sábado, 28 de abril de 2012

Diretoria de Administração e Finanças realiza oficina na Superintendência Regional de Recife


Durante o evento foi realizada dinâmica de grupo
para diagnosticar os principais problemas e buscar soluções
A Diretoria de Administração e Finanças (DAF) promoveu oficina de trabalho na Superintendência Regional de Recife para identificar os principais problemas da área administrativa e financeira. O evento contou com a presença de técnicos do Rio de Janeiro que realizaram dinâmica de grupo com os empregados da Gerafi a fim de buscar soluções para os problemas existentes na unidade.


A iniciativa faz parte do projeto “DAF Itinerante”, cujo objetivo é diagnosticar e propor ações visando eliminar as dificuldades de cada Sureg com o intuito de melhorar o desempenho das atividades administrativas e financeiras. “Esse é um projeto piloto que visa também interagir com as áreas finalísticas da empresa”, destaca o diretor da DAF, Eduardo Santa Helena. Ele avisa que a ideia é que até o final deste ano, todas as unidades recebam a visita do projeto.

Segundo o superintendente de Recife, José Wilson Timoteo, a dinâmica favoreceu a integração da equipe. “Foram discutidas questões voltadas ao levantamento, análise e propostas para solução dos problemas detectados, com a finalidade de melhorar processos e resultados no atendimento”, avalia o superintendente.

De acordo com Gilberto Augusto, Gerafi da Superintendência, a oficina serviu para melhorar o clima organizacional. “O encontro superou as expectativas, pois aproximou a área administrativa e as gerencias técnica”, pondera Augusto.

Para a analista em geociências, Fátima Amorim, que participou do encontro, foi possível mapear os principais problemas encontrados pela Gerafi, bem como encontrar soluções. “Tivemos a oportunidade de fazer uma análise macro dos nossos principais processos de trabalho. Foi o primeiro passo para montagem de um planejamento operacional para a gerência”, ressaltou.

O projeto está sob a coordenação do coordenador executivo da DAF, João Orban; do assessor, Fernando Augusto; e do analista em geociências, Saulo Anacleto Saulo.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Projeto auxilia a construção civil na Região Metropolitana de Natal

Pedreira Potiguar II, Macaíba, uma das áreas exploradas pelo projeto


A Superintendência Regional de Recife iniciou, na Região Metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte, levantamento dos recursos minerais para uso na construção civil. O projeto busca compatibilizar adequadamente a exploração de materiais e a proteção à população e ao meio ambiente, além de disponibilizar os insumos a custo competitivo e servirá de base para a tomada de decisões relacionadas ao crescimento urbano e às obras estruturantes de apoio da região.


Para o trabalho, foi realizado o levantamento das ocorrências de brita, areia e argila, além das áreas de exploração e do potencial de produção destes materiais. As amostras serão utilizadas para determinação das características químicas, físicas e tecnológicas, com o objetivo de disponibilizar os resultados para os produtores locais e demais interessados.
A Região Metropolitana de Natal é formada pela capital e mais nove municípios. No contexto estadual, é a região do Estado que tem o maior crescimento econômico e social – seus habitantes representam quase 50% da população do Rio Grande do Norte. O projeto tem conclusão prevista para 2013, quando serão disponibilizados os dados gerados no projeto.

Comitê de Pró–Equidade de Gênero e Raça da CPRM fortalece parceria com Eletrobras Eletronorte


Com o objetivo de integrar ações de valorização da diversidade no âmbito do Ministério de Minas e Energia, a coordenadora do Comitê Nacional de Pró–Equidade de Gênero e Raça da CPRM, Sandra Schneider reúne-se hoje(27/04) com a coordenadora do Comitê e Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da Eletronorte. No encontro, serão discutidas ideias e práticas que podem ser realizadas em parceria nas duas organizações.


O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça tem como principal objetivo promover a igualdade de oportunidades e tratamento equânime entre homens e mulheres dentro das empresas. Segundo a coordenadora Gleide Brito, do Comitê de Pró-Equidade de Gênero e Raça da Eletronorte, na reunião serão apresentadas iniciativas realizadas pelo órgão para alcançar a equidade. As mudanças na área de gestão de pessoas e cultura da empresa também serão abordadas. “Além de fortalecer essa troca, o objetivo deste primeiro encontro é construir uma proposta de ação conjunta para atuar dentro dos nossos ambientes de trabalho, tanto na estrutura da sede, quanto nas bases regionais, onde as duas empresas estão presentes”, ressaltou Gleide.

Para Schneider, a parceria com a Eletronorte é muito importante. “De todas as empresas vinculadas ao Ministério de Minas e Energia, a Eletronorte é quem tem maior base territorial com subcomitês regionais, e essa é uma das proximidades com o Serviço Geológico do Brasil, que desde o primeiro momento de adesão ao programa, desenvolveu o Comitê nas treze unidades”, explicou.

Participam da reunião a representante da área de Gestão de Pessoas no Comitê de Gênero e Raça da Eletronorte, Maria da Conceição Bogdezevicuis, as técnicas da coordenação do Comitê, Anabelle Carrilho da Costa, Estelita Barros da Silva, Eliane Martins Marques de Oliveira e Cristina do Socorro Almeida Ribeiro, a estagiária da coordenação Arlete Araujo de Assis, a coordenadora de comunicação empresarial, Kátia Dutra e a representante da Superintendência de Desenvolvimento e Educação, Marizete das Dores Sousa.


CPRM discute parceria para descobrir novas reservas minerais na Amazônia


Nava apresentou à comitiva da CPRM o
 “Atlas da Geodiversidade do Amazonas
- Potencialidades à Mineração e à Indústria Petrolífera”
O diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento do Serviço Geológico do Brasil, Antônio Bacelar participou em Manaus, de reunião com o secretário de Estado de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos do Amazonas, Daniel Nava. Na ocasião, os dois discutiram parceria entre a CPRM e o governo do Amazonas para o desenvolvimento tecnológico e científico visando à descoberta de reservas minerais no subsolo do estado.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Serviço Geológico fala no Senado Federal sobre terras raras


Audiência pública no Senado Federal

O geólogo Francisco Valdir Silveira, chefe do Departamento de Recursos Minerais (DEREM/DGM), participouhoje (25/04) de audiência pública sobre terras raras na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática, no Senado Federal.

A Comissão discutiu o desenvolvimento de novas tecnologias para viabilizar a exploração desses elementos químicos essenciais para aparelhos de alta tecnologia. Na ocasião estiveram presentes representantes do Ministério de Minas e Energia, Cláudio Scliar, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Fernando Antônio Freitas Lins, o geólogo e empresário João Carlos Cavalcante, da World Mineral Resources S.A. e o engenheiro químico da Indústria Nuclear do Brasil, Alair Veras.


Representando o Serviço Geológico do Brasil, Valdir Silveira apresentou alguns dos mapeamentos geológicos, além de levantamentos geoquímicos e geofísicos, por meio do Empreendimento PAC-Minerais estratégicos do Brasil, projeto terras raras 2011-2014, e que irão dar visibilidade ao potencial dessas jazidas no país. “Estamos num processo de avaliação dos resultados obtidos pelos levantamentos feitos nos últimos dez anos, e já foi possível constatar uma vasta área de ocorrências de terras raras no território brasileiro, mas que ainda são desconhecidas, como é o caso de regiões do estado do Amazonas e Roraima”, disse.

Segundo o geólogo, o Brasil tem um cenário geológico muito promissor com depósitos desses minerais na extensão do território brasileiro e o compromisso do governo é até 2014 mapear e apontar essas áreas de possíveis potenciais.

O encerramento da audiência foi marcado por alguns questionamentos feitos pelo senador Valdir Raupp. “Este ano vamos retomar as pesquisas em Roraima e focar em outras três áreas. Através do banco de dados da CPRM é possível conferir as áreas já mapeadas e com potencial”, ressaltou Silveira.

O senador Luiz Henrique, disse que irá propor à Comissão a criação de uma subcomissão para apropriar as contribuições desta audiência e elaborar uma nova legislação, um novo marco regulador do processo de exploração das terras raras.

Diretores da CPRM participam da posse do novo diretor-presidente do IBRAM


Ricardo Vescovi de Aragão, José Fernando Coura
 e Murilo Ferreira, presidente da Vale

A posse do novo diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), José Fernando Coura, aconteceu ontem (24/4), em Brasília, e contou com mais de 400 convidados, entre autoridades federais, estaduais e municipais de várias partes do país, altos executivos das mineradoras, além de expressivos representantes de entidades de classe. O diretor-presidente, Manoel Barretto e os diretores Thales Sampaio e Antonio Bacelar participaram da cerimônia.


O presidente do Conselho Diretor do IBRAM, Ricardo Vescovi de Aragão, empossou o empresário e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), José Fernando Coura.

O novo diretor-presidente é técnico metalúrgico e engenheiro de minas, graduado pela Escola de Minas de Ouro Preto, com formação complementar em programas de Planejamento Estratégico, Gestão Industrial, Tecnologia e Especialização em Economia Mineral. Ele foi Secretário Adjunto de Minas e Energia de Minas Gerais e tem vasta experiência profissional em Minas Gerais e Pará. Atualmente, exerce a Vice-Presidência da FIEMG e a Presidência do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (SINDIEXTRA).

Estiveram presentes, entre outros: autoridades de vários Ministérios do Governo Federal, como Minas e Energia e Meio Ambiente, Senadores e Deputados Federais de diversos partidos políticos e Estados, Deputados Estaduais (inclusive Presidentes de Assembleias Legislativas), Prefeitos, Vereadores de Minas Gerais, Pará e de outras localidades, Embaixadores, Presidentes e demais dirigentes de importantes entidades de classe patronal e de trabalhadores.

Além de empresas, como AMIG, ABINAM, FTIEMG, Sindiextra, Simineral, Sindicato dos Geólogos de Belo Horizonte, DNPM, CPRM, Anepac, Adimb, ABIR, Sindirochas, SNIEE, SNIC, FIEPA, FIEMG, Diretores e Editores de veículos de comunicação como Hoje em Dia, Rádio Itatiaia, Rede Record, Brasil Mineral, In the Mine, Minérios e Minerales, Ecológico, Fato Relevante.

Mais informações: www.ibram.org.br

Diretoria de Geologia e Recursos Minerais promove encontro no Rio de Janeiro


Começa amanhã (26/4), no Rio de Janeiro, encontro técnico que irá reunir equipes da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) de diversas unidades da CPRM para propor e debater questões de interesse da área.


A abertura do evento contará com a presença do diretor-presidente, Manoel Barretto, e do diretor da DGM, Roberto Ventura.

Claudio Scliar participa de seminário sobre práticas socioambientais e de segurança na mineração


Scliar aborda políticas públicas para o setor mineral

O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SGM-MME), Claudio Scliar, participou, na terça (24/04), do Seminário Latino-Americano de Práticas Socioambientais e de Segurança na Mineração. O evento, que ocorre em Belo Horizonte entre os dias 24 e 26/04, é uma realização da Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas (Sobrade).


Com a palestra “Plano Nacional de Mineração 2030 – Uma Avaliação das Questões Socioambientais e de Saúde e Segurança”, Scliar abordou aspectos importantes das políticas do Governo Federal para que o Brasil desenvolva mecanismos para alavancar o desenvolvimento sustentável do setor mineral. Segundo Scliar, a meta do governo é cada vez mais buscar o desenvolvimento que atenda os interesses sociais e ambientais, sem perder de vista as necessidades do país para um bom aproveitamento dos seus recursos minerais.

Marco Antônio Fonseca e Maria Amélia Enriquez

Após a palestra, o Superintendente Regional de Belo Horizonte, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Marco Antônio Fonseca, e a ex-assessora da SGM-MME e atual secretária-adjunta de Indústria, Comércio e Mineração do Estado do Pará, Maria Amélia Enriquez, representaram o secretário no debate sobre as políticas da SGM para o setor mineral. Foram debatidas questões sobre o novo marco regulatório do setor mineral, que brevemente será enviado ao Congresso; sobre o Plano Nacional de Mineração; e questões pontuais de interesses de diversas regiões mineradoras do país.


terça-feira, 24 de abril de 2012

Manoel Barretto participa de reunião da presidenta Dilma com governadores


A presidenta Dilma Rousseff se reuniu com governadores de estados do Nordeste, em Aracaju (SE) e anunciou uma série de medidas para reduzir as consequências da seca que atinge os estados do Nordeste o norte de Minas Gerais.

O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil, Manoel Barretto participou da comitiva presidencial, juntamente com o ministro Edison Lobão, de Minas e Energia; a ministra Miriam Belchior, do Planejamento, Orçamento e Gestão; o Pepe Vargas, do Desenvolvimento Agrário; Maria das Graças Foster; presidenta da Petrobras; Murilo Ferreira; José Eduardo Dutra, presidente da Vale diretor coorporativo de serviços da Petrobras e o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, José Alves Neto. Prefeitos, deputados estaduais e federais e senadores participaram do evento.


A previsão é que a estiagem se agrave nos próximos meses, o que levou o governo a antecipar ações para ampliar o fornecimento de água e o apoio ao agricultor. No total, as medidas somam R$ 2,7 bilhões e devem beneficiar os 1.100 municípios que sofrem as consequências da estiagem.

Segundo o ministro da Integração, Fernando Bezerra, foram antecipados R$ 799 milhões do programa Água para Todos, no âmbito Brasil sem Miséria, para construção de cisternas e de sistemas de abastecimento de água simplificado que atenderão comunidades com até 100 unidades residenciais. A medida também inclui a construção de aguadas de pequenos barreiros, e a perfuração de poços artesianos, além da distribuição de kits de irrigação para o atendimento à pequena agricultura familiar. O objetivo é instalar 32 mil cisternas, 2.400 sistemas simplificados de abastecimento, 1.199 barreiros e 2.400 poços.

Outros R$ 164 milhões serão aplicados na Operação Carro Pipa que deve ser reforçada nos próximos seis meses. Segundo o ministro, essa é uma operação que já ocorre de forma rotineira pelo Ministério da Integração, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil. No ano passado, acrescentou Fernando Bezerra, o Ministério da Integração direcionou aproximadamente R$ 230 milhões na operação.

“Tendo em vista a confirmação do quadro de estiagem, a Presidenta vai assinar medida provisória, nos próximos dias, abrindo crédito extraordinário no valor de R$ 164 milhões para atender a Operação Carro-Pipa nos próximos seis meses, e também poder repassar recursos para os governos estaduais. Em algumas situações, alguns estados já estão enfrentando colapso completo de abastecimento de água em áreas urbanas, e cidades também terão que ser atendidas através de carro-pipa”, explicou.

Crédito - O Ministério da Integração Nacional, por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), vai disponibilizar R$ 1 bilhão para apoio a produtores rurais, comerciantes e setores da indústria prejudicados pela estiagem no Nordeste. O limite de crédito varia de R$ 12 mil a R$ 100 mil, com juros de até 3,5%. Serão beneficiados pelo Banco do Nordeste os empreendimentos de municípios com decreto de situação de emergência reconhecido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Mais crédito - Para atender aos agricultores familiares que tiveram prejuízos com a estiagem, o Programa Garantia Safra vai disponibilizar R$ 500 milhões. O benefício é de R$ 680,00, em cinco parcelas. Outros R$ 200 milhões serão disponibilizados por meio do Bolsa Estiagem, que disponibiliza R$ 400,00, dividido em cinco vezes.

Obras - O governo federal vai investir R$ 17,1 bilhões em ações estruturantes até 2015. São obras que vão garantir a segurança hídrica para brasileiros que vivem no semiárido, como Projeto de Integração do Rio São Francisco, Eixão das Águas (CE), Vertente Litorânea (PB), Ramal e Adutora do Agreste (PE) e Canal do Sertão Alagoano (AL).

A infraestrutura no abastecimento de água também está sendo ampliada e melhorada com a conclusão de cerca de 30 barragens, adutoras e sistemas, como o Tucano (BA), Seridó (RN) e Norte (MG).

segunda-feira, 23 de abril de 2012

CPRM participa de audiência pública sobre terras raras no Senado Federal


Na próxima quarta-feira (25/4), às 9 horas, o Senado Federal vai realizar uma audiência pública sobre Desenvolvimento de Novas Tecnologias para Exploração de Terras Raras no Brasil. A audiência foi solicitada pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal. O geólogo Francisco Valdir Silveira será expositor representando o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).


Graduado em Geologia, mestrado em Geociências e doutorado em Geodinâmica e Geofísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Valdir é chefe do Departamento de Recursos Minerais da CPRM. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia econômica, geoquímica de exploração, geologia do diamante, kimberlito e rochas afins, ouro e metais base.

