Andriotti foi empossado pelo diretor-presidente Manoel Barretto, durante solenidade realizada segunda-feira (26/03), na capital gaúcha, que contou com a presença de diretores da empresa, autoridades, representantes da comunidade científica, entidades do governo, do setor mineral, empregados e colaboradores da Superintendência.
Entre os convidados, o chefe da Casa Civil, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Carlos Pestana, que na ocasião, representou o governador Tarso Genro; a ex-senadora, Emilia Fernandes, secretária executiva do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul); Eduardo Santa Helena, diretor de Administração e Finanças da empresa, e Antônio Bacelar, diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento da instituição.
Em seu discurso de posse, José Andriotti fez um relato das ações executadas pela Superintendência no Sul. Lembrou que trabalha na empresa há 36 anos. “Tenho uma história de amor com a CPRM, em que dei muito à empresa. Dei meu trabalho, meu esforço, minha dedicação. Mas ganhei muito também. A CPRM me deu uma coisa que dificilmente eu conseguiria fora daqui. Que é satisfação profissional, a possibilidade de me realizar como profissional e pessoa”, destacou o novo superintendente. Segundo ele, a CPRM mudou muito desses últimos anos. “Quando entrei na empresa as condições de campo eram difíceis. Hoje, a empresa está inovando, temos infraestutura de escritório, de informática e laboratórios modernos”, afirmou.
Andriotti disse que nos atos de posse é tradição assumir compromissos, mas que ele iria se comprometer somente com aquilo que pudesse cumprir. “Trago conceitos de ética, e de moral, que não é qualidade, mas é obrigação de todo cidadão. Tenho valores que trouxe de dentro da minha casa. Que é o respeito ao individuo que está do meu lado”, disse Andriotti, ressaltando que vai focar sua gestão em dois pontos principais: cumprir a missão da empresa, de levantar e difundir o conhecimento geológico e hidrológico, sempre pautando suas ações, no respeito a leis vigentes no país. “Isso posso prometer a vocês porque sei que posso cumprir,” garantiu.
Durante a cerimônia, Manoel Barretto agradeceu ao superintendente interino, geólogo Luiz Carlos da Silva, que segundo ele, demonstrou disposição e vontade de contribuir com a empresa. “Quando foi convocado a assumir a responsabilidade de chefiar interinamente a Superintendência, em nenhum momento Luiz Carlos questionou a decisão da diretoria, e deixou sua residência em Belo Horizonte para voltar a Porto Alegre. Foi um ato louvável que merece a nossa admiração”, elogiou.
O diretor-presidente parabenizou o novo superintendente, destacando o perfil de Andriotti, que, para Barretto, possui todas as credencias para ocupar o cargo. “Quem conhece a trajetória de Andriotti, sabe que ele foi escolhido para chefiar a superintendência porque tem princípios claros é um excelente profissional”, afirmou Barretto. Segundo ele, desde que CPRM foi criada, a Superintendência de Porto Alegre vem atuando de maneira importante para a geologia do país, produzindo trabalhos técnicos que transformaram a unidade em referência nacional. “Grandes nomes da geologia já passaram ou continuam trabalhando aqui”, recordou o diretor-presidente.