quarta-feira, 21 de novembro de 2012

CPRM discute acordo de cooperação com o Japão

CPRM e JAMSTEC discutem acordo
Técnicos e pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participaram nos dias 13 e 14 de novembro, no escritório do Rio de Janeiro, de encontro com a Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia da Terra e do Mar (JAMSTEC), para estabelecer as condições científicas do acordo de cooperação técnica entre os dois países na área de geologia marinha, e inclui a participação japonesa nas expedições que o Brasil está realizando no Atlântico Sul.


A expedição, prevista para o início de 2013, terá o uso do navio Yokosuka, que possui o submersível Shinkai 6500, pertencente a JAMSTEC, e leva os pesquisadores a profundidades elevadas para que possa ser observado o fundo do oceano.

Geólogo Kaiser Goncalves de Souza 
vai representar a empresa
Segundo o geólogo Kaiser Goncalves de Souza, um dos representantes da empresa na expedição, a CPRM pretende estudar toda a parte geológica da região e a evolução do Atlântico Sul em suas diferentes áreas, tendo como base as informações já coletadas anteriormente em outras pesquisas. “Nós também estabelecemos aqui as áreas onde serão feitos os mergulhos, e decidimos as equipe de geólogos e biólogos, que vão participar da expedição”, disse.





Membros da JAMSTEC e da CPRM

O acordo faz parte de uma cooperação entre os governos brasileiro e japonês, organizada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE); Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM); Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Ministério de Minas e Energia (MME), e universidades brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário