segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Geólogo Francisco Valdir Silveira ministra palestra no 24º Simpósio de Geologia do Nordeste

A 24ª edição do Simpósio de Geologia do Nordeste, em Aracaju (SE), reuniu pesquisadores, profissionais e estudantes da área de Geociências. O evento contou com maciça participação de profissionais do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), principalmente das unidades regionais do Nordeste. Francisco Valdir Silveira, chefe do Departamento de Recursos Minerais (CPRM), ministrou a palestra sobre Magmatismo Kimberlítico e Rochas Alcalinas Carbonatíticas e/ou Rochas Alcalinas relacionadas do Nordeste do Brasil. Profissionais de universidades, Petrobrás e University McGill do Canadá também participaram do evento.


Ao todo, foram discutidos 15 temas, como Mineralogia, Petrologia, Geoquímica, Hidrogeologia sob a forma de palestras, minicursos, excursões e geoexposições com pôsteres e apresentações orais. Métodos e técnicas da exploração de potássio, investimentos em mineração na Bahia e oportunidades para o Brasil vinculadas ao Pré-Sal foram assuntos do simpósio.

Diretoria de Relações Institucionais e Desenvolvimento realiza 4º Seminário de Gestão

Com foco no planejamento estratégico, a Diretoria de Relações Institucionais e Desenvolvimento (DRI), do Serviço Geológico do Brasil, realiza de 22 a 24 de novembro, o 4º Seminário de Gestão, na Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH).

Durante o seminário, técnicos debaterão o tema “Avaliação do PAC na DRI no exercício de 2011: resultados alcançados, pontos críticos, e planejamento estratégico 2012-2014”.


A abertura será amanhã (22/11), às 8h30, com pronunciamento do superintendente da Sureg-BH, Marco Antônio Fonseca, seguido do discurso do diretor Antônio Carlos Bacelar Nunes, que irá abordar as suas expectativas no retorno à CPRM, citando os pontos fortes identificados, pontos fracos e pontos a melhorar e o que espera do seminário.

Programação


Dia 22/11

8h30 – Abertura com o superintendente Marco Antônio Fonseca;
8h40 – Pronunciamento do diretor Antônio Carlos Bacelar;
9h10 – Ricardo Vasconcellos, assessor da DRI, coordenador do PAC na CPRM e Superintendente de Planejamento interino, abordará a situação do PAC na CPRM e na DRI, bem como o Plano Plurianual (PPA) 2012-2015;
9h40 – Fernando Carvalho, assessor da DRI, mostrará aos participantes a dinâmica do seminário e apresentará os moderadores dos painéis de discussão temática;

10h10 – Painel I – Avaliação do PAC no período 2009-2011/ Avanços, Pontos Fracos e Pontos a Melhorar - Moderador: Osvaldo Castanheira Gestão da Informação Geológica - Expositores: Gilberto da Vinha ou representante – GIG; Tânia Freire – Rede de Bibliotecas; Rommel da Silva Sousa – Rede de Litotecas; Reginaldo Leão – Geobank, Fernando Pereira de Carvalho - Plano Diretor de TI. Produção Laboratorial de Análises Minerais (Lamin) - Expositores: Maria Alice Ibanez Duarte – Laboratórios Analíticos; José Leonardo Andriotti – Laboratórios de Apoio. - Montagem de Grupos de Trabalho para avaliar o tema seguindo um roteiro entregue pelo moderador.

13h40 – Inicio dos trabalhos de Grupo;
14h30 – Apresentação dos Grupos;
15h50 - Construção de um documento compromisso com as estratégias para dar uma maior dinâmica ao desenvolvimento das ações do PAC no Período 2012-2014;
18h00 – Apresentação do Documento Compromisso;
18h:30 – Encerramento.

Dia 23/11

9h – Painel 2 – PAC 2011-2014 e PPA 2012-2015 - Planejamento para o período com a definição de estratégias para a consecução das metas
Moderador: Ricardo Vasconcellos
1 - Programa 2041- Gestão Estratégica da Geologia, da Mineração e da Transformação Mineral:

1.1 - Ações Orçamentárias do PAC;
1.1.1 - Gestão da Informação Geológica;
1.1.2 - Produção Laboratorial de Análises Minerais (Lamin).

1.2 - Ação Orçamentária fora do PAC;
1.2.1 – Consolidação do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Área de Geologia e Recursos Minerais (Cedes);

9h30 - Elaboração de propostas de estratégias do grupo para o planejamento 2012-2015, visando o cumprimento das metas elencadas em cada ação para o período e os objetivos institucionais da área, seguindo um roteiro fornecido pelo moderador.
10h50 - Apresentação de propostas dos Grupos;
11h30 – Montagem de documento compromisso;
12h30 – Apresentação do documento compromisso para cumprimento das metas;
14h – Espaço para discussão de assuntos administrativos fora do PAC e PPA;
16h20 - Visita ao Lamin–Sureg-BH;
17h20 – Encerramento.

Dia 24/11

8h30 – Saída para visita a Litoteca de Caeté;
10h – Inicio da Visita com exposição do geólogo Sérgio Lima sobre as atividades desenvolvidas; Permanência em Caeté até 15h (fim do seminário).

Litoteca Regional de Araraquara terá novas instalações em dezembro

Vista frontal da litoteca
A reforma na Litoteca Regional de Araraquara (SP) será finalizada no mês que vem, em dezembro. O diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Antônio Carlos Bacelar visitou as obras. “Essas instalações se tornarão centros de pesquisa e treinamento, não apenas para a CPRM, como também para empresas de iniciativa privada do setor mineral e instituições de ensino”, disse o coordenador do Projeto Rede de Litotecas, Rommel da Silva Sousa.


O superintendente regional de São Paulo, José Carlos Garcia Ferreira ressaltou a importância do empreendimento para ensino e pesquisa no estado. E lembrou que o acervo já foi objeto de dezenas de teses.

Obedecendo a um padrão para a rede de litotecas, foram implantadas prateleiras de armazenamento e adquiridas caixas para acondicionamento de testemunhos de sondagem, amostras de rochas e alíquotas geoquímicas. Além disso, haverá na nova litoteca ambiente para preparação de amostras para análises, sala de pesquisa, sala de treinamentos e exposições de minerais e rochas.

Fernando Carvalho, José Carlos Garcia, Marcos, Antônio Bacelar,
Ricardo Vasconcellos, Lauro Pizzato
Muitas litotecas estão sendo construídas e reformadas pelo Brasil. Além de Araraquara, está prevista para o final desse ano a entrega das litotecas regionais de Porto Velho, Goiânia e Manaus. A previsão é de que no próximo ano sejam entregues as de Mossoró e Caçapava do Sul. Em Belém e Caeté a primeira fase das obras já foi concluída. E em Teresina e Feira de Santana ocorrerão licitações para o início das obras até o início de 2012.


Ricardo Moacyr de Vasconcellos, coordenador do PAC na CPRM, o assessor Fernando de Carvalho e Lauro Pizzatto, gerente de Relações Institucionais e Desenvolvimento da Superintendência Regional de São Paulo (Sureg-SP) também participaram da visita.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Belém realiza a Semana de Prevenção de Acidentes

A secretaria municipal de saúde promoveu
campanha de vacinação junto aos participantes
 "Seja responsável e faça da segurança um hábito saudável", esse foi o slogan da Semana de Prevenção de Acidentes realizada no começo do mês, em Belém (PA). Entre os temas das palestras, o uso correto de equipamentos de proteção, a importância da reciclagem, trabalhos de campo na Amazônia, raça e gênero.


A geóloga Cristiane Sousa abordou o tema "A Realidade dos Trabalhos de Campo na Amazônia". Falou sobre os desafios e as dificuldades e mostrou vídeos gravados em campanhas da Gerência de Geologia e Recursos Minerais. Os engenheiros de segurança, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), João Carlos Gomes e Vinicius Pontes ministram a palestra sobre equipamentos de proteção. O engenheiro sanitarista (Sureg-BE), Davi Lopes falou sobre reciclagem.


A fisioterapeuta Maíra Turiel fala sobre distúrbios relacionados
ao trabalho, como a lesão por esforço repetitivo (LER)
A assistente social Maria das Graças Peixoto explicou o que é o Programa de Equidade de Gênero e Raça e destacou a importância da participação da CPRM. "Vamos construir novas posturas e mudar mentalidades". Destacou também a inserção da categoria raça no título do programa, "reforça a postura de combate a toda e qualquer discriminação". Maria das Graças apresentou vídeos com os seguintes temas: diversidade racial direcionada as crianças, direito das mulheres pela igualdade entre homens e mulheres e o fim da violência contra a mulher.

A semana foi promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), da Superintendência Regional de Belém (Sureg-BE), em conjunto com o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. E contou com a colaboração da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Academia Ritual e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Sesma realizou a Campanha de Vacinação, ofereceu brindes, camisas e lanche saudável aos participantes.

Palestra sobre os trabalhos de Campo na Amazônia
ministrada pela geóloga Cristiane Sousa

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

CPRM pesquisa o Greenstone Belt Rio das Velhas no Quadrilátero Ferrífero

Com vistas a aprofundar o conhecimento sobre o Greenstone Belt Rio das Velhas e também fomentar a utilização de métodos e equipamentos mais novos e eficientes na prospecção desse tipo de jazimento na área localizada na região do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) está executando a Etapa II do Projeto Rio das Velhas.


Os levantamentos aerogeofísicos começaram em julho deste ano, tendo sido concluídos no início de setembro. Esta fase foi executada, com o uso de Equipamento Eletromagnético no Domínio do Tempo (transportado por helicóptero), único capaz de detectar os condutores em profundidades de cerca de 300 metros. Além desse equipamento, usou-se magnetometria como método complementar.

Helicóptero com Equipamento Eletromagnético no Domínio
do Tempo utilizado nos levantamentos aerogeofísicos
Agora o projeto está na fase de processamento dos dados para elaboração dos mapas finais. Após, será feita a interpretação dos dados correlacionando-os com a geologia, visando a identificação de alvos mais promissores para a prospecção mais detalhada de minerais metálicos da área, tendo o ouro como um dos principais metais que ocorre associado aos sulfetos. O estudo também abre a possibilidade de encontrar sulfetos de cobre em maiores profundidades, dentre outros.

Gerar novas informações

A Etapa II do Projeto Rio das Velhas tem como meta fomentar a mineração no Brasil, com novas informações de subsuperfície com alcance de até 300 metros de profundidade. Ao atingir essa profundidade, com uso de tecnologias bem mais avançadas que as utilizadas em 1992 (época da realização da primeira etapa do projeto), será possível aferir a economicidade de antigas minas abandonadas por falta de capacidade de prospecção em profundidades maiores; apontar novas áreas potenciais para novos depósitos minerais; além de detectar novos corpos talvez até mais ricos do que os encontrados na época.

Informações para a comunidade geociêntífica

Ao mesmo tempo que abre perspectivas de novos investimentos na área, a Etapa II do Projeto Rio das Velhas irá disponibilizar valiosas informações geofísicas, antes indisponíveis para a comunidade como um todo, permitindo estudos para um melhor entendimento e a avaliação dos métodos. Os resultados estarão disponíveis para o setor mineral e para a comunidade geocientífica, com estudos de dados eletromagnéticos para uso de toda a comunidade.

O processamento e interpretação de dados permitirão determinar parâmetros exploratórios que poderão ser aplicados à prospecção de outros greenstones belts do país, possibilitando prospectá-los com maior eficiência e menores custos. 

Antonino Borges, Michael Drews e Victor Lopes analisam dados
para processamento e elaboração dos mapas
Produtos gerados

Serão gerados os seguintes produtos: relatório final contendo as informações básicas para referência e pesquisa sobre o projeto; registros digitais de todos os dados adquiridos e corrigidos, já na forma final para o usuário trabalhar; e mapas de todos os métodos referentes aos temas mais usuais.

O projeto foi proposto e planejado pelo geofísico Antonino Juarez Borges, com o apoio da Superintendência Regional de Belo Horizonte e da Divisão de Geofísica. A equipe executora é composta pelos geofísicos Diogo De Sordi (gerente do projeto), Ricardo Santiago (sub-gerente), Michael Drews e Victor Lopes.

Greenstone Belt Rio das Velhas

A etapa I do Projeto Rio das Velhas, usando os melhores equipamentos da época, cobriu, em 1992, o Greenstone Belt Rio das Velhas com HEM no Domínio da Freqüência, para uma profundidade de investigação de 80m. Os resultados foram excelentes sob todos os aspectos. Na época o projeto foi financiado pelas oito maiores empresas de mineração da região, sob a coordenação do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), e o mapeamento geológico executado pela CPRM.

Agora, após 18 anos, a CPRM executou a etapa II, utilizando novas técnicas de eletromagnetismo que foram desenvolvidas mais recentemente, buscando, assim, explorar maiores profundidades. Entre os novos métodos, optou-se pelo uso de Equipamentos de Domínio do Tempo, que permitem investigações a cerca de 300m de profundidade e que nos últimos anos tem-se destacado em função dos excelentes resultados obtidos.

Diretor Thales Sampaio será entrevistado pelo Canal Futura ao vivo

O Programa Conexão do Canal Futura vai debater hoje (17/11) às 15h35, ao vivo, desastres naturais, enchentes, deslizamentos, inundações, redução de riscos e a questão de uma comunidade mais segura. O diretor de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil, Thales Sampaio, será entrevistado.

O convite surgiu a partir de um artigo que ele escreveu para o Boletim Mensal da CPRM sobre o “Apoio Emergencial a Municípios Afetados por Processos Geológicos - Sistema de Monitoramento e Controle de Alerta e Prevenção de Catástrofe”. A atividade consiste na identificação, caracterização e delimitação dos setores considerados de Risco Alto e Muito Alto para a ocorrência de deslizamentos, queda de blocos, enchentes de alta energia (enxurradas).

Thales Sampaio, diretor de
Hidrologia e Gestão Territorial
Thales Sampaio - Formado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará, é geólogo do Serviço Geológico do Brasil, com especialização em terrenos sedimentares. Possui cursos de formação em gestão de organização pela AMANA-KEY MBA Executivo Internacional e Sociedade Internacional para Excelência Gerencial (SIEG). Formação em Qualidade pela Prática Empresarial, Fundação Christiano Ottoni ( FCO/ UFMG) e, no Japão, pela Union of Japanese Scientists and Engineers (JUSE). No setor de Geologia & Mineração tem vasta experiência em prospecção mineral (carvão mineral, ouro e água), levantamentos geológicos básicos e levantamentos geoambientais (para subsídios ao planejamento, gestão e uso do território).

 Assista:


TV por assinatura: canal 32 da Net, canal 08 da Sky e canal 24 da Via Embratel.

Antena parabólica: polarização vertical 20.

TVs universitárias:
·        TV UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Cabo Canal 22 - João Pessoa (PB)
·        Uno TV - Universidade do Oeste Paulista
Canal 2 - Presidente Prudente (SP)
·        TV Univap - Universidade do Vale do Paraíba
Cabo Canal 14 - São José dos Campos (SP)
·        TV Ilha do Sol - Unaerp - Universidade de Ribeirão Preto
Canal 30 - Guarujá (SP)
·        TV Lumen - PUC-PR
Canal 16 - Curitiba (PR)
·        TV Univali - Universidade do Vale do Itajaí
Cabo Canal 17 - Itajaí (SC)
·        UPF TV - Universidade de Passo Fundo
Canal 4 - Passo Fundo (RS)
·        TV Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul
Cabo Canal 13 - Santa Cruz do Sul (RS)
·        TV Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Canal 30 - São Leopoldo (RS)

E nos municípios de São Gonçalo e Niterói (RJ), além de alguns bairros da cidade do Rio de Janeiro, sintonizar o canal 18, UHF. É aberto e gratuito.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Apiaí realiza oficina e exposição sobre fósseis e dinossauros


O Centro Integrado de Ensinos Multidisciplinares (CIEM), de Apiaí (SP), realizou dois eventos sobre Paleontologia. O primeiro foi uma Oficina de Réplica de Fósseis e Artefatos Líticos, ministrada pelo professor Luiz Eduardo Anelli (IG-USP). Alunos de graduação dos cursos de geologia e biologia (UFPR), geografia (UEPG) e pesquisadores do Centro de Estudos Paleontológicos de Mafra (SC) participaram da atividade. Além do professor, o curso contou com o apoio dos técnicos Kelly Brandão, Rebeca e Nilton Pereira, da Oficina de Réplicas da USP.

Para as crianças e jovens, o professor Anelli lançou o livro “Dinos do Brasil”, no Centro Cultural de Apiaí. A Biblioteca municipal da cidade e escolas participantes do evento receberam doações de exemplares. A colaboradora do Ponto de Leitura “Lazer Educativo com a Vovozinha”, Flávia Roberta, organizou exposição interativa sobre dinossauros. As crianças participaram desenhando, cortando, pintando e principalmente aprendendo sobre a época desses "terríveis lagartos". O evento contou com a colaboração dos demais funcionários do CIEM Apiaí. Foram três semanas de exposição, com visitas de em média 40 alunos em cada periodo.

Além de eventos ligados à área de Paleontologia, o CIEM de Apiaí realizou a exposição do Planetário, cedido pela Estação Ciência da USP, para 4 mil alunos. O projeto foi coordenado pelo colaborador Alexandre Pereira Oliveira em conjunto com um pesquisador da CPRM e professores da rede pública.