segunda-feira, 9 de abril de 2012

Geólogos da CPRM apresentam pesquisa sobre riscos remanescentes em Nova Friburgo

Moradias em área de risco remanescente na região de Nova Friburgo
Com a presença de instituições e entidades do município de Nova Friburgo, envolvidas com trabalhos de estudos e prevenção em áreas de risco, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) apresentou, no dia 30/3, no auditório da Universidade Estácio de Sá, uma palestra abordando a pesquisa sobre riscos remanescentes em Nova Friburgo - RJ.


A apresentação foi uma iniciativa da Comissão de Avaliação de Projetos do Instituto Fribourg-Nova Friburgo (Casa Suíça). A entidade desenvolve uma parceria com as autoridades do cantão de Fribourg e com a Associação Fribourg-Nova Friburgo, em trabalhos executados em duas frentes: reconstrução e prevenção.

Conduzida pela geóloga Sandra Silva, com o apoio do chefe do Departamento de Gestão Territorial (Deget), da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM (DHT), Cássio Roberto Silva, o objetivo da apresentação foi divulgar para a população o trabalho realizado pela CPRM entre os meses de fevereiro a abril de 2011 no município com vistas a buscar soluções preventivas para os eventos de riscos naturais na região.

Estudos na região de Nova Friburgo

Com o título “Setorização do risco remanescente no município de Nova Friburgo”, a pesquisa fez um levantamento geral das áreas de riscos remanescentes, com detalhamento sobre as regiões mais atingidas após a tragédia ocorrida no início de janeiro de 2011, em Nova Friburgo. Causada por eventos de grande escala de cheias e escorregamentos de encostas, a tragédia provocou danos de grandes proporções sobre a população do município.

O trabalho foi chefiado pelo geólogo Jorge Pimentel, com coordenação de geoprocessamento e editoração do engenheiro-agrônomo Edgar Shinzato, e assessoria técnica do geólogo Carlos Eduardo Osório Ferreira.

Curso em áreas de prevenção

Como parte do projeto de prevenção, a Casa Suíça está patrocinando um período de estudos em Genebra, na Suíça, para a geóloga Sandra Silva, da CPRM, Ph.D em Geotecnia. Silva fará um curso de três meses no Certificado de Especialização para a Avaliação e Gestão de Riscos Geológicos e Climáticos Relacionados (CERG-C), no Departamento de Riscos Geológicos. Após o treinamento, os técnicos do Deget-CPRM definirão o método de aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso em trabalhos de prevenção em Nova Friburgo.

O CERG-C treina cientistas desde 1988, ano de sua criação, com vistas a desenvolver conhecimentos voltados para a contribuição na redução dos impactos causados por eventos naturais. O objetivo é desenvolver, junto às comunidades residentes em regiões afetas a riscos naturais, uma consciência da importância de incorporar, cotidianamente, a ciência do risco aplicada à realidade, de forma a lidar com os eventos naturais para reduzir as perdas humanas e materiais a níveis suportáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário