terça-feira, 7 de maio de 2013

Navio japonês Yokosuka e submersível Shinkai 6500 chegam ao Rio para exposição sobre geologia marinha

Submersível Shinkai 6500
Começa nesta segunda-feira (6/5), no píer Mauá, no porto do Rio de Janeiro, exposição sobre geologia marinha intitulada “A Nova Fronteira do Conhecimento”. O evento contará com a presença de autoridades brasileiras e japonesas.  Uma das atrações será o navio oceanográfico Yokosuka - que traz a bordo o submersível Shinkai 6500 -, que chega ao Rio, após realizar uma série de experimentos científicos no leito marinho, em águas internacionais do Atlântico Sul. O navio e o submarino ficarão abertos à visitação pública no dia 6 de maio. O dia 7 de maio será reservado à visitação de alunos de escolas do ensino médio e fundamental da rede pública do Rio de Janeiro.


A solenidade de abertura será às 10 h, no Prédio de Touring, Píer Mauá (Av. (Rodrigues Alves, 10, Praça Mauá) - na parte externa do Píer Mauá, e consistirá de pronunciamentos de autoridades, e na tradicional cerimonia de boa sorte japonesa Kagamibiraki.  Entre as autoridades presentes, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; o ministro de Ciência e Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp; o diretor presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto; o presidente da Japan Agency for Marine-Earth Science and Technology (JAMSTEC), Asahiro Taira; e o embaixador do Japão, Akira Miwa.

Coletiva de imprensa – será realizada às 9 h, na sala de conferência no navio oceanográfico Yokosuka e contará com pesquisadores brasileiros e japoneses que estão participando da expedição. Eles irão conversar com os profissionais da imprensa para falar sobre a experiência dos mergulhos a profundidades que chegaram a quatro mil metros, os principais desafios da tripulação nessa primeira fase da expedição.  Os profissionais de imprensa também poderão conhecer às instalações do navio e o Shinkai 6500.

Workshop – começa às 14 h, no auditório no Museu Naval (R. Dom Manoel, 15 - Centro). Paralelo ao evento também será realizado seminário no Museu, que vai reunir pesquisadores brasileiros, e da comunidade internacional, além de autoridades do governo. Juntos eles irão debater as mais recentes pesquisas marinhas voltadas para o meio ambiente, biodiverdade e potencial mineral dos oceanos.

Exposição – Do dia 6 até 9 de maio, das  12 h às 17 h, no Museu Naval    (R. Dom Manoel, 15 - Centro) - consiste na apresentação de amostras de rochas coletadas no fundo do oceano, painéis e gráficos sobre o programa de geologia marinha que está sendo desenvolvido pelo governo brasileiro, tanto em águas internacionais, quanto na Plataforma Continental e da Zona Econômica Exclusiva brasileiras. O programa de pesquisa é considerado estratégico pelo governo, pois além de avaliar o potencial mineral, visa ampliar a presença brasileira no Atlântico Sul.  A JAMSTEC e a Marinha do Brasil também participam da exposição.

Expedição –  Iatá-Piuna “Navegando em Águas Profundas e Escuras, na língua Tupi-guarani”, teve seu início no dia 13 de abril, quando partiu de Cape Town, na África do Sul, levando a bordo seis pesquisadores brasileiros e cientistas japoneses. A expedição está mapeamento e recolhendo material geológico e biológico do leito marinho do Atlântico Sul, inclusive de áreas da Plataforma Continental e da Zona Econômica Exclusiva brasileiras. No primeiro trecho da expedição foram percorridas a Elevação do Rio Grande e a cordilheira de São Paulo. No segundo trecho, será explorado o Platô de São Paulo para a pesquisa científica da biogeografia e da biodiversidade dos fundos marinhos, e da possível identificação de recursos naturais e minerais com usos econômicos.

Cooperação Brasil Japão – A expedição latá é o marco principal da cooperação Brasil-Japão em Oceanografia, Ciências do Mar e Tecnologia de Oceanos, iniciativa decorrente de acordo de cooperação técnica, celebrado entre o Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), o Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (IO-USP) e a Agência Japonesa de Ciências do Mar e da Terra (JAMSTEC).

O credenciamento da imprensa para cobertura da coletiva de imprensa, solenidade da abertura e workshop deverá ser realizado pelo seguinte endereço: asscomrj@cprm.gov.br; telefones:(21) 2546-0215; 2295-4641; enviar nome e número identidade. Mais informações: Warley Pereira, assessor de imprensa da CPRM, (61) 9658-7196.

Nenhum comentário:

Postar um comentário