sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Secretário defende mudança na legislação mineral

Em audiência pública nas comissões de Serviço de Infraestrutura e de Assuntos Econômicos do Senado Federal, o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Claudio Scliar, voltou a defender mudanças na legislação que rege o setor mineral brasileiro. As leis atuais, segundo o secretário, “são obsoletas, geram incertezas e judicializações”.

A pauta do encontro foi o Projeto de Lei nº 01/11, de autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que altera a cobrança da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem), tema sob análise das duas comissões do Senado.

O secretário argumentou que a base de cálculo da legislação atual “muitas vezes não guarda adesão à dinâmica do mercado”. Para ele, a diferenciação das alíquotas não respeita critérios técnicos ou econômicos, e a sistemática pune a agregação de valor em território nacional e não diferencia projetos comuns de projetos de elevada rentabilidade. No entendimento do secretário, as leis 7.990/1989 e 8.001/1990 estão desatualizadas.

Durante a audiência, Cláudio Scliar fez uma rápida explanação sobre a evolução do recolhimento da Cfem. Segundo ele, entre 2004 e 2011, o valor recolhido aumentou de R$ 260 milhões para R$ 1 bilhão. Parte deste montante refere-se ao aumento do preço dos bens minerais, com destaque para o minério de ferro, e parte decorre “de uma melhor atuação do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM)”. Minas Gerais e Pará são os estados líderes em arrecadação da Cfem.

O secretário também apresentou um quadro com informações de 2003 a 2011 sobre a variação do preço de metais da “London Metais Of London” que não foram afetadas pelas leis que regulamentam o setor mineral de países como Chile, Índia, Peru, Canadá, Austrália e África do Sul.

Fonte: Ministério de Minas e Energia

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Mineração brasileira salta para quarto lugar no ranking mundial

A indústria de mineração do Brasil galgou quatro posições no ranking mundial em 30 anos, tornando-se a quarta do mundo ao final da década passada, com valor de US$ 36,8 bilhões. O estudo, da United States Geological Survey (USGS), entidade americana que é referência mundial do setor, foi reportado pela publicação especializada "Brasil Mineral". O levantamento da USGS, divulgado recentemente com dados globais até 2009, não inclui informações dos chamados minerais energéticos - petróleo, gás e carvão.


Conforme o estudo, a indústria mineral brasileira, com valor de US$ 4,3 bilhões, estava em oitavo lugar em 1978. Ficava atrás da chilena, chinesa, australiana, canadense, sul-africana, americana e soviética e apenas à frente de Peru e Índia, entre as dez maiores do mundo.Nas estatísticas de 1993 da USGS, a mineração brasileira triplicou seu valor e saltou para a sexta posição, tendo à frente Rússia, África do Sul, EUA, China e Austrália.

Na mais recente compilação de dados, o Brasil deixou para trás os EUA, Rússia e África do Sul, tendo à frente dois outros países integrantes dos Brics - China, na liderança, e Índia, em terceiro lugar. A indústria mineral australiana, na ponta no estudo de 1993, perdeu o posto para a chinesa.

Fonte: Valor Econômico

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Posse dos diretores destaca a valorização dos profissionais da CPRM

Roberto Santos, Eduardo Santa Helena, Manoel Barretto,
 Antônio Nunes e Thales Sampaio
A posse dos novos diretores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) foi um momento importante para a empresa e o setor mineral no Brasil. Na ocasião, o diretor-presidente Manoel Barretto saudou os profissionais e superintendentes regionais da CPRM, convidados e autoridades. O evento, no Rio de Janeiro dia 6 de outubro, reuniu muitos funcionários que queriam escutar e conhecer pessoalmente os novos diretores. As superintendências e residências acompanharam o evento pela internet em tempo real.


Tomaram posse os diretores: de Administração e Finanças, Eduardo Santa Helena, de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Antônio Carlos Bacelar Nunes; de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura Santos; Hidrologia e Gestão Territorial, Thales de Queiroz Sampaio.

Barretto falou dos desafios e das conquistas da CPRM, como o acordo coletivo e a questão do PCCS. “Criamos uma comissão que vai acompanhar a questão e identificar possíveis dificuldades, e vamos organizar um novo concurso em 2012”, informou o diretor-presidente. Para ele, a prioridade da nova gestão é melhor a comunicação interna, capacitar os profissionais, criar projetos inovadores, organizar mais congressos e valorizar o trabalho de todos.

No discurso de posse, Santa Helena destacou os avanços, como a Gratificação de Desempenho de Atividade Geocientífica (GDAG), a promoção, progressão e o plano de carreira. “O mundo muda muito rápido e queremos acompanhar essas mudanças. É essencial focar na gestão de pessoas e investir cada vez mais nos funcionários”.

Emocionado, Thales compartilhou a imensa alegria que estava sentindo e pediu a Deus humildade para essa nova jornada. “Precisamos formar novas parcerias e termos uma diretoria bastante integrada”. Em seguida, Bacelar afirmou que “gostaria de abraçar todos os presentes”. Disse que é como reviver o momento de quando recebeu o convite para se tornar geólogo da CPRM para trabalhar na Amazônia.

Para finalizar, Roberto Ventura disse que para a empresa crescer a CPRM precisa pensar no cliente. “Vamos investir nos gerentes e desenvolver líderes”, finalizou.

domingo, 2 de outubro de 2011

Funcionários de Salvador são homenageados por tempo de serviço


Na ultima sexta-feira (27/9), em Salvador, foram homenageados 13 empregados que completaram 35 e 40 anos de serviços prestados à CPRM e aniversariantes do 3º trimestre. Com as presenças do diretor-presidente da CPRM, Manoel Barretto, do subsecretario de Minas, Metalurgia e Transformação, Telton Correia, do superintendente de Salvador, Teobaldo Rodrigues, do presidente da Associação dos Empregados de Salvador, Cristovaldo Santos e demais colaboradores.

Após o ato solene de entrega dos diplomas e dos pins, foi degustado Caruru acompanhado de voz e violão da geóloga Karla Olindina e do geólogo Valter Sobrinho.

Confira as fotos: Homenagem aos funcionários de Salvador

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Superintendência Regional de Belém realiza campanha de vacinação



Foi realizada ontem (19/9) mais uma campanha de vacinação na Superintendência Regional de Belém (Sureg-BE), através de parceria entre Secretaria Municipal de Saúde, Serviço Social e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Sureg-BE. A campanha disponibilizou as vacinas DT (Difteria e Tétano), Tríplice Viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba) e Febre Amarela, para todos os colaboradores e colaboradoras da Unidade Regional.

A iniciativa teve como objetivo aumentar o número de imunizados, atualizar as carteiras de vacinação e orientar quanto à importância da vacina e preservação das carteiras. Nesse período foram encaminhados informes educativos, via email, para os colaboradores, mostrando a importância da vacinação na vida adulta.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Rio de Janeiro participa do Cine CPRM Sustentável

Ana Paula Petito faz a abertura do Cine CPRM Sustentável


A Comissão de Sustentabilidade da CPRM promoveu nesta quinta-feira (22/8), no escritório do Rio de Janeiro, mais uma edição do Cine CPRM Sustentável. Na ocasião foi apresentado o documentário “Terra: Um planeta fascinante”, que aborda a formação do planeta até seu aspecto atual, com imagens geradas por computador e cenas das paisagens atuais. A ideia do filme é aproximar o trabalho da instituição com os empregados, visando a consciência de prevenção do meio ambiente para evitar a destruição da natureza.

A técnica em geociências Ana Paula Petito que faz parte da comissão, disse que o objetivo do documentário é mostrar como o planeta nasceu e se desenvolveu através dos anos, mostrando que o homem está inserido nesse meio natural. “O filme mostra a geologia do planeta. Essa é uma oportunidade de entender melhor o que a nossa empresa faz”. Segunda ela, o longa-metragem explica a teoria do “Big-Bang” e outras ideias da origem da Terra, além dos eventos geológicos que alteraram a forma do planeta. “Eventos como: a Era Glacial; choques de meteoritos; separações dos continentes que formaram as placas tectônicas e vulcões com lava em erupção, são explicados de forma dinâmica e didática”, disse Ana Paula.

O analista em geociências, Neilson Brasil participa do evento
“O escritório do Rio de Janeiro tem um volume maior de funcionários administrativos entre as unidades regionais, e para eles é importante entender um pouco melhor da área da empresa”, é o que explica o analista em geociências, Neilson Brasil, que assistiu o documentário. "Tivemos a oportunidade de conhecer um pouco do assombroso espetáculo que foi a formação do nosso planeta, e descobrir a importância do conhecimento geológico para a exploração desses recursos minerais de forma controlada e planejada", avalia Neilson.


O Programa CPRM Sustentável da Diretoria de Administração e Finanças (DAF) tem a finalidade de conscientizar os colaboradores da empresa da importância de adotar ações e atitudes com base em princípios da sustentabilidade nas esferas social, econômica, cultural, ecológica e política, ajustados no desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as demandas das futuras gerações.

Funcionários do escritório do Rio de Janeiro