Novo diretor do Cetem quer ampliar parceria em pesquisas estratégicas para o país

Posse de Fernando Lins durante
solenidade no Rio de Janeiro


Ao ser empossado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, como novo diretor do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), Fernando Antônio Freitas Lins, destacou os temas prioritários de sua gestão à frente da instituição. Lins explicou que pretende realizar parceria com outras instituições para alavancar pesquisas em áreas estratégicas. Ele citou a importância de projetos sobre terras-raras e minerais fertilizantes para o Brasil.


“A tendência do Cetem é expandir o trabalho em redes, desenvolvendo projetos estruturados em parceria com outros institutos de pesquisa, para chegar a resultados efetivos. É uma forma de otimizar os recursos humanos disponíveis”, afirmou o diretor.

A CPRM prestigiou a posse de Lins, realizada na sede do Cetem, no Rio de Janeiro, na sexta-feira (20/04). O chefe de gabinete da Presidência, José Antônio Tebaldi Castellano, representou o diretor-presidente, Manoel Barretto no evento, que contou com a presença do secretário de Geologia e Mineração do Ministério de Minas e Energia, Claudio Scliar, autoridades do governo, representantes de entidades do setor mineral e da comunidade científica.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Defesa Civil promove reunião para contingência de desastres


Aconteceu em Brasília, hoje (20/04), uma reunião promovida pela Defesa Civil Nacional no Centro Nacional de Gerenciamento de Crises e Desastres (Cenad) para elaborar planos de contingência de desastres. Os assuntos abordados foram a falta de abastecimento de águas do Nordeste devido as variações pluviométricas e as cheias ao Norte do país.

O encontro contou com a presença de representantes da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Agencia Nacional de Águas (Ana), Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Centro Nacional de Monitoramentos e Alertas (Cemaden) e representante do Ministério do Planejamento.
O superintendente regional de Manaus, Marco Oliveira, fez a apresentação do monitoramento realizado em Manaus; demonstrou o comparativo com os anos anteriores e relatou a possível quebra do recorde histórico.
O objetivo da reunião foi definir uma linguagem única, assim como reunir as informações dos distintos órgãos para elaborar um relatório claro e eficaz para encaminhamento as autoridades competentes para petição de recursos para auxilio da população atingida.


CPRM promove palestra sobre geologia econômica na UnB


Ministrada pela geóloga Lydia Maria Lobato, doutora pela The University of Western Ontario (UWO), do Canadá, e professora da Universidade Federal de Minas Gerais, a palestra acontecerá na segunda-feira (23/04) às 14h no auditório da Reitoria da Universidade de Brasília.

O evento é promovido pela instituição internacional Society of Economic Geologists (SEG) em parceria com a CPRM e a Universidade de Brasília.
Com o tema Metalogênese dos depósitos de ouro associados ao Greenstone Belt Rio das Velhas, a palestra será direcionada a área de geologia econômica. O evento será gratuito

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Encontro da União Europeia de Geociências terá apresentação da CPRM


Acontecerá em Viena (Áustria), entre dias 23 a 27 de abril, o Encontro Anual da União Europeia de Geociências, considerado o maior evento da Europa sobre o assunto. Os analistas em geociências, André Luis Martinelli da Superintendência Regional de Manaus (Sureg-Ma) e Daniel Moreira do Departamento de Hidrologia (Dehid) da CPRM apresentarão suas pesquisas.


Os trabalhos inscritos falam sobre o Projeto Dinâmica Fluvial do Sistema Negro-Solimões-Amazonas, financiados pelo Plano de Aceleração do Crescimento (Pac), e têm o objetivo de divulgar as atividades de hidrologia da empresa.

O analista André Luis submeterá o trabalho Manaus city Flood Warning System and extreme events monitoring in the Amazon Basin, que explora o monitoramento de eventos extremos, como cheias e vazantes na Bacia Amazônica.

Já Daniel Moreira desenvolve pesquisas juntamente com o Institute the recherche pour le Devéloppment (IRD) sobre a aplicação do uso de GPS e satélites altímetros na rede hidrometeorológica da Bacia Amazônica, intitulado Applications of GNSS data for hydrological studies in the Amazon Basin.




Serviço de Informações ao Cidadão será criado pela CPRM


O grupo discutiu a classificação de documentos
e criação do Serviço de Informações ao Cidadão
O Grupo de Trabalho responsável pela implementação da Lei de Acesso à Informação na empresa, realizou, nesta quarta-feira (18/4) no Rio de Janeiro, reunião para definir a estrutura do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC). O Serviço será criado pela instituição para atender demandas dos cidadãos, conforme orienta a lei. O grupo discutiu também como será feita a classificação dos dados produzidos pela CPRM; o fluxo de tramitação das informações e ações voltadas para conscientizar os empregados da importância da lei para o fortalecimento do exercício da cidadania.


Segundo a coordenadora do grupo, Claudia Victor, o SIC irá aproveitar a estrutura do Serviço de Atendimento aos Usuários (SEUS), que já funciona em todas as unidades da empresa. Segundo ela, em breve será disponibilizada no site de maneira ágil e transparente, conforme determina a lei, uma série de informações produzidas pelas diversas áreas da empresa, “Nossa Constituição cidadã garante o direito do cidadão a ter acesso às informações produzidas pelos órgãos que compõem a administração pública. A lei assegura o pleno exercício da cidadania”, ressalta a coordenadora.

Durante a reunião, os empregados que participaram do curso de treinamento ministrado pela Controladoria-Geral da União (CGU), relataram a relevância da capacitação. “A classificação das informações é essencial. Temos dois tipos de informação para disponibilizar ao cidadão: dados técnicos e os administrativos, que já estão no Portal da Transparência. Estamos bem organizados em relação a outros órgãos”, avalia Geyson Rodrigues.

Importante passo para a consolidação da democracia no país, a Lei de Acesso à Informação amplia a participação do cidadão e fortalece os instrumentos de controle e gestão nas instituições públicas. Aprovada pelo Congresso Nacional, e sancionado pela presidenta Dilma Rousseff, a lei entra em vigor em maio deste ano.

Seminário discute elaboração do Plano de Saneamento Básico e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Amazonas



Marco Oliveira Hertz, Romeo Fialho (FVS),
Hugo e Emanuel Faria (Plamsan)
A Superintendência Regional de Manaus da CPRM encerra hoje a participação no Seminário de Saneamento Básico do Amazonas, que acontece no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), desde terça-feira (17/04), por meio do Programa de Apoio à Elaboração dos Planos Municipais de Saneamento e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos dos Municípios do Estado do Amazonas (Plamsan).


O objetivo do encontro é identificar estratégias e discutir as ações necessárias para a solução dos problemas de saneamento básico enfrentados pelos gestores públicos e pela população daquele estado.

Representando o Serviço Geológico do Brasil no Amazonas, o superintendente Marco Antonio Oliveira iniciou o evento no dia 18/04, com a apresentação das Atividades da CPRM. Em seguida, os pesquisadores em Geociências apresentaram alguns resultados obtidos em estudos como: Avaliações das Águas de Abastecimento Público e da Destinação dos Resíduos Sólidos nas Sedes dos Municípios situados na região do Alto Solimões-AM, Síntese da Hidrogeologia do Estado do Amazonas e Alguns Conceitos Básicos, Operação da Rede Hidrometeorológica da ANA pela CPRM e estudos para Identificação e Avaliação de Áreas Destinadas à Implantação de Aterros Sanitários nos Municípios do Estado do Amazonas.

Além de tratar das questões relacionadas à saúde e segurança pública e promover o desenvolvimento humano no contexto da sustentabilidade do estado, o encontro também propõe adquirir parceria cominstituições e órgãos municipais, estaduais e federais para a elaboração do Plano de Saneamento Básico e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

O evento é uma iniciativa da Associação Amazonense dos Municípios e conta com a participação da pesquisadora em Geociencias Silvia Cristina Benites Goncales na organização e comissão Plamsan.


Raupp dá posse a novo diretor do CETEM


O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, dá posse ao pesquisador Fernando Antonio Freitas Lins como novo diretor do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), sexta-feira (20/4) às 15h, no auditório do Centro, na Av. Pedro Calmon, 900, Cidade Universitária, no Rio de Janeiro.

Fernando Lins foi escolhido pelo ministro para exercer o cargo de diretor do CETEM pelos próximos quatro anos. Lins é graduado em engenharia metalúrgica e industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975), com mestrado e doutorado no Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da COPPE/UFRJ.


Investimento em inovação

Fernando Lins pretende inserir definitivamente a instituição no processo de evolução da mineração mundial ocorrido nos últimos 10 anos, dando ênfase à participação brasileira nesse crescimento. O pesquisador ressaltará as perspectivas referentes ao investimento das empresas em inovação tecnológica, que cresce com a alta demanda de minerais, além dos recursos federais, que também aumentam ao longo dos anos.


A respeito do Plano de Gestão 2012-2015, Lins destacará a importância do cumprimento do atual Plano Diretor da Unidade (PDU) até a data de encerramento e das possíveis adaptações a novas realidades que o mesmo pode sofrer. No tocante às questões de gestão interna, dará prioridade à modernização da infraestrutura, certificação dos laboratórios do Centro, implantação de melhorias em função de pesquisas de clima interno e de percepção externa e incentivo a novas ideias.


Nas atividades de pesquisa, a concentração de esforços estará centrada em grandes projetos, a exemplo de terras-raras, e na articulação de redes de inovação com ICTs e empresas, buscando a ampliação da atuação do CETEM no país. Fernando Lins destacou a área de recursos humanos como um grande desafio no seu novo mandato, enfocando a necessidade de empenhar-se junto ao MCTI para renovar o quadro técnico e administrativo nos próximos anos.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Pesquisadores franceses do Projeto Coqueiral visitam Superintendência de Recife

Equipe da CPRM e pesquisadores franceses

O superintendente José Wilson Temoteo recebeu na Superintendência Regional de Recife (Sureg – RE) o grupo de pesquisadores franceses formado por Lise Cary, do Bureau de “Recherches Géologiques et Minières” (BRGM), Daniel Pierre e Axel Aurouet, da empresa “Géo-Hyd”.

A equipe desenvolverá, durante os próximos três anos em parceria com a CPRM e outras entidades, o Projeto Coqueiral, no qual serão realizadas pesquisas a respeito do uso e da percepção social da água, além de identificar os processos de desgaste pelos quais os aquíferos da Região Metropolitana do Recife vêm sofrendo nas últimas décadas.
A visita recepcionada pelos geólogos José Carlos da Silva, responsável pela parceria com o BRGM, e Melissa Franzen, chefa do projeto por parte da CPRM, teve como objetivo apresentar detalhes técnicos e operacionais do Projeto Coqueiral. A CPRM contribui com a apresentação de pesquisas e produtos das áreas de geoquímica ambiental e geoprocessamento para fins de integração e entendimento entre as entidades.

Representantes do governo do Piauí se reunem com Manoel Barretto e Thales Sampaio


Marcelo Morais, diretor Thales Sampaio, Warton Santos
 e diretor Manoel Barretto
O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil, Manoel Barretto e o diretor Thales Sampaio receberam hoje (18/4), em Brasília, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Governo do Piauí, Warton Santos e o assessor Marcelo Morais. Na pauta do encontro o Projeto de APL Opala do Piauí.

Trataram sobre a implementação do Projeto Cooperativo em Rede de Arranjo Produtivo de Opala, nos municípios de Pedro II e Buriti dos Montes (PI).
O Plano de Trabalho Convênio APL – Opala tem como meta a melhoria do conhecimento geológico dos depósitos, por meio das atividades de mapeamento de detalhe das áreas de extração e identificação de áreas potenciais de Opala (Guias de Mineralização).
Este trabalho reúne os seguintes atores: Serviço Geológico do Brasil (CPRM); Centro de Tecnologia Mineral (CETEM); Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM); Associação dos Joalheiros e Lapidários de Pedro II; Cooperativa dos Garimpeiros de Pedro II; Conselho Regional de Engenharia; SEBRAE-PI e Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino e Extensão (FADEX).
O secretário Warton Santos ficou de marcar uma data para Barretto participar do lançamento do projeto nos municípios de Pedro II e Buriti dos Montes, no Piauí.


Consultor da Unesco diz que lei de acesso à informação brasileira está entre as melhores do mundo



Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, Toby Mendel, consultor da Unesco, organismo da ONU voltado à educação, à ciência e à cultura, elogiou a lei brasileira de acesso às informações públicas. Mendel disse que ela está entre as 30 melhores do mundo, no ranking de 90 países feito pela organização não governamental Centre for Law and Democracy.

O consultor avaliou a iniciativa do Brasil de abrir dados aos cidadãos. “Depois que o Brasil aprovou a sua lei, nós a avaliamos e demos a nota 94, numa escala que vai de zero a 150. Com isso, ela se situa entre as 30 melhores do mundo. Não é uma lei ótima, mas é boa. Levamos em conta apenas o texto, não a implementação da legislação”, disse. A lei, a partir de maio, obrigará os governos e órgãos públicos brasileiros a abrir seus dados e atender aos pedidos de informações dos cidadãos.


Mendel destaca ainda que tem aumentado a demanda global por transparência. Ao fazer palestras sobre esse assunto, ele identificou três fatores que têm estimulado a demanda pelo direito à informação em várias partes do mundo. Um deles é o crescimento da importância dos governos participativos. “As pessoas não querem apenas votar nas eleições de tantos em tantos anos, querem participar das administrações, querem ter controle sobre as decisões que lhes dizem respeito”.
Segundo o consultor, há 15 ou 20 anos não havia esse tipo de demanda. “É um fenômeno global. No Egito, essa foi uma das causas da revolução. A tecnologia é outro fator. Com a tecnologia as pessoas passam a entender melhor o valor das informações, principalmente daquelas que costumam ser retidas pelos governos”. Por fim, Mendel destaca que há o fenômeno da globalização. “As pessoas estão conectadas, independentemente de fronteiras”.
 

terça-feira, 17 de abril de 2012

Qualidade de vida no trabalho é tema de encontro em Salvador


O evento visa padronizar procedimentos para ampliar ações da empresa na área de qualidade de vida em todas as unidades da instituição. O encontro, que começou na segunda-feira (16/4) e vai até sexta-feira (20/4), reúne assistentes sociais e enfermeiras das Superintendências de Belém, Manaus, Recife, Salvador e do Escritório do Rio de Janeiro.


Segundo a coordenadora do evento, a psicóloga Isabel Gemelli, o grupo está discutindo práticas e perspectivas de trabalho que busca melhorar a qualidade de vida de todos da CPRM. “Estamos procurando melhorar a qualidade de vida dos colaboradores dentro e fora da do ambiente de trabalho. Por esta razão, este encontro se torna fundamental”, destacou Gemelli.

Analista de sistemas da CPRM defende dissertação de mestrado no IME

Alda Maria da Silva defende sua tese de mestrado

Empregados do Escritório do Rio de Janeiro prestigiaram a apresentação da analista em geociências Alda Maria da Silva, que defendeu, na terça-feira (17/4), dissertação de mestrado do curso de sistemas e computação, no Instituto Militar de Engenharia (IME).


“O tema é voltado para o meu trabalho na CPRM. Por ser bem conceitual, o curso me proporcionou um melhor entendimento sobre a modelagem, o armazenamento dos dados geológicos e a natureza desses conceitos”,explicou Alda. Lotada na Divisão de Geoprocessamento (Digeop), Alda trabalha na CPRM há 15 anos.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Diretores Thales Sampaio e Roberto Ventura visitam a Superintendência de Porto Alegre


Superintendente de Porto Alegre, Andriotti,
e diretor Roberto Ventura

 
diretor Thales Sampaio, da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial e o diretor Roberto Ventura, da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais, estiveram na Superintendência de Porto Alegre (Sureg-PA).


Superintendente de Porto Alegre, Andritotti,
e diretor Thales Sampaio
Sampaio lembrou sua trajetória como geólogo do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e os novos desafios como gestor público. Falou sobre o trabalho da sua Diretoria e afirmou ainda que se esforçará para dar condições necessárias à execução das atividades da Superintendência. O diretor finalizou dando informações sobre o trabalho de mapeamento dos municípios em áreas de risco.

O diretor Ventura manifestou grande interesse pelos trabalhos desenvolvidos na Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial (Gehite) e Gerência de Relações Institucionais e Desenvolvimento (Geride). Ele se reuniu com os técnicos da Gerência de Recursos Minerais (Geremi) para discutir as atividades e projetos previstos para o ano de 2012.