaboraram com o seu sucesso, entre eles, os colegas da CPRM.
Richard Heck (UG-Canadá) participou da banca
 via conferência


A pesquisadora destaca ainda a importância de se ter doutores no quadro de pesquisadores da CPRM. “Para o Serviço Geológico do Brasil ter doutores em seu quadro de pesquisadores, é como possuir uma reserva mineral de inestimável valor. O conhecimento quando transformado em ações torna-se sabedoria”. 

quinta-feira, 25 de julho de 2013

CPRM divulga data e horário das provas do concurso público

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) publicou nesta quinta-feira (25/7), no Diário Oficial da União (DOU), Edital n° 04, que torna público data e os horários de aplicação das provas do concurso público que está sendo realizado pela instituição.

Confira o Edital:
http://www.cespe.unb.br/concursos/CPRM_13/arquivos/ED_4_2013_CPRM_13_LOCAL_HORARIO__2_.PDF

http://www.cespe.unb.br/concursos/CPRM_13/

quarta-feira, 24 de julho de 2013

CPRM recebe prêmio pela utilização inovadora de novas tecnologias

Representantes da CPRM na entrada do salão
do evento de premiação
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) acaba de receber o prêmio Special Achievement in GIS, pelo uso inovador de novas tecnologias em diversas áreas da empresa. A cerimônia, que foi realizada no dia 10 de julho, em San Diego, Califórnia, EUA, durante conferência anual da empresa fabricante do pacote de softwares ArcGIS, contou com a presença do diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento (DRI), Antônio Carlos Bacelar,  e dos pesquisadores em geociências Ricardo Moacyr de Vasconcellos e João Henrique Gonçalves.

Pronunciamento de Jack Dangermond (presidente da ESRI)
na cerimônia de premiação
da
O evento reuniu 14 mil especialistas de diversas nacionalidades. A CPRM foi selecionada entre mais de 100 mil empresas, pela excepcional contribuição em trabalhos utilizando a tecnologia de GIS (SIG-Sistema de Informações Geográficas). “Esse dignificante prêmio é o reconhecimento pela vanguarda da CPRM na aplicação de ferramentas de geoprocessamento e de bases de dados em suas diversas atividades geocientíficas”, disse o diretor Bacelar. 

 O diretor dedicou o prêmio aos profissionais da CPRM que contribuíram de alguma forma, desde a década de 70, para a inserção da empresa em patamares cada vez mais avançados, na utilização de geoprocessamento, bases de dados e de GIS, tanto no desenvolvimento de aplicativos, como no emprego das ferramentas e na disponibilização dos resultados e produtos obtidos.

Prêmio - Troféu de Vidro Transpar

Ciclo de Capacitação vai abordar Sistemas de Registro de Preço

O primeiro módulo do Ciclo abordou o Regime 
Licitatório Diferenciado de Contratação

O Departamento de Recursos Humanos (Derhu) divulgou calendário dos próximos módulos do Ciclo de Capacitação e Aperfeiçoamento em Licitações e Contratos, que será realizado no Rio de Janeiro. O Segundo módulo do Ciclo vai abordar Sistemas de Registro de Preço, será realizado entre os dias 7 e 8 de agosto.  O curso terá como palestrante Ronny Charles que vai discutir conceitos, normas, aplicabilidade e abrangência do Decreto 7.892/2013. Em setembro começa o terceiro módulo que vai tratar de Gestão e Fiscalização de Contratos.

Segundo Ester Virzi, chefe do Derhu, o objetivo do curso é aperfeiçoar os empregados da empresa, que atuam com contratações e fiscalização de contratos  para assim, construir uma base conceitual comum sobre o tema. Ela avisa que o curso será transmitido ao vivo pela Web para todas as unidades regionais e o conteúdo estará disponível na Intranet.

O Ciclo é promovido pela Diretoria de Administração e Finanças (DAF) por intermédio do Departamento de Recursos humanos (Derhu), em parceria, com o instituto Negócios Públicos.  

terça-feira, 23 de julho de 2013

Diretor-presidente visita Superintendência Regional de São Paulo

O diretor explicou os principais desafios da empresa 
com o novo marco regulatório do setor
O diretor-presidente Manoel Barretto esteve quinta-feira (18/7), na Superintendência Regional de São Paulo, para conversar com os empregados da unidade sobre os perspectivas e os desafios da instituição com o novo Marco Regulatório da Mineração. Na ocasião, Manoel Barretto fez apresentação sobre as principais mudanças da propostas do governo que foi encaminhada ao Congresso Nacional. Barretto estava acompanhado do superintendente José Carlos Garcia.
Ele explicou as principais propostas do marco regulatório que prevê a criação do Conselho de Política Mineral, da Agência Nacional de Mineração e novos regimes de aproveitamento mineral. “O objetivo é atrair investimentos para o setor mineral e aumentar a competitividade”, afirmou. “Nesse processo caberá à CPRM a missão de estimular a pesquisa mineral no país, além de ser o órgão responsável por indicar ao Conselho áreas com potencial mineral para licitação”, explicou.
Manoel Barretto conversou com empregados 
da unidade regional


O diretor-presidente garantiu que a CPRM continuará desenvolvendo normalmente as ações de mapeamento geológico, levantamentos geofísicos, de áreas de risco e hidrológicos. Ele destacou ainda o andamento do concurso público que está sendo realizado pela empresa. Segundo Barretto, houve 22 mil inscritos que irão concorrer a 355 vagas.

CPRM firma parceria para monitorar poços em São Paulo

Reunião discute parceria entre a CPRM e a DAEE

Representantes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participaram de reunião com técnicos do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) de São Paulo, para discutir a integração dos dados dos poços monitorados pelo DAEE com o Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (Siagas). O encontro foi realizado na semana passada e definiu as diretrizes para um acordo entre as duas instituições.

Na ocasião, a diretora do DAEE, Dra. Leila Carvalho, colocou o seu grupo técnico à disposição da CPRM para fornecer informações necessárias para o desenvolvimento do sistema de transição entre os bancos de dados. Leila manifestou satisfação com a parceria. “Dessa forma, vamos agilizar a integração dos dados”, explicou a diretora.

O chefe do Departamento de Hidrologia Frederico Peixinho, explica que os dados serão transmitidos de forma online para o Siagas. Segundo ele, o sistema já está em fase de contratação. “O sistema vai permitir que os dados do DAEE sejam sincronizados via web com o Siagas”, destaca. Em setembro está agendado um novo encontro entre os técnicos da CPRM e do DAEE para avaliar o andamento do projeto.


Participaram da reunião, o Engenheiro Josias Lima do Departamento de Hidrologia (Dehid); o analista Ricardo Villafan do Departamento de Informações Institucionais (Deinf); a Gerente de Hidrologia e Gestão Territorial (Gehite), Angela Godoy, da Superintendência de São Paulo (Sureg/SP); e o Pesquisador Vilmário Antunes da Sureg/SP.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Geólogos participam de curso de capacitação em recursos minerais

25 geólogos de diversas unidades regionais estão 
participando do curso
Geólogos de diversas unidades regionais estão reunidos no Centro Integrado de Estudos Geológicos (CIEG), em Morro do Chapéu, na Bahia. Eles participam do curso de capacitação em recursos minerais. O treinamento busca nivelar o conhecimento dos geólogos que atuam na pesquisa de recursos minerais da empresa. A abertura do treinamento contou com a presença do superintendente de Salvador, Teobaldo Rodrigues e do chefe do Departamento de Recursos Minerais (Derem), Francisco Valdir. 

Abertura contou com a presença do superintendente Teobaldo 
Rodrigues e do chefe do Derem Francisco Valdir.
O curso terá duas etapas, a primeira teórica com aulas sobre métodos analíticos em estudos metalogenéticos, prospecção e exploração, geologia estrutural aplicada à pesquisa de recursos minerais, exploração geofísica e geoquímica, e integração de dados em ambiente GIS. Já a etapa prática terá visitas a minas dos municípios de Jacobina, Caraíba e Jacurici, no interior da Bahia. 


As aulas serão ministradas pelos geólogos Teobaldo Oliveira, Evandro Klein, Maísa Bastos, Reginaldo Alves, Roberto Gusmão, João Larizzatti, Claudio Porto, Monica Perrotta, Ricardo Wosniak e RogérioAlmeida.


Instrutor Evandro Klein durante treinamento









sexta-feira, 19 de julho de 2013

Governo amplia oferta de água no Nordeste

Canteiro de obras do poço na região de Arco Verde e 
Ibimirim em Pernambuco 

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) está perfurando poços estratégicos para abastecer à população com água de qualidade nos municípios do semiárido nordestino. O primeiro poço profundo de Pernambuco, na Bacia do Tucano, está sendo perfurado no município de Ibimirim. A região vai receber outro poço, que juntos vão ampliar o abastecimento de água da cidade de Arco Verde, que possui 70 mil moradores. O estado vai receber também outros dois poços, nos municípios de Serra Talhada e Mirandiba.

“Estamos perfurando poços em bacias sedimentares para formar uma rede estratégica para ampliar a oferta de fontes permanentes de água de boa qualidade para atender à população de municípios assolados pela seca”, destaca o diretor da CPRM, Thales Sampaio. A tecnologia empregada na perfuração dos poços em Pernambuco é a mesma utilizada na busca por petróleo. O trabalho está sendo coordenado pela equipe da Divisão de Hidrogeologia e Exploração, e conta com o apoio da Superintendência Regional de Recife. 

Os poços vão integrar a rede de abastecimento 
do município de Arco Verde
Na Bahia, o trabalho está em estágio avançado. De quatro poços profundos que serão instalados no estado, dois já estão concluídos, nos municípios de Euclides da Cunha e Canudos. No Rio Grande do Norte serão três poços. O primeiro, no município de Apodi, já está em fase de perfuração. Em Quixeré, Araripe e Juazeiro do Norte, no Ceará, os trabalhos de perfuração começam ainda neste mês.

Ao todo, serão instalados 21 poços de alta vazão.Cada um deles terá capacidade para extrair até 100 metros cúbicos de água por hora. A profundidade dos poços variam entre 400 e 700 metros. O objetivo é abastecer imediatamente os municípios afetados pela estiagem. A ação é coordenada pelo Ministério da Integração e faz parte do plano do governo para ampliar a oferta de água para o consumo humano em regiões do Nordeste afetadas pela seca.

A CPRM tem o desafio de perfurar e instalar os poços profundos em áreas estratégicas de bacias sedimentares dos estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Piauí.Ao final do ano, quando todos os poços estarão concluídos e, em pleno funcionamento, eles irão beneficiar cerca de 720 mil pessoas.


Equipe da CPRM acompanha a execução do trabalho








CPRM participa do VIII Simpósio Sulbrasileiro de Geologia


Técnicos e pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) estão participando do VIII Simpósio Sulbrasileiro de Geologia (SSG). Este ano, o evento traz o tema Geologia Sustentável – Geologia para a Sociedade e contará com a presença do chefe do Departamento de Recursos Minerais Francisco Valdir, representando o diretor Roberto Ventura na ocasião. O encontro está sendo realizado na cidade de Porto Alegre (RS) dos dias 21 a 24/7, onde paralelamente será realizado o I Workshop dos Recursos Minerais da Região Sul do Brasil com a temática “Terras Raras no Brasil: potencialidade e projetos na região sul”.


O evento é constituído de sessões temáticas, que abrangem subáreas da geologia tradicionalmente inseridas nos currículos dos cursos de graduação de geologia do país, e sessões temáticas especiais, que abordam temas relevantes e atuais voltados a importância da geologia para o desenvolvimento da sociedade. Francisco Valdir explica que o evento visa divulgar as atividades. “Com os trabalhos que iremos apresentar, vamos divulgar novas atividades de pesquisa. Além disso, também vamos mostrar os desafios da empresa com o Novo Marco Regulatório da Mineração e as perspectivas para o futuro”, disse.


A CPRM este ano coordena também a visitação a um Mini-Museu aos estudantes dos últimos anos do ensino médio, em colaboração com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De acordo com a diretora-presidente da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), o SSG abordará sobre a geologia para o desenvolvimento da sociedade e a evolução e potencialidade mineral da região Sul do Brasil. “Queremos levar à sociedade uma ampla discussão sobre estes temas extremamente relevantes para a sociedade brasileira”, explicou.


O Simpósio contará ainda com sessões temáticas com as principais áreas do conhecimento da Geologia, palestras, apresentação de trabalhos, mini-cursos, excursões e apresentações orais e pôster.








Expedição promove intercâmbios entre cientistas brasileiros e europeus

A expedição promoveu intercâmbio entre 
pesquisadores brasileiros e europeus

Pesquisadores da CPRM, da Universidade de Brasília (UnB), do Instituto francês IRD, do Instituto Holandês NIOZ e da Universidade Jacobs da Alemanha, percorreram o rio Amazonas, de Santarém até a foz do Atlântico, coletando dados, fazendo amostragens, análises e procedimentos químicos.

O projeto CLIM-AMAZON visa promover intercâmbios entre cientistas brasileiros e europeus na área de geociências e estudos ambientais, por meio de encontros científicos, visitas de pesquisadores europeus experientes ao Brasil e pesquisadores brasileiros a universidades europeias que se proponham a desenvolver pesquisas com novas abordagens na região amazônica.

Durante a campanha foram realizadas várias medições de descarga líquida e sólida, além de amostragem pontual da concentração de sedimentos e granulometria, e qualidade d'água. Algumas das medições e amostragens foram realizadas em locais inéditos.


A CPRM colaborou com o evento dando apoio de pessoal, logístico e operacional. Contou com a participação do engenheiro hidrólogo, Victor Paca, técnicos em hidrologia, Bosco Alfenas, José Messias e Renato; e os professores da UnB Elton Dantas, Henrique Roig e as doutoradas Annette Süssenberg, Elsbeth von Soelen, Gila Merschel e a pesquisadora Kim Jung-Hyun, e o oficial da Marinha Tobias Carvalho.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Conselho de Administração se reúne em Brasília

Membros do Conselho de Administração
durante reunião em Brasília

O Conselho de Administração da CPRM se reuniu no dia 12 de julho, em Brasília.   Na ocasião, o Presidente  do Conselho Carlos Nogueira, apresentou a proposta do novo marco regulatório da mineração, aos demais membros do Conselho. Nogueira também explicou  que o  Ministério de Minas e Energia  criou  grupos de trabalhos para acompanhar o andamento da proposta no Congresso Nacional.

O diretor-presidente  da CPRM, Manoel Barretto   expôs  aos membros do Conselho como será a  participação da CPRM, e os princpais desafios da empresa   no contexto da nova legislação. Barretto apresentou também ao Conselho, deliberação da Diretoria Executiva da instituição, que aprovou as metas  institucionais da CPRM  para 2013. 

A meta de execução orçamentária mínima  foi ampliada  de 80% para 85% para este ano; a empresa vai manter também 15% do efetivo de pessoal  em atividades de aperfeiçoamento e capacitação profissional; outra meta é a elaboração de 32 mapas de levantamentos geológicos , com suas informações disponibilizadas no Geobank.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

CPRM discute futura cooperação técnica com a Província de Hubei, China


Representantes da CPRM (à esquerda) e da delegação
 da província de Hubei (à direita)

Visando uma futura cooperação técnica, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) realiza reunião com a delegação da província de Hubei, China. O encontro foi organizado pela Assessoria de Assuntos Internacionais (Assuni) no Escritório do Rio de Janeiro (ERJ) na última sexta-feira (12/7) e atende solicitação de representantes do governo chinês que pretende conhecer melhor as novas tecnologias de exploração dos recursos minerais; entender a avaliação e a prevenção de riscos geológicos e trocar experiências entre os serviços geológicos da China e do Brasil.

Durante o encontro a chefe da Assuni, Maria Glícia da Nóbrega Coutinho, apresentou valores e a missão da CPRM no Brasil, saudando os representantes da província de Hubei. Entre os diversos temas apresentados, Maria Glícia destacou as áreas de recursos hídricos, meio ambiente, geologia, recursos minerais e riscos geológicos, mostrando os principais trabalhos realizados pela CPRM até o momento, bem como as ações da cooperação internacional para as pesquisas no Atlântico Sul. Coutinho enfatizou ainda o atual cenário para o setor mineral brasileiro (SMB) com o Programa Nacional de Mineração 2030 e o Novo Marco Regulatório, destacando o papel que CPRM assumirá no processo de geração de novos depósitos minerais no país.  
Província de Hubei visita as instalações do ERJ

O chefe do Departamento de Recursos Minerais, Francisco Valdir, apresentou os principais projetos e programas relacionados aos recursos minerais em desenvolvimento pela empresa, e ressaltou as perspectivas e os resultados já alcançados. Além disso, Valdir explicou que a CPRM passa por um novo tempo com o Novo Marco, onde a instituição terá a missão de estimular a pesquisa mineral no país.

Os participantes discutiram e debateram os temas em pauta e enfatizaram a indústria de ferro nos seus diferentes aspectos, pesquisa, reservas e beneficiamento bem como aspectos da legislação mineira no Brasil.

Representando a delegação chinesa, Mr. Yang Tianran, fez um relato sobre a potencialidade mineral da província de Hubei, onde ocorrem mais de 100 espécies minerais, grande parte com reservas já definidas: fósforo, wollastonita, mármore, ferro, cobre, gipsita, sal, ouro, manganês, vanádio e carvão, além de óleo e gás. “Hubei tem uma das maiores reservas de água da China com 37.000 km de drenagem, destacando-se o Yangtze River, um dos maiores rios do mundo”, explicou. Tianran manifestou interesse em manter contatos futuros com a CPRM visando cooperação técnica, e agradeceu a organização da visita e receptividade à Delegação de Hubei, China.

O encontro contou com participação do engenheiro João Dias, que representou o Diretor-Presidente na ocasião e prestou esclarecimentos sobre a estrutura, acervo e acesso às informações de óleo e gás; do geólogo Irineu Capeletti, assessor da Presidência, que debateu sobre beneficiamento e comparou o minério de ferro brasileiro e chinês; da geóloga Fátima Nascimento; do engenheiro Luis Almeida e do estagiário de relações internacionais, Nicolau Lage.

terça-feira, 16 de julho de 2013

CPRM inicia discussão sobre acordo coletivo de trabalho com empregados

Abertura da reunião de negociação

Começou nesta terça-feira, em Brasília, a abertura das negociações do XXVII Acordo Coletivo de Trabalho (2013/2014) do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).  O encontro contou com a presença do diretor-presidente da CPRM, Manoel Barretto, do diretor de Administração e Finanças, Eduardo Santa Helena, membros da comissão patronal da empresa e representantes das entidades sindicais. A reunião deu inicio às discussões da pauta de reivindicação das entidades e a contraproposta da empresa.

Manoel Barretto explicou propostas 
do marco regulatório
Na ocasião, o diretor-presidente lembrou o histórico de dialogo entre a empresa e trabalhadores, destacou também o momento atual da instituição. Ele falou sobre o andamento do concurso público que está sendo realizado pela empresa.  Segundo Barretto, houve 22 mil inscritos que irão concorrer a 355 vagas. “As provas serão realizadas em agosto e, em novembro começamos a receber os novos contratados”, disse.


Manoel Barretto explicou as principais propostas do marco regulatório para os representantes das entidades sindicais, como a criação do Conselho de Política Mineral, da Agência Nacional de Mineração, e os novos regimes de aproveitamento mineral. “O objetivo é atrair investimentos para o setor mineral e aumentar a competitividade”, afirmou. “Nesse processo caberá à CPRM a missão de estimular a pesquisa mineral no país, além de ser o órgão responsável por indicar para licitação áreas com potencial mineral ao Conselho Nacional de Política Mineral”, explicou.


Representantes de entidades sindicais
“Essa questão do marco regulatório é importante para o Brasil, para a sociedade e os trabalhadores apoiam essa proposta”, disse o representante da CUT, Ângelo Martins.  O diretor Eduardo Santa Helena, disse que desafio para a empresa com o novo marco é avançar no planejamento, sempre focando na capacitação e aperfeiçoamento continuada do quadro de pessoal.


Durante dois dias membros da comissão patronal da empresa e representantes das entidades sindicais irão debater a pauta de reivindicação das entidades e a contraproposta da empresa.