Brasília – O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), deu início ao ciclo de oficinas de capacitação no Nordeste. A segundaedição começou nesta segunda-feira (26/03) e segue até a próxima sexta-feira (29/03) em Fortaleza (CE). O objetivo é treinar agentes de defesa civil, além de alinhar estratégias para prevenção e socorro à população que vive em áreas de risco, diante das chuvas que se aproximam na região.
As oficinas começaram no dia 20 de março, em Recife (PE). As demais 7 capitais nordestinas também vão sediar os treinamentos, que contam com a participação de técnicos de mais de 80 coordenadorias municipais da região.
Com apoio da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI), a Sedec elaborou uma lista com 56 municípios prioritários no Nordeste. São áreas com elevado risco de deslizamentos, enxurradas e desmoronamentos.
“Com este mapeamento sabemos onde está o perigo e conseguimos, com auxílio das coordenadorias municipais e estaduais, salvar vidas e reduzir os efeitos dos desastres naturais”, afirmou Rafael Schadeck, diretor do Departamento de Minimização de Desastres da Sedec.
De acordo com o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM, Thales Sampaio, as oficinas são muito importantes para, além de integrar as instituições federais, estaduais e municipais, repassar conhecimento e tecnologia. A CPRM contribui com a Sedec apresentando os trabalhos que já foram desenvolvidos na identificação e setorização das áreas de alto risco de desastres naturais e induzidos, compartilhando e detalhando metodologias e tecnologias que estão sendo empregadas pelo Serviço Geológico do Brasil.
Agenda – Depois de Fortaleza, as oficinas acontecem em Natal (27 a 30/03), Maceió (2 a 5/04), João Pessoa (2 a 4/04), Salvador (10 a 13/04), Aracaju (10 a 12/04), Teresina (16 a 19/04) e São Luiz (17 a 20/04).
Ministério da Integração Nacional
Assessoria de Comunicação SocialTel.: (61) 3414-5721/5836
Mais notícias: www.mi.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário