Representantes da Superintendência Regional de Belém do Incra visitaram, na quarta-feira (08/5), a Superintendência da CPRM em Belém, com o objetivo de apresentar as demandas do Instituto relacionadas as informações levantadas pela CPRM em cartografia geológica e recursos hídricos (superficiais e subterrâneos).
As principais demandas do Incra são: definição de linha média de influência das águas dos rios em suas várzeas para delimitação de áreas a serem atendidas por eles e definição de mananciais para subsidiar projetos de abastecimento de água em assentamentos rurais.
O superintendente da CPRM, Manfredo Ximenes, relatou os projetos e os respectivos bancos de dados, diretamente ligados a essas demandas. Destacou que essas informações podem ser aplicadas pelo Incra, com a finalidade de torná-los sustentáveis nos aspectos social, técnico, econômico e ambiental.
O encontro debateu a efetivação de um acordo de cooperação técnica que vai definir um projeto específico, de cunho bilateral, onde as duas instituições poderão trabalhar em consonância. O acordo será discutido no dia 03/6 no auditório da Superintendência de Belém.
Participaram do encontro os representantes do Incra Elielson Pereira da Silva, superintendente regional, Breno Mazzinghy Macêdo, técnico de reforma e desenvolvimento agrário, Carolina Araújo e Joseane Lima, peritas federais agrárias e os representantes da CPRM João Batista Marcelo de Lima, gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Sureg; Homero Reis de Melo e Manoel Imbiriba, geólogos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário