terça-feira, 18 de setembro de 2012

Serviço Geológico do Brasil participa de Semana de Estudos Geológicos em Florianópolis


Kaiser Souza durante a sua palestra sobre
recursos minerais do Atlântico Sul
Com a participação de pesquisadores de diversas instituições, entre elas o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e a Petrobras, o Curso de Geologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou, no período de 12 a 15 de setembro, a I Semana de Estudos Geológicos de Santa Catarina. O evento, realizado no campus da UFSC, em Florianópolis, reuniu professores e alunos do curso de Geologia, e teve como objetivo proporcionar debates e ampliar os conhecimentos sobre diversos temas de interesse da comunidade geocientífica.


Luiz Carlos da Silva coordena estudos de
campo com alunos da universidade
Durante a abertura, ocorrida no dia 12/9, que contou com a presença da reitora da UFSC, professora Rosalene Neckel e demais autoridades acadêmicas, o geólogo Luiz Carlos da Silva, representando o diretor-presidente da CPRM, Manoel Barretto, proferiu a conferência:  Levantamento, sistematização e geração de conhecimento geológico e geofísico no Brasil: avanços e perspectivas . No dia 14/9, o chefe da Divisão de Geologia Marinha da CPRM, Kaiser Souza, apresentou uma palestra sobre os recursos minerais do Atlântico Sul.

Finalizando a participação da CPRM, no dia 15/9, Luiz Carlos da Silva coordenou uma excursão de campo para os alunos da UFSC, onde foram abordados a geocronologia e o significado na evolução da geologia de Santa Catarina baseada em diversos granitos visitados no denominado Batólito Florianópolis. Além da presença de 33 alunos do curso de graduação, participou da excursão o coordenador da "Rede de Estudos Geotectônicos" do Cenpes/ Petrobras, Gilmar Vital Bueno.


Geólogo Luiz Carlos da Silva apresenta

conferência de abertura do evento
Também durante o encontro, Luiz Carlos reuniu-se com os representantes do curso de Geologia da UFSC, onde discutiram propostas de colaboração técnica entre a CPRM e a universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário