segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Diretor Thales Sampaio participa de videoconferência sobre desastres naturais


Para acompanhar de perto as ações dos técnicos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) no país, representantes da Japan Internacional Coorporation Agency (JICA), Agência de Cooperação Internacional do Japão, reúnem-se hoje (10/09), às 10h, com o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM, Thales Sampaio, e participam de videoconferência sobre “Desastres Naturais”, na Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM). Durante o encontro, Thales Sampaio irá apresentar as ações emergenciais de mapeamento de riscos geológicos e de suscetibilidade a movimentos de massa e enchentes.


O diretor Thales mostrará a atuação da CPRM desde 2011 na realização de ação emergencial em municípios selecionados onde se registram graves riscos a processos como deslizamentos e inundações, com vistas a subsidiar os agentes do governo federal envolvidos na análise, gerenciamento e intervenção de áreas de riscos.
A comitiva, constituída por técnicos da JICA, veio ao Brasil com o propósito de levantar dados para elaboração de um projeto de cooperação na área de Gestão de Riscos em Desastres Naturais, entre os governos do Japão e do Brasil, a partir de uma solicitação do Governo brasileiro ao Governo Japonês.

O Programa de Mapas de Setorização de áreas de risco, da CPRM prevê que em 2012 serão mapeadas, na escala 1:2.000, 286 áreas com risco de escorregamento de massa. Em 2013 serão 250 e 2014, 286 áreas mapeadas. Paralelamente também serão produzidos mapas de Suscetibilidade na escala 1:250.000: dois em 2012, 100 em 2013 e 186 em 2014.
Além da delegação japonesa, participam da reunião, acompanhando o diretor da CPRM, Helion Moreira e José Pimentel. Também estão presentes o diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração, Edson Farias Mello, e a Coordenadora no Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração, Dione Macedo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário