sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

CPRM participa do III Simpósio Internacional no Peru

Participantes do simpósio internacional

O chefe da Divisão de Minerais e Rochas Industriais (Dimini) do Serviço Geológico do Brasil, Ruben Sardou, representou a instituição no III Simpósio Internacional no Peru sobre Rochas e Minerais Industriais, de 5 a 7 de dezembro, em Trujillo, Peru.

No evento foram apresentados temas de relevante interesse, contendo 22 exposições e 05 conferências (entre elas a da CPRM), participando pesquisadores e especialistas dos Serviços Geológicos do Brasil, Chile, Equador, Panamá e empresas privadas da Argentina, Colômbia e Bélgica, cujos temas atenderam as expectativas dos participantes. Com isso, poderão se integrar ações públicas e privadas entre estes países, no segmento da mineração mundial, possibilitando o seu desenvolvimento de forma sustentável.

O geólogo Ruben Sardou apresentou o trabalho “Atividades da CPRM na área de Minerais e Rochas Industriais”, promovido pelo Instituto Geológico, Minero y Metalúrgico (Ingemmet), entidade dedicada a investigação de recursos minerais no território nacional, realizando estudos para gerar o conhecimento científico básico dos importantes recursos existentes no país, entre eles os minerais e rochas industriais, minerais não metálicos, com o objetivo de difundir e incentivar os investimentos público e privado em cada uma das regiões do Peru.
Ruben Sardou apresenta trabalho da CPRM

A apresentação da CPRM com as atividades desenvolvidas e que serão executadas nas regiões do Pará, Amapá, Rondônia, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiânia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foram assistidas com bastante interesse pelos presentes.


O Simpósio atendeu a três variáveis fundamentais no desenvolvimento destes recursos: o Estado representado por suas entidades públicas, os Representantes empresariais como impulsores da mineração e a Universidade, como formadora de profissionais, que conduzirão o futuro deste países. Também foi efetuada uma visita técnica a fábrica de cimento Pacasmayo, na localidade da Província de Pacasmayo, no Departamento de La Libertad, cerca de 100 km de Trujilo e 600 km de Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário