sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Auditor apresenta indicadores de governança corporativa


Oliveira durante palestra
“A sociedade exige cada vez mais transparência dos gestores públicos”, essa foi a mensagem do auditor interno do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Juliano Oliveira, durante apresentação no seminário de Gestão. O evento foi promovido pela Diretoria de Administração e Finanças (DAF), em Fortaleza. Oliveira falou sobre os indicadores de governança na empresa, “todo gestor público é responsável por seus atos e consequentes fatos praticados na sua administração”, lembrou. Para ele, o melhor administrador é aquele que consegue cumprir suas metas com total observância à legislação aplicável ao serviço público federal e presta contas à sociedade permanentemente.

Alexandre Goulart, Gerafi de Porto Alegre também
esclareceu dúvidas
O auditor falou sobre algumas fragilidades detectadas durante os trabalhos e auditoria realizados nas unidades regionais da CPRM, e ressaltou a importância da padronização dos procedimentos de controle e transparência na empresa, além da necessidade de investimento na capacitação profissional para formar bons gestores. Oliveira aconselhou os gestores a atenderem as recomendações dos órgãos de controle que fiscalizam a empresa.

Erotides Borges  Gerafi de Goiânia  esclarece dúvidas
Em sua apresentação, Juliano Oliveira evidenciou conceitos de prestação de contas e esclareceu dúvidas dos gerentes de administração e finanças das unidades regionais. Ele citou sistemas de controle e acompanhamento dos gastos públicos, Como o Siafi e Portal da Transparência e Lei de Acesso à Informação. “A Sociedade está fiscalizando e cada unidade tem que aperfeiçoar o planejamento da execução orçamentária e financeira de forma a não infringir a legislação”, avaliou.

Diretores e assessores da CPRM visitam Residência de Fortaleza


Os diretores Eduardo Santa Helena, da Diretoria de Administração e Finanças, Thales Sampaio, da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial, e Roberto Ventura, da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais, visitaram, na manhã de hoje (31/8), a Residência de Fortaleza (Refo), onde foram recebidos pelo chefe da residência, Darlan Filgueira Maciel.

Acompanhados de assessores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), os diretores se reuniram com técnicos e estiveram nas dependências da Refo, conhecendo as instalações do Laboratório de Preparação de amostras da unidade. Um dos assuntos tratados na visita foi a ampliação da sede da residência.

Desde ontem (30/8), os diretores estão participando do Seminário de Gestão, em Fortaleza, promovido pela Diretoria de Administração e Finanças, que reúne gerentes de administração e finanças das unidades regionais.


Palestra motiva participantes do seminário sobre Gestão


A palestra motivou os participantes do encontro
A consultora em recursos humanos Rute Fernandes apresentou palestra sobre liderança e motivação aos participantes do seminário sobre Gestão, que está sendo realizando em Fortaleza. Fernandes propôs uma reflexão coletiva a respeito da missão e valores da CPRM. Ela lembrou que cada empresa tem necessidades específicas. “A instituição está vivendo uma nova fase, neste contexto, é preciso que os gestores tenham o desejo de mudança”, disse.  

Segundo a consultora, é preciso ter uma vida pessoal e profissional equilibrada para fazer a diferença. Ela convidou os participantes a refletirem sobre o propósito de vida de cada um. “A cultura das organizações não está escrita em manuais”, afirmou. Para ela, um bom líder “acolhe e sabe ouvir”.  Fernandes provocou os gerentes de administração e finanças a serem protagonistas e não coadjuvantes no processo de modernização da empresa. 
 
A consultora apresentou exemplos de superação
“Vocês têm uma missão maior, pessoas que dependem do resultado do trabalho que vocês executam”, estimulou a consultora. “Qual o legado que vocês querem deixar para a empresa?”, questionou Fernandes. No final da apresentação a consultora exibiu vídeos de superação para motivar os participantes do encontro.  

Fernandes falou sobre a quebra de paradigmas
“Foi uma palestra enriquecedora que estimula a gente a mudar alguns paradigmas dentro da unidade”, disse a contadora Danielli Lemos, da Residência de Fortaleza.  De acordo com ela, a palestra ajudou a identificar os diferentes tipos de liderança.
 
 

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Seminário discute estratégias para gestão eficiente



Abertura do seminário
“As mudanças continuarão, pois há muito que se fazer para aprimorar nosso trabalho”. Esse foi o recado do diretor-presidente em exercício do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Eduardo Santa Helena, aos gerentes de administração e finanças das unidades regionais, na abertura do Seminário de Gestão, que está sendo realizado em Fortaleza. O evento faz parte do processo de modernização da gestão da empresa e contou com a presença do diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Antônio Carlos Bacelar; do diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura; do diretor Hidrologia e Gestão Territorial, Thales Sampaio; do chefe de gabinete da Presidência, José Castellano; e do chefe da Residência de Fortaleza, Darlan Filgueira Maciel.



Diretor fala sobre os desafios da empresa
Santa Helena fez um balanço dos trabalhos executados pela área administrativa e financeira da CPRM. Segundo ele, cada vez mais os gestores públicos são estimulados a produzir mais resultados, de forma rápida e eficiente, levando em conta a questão da sustentabilidade, com menos recursos.   No entanto, ele lembrou que o orçamento da empresa para investimento em projetos que antes era de R$ 20 milhões, saltou para R$ 180 milhões. “ Essa nova realidade demanda esforço para melhorar nossos processos  de trabalho”, avaliou o diretor.

O diretor citou como exemplos de aperfeiçoamento da gestão, a implantação, em todas as unidades regionais, do sistema informatizado de compras e contratos, que entra em funcionamento na segunda-feira (3/9); as mudanças na estrutura organizacional da empresa; o projeto DAF itinerante que está percorrendo unidades regionais para ajudar a solucionar os problemas  administrativos enfrentados pelos gestores; oficinas  com os diversos setores da DAF para estabelecer metas  e objetivos para melhorar a gestão. “Estamos também aperfeiçoando nossas instalações para tornar o ambiente de trabalho mais agradável”, destacou.


Roberto Ventura apresenta o papel da CPRM
 no contexto do marco regulatório
 O diretor ressaltou que a empresa está focada em unificar procedimentos “Estamos promovendo as mudanças necessárias com todo cuidado e respeito com as pessoas, sempre na perspectiva de reconhecer, valorizar e estimular nossos colaboradores”, afirmou.  De acordo com Santa Helena, as mudanças continuarão. “Neste seminário de gestão, além dos debates e palestras vocês terão a oportunidade de esclarecer dúvidas, receber orientações e pactuar procedimentos”, finalizou.

Durante o seminário, o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura, apresentou palestra sobre os novos desafios da CPRM com o novo marco regulatório do setor mineral brasileiro.  Ventura explicou o papel da empresa e fez uma avaliação dos desafios que a instituição terá que enfrentar para atender as novas demandas. Ele mencionou a necessidade de integrar as diversas áreas da CPRM. Segundo Ventura é preciso “ter mais ousadia nas metas físicas e agilidade nos processos internos”. 


Consultora jurídica fala sobre gestão
 compartilhada com a Dicont
A chefe da Consultoria Jurídica, Ana Paula Leal, expôs os princípios do direito administrativo. Segundo a advogada, a “sociedade exige mais transparência dos gestores públicos”.  Já a coordenadora da Divisão de Contabilidade, Lúcia Helena, falou sobre a gestão compartilhada do setor com a Consultoria Jurídica, que contempla novos procedimentos para contratos, inclusive pregão eletrônico.

À tarde o auditor interno, Juliano Oliveira, fará palestra sobre auditoria governamental. Na ocasião, ele apresentará indicadores de governança na empresa, e a consultora Rute Fernandes fará uma reflexão sobre liderança e motivação.


Participantes do evento

“Temos que estar preparados para enfrentar os novos desafios”, Manoel Barretto


Diretor-presidente, Manoel Barretto, discursa em
cerimônia de homenagem aos empregados da CPRM
“A CPRM está desenvolvendo um intenso trabalho de reconhecimento geológico do País”, afirmou o diretor-presidente, Manoel Barretto durante solenidade no Rio de Janeiro, que homenageou empregados pelos relevantes serviços prestados à instituição. “Em qualquer lugar desse país, tem uma informação geológica gerada pela CPRM. Esses dados levantados ao longo dos anos, hoje, fazem parte de um robusto banco de dados que nós dispomos, e que é intensamente utilizado pelas empresas para a geração de futuros depósitos minerais. Boa parte das grandes minas brasileiras tem o DNA da CPRM”, destacou.



Barretto falou também do papel da CPRM com o advento do novo marco regulatório do setor mineral brasileiro. “Nessa proposta, as áreas de pesquisa serão licitadas e a seleção dessas áreas será realizada pela CPRM. Isso traz para nós uma responsabilidade muito grande”, disse. Segundo Barretto, a prioridade é preparar a empresa para enfrentar os novos desafios. “Não podemos descuidar da gestão de pessoas”, avaliou.

Na ocasião, o diretor-presidente anunciou que pretende realizar novo concurso público. “Estamos discutindo com o governo a possibilidade de ampliação do nosso quadro.”

Principais trechos do discurso

Risco Geológico

No risco geológico, eu diria que é uma área nova para nós, fomos demandados no início do ano pela Presidência da República para ajudar o governo a implantar um sistema de prevenção de acidentes. Saímos de uma equipe com cinco pessoas e saltamos hoje para mais de 50 pessoas trabalhando nessa área. E isso em um tempo muito pequeno, onde nós realizamos uma série de trabalhos importantíssimos para evitar novos óbitos em decorrência destes acidentes que tem ocorrido.

Reconhecimento do governo

A nossa resposta a essas demandas, a nossa agilidade e a nossa capacidade técnica tem levado a um reconhecimento público por várias autoridades do governo federal, vários ministros têm se pronunciado, elogiando o nosso trabalho. Além do nosso ministro, Edison Lobão, a ministra Gleisi (Casa Civil), o ministro da Integração Nacional, sempre têm colocado a importância do trabalho que a CPRM tem feito, não só na área de risco, mas na área das inundações. Recentemente a nossa presidenta Dilma Rousseff falou sobre a importância da CPRM. Esses fatos trazem para nossa empresa uma expectativa muito boa de futuro e evidentemente uma responsabilidade ainda maior. Temos que estar preparados para enfrentar os novos desafios.


Geologia Marinha

Na geologia marinha, nós temos dois grandes programas: um da plataforma que nós chamamos de “plataforma rasa”, onde nós desenvolvemos um trabalho de caracterização do ambiente dessa plataforma, e caracterização dos granulados marinhos ali existentes. E outro que é uma novidade: o trabalho na plataforma profunda, inclusive, em águas internacionais, no ano passado, realizamos a primeira excursão em águas internacionais. Poucos países do mundo realizam trabalhos nessa área, e nós estamos realizando com bastante sucesso.

Ouça o discurso na íntegra: http://cprmblog.blogspot.com.br/p/audios.html



Alunos técnicos visitam escritório da CPRM no Rio


Alunos do Instituto de Cultura Técnica (ICT)
de Volta Redonda e o geógrafo Marcelo Dantas
“Uma das missões da CPRM é divulgar o conhecimento geocientífico. A partir do momento que nossos trabalhos estão sendo utilizados por todos, temos o sinal de que ele está dando certo”, concluiu o geógrafo Marcelo Dantas, após palestra ministrada a alunos do Instituto de Cultura Técnica (ICT), de Volta Redonda. Os estudantes, técnicos em Meio Ambiente, visitaram, ontem, (29/08) as dependências do escritório do Rio de Janeiro do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).


Alunos recebem explicações no Lamin
Para recepcioná-los, Rosa Pires, do Departamento de Relações Institucionais e Divulgação, apresentou o vídeo explicativo da instituição e levou os alunos ao Laboratório de Análises Minerais (Lamin) para explicação do trabalho diário da empresa. Na ocasião, cinco alunos foram sorteados para ganhar o livro “Geodiversidade do Brasil”, da CPRM.


O geógrafo Marcelo Dantas, em palestra
A visita técnica faz parte da disciplina ‘ciências do ambiente’ dos alunos do ensino médio e pós-médio do ICT. “Trabalhamos com ar, água e solo. Nosso objetivo com a visita é complementar o conhecimento na área de geologia”, explicou a professora Márcia Vieira, que contou sua expectativa: “aqui eles podem ver o que estão aprendendo, na prática”.
 
 

Encontro discute o uso de geotecnologias na gestão pública


Encontro anual Geotecnologias na Gestão Pública (GGP 2012) começa nesta sexta-feira (31/8) e segue até 5 de setembro na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O evento tem o objetivo de ser um espaço para a troca de experiências no âmbito da gestão por instituições públicas federais, estaduais e municipais. Propõe ainda capacitar e atualizar os agentes públicos e privados sobre temas recentes da área das Geotecnologias.

Na programação estão incluídos minicursos presenciais e à distância sobre novas tecnologias de sensoriamento remoto, análise e modelagem no apoio à gestão pública e ferramentas de SIG para licenciamento ambiental, além de apresentações de cases e planos sobre o uso das Geotecnologias. Os principais temas das palestras serão tecnologias Web, nova agência espacial brasileira, novos sensores remotos, VANT's, desafios no monitoramento do Brasil em macro ou micro escala.

O GGP 2012 acontecerá no Pavilhão João Lira Filho, da UERJ, e será transmitido ao vivo pela internet. As inscrições para as palestras são gratuitas.

Mais informações:

Diretores visitam nova sala da Assessoria de Comunicação da CPRM no Rio de Janeiro


Diretor Manoel Barretto assistiu a videos da TV CPRM
O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto visitou, na semana passada, o novo espaço de trabalho da equipe da Assessoria de Comunicação, no Rio de Janeiro. Barretto estava acompanhado do diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Antônio Carlos Bacelar, do chefe de gabinete da Presidência, José Castellano, e da coordenadora da Assessoria, a jornalista Laura Fernandes. 

Durante a visita, Laura apresentou o novo ambiente onde jornalistas e estagiários da área de comunicação produzem conteúdos jornalísticos sobre projetos e ações da CPRM em diversos formatos (textos, fotografias, vídeos, áudios e outros). 


Na ocasião, os diretores navegaram pelo blog da CPRM e leram mensagens postadas por internautas, do Brasil e de outros países, na página oficial da instituição no Facebook. Eles assistiram também vídeos da TV CPRM, publicados no canal da empresa no Youtube.

Os diretores ficaram impressionados com o número de acessos ao blog. Desde que entrou no ar recebeu 25 mil acessos. No Facebook a média é de 5 mil visualizações por semana, com potencial para chegar a 70 mil por publicação. “São ferramentas interessantes que apresentam nosso trabalho à sociedade”, avaliou o diretor-presidente, ao comentar a inserção da empresa nas redes sociais.
Diretores da CPRM durante visita à Assessoria de
Comunicação, no Rio de Janeiro

“A nova sala é uma conquista importante para aperfeiçoar nossas atividades. Representa o reconhecimento que recebemos dos diretores e dos funcionários da CPRM", comemorou a coordenadora Laura Fernandes.

“É importante destacar a atenção que estamos tendo da Diretoria de Administração e Finanças. Um apoio fundamental para abrigar nossa equipe e receber a imprensa em um local amplo e confortável”, afirmou Fernandes. 

A antiga sala cofre, localizada no terceiro andar do Escritório do Rio de Janeiro, recebeu novos equipamentos e passou por uma ampla reforma. A obra foi gerenciada pela Coordenação de Engenharia e Arquitetura.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Mutirão de educação ambiental vai retirar lixo da Praia da Urca


O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), como membro do Conselho Gestor do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, convida os empregados para o mutirão de educação ambiental e limpeza do mar, que será realizado neste sábado (1/9), às 9 horas, na Praia da Urca, Rio de Janeiro.
Promovido pela Rede de Educação Ambiental Marinha (Reamar), o evento vai contar com oficinas de reutilização de materiais recicláveis, compostagem, horticultura caseira, nós náuticos e uma exposição do Projeto Areia Carioca.
O mutirão tem o objetivo de sensibilizar os frequentadores sobre a importância do uso sustentável das praias, a fim de evitar o despejo de lixo nas areias e no mar. “Ações de mobilização da população para limpeza e conservação do meio ambiente são importantes também para promover conscientização”, incentivou a coordenadora do Programa de Sustentabilidade da CPRM, Isabel Tombini.
Além da limpeza do mar (em que mergulhadores e ajudantes recolherão o lixo flutuante e nos arredores da praia da Urca), voluntários vão se dividir em equipes para fazer a limpeza da areia, alertando os banhistas sobre problemas ambientais causados pelo despejo desses resíduos.
“Seria legal se empregados da CPRM participassem, já que a empresa está inserida no contexto e em projetos de sustentabilidade. Além disso, esse evento é um exemplo de civilidade”, disse Alan Schiros, um dos representantes da CPRM no Conselho Gestor do Monumento Natural.
Segundo a organização do evento, durante o mutirão realizado na Praia Vermelha no início de agosto, foram retirados cerca de 70 kg de lixo do mar e da areia. Esta é a segunda ação do Projeto Reamar, que vai realizar o evento uma vez por mês até o fim do ano nas praias Vermelha e da Urca.
A Reamar é composta pelas seguintes instituições: Instituto Estadual do Ambiente, Projeto Grael, Associação de Moradores da Urca (Amour), Instituto de Eventos Ambientais (Ieva), Iate Clube do Rio de Janeiro, Instituto Moleque Mateiro, Kayak Carioca, Sea Shepherd, CRBIO, SMAC, Comlurb (Educom), Clube Carioca de Canoagem, Mar do Mundo, CICCA, Rio Va’a, Ecoboat, Oi Futuro e Mar do Mundo.

Seminário sobre gestão aborda os principais desafios da empresa


Começa nesta quinta-feira (30/08) em Fortaleza Seminário de Gestão promovido pela Diretoria de Administração e Finanças (DAF). O evento vai reunir durante dois dias gerentes de administração e finanças das unidades regionais, que irão participar de palestras e debates. O evento faz parte do processo de modernização da gestão da empresa e contará com presença do diretor-presidente em exercício, Eduardo Santa Helena; do diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Antônio Carlos Bacelar; do diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura; e do diretor Hidrologia e Gestão Territorial, Thales Sampaio.

Na programação do seminário, o diretor Roberto Ventura irá apresentar palestra sobre os novos desafios da CPRM; a chefe da Consultoria Jurídica; Ana Paula Leal apresentará os princípios do direito administrativo, a coordenadora da Divisão de Contabilidade, Lúcia Helena vai falar sobre a gestão compartilhada do setor; o auditor Interno, Juliano Oliveira fará palestra sobre auditoria governamental, na ocasião ele apresentará indicadores de governança na empresa, e a consultora Rute Fernandes fará uma reflexão sobre liderança e motivação.

Pesquisadores avaliam resultados e planejam novas expedições ao Atlântico



Pesquisador durante apresentação
Pesquisadores da Divisão de Geologia Marinha do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) estão reunidos no Escritório do Rio de Janeiro para avaliar e planejar os projetos que estão sendo desenvolvidos na plataforma continental jurídica brasileira, e em águas internacionais. Durante o encontro, as equipes estão apresentando metodologias e os resultados preliminares da batimetria e coleta de amostras de rochas das expedições ao Oceano Atlântico que foram realizadas neste ano. Também está sendo definida a padronização de procedimentos para coletas de amostras para as próximas expedições. 

Participam do encontro o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura; o chefe do Departamento de Recursos Minerais, Valdir Silveira; o coordenador da Divisão, Kaiser Gonçalves; a advogada Ana Paula Leal, chefe da Consultora Jurídica; e pesquisadores que atuam nos projetos de reconhecimento geológico e levantamento do potencial mineral da plataforma continental jurídica brasileira e de áreas em águas internacionais localizadas no Atlântico.

Superintendência de Belém realiza palestra sobre violência doméstica contra a mulher

Comitê Regional do Programa Pró-Equidade de
Gênero e Raça com a Arleth Rose

O Comitê de Pró-Equidade de Gênero e Raça da Superintendência Regional de Belém (Sureg-BE) promoveu palestra sobre violência doméstica contra a mulher, na manhã desta quarta-feira (29/8). A palestrante foi a defensora pública Arleth Rose Guimarães, coordenadora do Núcleo de Atendimento Especializado à mulher vítima de violência (NAEM).

Luzanira Silva colaboradora da Sureg-BE
entregando brinde a defensora pública
Na palestra foi abordado o histórico da violência contra a mulher até os dias atuais, bem como as suas consequências na sociedade. A defensora pública falou sobre os direitos da mulher, que é vítima de violência doméstica e familiar, os aspectos legais da Lei Maria da Penha, e procedimentos para atendimento no NAEM. Durante o evento houve a distribuição de material informativo sobre o atendimento especializado à mulher vítima de violência, no Estado do Pará.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Emoção marca homenagem aos funcionários da CPRM


“Vibre com o seu trabalho, acredite em você sempre”

Cleusa Burmeister recebe o certificado pelos
40 anos de serviços prestados
Durante cerimônia, no Rio de Janeiro, os funcionários se emocionaram ao receberem certificado em reconhecimento aos serviços prestados à CPRM. Aproximadamente 70 colaboradores – com 40, 35, 30, 25, 20, 15 e 10 anos de companhia – foram parabenizados.  Na solenidade, os participantes se sensibilizaram com discursos de antigos trabalhadores.


A paleontóloga Norma Cruz, que representou os empregados junto à Diretoria Executiva na mesa de autoridades, e Luiz Vitor, um dos homenageados por 40 anos de serviços prestados, causaram comoção ao falar da dedicação ao trabalho.

Empregados observam atentos aos discursos
Norma Cruz transmitiu ao público a importância da luta e do cuidado que se deve ter com a “bandeira” da CPRM e com o trabalho em si. “Envolvidos pelo prazer de trabalhar, todos estarão sempre motivados a buscar novas realizações e sucessos. Cada um de nós é uma importante peça no contexto geral da CPRM.”

Incentivar os mais jovens foi também uma dica da paleontóloga. “Lutem sempre pela grandeza desta casa e principalmente, por seus ideais profissionais e pessoais. Vibre com o seu trabalho, acredite em você sempre”, aconselhou. Luiz Vitor agradeceu a homenagem em nome dos empregados e expôs o sentimento por estar na CPRM há mais de 30 anos. “Entre encontros e desencontros, aprendi a vestir a camisa”, ressaltou.

Cleusa Burmeister, também condecorada na ocasião, concordou com os colegas de trabalho e disse ter ficado feliz com as homenagens e comemorações. “Entrei aqui muito jovem, aprendi muito, já ganhei e perdi muitos colegas. Essa é a nossa segunda vida, acabamos passando mais tempo no trabalho do que em casa. Por isso, temos que lutar e vestir a camisa. Cada um contribui com o seu trabalho”, afirmou.
Diretor-presidente e a paleontóloga Norma Cruz
Luiz Vitor agradece a homenagem 



CPRM participa de seminário sobre direitos humanos e políticas de gênero e raça



Tatiana da Silva Cruz, da Cojur, ao centro
Representando o Serviço Geológico do Brasil, a chefe da divisão de estudos e pareceres da Consultoria Jurídica (Cojur) do Escritório do Rio de Janeiro, Tatiana da Silva Cruz, participou na manhã de hoje(28/8) de debates no II Encontro Nacional da Advocacia-Geral da União sobre Direitos Humanos e Políticas Setoriais de Gênero e Raça, promovido pela Advocacia Geral da União (AGU), em Brasília. Entre os temas discutidos estão direitos humanos, racismo, assédio moral e sexual no trabalho e sistema de cotas raciais.

A abertura do evento foi presidida pelo Advogado-Geral da União substituto, Fernando Luiz Albuquerque, que destacou que não adianta só cumprir a lei e esquecer esses direitos de equidade. "Não cabe à AGU apenas defender judicialmente as políticas de equidade de gênero e raça. É importante também termos uma política interna, visão, atos e ações de respeito aos diversos gêneros e raças dentro da instituição".

Para Tatiana Cruz, o seminário tem grande importância, não somente para o Serviço Geológico do Brasil, como aos demais órgãos. “Essa interação entre as instituições públicas e sociedade é muito importante para se avançar nas políticas proativas referentes aos temas em questão”, disse. Segundo a chefe da divisão de estudos e pareceres da Consultoria Jurídica (Cojur), as discussões são fundamentais para a implementação de políticas que combatam a discriminação na sociedade e diminuam cada vez mais os indicadores de desigualdades raciais que ainda existem no país.

O evento reúne diversas autoridades dos órgãos, como ouvidores das instituições públicas, membros da AGU e sociedade civil.
A primeira palestra do evento foi realizada pela ministra Maria Elizabeth Guimarães Rocha, do Superior Tribunal Militar, que tratou da questão quilombola e a proteção constitucional à etnicidade.

O encerramento será com a apresentação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) de um retrato das desigualdades de gênero e raça.

Comitê de Pró-Equidade de Gênero e Raça discute importância do estágio supervisionado em Belém


Graça Peixoto, coordenadora regional do
programa de Pró-Equidade
de Gênero e Raça

O Comitê de Pró-Equidade de Gênero e Raça da Superintendência Regional de Belém (Sureg-BE), promoveu nesta terça-feira (28/8), palestra “A importância do Estágio Supervisionado no Processo de Formação Profissional”, ministrada pela assistente social e coordenadora regional do programa de Pró-Equidade de Gênero e Raça, Maria da Graça Peixoto.

O evento teve como objetivo discutir aspectos legais, técnicos e comportamentais da relação supervisor-estagiário. Na ocasião, foi destacada a importância do respeito mútuo nas relações interpessoais que contribui para a prevenção de assédios, como bullying e discriminação.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Colaboradores da Superintendência de Manaus visitam projeto Geoparques Cachoeiras do Amazonas

Equipe em frente a Caverna do Maroaga

Em comemoração ao aniversário de 43 anos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), colaboradores da Superintendência de Manaus e o superintendente Marco Oliveira participaram da visita ao projeto Geoparques Cachoeiras do Amazonas, na sexta-feira (24/08). A excursão foi organizada em conjunto pela Gerência de Administração e Finanças (Gerafi), Associação dos Empregados da Superintendência de Manaus (Assecma) e Assistência Social.

Formação rochosa sob a ponte do rio Urubú
O projeto está localizado no município de Presidente Figueiredo, 107 km ao norte da capital amazonense, e possui, ao todo, oito geossítios - afloramentos rochosos que apresentam valor singular do ponto de vista científico, pedagógico e cultural.

O executor do projeto, o geólogo Renê Luzardo, foi o guia da equipe e escolheu três pontos para visitação: Ponte sobre o rio Urubú, Caverna do Maroaga e Gruta da Judeia. Luzardo, através da história, levou o grupo a uma viagem pelo tempo geológico, demonstrando as diferentes formações rochosas das eras Paleozoicas e Cenozoicas.

Gruta da Judeia




A atividade teve o objetivo de reforçar a importância da preservação das cachoeiras e cavernas que ocorrem em rochas sedimentares e estão vulneráveis a ação da erosão pela atividade humana.


















































 

CPRM participa de debate sobre Pró-equidade de Gênero, Raça e Direitos Humanos

Com o objetivo de fortalecer o compromisso das organizações no enfrentamento da desigualdade entre homens e mulheres e ampliar as discussões sobre direitos humanos e as relações de gênero e raça e diversidade na sociedade, a Advocacia Geral da União (AGU), realiza nesta terça-feira (28/08) o II Encontro Nacional da Advocacia-Geral da União sobre Direitos Humanos e Políticas Setoriais de Gênero e Raça. A chefe da divisão de estudos e pareceres da Consultoria Jurídica (Conjur) do Escritório do Rio de Janeiro, Tatiana da Silva Cruz, irá representar o Serviço Geológico do Brasil. O evento acontece no Auditório da Escola da AGU, de 9h às 18h, em Brasília.

Ao longo do dia, serão realizadas palestras com diversos temas sob diferentes pontos de vista: “A questão quilombola e a proteção constitucional à etnicidade”; “Direitos humanos e práticas de racismo”; “Assédio moral e sexual no trabalho”; “Sistemas de cotas raciais”. O encerramento será com a apresentação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) de um retrato das desigualdades de gênero e raça.  
O evento faz parte das atividades estabelecidas no Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. Em maio deste ano, a CPRM aderiu à 4ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça (2011/2012), por desenvolverem um plano de ações para a promoção da igualdade.
Participam do evento advogados da União, procuradores federais, da Fazenda Nacional, do Banco Central, assistentes jurídicos, ocupantes de cargo de direção e assessoramento, servidores da AGU e demais parceiros.  
Informações com a Coordenação de Eventos pelos telefones: (61) 2026-7378/ 7071 ou pelo e-mail: escolaagu.eventos@agu.gov.br