terça-feira, 12 de junho de 2012

DHT realiza reunião de gestão dos projetos da área de hidrogeologia


O diretor Thales Sampaio fez uma avaliação dos programas
e projetos da hidrogeologia
A Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) realizou, nessa segunda-feira (11/06), a 1ª Reunião de Gestão e Acompanhamento de Projetos da DHT-Hidrogeologia. O encontro, ocorrido na sala multimeios da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), contou com a presença do diretor da DHT, Thales Sampaio, que fez uma palestra na abertura abordando a importância da área de hidrogeologia para o país. Ele analisou as ações da hidrogeologia com foco na administração de base de dados; os estudos interpretativos; a aplicação do conhecimento; e a difusão do conhecimento gerado.

Destacou aspectos dos programas e projetos da CPRM nesta área, ressaltando a grande dimensão que tomou o Sistema de Informações de Águas Subterrâneas da CPRM (Siagas) para o país; falou sobre o trabalho de cadastramento de fontes; a implementação do programa Sistemas Simplificados de Abastecimento por Águas Subterrânea (SSAs); a Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas (Rima); entre outras ações.

Marco Antônio Fonseca agradeceu a escolha da
 Sureg-BH para a realização do encontro
Thales Sampaio também lembrou que está empenhado na execução do Mapa Hidrogeológico do Brasil ao Milionésimo, com previsão de conclusão para 2014. Outra meta importante será iniciar os trabalhos do Urucuia – Bacia Escola, para desenvolvimento de estudos do Aquífero Urucuia. A reunião de Gestão DHT-Hidrogeologia contou com a participação de técnicos de várias unidades da CPRM.


Da programação constaram os seguintes temas: Missão e Visão Estratégica da DHT para a área de Hidrologia, apresentado pelo diretor Thales Sampaio; A Visão do Departamento de Hidrologia da CPRM, por Frederico Peixinho; A visão da Divisão de Hidrologia e Exploração, por José Carlos da Silva; O Siagas, por Josias Lima; A Rede Rimas – Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas; por Maria Antonieta Mourão; Cartografia; por Marcos Alexandre e João Diniz; e Pesquisas e Estudos; por Robério Boto. As apresentações foram seguidas de debates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário