quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Ministério de Minas e Energia realiza workshop sobre redução dos custos de energia elétrica


O workshop Energia Elétrica - Redução de Custos para o Brasil Crescer Mais ocorreu na tarde de terça-feira (11/9). A abertura do evento foi feita pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que ressaltou a importância da redução tarifária, anunciada pela presidenta Dilma, em cerimônia durante a manhã. Durante apresentações de autoridades convidadas, foram esclarecidas questões sobre a proposta da redução de tarifas de energia para consumidores residenciais e industriais a partir de 2013. Além da apresentação de detalhes sobre a prorrogação das concessões de geração, transmissão e distribuição de Energia Elétrica e seus efeitos na tarifa da energia elétrica.

Conforme os dados apresentados no workshop, para alcançar a redução média de 20,2% no custo da energia elétrica no Brasil, o governo vai extinguir encargos do setor, como a Reserva Global de Reversão (RGR) e a Conta de Consumo de Combustíveis Fósseis (CCC). Já a Conta de Desenvolvimento Energética (CDE) será reduzida para 25% do valor atual.
Compuseram a mesa de apresentações o diretor-presidente da PSR Consultoria, Mário Veiga, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, o diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, o secretário executivo do MME Márcio Zimmermann, o secretário do tesouro nacional do Ministério da Fazenda, Arno Augustin e Ashley Brown, diretor executivo do Grupo de Política da Energia da Universidade de Harvard.
Pela manhã de terça-feira (11/9), os diretores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) Manoel Barretto, Roberto Ventura e Antônio Carlos Bacelar participaram da cerimônia de anúncio da redução da tarifa de energia elétrica no Palácio do Planalto juntamente com autoridades de outras instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário