O geólogo do Serviço Geológico do Brasil, Diogo de Sordi é graduado em Geologia e Mestre em Geofísica aplicada ao mapeamento Geológico e Exploração Mineral pela Universidade de Brasília (UnB). Além disso, foi socorrista da Cruz vermelha realizando trabalhos voluntários de 1999 a 2003. Ele pratica há quatro anos e meio Corrida de Aventura Multisport, que inclui canoagem, corrida de orientação, mountain bike e trail run, durante esse tempo, já participou de 16 competições.
Atualmente, Diogo compõe duas equipes de aventura a Harpya e a equipe Caliandra, uma das equipes mais antigas em atividade nas corridas de aventura no Brasil. A equipe Harpya ocupa a 2ª colocação no ranking brasileiro de corrida de aventura na categoria dupla masculina.
A corrida de aventura envolve vários esportes radicais como: orientação, trekking, mountain bike, canoagem, bóia cross, travessias a nado, técnicas verticais, cavalgada e outras. É praticada por equipes mistas podendo ser constituídas por 2, 3 ou 4 pessoas. O percurso é mantido em sigilo até a véspera da largada. Normalmente, a prova é contínua e os competidores navegam dia e noite, ao ritmo decidido pela equipe.
Capacidade em orientar-se em terreno desconhecido e acidentado, confiança nos membros da equipe e persistência em continuar na corrida mesmo sem dormir, são alguns fatores que fazem das corridas de aventura um dos esportes mais desafiadores do mundo.
A corrida de aventura é realizada em ambientais naturais preservados, sendo, por isto, um momento de integração do ser humano e natureza. As comunidades dos lugares onde ocorre também são beneficiadas tanto pela organização do evento como pelas equipes que promovem ações voltadas para o desenvolvimento sustentável da região.
Na corrida de aventura Ecomotion PRO 600 km BA 2013 que aconteceu em agosto, na costa do Cacau, sul da Bahia, entre os dias 9 a 18 de agosto de 2013. A Equipe Harpya ficou em 11º lugar de 32 equipes, sendo 12 equipes internacionais de alto nível como os atuais campeões mundiais.
O geólogo já conquistou muitas premiações, entre elas: 1º lugar em Prova de canoagem da Federação Brasiliense de Canoagem 10 km, 2º lugar na prova Regata Ratier – RJ, categoria Surfski, 2º lugar na Maratona de Canoagem volta ao lago – DF 45km, 6º lugar na Expedição Carcará 540 km - RN 2010,6º lugar Brasil Wild Extreme 480 km – TO 2009; 5º lugar Expedição Chauas 300 km 2013; 4º lugar Haka Expedition 150 km - SP 2010/2011; 5º lugar Expedição Terra de Gigantes 150 km . O próximo desafio do atleta será na Patagonia, entre os dias 13 e 19 de janeiro de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário