A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) promoveu, em novembro, em Palmares (PE) uma audiência pública para apresentar o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) do empreendimento Barragem Serro Azul. Na ocasião, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) foi representado pelo gerente de Relações Institucionais da Superintendência Regional do Recife (Sureg-RE), José Pessoa Júnior e pelo pesquisador em geociências e engenheiro hidrólogo, Carlos Eduardo Dantas.
O trabalho foi baseado no “Estudo das inundações da bacia do rio Una”, realizado pela Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos de Pernambuco, em parceria com a CPRM e a Universidade Federal de Pernambuco.
Mais de 600 pessoas, entre autoridades e moradores da região, compareceram à audiência. Segundo o secretário de Recursos Hídricos e Energéticos de Pernambuco, João Bosco de Almeida, a construção da barragem está programada para acontecer até o início de 2013. O município onde ocorreu o debate foi o mais prejudicado pela enchente do Rio Uma, durante as fortes chuvas que atingiram Pernambuco em 2010 e 2011.
O estudo é composto por um levantamento de campo para a definição da planície de inundação e por dados do Sistema de Informações Geográficas (SIG), de alta precisão através de mapeamento digital a laser, e de dados hidrológicos fornecidos pela cooperação entre a CPRM, a Agência Nacional de Águas (Ana) e o Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe).
Foi realizada, ainda, a modelagem hidrológica-hidrodinâmica com a geração de um Sistema de Suporte à Decisão que possibilita o monitoramento em tempo real da Bacia do Rio Una. Os pesquisadores em geociências da Superintendência regional do Recife Carlos Eduardo Dantas e Fábio Araújo Costa colaboraram com o estudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário