segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Escritório do Rio de Janeiro sedia cursos do 14º CBGE

Salão Nobre sediou o curso de Investigações 
Geotécnicas 

Pesquisadores da CPRM que atuam na área de risco geológico  participaram neste domingo (1º/12), no escritório do Rio de Janeiro, dos cursos que fazem parte da programação do 14º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental, que será realizado no prédio de Geociências, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na ilha do Fundão, até o dia 6 de dezembro de 2013. A abertura oficial do congresso será nesta segunda (2/11), e contará com presença de diretores e pesquisadores da CPRM.

Pesquisadores da CPRM participam do Congresso
A equipe da CPRM participou de quatro cursos: Cartografia Geotécnica e Geoambiental apresentou conceitos básicos da cartografia geotécnica e geoambiental: definição e classificação de mapas geotécnicos, componentes do meio físico de interesse a cartografia geotécnica, metodologias e sistemáticas de cartografia geotécnica. Cartas de riscos e susceptibilidades geológicos; técnicas de geoprocessamento usadas em cartografia geotécnica e geoambiental.

Já o curso de Riscos Geológicos Naturais expôs conceitos de riscos geológicos e apresentou noções de gerenciamento de riscos em áreas urbanas, além de mostrar roteiros utilizados para o mapeamento dos principais processos do meio físico ocorrentes em áreas urbanas no Brasil.

Também foi ministrado o curso de Geologia de Engenharia para não Geólogos, que a presentou conceitos de geologia: formação de solos, rochas e geologia estrutural; além de classificações de maciços, condicionantes geológico-geotécnicas e uso das informações geológico-geotécnicas; geologia de obras: barragens, obras lineares e obras subterrâneas.


Curso de Cartografia Geotécnica e Geoambiental 
ministrado na  Sala Showroom
 O curso de Investigações Geotécnicas Diretas (sondagem) e Indiretas (geofísica) abordou investigações geológico-geotécnicas através de equipamentos manuais e mecânico.  Amostragens, ensaios de campo e de infiltração também foram discutidos no curso. Assim sondagens sísmicas e elétricas; e geofísica em áreas submersas.

Os cursos foram realizados na Casa Brazil, Salão Nobre, Sala de Treinamento e Sala Showroom; e ministrados por especialistas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); e Furnas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário