sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Técnicos debatem a execução do Plano de Controle de Cheias da Bacia do Rio Doce



Marco Antônio Fonseca apresenta a atuação da
CPRM na Bacia do Doce
Para apresentação e debate sobre a execução do Plano de Controle de Cheias da Bacia do Rio Doce para o período de 2012/2013, técnicos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Instituto BioAtlântica (Ibio), Agência Nacional de Águas (ANA), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (SRHU/MMA), Comitês das bacias dos rios Piranga e Suaçui e Câmera Técnica de Gestão de Cheias da Bacia do Rio Doce (CTGC), reuniram-se, na terça-feira, 21/08, na Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH).

O Ibio/AGB Doce, entidade equiparada e delegatária de funções de Agência de Água da Bacia do Rio Doce, com o apoio da Agência Nacional de Águas, irá contratar a execução do Plano de Controle de Cheias da Bacia. O plano envolve a aquisição de imagens de satélite, levantamento de seções topobatimétricas, modelagem de cheias, estudo de ruptura de barragens e desenvolvimento de mapas de áreas inundáveis. Serão avaliados, também, os benefícios de medidas estruturais com arranjos de obras para controle de inundações. A previsão de início do projeto é para este semestre, com término em 2013.

O encontro

Na abertura do encontro, o superintendente da CPRM de Belo Horizonte, geólogo Marco Antônio Fonseca, apresentou uma palestra sobre a atuação da CPRM na Bacia do Doce. A palestra também contou com a participação do engenheiro-hidrólogo e gerente de Hidrologia e Gestão Territorial (Gehite) da Sureg-BH, Márcio Cândido; e do engenheiro-hidrólogo e coordenador nacional do Departamento de Hidrologia (Dehid) da CPRM, Éber José Pinto.
 
Elizabeth Davis durante a palestra sobre o sistema
de alertas da Bacia do Doce
Após, os participantes acompanharam apresentações sobre os seguintes temas: - o Instituto BioAtlântica, por Rossini Pena Abrantes, do Ibio/AGB Doce; Sistema de Alerta da Bacia do Rio Doce, pela engenheira-hidróloga e coordenadora do sistema pela CPRM, Elizabeth Davis; - Concepção do Plano de Controle de Cheias da Bacia do Rio Doce, por Othon Fialho de Oliveira, da Agência Nacional de Águas. Após as palestras seguiram-se debates e propostas sobre o plano. Também participou do encontro o engenheiro-hidrólogo e chefe da Divisão de Hidrologia Aplicada do Dehid da CPRM, Aquiles Monteiro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário