Vista frontal da litoteca |
A reforma na Litoteca Regional de Araraquara (SP) será finalizada no mês que vem, em dezembro. O diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Antônio Carlos Bacelar visitou as obras. “Essas instalações se tornarão centros de pesquisa e treinamento, não apenas para a CPRM, como também para empresas de iniciativa privada do setor mineral e instituições de ensino”, disse o coordenador do Projeto Rede de Litotecas, Rommel da Silva Sousa.
O superintendente regional de São Paulo, José Carlos Garcia Ferreira ressaltou a importância do empreendimento para ensino e pesquisa no estado. E lembrou que o acervo já foi objeto de dezenas de teses.
Obedecendo a um padrão para a rede de litotecas, foram implantadas prateleiras de armazenamento e adquiridas caixas para acondicionamento de testemunhos de sondagem, amostras de rochas e alíquotas geoquímicas. Além disso, haverá na nova litoteca ambiente para preparação de amostras para análises, sala de pesquisa, sala de treinamentos e exposições de minerais e rochas.
Fernando Carvalho, José Carlos Garcia, Marcos, Antônio Bacelar, Ricardo Vasconcellos, Lauro Pizzato |
Muitas litotecas estão sendo construídas e reformadas pelo Brasil. Além de Araraquara, está prevista para o final desse ano a entrega das litotecas regionais de Porto Velho, Goiânia e Manaus. A previsão é de que no próximo ano sejam entregues as de Mossoró e Caçapava do Sul. Em Belém e Caeté a primeira fase das obras já foi concluída. E em Teresina e Feira de Santana ocorrerão licitações para o início das obras até o início de 2012.
Ricardo Moacyr de Vasconcellos, coordenador do PAC na CPRM, o assessor Fernando de Carvalho e Lauro Pizzatto, gerente de Relações Institucionais e Desenvolvimento da Superintendência Regional de São Paulo (Sureg-SP) também participaram da visita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário