Ações relacionadas às terras raras, que são minerais estratégicos para o país, e a criação de um novo marco regulatório para o setor foram temas de audiência pública nesta terça-feira (14/5) na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT), no Senado Federal. O diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Roberto Ventura e a Assessora Parlamentar, Manuella Rocha, acompanharam a reunião.
A audiência pública foi requerida pelo relator da Subcomissão Temporária de Elaboração do Marco Regulatório da Mineração em Terras Raras no Brasil, senador Luiz Henrique (PMDB-SC).
Foram convidados para a audiência, entre outros, o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Álvaro Toubes Prata; o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Carlos Nogueira da Costa Júnior; e o chefe do Departamento de Indústria de Base do BNDES, José Guilherme da Rocha Cardoso.
Terras raras
A mineração de terras raras inclui a exploração de elementos químicos usados na fabricação de equipamentos de alta tecnologia, como tomógrafos, aparelhos de ressonância magnética, tablets, smartphones e telas de LCD. O uso das terras raras tem enorme abrangência porque engloba um conjunto de 17 elementos químicos encontrados em jazidas minerais vitais para a indústria de alta tecnologia de ponta.
Mais informações: http://www.senado.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário