quinta-feira, 28 de junho de 2012

CPRM discute cooperação técnica com delegação chinesa

Durante a reunião foram discutidas parcerias entre as duas instituições

Representantes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) receberam no escritório do Rio de Janeiro, em 22 de junho, a visita da delegação da China National Administration of Coal Geology(CNACG). Durante o encontro, a chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais, Maria Glícia da Nóbrega Coutinho, apresentou dados econômicos do setor mineral brasileiro e destacou a importância da atividade para a economia do país. Na ocasião o geólogo Irineu Capeletti, assessor da Presidência, falou sobre a geologia do carvão no Brasil, sua potencialidade, características, situação dos passivos ambientais e uso do carvão para hidroelétricas. O geólogo comentou sobre a demanda tecnológica para melhorar o aproveitamento do carvão brasileiro.


O professor Xu Shuishi presidente da manifestou interesse em firmar cooperação técnica entre a instituição chinesa e a CPRM no campo da exploração mineral, tendo em vista a importante potencialidade mineral brasileira. Shuish disse ainda que a CNACG está à disposição da CPRM para discutir sobre uma possível cooperação técnica, relacionada à tecnologia de aproveitamento e beneficiamento do carvão. “Esta iniciativa constitui-se uma oportunidade para contribuir no assunto como agregar valor ao carvão mineral brasileiro”, disse Shuishi.

Delegação chinesa recebida no Escritório do Rio de Janeiro
 A delegação chinesa foi composta pelo professor Xu Shuishi, presidente da CNACG; Yuan Congjian, engenheiro vice-chefe e diretor do Escritório de Projetos Internacionais do China Chemical Geology and Mine Bureau; Qiu Zengguo, diretor geral da National Geological Survey Honorable Unit do CNACG; Han Yuchuan, diretor geral e vice-secretário do Comitê do China Chemical Geology and Mine Bureau;Zhenfeng Wang, diretor-presidente da China Corporation of Coal Geology Engineering (The Special Technical Exploration Center of CNACG); Sun Shenglin, vice-presidente e engenheiro-chefe do CNACG; professor Chen Aiguo, chefe da Divisão de Geologia do CNACG; e Zhai Fangming, secretário e economista do CNACG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário