quinta-feira, 27 de junho de 2013

Ciclo de capacitação aborda novo Regime Licitatório Diferenciado de Contratação

O ministro do TCU fala sobre o Regime 
Licitatório Diferenciado de Contratação
Empregados do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) que atuam com compras, contratos e licitações estão participando nesta quinta-feira (27/6), no escritório do Rio de Janeiro, do Ciclo de Capacitação e Aperfeiçoamento em Licitações e Contratos. O evento está sendo transmitido ao vivo pela Web para todas as unidades regionais, e tem como palestrante o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler. 


A Diretoria Executiva participou da abertura do evento
Na abertura, o diretor-presidente Manoel Barretto agradeceu a presença do ministro e destacou que o evento inaugura uma nova fase na empresa.  “Este curso mostra a preocupação que a Diretoria Executiva tem no desenvolvimento dos profissionais que atuam com licitações e contratos da empresa”, disse. O evento contou ainda com a presença dos diretores Roberto Ventura (DGM), Eduardo Santa Helena (DAF), Antônio Bacelar (DRI), e Thales Sampaio (DHT).

O diretor Eduardo Santa Helena desejou que os participantes do Ciclo de Capacitação e Aperfeiçoamento aproveitem ao máximo a palestra do ministro Zymler. “Agarrem a chance que a CPRM está oferecendo. A nossa empresa está passando por novos e grandes desafios, por isso espero que todos aproveitem ao máximo essa oportunidade”, disse o diretor, explicando ainda que, o Ciclo de Capacitação foi formatado pelo Departamento de Recursos Humanos, em parceria com a Consultoria Jurídica, após ouvir a necessidade de diversas áreas da empresa.

De acordo com Santa Helena, o objetivo do Ciclo é aperfeiçoar os empregados da CPRM, que atuam com contratações e, assim, construir uma base conceitual comum sobre o tema na empresa. “Todo conteúdo ministrado durante o ciclo vai estar disponível aos empregados na Intranet, na área de Treinamento e Desenvolvimento”, lembrou o diretor

Os empregados que atuam com contratações
 iniciaram o treinamento
O ministro Benjamin Zymler disse que há muito tempo tinha interesse em conhecer o trabalho e os desafios da CPRM. Ele destacou também que o TCU teve participação decisiva na elaboração da lei que estabeleceu diretrizes para o Regime Licitatório Diferenciado de Contratação (RDC). Entre os assuntos abordados pelo ministro durante o curso estão: aplicabilidade do regime diferenciado; diretrizes aplicáveis; fases do regime diferenciado; contratos; obras ou serviços de engenharia; procedimentos auxiliares e panorama atual.


CPRM vai estimular a pesquisa mineral no País, diz Telton Corrêa

O secretário-adjunto Telton Corrêa (SGM/MME) e o 
diretor-presidente Manoel Barretto

O secretário-adjunto da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SGM/MME), Telton Corrêa, esteve, na quarta-feira (26/6), no escritório do Rio de Janeiro, para apresentar aos empregados da CPRM, o Projeto de Lei do Novo Marco Regulatório da Mineração que o governo acaba enviar ao Congresso Nacional.


O evento foi transmitido ao vivo pela Web para todas as unidades regionais e contou com a presença dos diretores de Administração e Finanças (DAF), Eduardo Santa Helena; de Relações Institucionais e Desenvolvimento (DRI), Antônio Carlos Bacelar; de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Thales Sampaio; de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura.
Telton Corrêa durante apresentação

Na abertura do evento o diretor-presidente Manoel Barretto destacou a importância da proposta do governo para atrair investimentos e dar mais competitividade ao setor. “A CPRM terá uma participação importante, pois vai estimular a pesquisa mineral no país, além de ser o órgão responsável por indicar áreas com potencial mineral ao Concelho Nacional de Política Mineral”, disse Barretto. 

Telton Corrêa explicou as mudanças do setor mineral e detalhou o novo papel da empresa. “A CPRM terá uma atuação fundamental. Ela vai subsidiar quais serão as melhores áreas para exploração com base no banco de dados já existentes. Vai orientar; dar suporte e permitir o planejamento do governo para o setor”, disse Corrêa. O secretário-adjunto explicou ainda que a proposta do governo abrange três áreas: a criação do Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM); a transformação do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) em agência reguladora; e novos regimes de aproveitamento mineral.

Corrêa enfatizou também a participação da CPRM no processo de elaboração do novo o marco regulatório. Segundo ele, a empresa teve papel relevante nas discussões. “Existe dentro do governo o reconhecimento da importância da participação da CPRM, que tornou possível muitas das propostas do novo marco regulatório”, disse secretário-adjunto.  
Os empregados do escritório do Rio de Janeiro 
prestigiaram a apresentação 


Na ocasião, o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura, apresentou a preparação da empresa para atuar no novo modelo do setor. Ventura explicou que as áreas para pesquisa e exploração mineral serão requeridas por meio de dois modelos: licitação ou chamada pública. “É uma grande oportunidade de aperfeiçoar nossos processos internos e de transformar a CPRM numa instituição forte e mais eficiente”, declarou Ventura.





Debates promovem integração entre equipes técnicas da Superintendência de Belo Horizonte


Marcelo Araújo aborda os trabalhos desenvolvidos 
pela Geride
No primeiro dia da 2ª Semana Técnica organizada pela Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH) os empregados acompanharam oito apresentações, mais a palestra inaugural do professor convidado da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Paulo de Tarso Castro, que debateu com os técnicos o tema “As Geociências dentro de uma visão integradora”.

Márcio Silva fez um balanço das ações da Geremi
A primeira apresentação das equipes técnicas da CPRM coube ao gerente de Relações Institucionais e Desenvolvimento (Geride), Marcelo Araújo, que abordou os trabalhos desenvolvidos no âmbito da Geride. Araújo destacou as melhorias realizadas na biblioteca, na modernização da rede de transmissão de dados e internet da Sureg-BH, as obras em Caeté, com destaque para a consolidação da Litoteca, a construção de novos laboratórios e a preparação da estrutura que irá receber o acervo da Geologia Marinha.

Em seguida, o pesquisador em Geociências, Frederico André Favre, apresentou o atual estágio da instalação dos containerse a futura estrutura para abrigar o acervo da Geologia Marinha da CPRM. A última palestra da parte da manhã versou sobre as obras para a construção do Laboratório de Análise Mineral (Lamin) em Caeté, que fará parte da Rede Lamin-CPRM. A apresentação foi feita pela analista em Geociências, Magda Cristina Pinto.

Fabre destaca a futura estrutura para abrigar 
o acervo da Geologia Marinha da CPRM
À tarde, o gerente de Geologia e Recursos Minerais (Geremi) fez um balanço das atividades da gerência, a partir de três abordagens: a atual equipe de trabalho da Geremi; os projetos desenvolvidos, a estrutura e suporte para a execução das ações da gerência; e os desafios e oportunidades diante da nova realidade da empresa frente ao futuro Marco Regulatório da Mineração.

Segundo Márcio Silva, o novo marco da mineração trará mais responsabilidades, mas ao mesmo tempo trará oportunidades para a CPRM e os profissionais da empresa, como por exemplo, a oportunidade de adquirir expertise em novas áreas de atuação.

Além o balanço da Geremi, os participantes iniciaram as apresentações com o Mapa Geológico e de Recursos Minerais de Minas Gerais/2013, apresentado pelo geólogo Claiton Piva Pinto, que detalhou os processos, inovações e a metodologia de trabalho e relatou o desafio de fazer a integração de 80 folhas 1:100.000 executadas desde 2001 e a consistência de cerca de 10 mil registros de recursos minerais no Estado.

Valter Salino apresenta o novo mapa do Espírito Santo
Após, o geólogo Valter Salino Vieira apresentou o novo Mapa Geológico e de Recursos Minerais do Espírito Santo/2013. Entre os vários temas do mapa destacou as vergências do Arco Rio Doce para leste e a importância do Feixe Colatina que desloca as camadas do pré-sal offshore.

O geoquímico Eduardo Marques fez a palestra “Andamento dos projetos de levantamentos geoquímicos da Sureg-BH”. Na apresentação, Marques ressaltou as inovações na metodologia de tratamento de dados geoquímicos.

E encerrando o dia de apresentações e debates, o geólogo Júlio César Lombello abordou o tema “Projeto Rio Pardo de Minas: Síntese dos Resultados Parciais”. Lombello destacou o projeto proposto inicialmente, a evolução e o avanço cartográfico e, finalizando, indicou novas folhas a serem cartografadas com foco nos depósitos de ferros relacionados aos diamictitos Nova Aurora.

Júlio César Lombello apresenta o Projeto 
Rio Pardo de Minas

Secretaria de Políticas para as Mulheres realiza oficina da 5ª edição Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República realiza no dia 28/6, das 9h30 às 17h30, oficina da 5ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. O evento reunirá no Hotel Lake Side, em Brasília, empresas e instituições privadas e públicas interessadas em participar da 5ª edição do Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça.

Durante o encontro, serão debatidos os temas “Mulheres no Trabalho”, com a professora Ângela Araújo do Núcleo de Estudos de Gênero (Pagu/Unicamp), e “Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça”, com a coordenadora do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres da SPM, Glaucia Fraccaro. Após, será realizada a oficina para elaboração de Plano de Ação da 5ª edição do programa.


Participarão do evento, representando o Serviço Geológico do Brasil, a coordenadora do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da CPRM, Sandra Schneider e a geóloga e membro do Comitê Nacional Pró- Equidade de Gênero e Raça da CPRM, Monica Perrotta.

Semana técnica debate projetos da Superintendência de Belo Horizonte

Marco Antônio Fonseca explica a importância 
da 2ª Semana Técnica da Sureg-BH 
Começou hoje, 27/06, a 2ª Semana Técnica da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH). Abrindo o evento, o superintendente Marco Antônio Fonseca destacou a importância da realização da semana técnica, como fator fundamental para uma maior integração entre as equipes de profissionais da Sureg-BH. Segundo ele, um dos principais objetivos é horizontalizar as informações entre as equipes técnicas e os projetos, possibilitando que haja uma maior interação entre as diversas áreas de desenvolvimento da empresa.

Marco Antônio também explicou como foram elaborados os critérios para as apresentações, visando otimizar o debate e a avaliação dos projetos. O primeiro, o de apresentar os trabalhos concluídos ou em fase de conclusão; o segundo, apresentar os novos projetos; e o terceiro debater os projetos em curso e que já apresentam resultados.

O Superintendente também falou sobre o projeto de lei do Novo Marco Regulatório da Mineração, apresentado pela presidente Dilma Rousseff, no dia 18/06, e enviado ao Congresso Nacional. Marco Antônio salientou que o novo marco destinará à CPRM um novo papel. “A CPRM terá agora a missão de não somente gerar o conhecimento geológico e hidrológico, mas receberá novos desafios”, disse. Ressaltou, também, o trabalho que envolve cada vez mais a empresa no atendimento das demandas da sociedade, como a atuação em geologia aplicada, com estudos em áreas de risco, entre outras.


O professor Castro discute as Geociências 
dentro de um contexto multidisciplinar

Após a abertura, o professor Paulo de Tarso Amorim Castro, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), ministrou como convidado a palestra: “As Geociências dentro de uma visão integradora”. Segundo Castro, o tema aborda a capacidade de se inserir as Geociências dentro de um contexto multidisciplinar, com o objetivo de aportar conhecimentos que possam modificar esse contexto em si. Sobre a sua participação na Semana Técnica, Castro destacou que foi uma boa experiência apresentar uma palestra para um público seleto e de conhecimento diversificado.

Confiram a programação

09:00 - Abertura.
09:15 - 10:15 – Palestra de Abertura: As Geociências Dentro de uma Visão Integradora – Prof. Paulo de Tarso Amorim Castro, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
10:15 - 10:30 – Intervalo
10:30 - 11:00 – Balanço da Gerência de Relações Institucionais e Desenvolvimento (Geride).
11:00 - 11:30 – Projeto Lamin – Caeté.
12:00 14:00 – Intervalo
14:00 - 14:30 – Balanço da Gerência de Geologia e Recursos Minerais (Geremi).
14:30 - 15:00 – Apresentação Mapa Geológico MG 2013.
15:00 - 15:30 – Apresentação Mapa Geológico ES 2013.
15:30 - 16:00 – Intervalo
16:00 - 16:30 – Levantamentos Geofísicos em MG: Um Balanço e Novas Propostas.
16:30 - 17:00 – Projeto Rio Pardo de Minas: Síntese dos Resultados Parciais.

Dia 28/Junho/2013 – Sexta-Feira

09:00 - 09:30 – Projeto Vazante Paracatu II – Escopo e Primeiros Resultados.
09:30 - 10:00 – Projeto Lítio: Objetivos e Resultados Parciais.
10:00 - 10:30 – Intervalo
10:30 - 11:00 – Balanço da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial (Gehite).
11:00 - 11:30 – Sistema de Alerta Contra Cheias: Inovações.
11:30 - 12:00 – Projeto Geoquímica Multiuso: Cenário de Desenvolvimento.
12:00 - 14:00 – Intervalo
14:00 - 14:30 – Atuação da CPRM no Risco Geológico (MG, ES, RJ).
14:30 - 15:00 – Projeto Águas do Norte de Minas.
15:00 - 15:30 – Atlas Pluviométrico.
15:30 - 16:00 – Intervalo
16:00 - 16:30 – Projeto Rimas.
16:30 - 17:00 – Sessão de Encerramento, com  o diretor-presidente da CPRM Manoel Barretto.




Novo marco regulatório da mineração é apresentado aos empregados da Superintendência de Porto Alegre

Toniolo e Andriotti apresentam o novo Marco da 
Mineração aos empregados da Sureg-PA

O Superintendente Regional de Porto Alegre (Sureg-PA), José Leonardo Andriotti, e o gerente de Geologia e Recursos Minerais, João Ângelo Toniolo, realizaram, dia 24 de junho, um encontro com os empregados da Sureg-PA para falar sobre a proposta do novo Marco Regulatório da Mineração.

Andriotti e Toniolo debateram com os empregados da Sureg-PA a proposta do novo marco, que trará novos desafios para o Serviço Geológico do Brasil. Informaram qual deverá ser o perfil da CPRM no novo modelo e que, entre as atribuições, a empresa terá um papel fundamental no apoio da avaliação do potencial geológico e da atratividade dos recursos minerais do território brasileiro e que continuará a cumprir com a missão de gerar e difundir o conhecimento geológico e hidrológico básico necessário para o desenvolvimento sustentável do Brasil. A apresentação despertou o interesse dos empregados que compareceram em número significativo e formularam diversos questionamentos.

O projeto do novo Marco Regulatório da Mineração, encaminhado ao Congresso Nacional na forma de projeto de lei, foi apresentado pela presidenta Dilma Roussef, no dia 18/6, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. O evento contou com a presença da Diretoria-Executiva do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e de representantes das unidades regionais, entre eles Andriotti e Toniolo.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Diretor-presidente visita perfuração de poços da Bahia




O diretor-presidente com equipe técnica


O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto, visitou canteiros de obras das perfurações dos poços estratégicos de combate à seca que estão sendo perfurados pela CPRM nos municípios de Canudos e Euclides da Cunha, na Bahia. Barretto inspecionou o andamento das obras e o trabalho que está sendo realizado por empresas contratadas. Os poços visam atender à população afetada pela seca no Nordeste e criar sistema de abastecimento para garantir a oferta de água na região.


O diretor-presidente visitou canteiros de obras 
onde a CPRM está perfurando poços 
Os dois  primeiros poços na Bahia estão sendo perfurados nas Bacias Tucano Norte e Central.  No total serão 20 poços de alta vazão, entre 400 e 700 metros de profundidade, com capacidade para  extrair  até 100 metros cúbicos de água por hora. Eles estão sendo instalados em áreas estratégicas de bacias sedimentares. “O objetivo desses poços é abastecer imediatamente a população que necessita de água através de caminhões pipa”, destacou Barreto.

Segundo o diretor-presidente serão investidos R$ 42 milhões para implantação de poços em municípios dos estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Piauí.  O trabalho faz parte das ações do governo para ampliar a oferta de água para o consumo humano em regiões do Nordeste assoladas pela seca.  A CPRM tem o desafio de perfurar e instalar além dos 20 poços, outros 100 poços nas rochas cristalinas. Além disso, também vai revitalizar 100 sistemas de abastecimento.

Barretto  inspeciona amostras de calha 
colhidas durante a perfuração

Durante a visita o diretor-presidente estava acompanhado do gerente de hidrologia da Superintendência de Salvador, geólogo Gustavo Carneiro, e do geólogo Amilton Cardoso, e engenheiro de minas Ari  Teixeira, da Superintendência de Recife, além das equipes técnicas das empresas contratadas para realizar o trabalho. 
Na cabine de comando da sonda, Barretto observa  
a operação  de revestimento do tubo 
Conferindo as propriedades do fluido 
de perfuração 

terça-feira, 25 de junho de 2013

Ciclo de Capacitação e Aperfeiçoamento terá como palestrante ministro do TCU

A Diretoria de Administração e Finanças (DAF) por intermédio do Departamento de Recursos humanos (Derhu) promove o Ciclo de Capacitação e Aperfeiçoamento em Licitações e Contratos, em parceria com o instituto Negócios Públicos.  O objetivo é aperfeiçoar os empregados da empresa, que atuam com contratações e, assim, construir uma base conceitual comum sobre o tema.

O Ciclo de Capacitação e Aperfeiçoamento terá cinco módulos com duração de 72 horas: Regime Licitatório Diferenciado de Contratação, Elaboração de Projetos Básicos e Termos de Referência, Fundamentos sobre Contratos Administrativos, Gerenciamento e Fiscalização de Contratos, Sistema de Registro de Preços (SRP) e as novas regras do Decreto 7.982/2013.

A abertura do Ciclo será na quinta-feira (27/6), às 9 horas, no Salão Nobre, no escritório do Rio de Janeiro, e terá como palestrante o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler. O evento contará ainda com a presença do diretor-presidente Manoel Barretto, dos diretores Eduardo Santa Helena, Roberto Ventura, Thales Sampaio, Antônio Carlos Bacelar, e da chefe do Departamento de Recursos   Humanos, Ester de Paiva Virzi.

O ministro discorrerá sobre o Regime Licitatório Diferenciado de Contratação (RDC). Na ocasião, o ministro vai abordar os seguintes assuntos: aplicabilidade do regime diferenciado, diretrizes aplicáveis, fases do regime diferenciado, contratos, obras ou serviços de engenharia, procedimentos auxiliares e panorama atual.

Todos os módulos do ciclo, incluindo a abertura com palestra do ministro do TCU serão transmitidos via WEB para que os empregados de todas as unidades possam assistir o conteúdo que será ministrado durante o Ciclo.  O calendário dos cursos e os vídeos, após  edição  serão disponibilizados na Intranet, na área de Treinamento e Desenvolvimento.

Convite para apresentação do Novo Marco da Mineração


O diretor-presidente Manoel Barretto convida os funcionários da CPRM para participarem da apresentação sobre o Projeto de Lei do Novo Marco da Mineração, que foi encaminhado pela Presidenta Dilma Rousseff ao Congresso Nacional, no dia 18/6.


O Projeto será apresentado pelo secretário-adjunto da SGM-MME, Telton Elber Corrêa, nesta quarta-feira (26/6), às 10 horas, no Salão Nobre do Escritório do Rio de Janeiro, com transmissão via "Web" para todas as Unidades Regionais.

CPRM discute a implantação de um banco de dados nacional unificado de hidrologia

André Chagas apresenta o projeto do banco de 
dados unificado de hidrologia

O Departamento de Hidrologia (Dehid), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), promoveu no dia 14/6 um encontro na Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA), para discutir a implantação de um banco de dados unificado de hidrologia. O projeto, que envolve áreas da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial e Diretoria de Relações Institucionais e Desenvolvimento, é uma iniciativa do Dehid com a participação do Departamento de Informações Institucionais (Deinf).

Desenvolvido pelo técnico André Chagas, da Sureg-PA, com a colaboração dos técnicos do Dehid, Ana Carolina Steenhagen e Artur Moreira de Abreu, o projeto tem por objetivo a elaboração de um diagnóstico sobre os processos de armazenamento e fluxo de dados coletados da rede hidrometeorológica operado pelas unidades regionais da CPRM, com vistas a criar e consolidar um banco de dados nacional unificado de hidrologia.


A reunião em Porto Alegre foi parte importante do cronograma de implantação e administração do banco de dados, que tem como base um sistema de armazenamento de dados unificado criado por Chagas e posto em prática pela Sureg-PA.

Durante o encontro, Chagas fez uma apresentação do projeto para os gerentes, pesquisadores e técnicos de Geociências da área de Hidrologia da Sureg-PA, contando com o apoio dos técnicos da Dehid Ana Carolina Steenhagen e Artur Moreira de Abreu. Na reunião, foram levantados questionamentos e apresentadas sugestões pelos técnicos de hidrologia de Porto Alegre, que subsidiarão a formulação final do escopo do projeto e sua implantação.

Após a elaboração do diagnóstico, será dada a continuidade do cronograma de implantação e administração de um banco de dados unificado da hidrologia, a partir de um redesenho de um banco de dados já existente desenvolvido pela Sureg-PA.

Vídeo Conferência

No dia 19/06, ocorreu uma vídeo conferência, envolvendo técnicos do Dehid, do Deinf e da Sureg-PA, com o objetivo de avaliar os resultados da reunião e refinar o escopo do projeto, com vistas a promover a implantação do projeto nas demais unidades da CPRM em todo o país.


segunda-feira, 24 de junho de 2013

Câmara dos Deputados começa a analisar o Projeto de Lei do novo Marco Regulatório

Exploração de minério no Espírito Santo

A Câmara dos Deputados começa a analisar nos próximos dias o Projeto de Lei 5807/13, do Executivo, que estabelece um novo Marco Regulatório para o setor mineral brasileiro. Encaminhado ao Congresso em regime de urgência constitucional – o que obriga a Câmara e o Senado a se pronunciarem em até 45 dias cada um –, o texto prevê concessões por meio de licitações e um título único para a pesquisa e a lavra de minérios, com prazo de 40 anos, prorrogável por mais 20 anos. Atualmente, a regra permite a exploração até o fim da vida útil da mina.

O governo espera que as medidas contribuam para aumentar a competitividade e tornar mais eficientes e rentáveis a pesquisa, a exploração e a comercialização de bens minerais. Uma das principais alterações da proposta é o aumento da alíquota máxima da Contribuição Financeira sobre Exploração Mineral (Cfem), que corresponde aos royalties da mineração e passaria dos atuais 2% para 4%, incidindo sobre a renda bruta das empresas e não mais sobre o faturamento líquido. Os atuais percentuais de distribuição desses recursos foram mantidos: 12% para a União, 23% para os estados e 65% para os municípios onde ocorre a lavra. A ideia é assegurar um retorno maior à sociedade.


O texto cria ainda o Conselho Nacional de Política Mineral(CNPM), órgão de assessoramento superior da Presidência da República, responsável por formular politicas públicas e incentivar investimentos privados no setor mineral.

Íntegra da proposta:


Com informações da Câmara Notícias

Defesa Civil de São Paulo distribui Cartilha Comunidade Mais Segura


 Escolas recebem a cartilha “Comunidade mais segura”
 elaborada pela CPRM
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) distribuiu, por meio da Defesa Civil de São Paulo, mil exemplares da cartilha “Comunidade Mais Segura” nas escolas do município de Ribeirão Pires. A iniciativa é do Departamento de Gestão Territorial (Deget) com o objetivo de transmitir conhecimentos básicos à população sobre desastres naturais - principalmente os movimentos de massa, deslizamentos e inundações - de maneira didática. O livro é direcionado principalmente para estudantes e moradores de comunidades que possuem áreas de risco.


O chefe do Deget, Cássio Roberto da Silva, afirma que a cartilha é extremamente popular. “O livro é muito importante para conscientizar as pessoas que moram em áreas de risco”, disse.  Segundo o geólogo já foram distribuídas mais de 100 mil cartilhas. Elas foram impressas pela CPRM em parceria com Serviço Geológico do estado do Rio de Janeiro, explica Cassio.

 Durante a visita da Defesa Civil as crianças recebem 
a palestra "Noções de Defesa Civil”
Segundo o coordenador do projeto na Defesa Civil, de Ribeirão Pires, José Raimundo Barbosa, a distribuição das cartilhas tem contribuído para levar conhecimento sobre o assunto e despertar o  interesse das escolares, professores e alunos. “Para nós, tem sido uma experiência muito gratificante perceber o interesse registrado no brilho dos olhos dos alunos”, avalia Barbosa.

Durante visita as escolas, a Defesa Civil ministra palestras sobre "Noções de Defesa Civil". O projeto visa atender a Lei Federal 12.608/12 que estabelece a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC). A lei determina que seja divulgado nas escolas o tema Defesa Civil, posteriormente o assunto será inserido na grade curricular dos alunos.


Residência de Fortaleza realiza Programa de Desenvolvimento Cultural

Feira de Artesanato
A Residência de Fortaleza realizou, na última sexta-feira (21/6), a 3º edição do Programa de Desenvolvimento Cultural, onde funcionários e familiares prestigiaram a Feira de Artesanato e a Festa Junina. O evento contou com apresentação de trabalhos de artesãos com deficiência visual, do Instituto Hélio Góes, mantido pela Sociedade de Assistência aos Cegos de Fortaleza. O evento envolveu também reflexões sobre a prática de cidadania no trabalho.


Na oportunidade, o coordenador executivo José Roberto Carvalho, falou sobre o Programa CPRM Sustentável e da importância dos 5R’s – reciclar, recusar, reduzir, reutilizar e repensar. Como parte do programa cultural, todos os empregados, durante um período de três meses, contribuíram e juntaram quatro caixas de papéis e revistas e mais 15kg de cola branca, para serem doados ao Instituto dos Cegos, numa forma de colaborar e  incentivar a arte e a inclusão social dessas pessoas, além de contribuir com o meio ambiente.
O evento foi animado ao som de forró

A festa foi animada com o som de Mateusinho do Acordeon - garoto de 14 anos, deficiente visual e fã de Luiz Gonzaga - que encantou a todos com muito forró pé-de-serra. Na Feira de Artesanato, houve a participação de talentos internos, que surpreenderam com seus trabalhos de pintura, renda, fantoches, bonecas de pano, crochê, bijouterias e doces.

domingo, 23 de junho de 2013

Grupo de Trabalho vai discutir novo modelo de capacitação dos empregados

A primeira reunião do Grupo de Trabalho foi 
realizada no Rio de Janeiro
O diretor-presidente Manoel Barretto designou grupo de trabalho para realizar estudo de ações visando o funcionamento da área de capacitação técnica da CPRM. O grupo é composto pela chefe do Departamento de Recursos Humanos, Ester de Paiva Virzi, os pesquisadores em geociências Luiz Carlos Silva, Fernando Pereira de Carvalho e Cássio Roberto Silva.

A primeira reunião do Grupo de Trabalho foi realizada na última sexta-feira (21/6), no escritório do Rio de Janeiro, para discutir plano de ação a curto, médio e longo prazos. Segundo Ester Virzi, o foco imediato está na capacitação técnica e avaliação dos novos empregados que irão ingressar na empresa por meio do concurso público, em andamento. “Estamos discutindo também outras propostas, como um plano anual de capacitação do quadro de empregados, é até mesmo a possibilidade  de  implantação da universidade corporativa da CPRM”, informou.

De acordo com Luiz Carlos, o Grupo de Trabalho vai reunir todas as propostas de cursos de capacitação já em andamento nas diretorias. “A pedido do diretor-presidente a proposta da Associação dos Geólogos e Engenheiros da CPRM também será avaliada”, destacou. Luiz Carlos também encaminhou estudo com diagnóstico sobre a capacitação técnica atual da empresa. O estudo foi elaborado pelo coordenador executivo da DAF, João Orban, e pelo atual chefe da Divisão de Contratos, Saulo Anacleto.

Durante a reunião o Grupo de Trabalho decidiu dar transparência ao andamento dos trabalhos. “Será criado um sítio na Intranet, onde todos os empregados poderão colaborar com sugestões”, informou Fernando Carvalho.

sábado, 22 de junho de 2013

Semana Técnica debate projetos desenvolvidos pela Superintendência de Belo Horizonte


Com a finalidade de debater e promover a troca de informações e de experiências entre as equipes técnicas envolvidas em vários projetos, a Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), realiza, nos dias 27 e 28 de junho, a 2ª Semana Técnica da Sureg-BH.

O encontro, além de possibilitar a apresentação e discussão dos projetos novos, dos que estão em andamento e dos concluídos, também se propõe a fazer uma avaliação dos produtos gerados com a execução destes projetos e que são disponibilizados para a sociedade.

Segundo o superintendente de Belo Horizonte, Marco Antônio Fonseca, a expectativa é de que a 2ª Semana Técnica mantenha a mesma qualidade dos debates ocorridos com a primeira. “A primeira edição da Semana Técnica, realizada em junho de 2011, foi bem sucedida, pois, além apresentar os projetos da Sureg-BH, permitiu uma maior interação entre as áreas técnicas e os profissionais da empresa”, destacou.


Programação

Dia 27/Junho/2013 – Quinta-Feira

09:00 - Abertura
09:15 - 10:15 – Palestra de Abertura: As Geociências Dentro de uma Abordagem Integradora – Prof. Paulo de Tarso Amorim Castro, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
10:15 - 10:30 – Intervalo
10:30 - 11:00 – Balanço da Gerência de Relações Institucionais e Desenvolvimento (Geride).
11:00 - 11:30 – Projeto Lamin – Caeté.
12:00 14:00 – Intervalo
14:00 - 14:30 – Balanço da Gerência de Geologia e Recursos Minerais (Geremi).
14:30 - 15:00 – Apresentação Mapa Geológico MG 2013.
15:00 - 15:30 – Apresentação Mapa Geológico ES 2013.
15:30 - 16:00 – Intervalo
16:00 - 16:30 – Levantamentos Geofísicos em MG: Um Balanço e Novas Propostas.
16:30 - 17:00 – Projeto Rio Pardo de Minas: Síntese dos Resultados Parciais.

Dia 28/Junho/2013 – Sexta-Feira

09:00 - 09:30 – Projeto Vazante Paracatu II – Escopo e Primeiros Resultados.
09:30 - 10:00 – Projeto Lítio: Objetivos e Resultados Parciais.
10:00 - 10:30 – Intervalo
10:30 - 11:00 – Balanço da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial (Gehite).
11:00 - 11:30 – Sistema de Alerta Contra Cheias: Inovações.
11:30 - 12:00 – Projeto Geoquimica Multiuso: Cenário de Desenvolvimento.
12:00 - 14:00 – Intervalo
14:00 - 14:30 – Atuação da CPRM no Risco Geológico (MG, ES, RJ).
14:30 - 15:00 – Projeto Águas do Norte de Minas.
15:00 - 15:30 – Atlas Pluviométrico.
15:30 - 16:00 – Intervalo
16:00 - 16:30 – Projeto Rimas.
16:30 - 17:00 – Seção de Encerramento, com  o diretor-presidente da CPRM Manoel Barretto.