quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Compras compartilhadas geram economia de R$ 8 milhões à empresa

A nova sistemática de compras compartilhadas para bens, serviços e produtos implantada pela DAF na CPRM esse ano começa apresentar resultados significativos. Os primeiros pregões realizados por essa nova metodologia geraram economia estimada em R$ 8 milhões de reais à empresa.

Nos pregões realizados para aquisição de materiais de expediente e de informática, reagentes utilizados nas análises químicas, carros, barcos, ar condicionado, persianas, poltronas, motores de popa, bussolas, mochilas, sondas portáteis, kit geologia e mobiliário, a economia média chega a 23%. Em pregões para aquisição de material de informática chega a 68%. Essas compras também visam dotar as unidades regionais de estrutura para receber os novos concursados que estão ingressando na CPRM.

O segredo é o Planejamento - Para além da economia de recursos, a nova metodologia de compras adotada pela DAF estimula todas as áreas finalísticas da empresa a se planejarem melhor para a execução dos seus projetos. A ideia é que, as equipes se reúnam e façam o levantamento prévio dos materiais/produtos e equipamentos que vão utilizar durante os próximos doze meses.

“Esse resultado é fruto da dedicação de toda equipe responsável pela implantação da sistemática de compras compartilhadas na empresa. Essa metodologia mostra que estamos no caminho certo, que é planejar cada vez mais nossas compras para podermos gastar de maneira mais eficiente nossos recursos”, avalia o diretor de Administração e Finanças, Eduardo Santa Helena. 

Aperfeiçoamento da gestão - Segundo o diretor da DAF, Eduardo Santa Helena, o novo modelo de compras, além de dar mais transparência aos gastos da empresa, visa também à economicidade, porque vai sistematizar as demandas das unidades regionais, aperfeiçoar o controle e a gestão na aquisição de bens, serviços e produtos. “O processo de compras continuará descentralizado. No entanto, vamos trabalhar com planejamento para definir prioridades e projetar melhor nossas compras”, explica.

Nova estrutura organizacional - Para dar suporte a esse processo de compras compartilhadas, a Diretoria de Administração e Finanças (DAF) realizou uma adequação em sua estrutura organizacional. A Divisão de Material (Dimate) passou a funcionar na prática, como uma Central de Compras, organizando o levantamento nacional das demandas, agrupando os produtos e bens pela sua natureza e planejando o processo em âmbito nacional.

A coordenação executiva de Material (Coexmat) deixou de fazer parte do Serviço de Administração e Finanças do Escritório do Rio de Janeiro (Serafi-RJ) e passou a ser vinculada à Dimate, que terá duas coordenações: uma responsável pelo Planejamento, que tem como coordenadora Maria Salete, e outra, responsável pelas compras de bens, serviços e produtos, que permanece sob a gestão da coordenadora Conceição Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário