Ricardo Castro, Manoel Barretto, Maria das Graças Foster, Lourdes Bandeira, e Armando Tripodi |
“A CPRM quer promover a igualdade de oportunidades para todas e todos os empregados”, afirmou o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto, durante encontro pela pró-equidade de gênero e raça, ontem (29/11), no Rio de Janeiro. O evento, realizado em parceria entre CPRM e a Petrobras, aprofundou a discussão pública sobre a participação das mulheres nas esferas de produção da ciência e tecnologia. “Nossa instituição tem a preocupação de destacar a participação das mulheres como produtoras de conhecimento científico e tecnológico, e de dar visibilidade ao conjunto de profissionais ligadas a esse perfil de formação”, destacou o diretor-presidente.
Segundo Barretto, atualmente, o perfil de gênero do quadro efetivo da CPRM é de 35% de mulheres e 65% de homens, o que significa um aumento de 8% em relação ao ano de 2006, quando contava apenas com 27% de mulheres e 73% de homens. “Estamos avançando”, declarou, e aproveitou para anunciar que hoje as mulheres são maioria nos mapeamentos de áreas de risco geológico realizados pela empresa, trabalho cada vez mais crescente na instituição.
Manoel Barretto em discurso durante o evento |
Os homens ainda são maioria no quantitativo de empregados da CPRM, devido, segundo Barretto, à base dela ser formada por engenheiros e geólogos, sendo um reflexo desta atividade. “Ao decorrer dos anos essa realidade tem sido mudada. Isso é facilmente percebido quando o universo analisado são os novos funcionários da empresa”, completou. “Reforçar o compromisso com a responsabilidade social, ética, diversidade e pluralidade também é nosso papel”.
A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, participou da abertura do evento, juntamente com Manoel Barretto; o reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Vieira Alves de Castro; a representante da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, Lourdes Bandeira; e o gerente executivo de Responsabilidade Social da Petrobras, Armando Ramos Trípodi.
Publico assiste ao discurso do diretor-presidente |
Cerca de 160 pessoas participaram do encontro, que contou com palestras de integrantes de diversas instituições brasileiras, que apresentaram uma análise da participação feminina nos cursos de graduação, formação técnica e pesquisa; e da inserção no mercado de trabalho das áreas de ciência tecnologia, com diferentes abordagens, entre outros assuntos.
O Encontro Nacional Mulher, Ciência e Tecnologia foi uma das ações realizadas pelo Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da CPRM, coordenado por Sandra Schneider, em parceria com a Petrobras, através do programa homônimo, uma iniciativa do Governo Federal, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR).